Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá companheiros do Clube do Hardware.
Hoje estou aqui para buscar esclarecimento a respeito dessas configurações:

CPU: AMD A8-3800 (Segundo a internet ela pode chegar até 2.7ghz com base de 2.4ghz, mas pelo próprio programa da amd o processador consegue chegar a 3.6ghz, sendo um quad core, mas quase bate a temperatura de 70 durante os jogos que é o limite (costumo usar em 3.0gz e não sofrer muito). 
RAM: 8GB DDR3 da Hyperx de 1600.
PLACA DE VÍDEO: Gtx 960 2GB.
placa-mãe: DTC-A55 Socket FM1 (905).
FONTE: GAMEMAX GP650W 80 PLUS BRONZE.

Provavelmente dará gargalo, mas gostaria de saber se isso pode estragar os componentes do meu computador ou se posso usar essa config pelo menos até metade do ano que vem. Não costumo jogar muito, mas se tiver travadas muito intensas não terá graça jogar.
Se possível, gostaria de trocar apenas o processador por enquanto sem mudar a placa-mãe e as memórias, qual seria o melhor processador para a gtx 960 dentro dessa estrutura? 

Jogos que gostaria de jogar:
GTA V
Watch Dogs

Divinity Original Sin

Far Cry 3 

Battle Field 1

Postado

@Daniel Sene Sua placa-mãe não vai lhe permitir nenhum upgrade de CPU que valia a pena. Você teria que trocar o conjunto MB+CPU+RAM para valer a pena e o investimento já fica bem elevado. Se quer economizar, melhore o arrefecimento do seu gabinete para eliminar seu superaquecimento. Para ajudá-lo nisso preciso saber qual cooler usa no seu processador, qual é seu modelo de gabinete e quantas ventoinhas ele tem pré-instaladas, bem como a posição e orientação de cada uma ventoinha. Presumo que seu gabinete seja corporativo slim. Se for você provavelmente terá poucas opções, se alguma, para solucionar o superaquecimento além de substituir o gabinete inteiro. Isso, é claro, se sua placa-mãe for compatível com gabinetes comuns, pois PCs que já vem montados em gabinetes corporativos às vezes tem encaixe interno incompatível.

Corrigindo o que eu havia dito: pensei que sua CPU tivesse mais desempenho do que realmente tem. Aparentemente o desempenho dela é muito baixo mesmo, com 1882 pontos no PC mark. CPUs que usamos para jogos hoje começam com o desempenho na casa de 8 a 10 mil pontos de desempenho nesse benchmark. A dica de melhorar seu arrefecimento até poder fazer um upgrade mais sério ainda é valida, mas realmente essa sua CPU reduz o desempenho da GTX 960 substancialmente.

• Membro VIP
Postado

Sim, gargalo enorme aliás.

Estragar, não vai. 

Pode esquecer qualquer coisa rodando direito em soquete FM1, tem que coçar mais o bolso e trocar tudo. Processadores pra esta plataforma são piores que Core 2 Duo de ~2006.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Meu gabinete é o padrão de loja (sem aberturas) - Deixo a tampa lateral aberta e fora de jogos ele fica rodando a 16-24 graus nas tarefas básicas. Na "refrigeração" há um cooler genérico que veio da fabrica, não sei a marca, mas não parece ser grande coisa não. 

O gabinete é como esse da imagem: 

9ac2362746d6764882d7c0c122574e3e.jpg

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Daniel Sene disse:

Meu gabinete é o padrão de loja (sem aberturas) - Deixo a tampa lateral aberta e fora de jogos ele fica rodando a 16-24 graus nas tarefas básicas. Na "refrigeração" há um cooler genérico que veio da fabrica, não sei a marca, mas não parece ser grande coisa não. 

16-24° não existe. Ou está vendo a temperatura do componente errado ou a leitura está com falha. 

À parte disso, mesmo que não tenha aberturas óbvias esse gabinete deve ter pontos de instalação de pelo menos duas ventoinhas. Abrir o painel frontal para conferir, aproveitando para tirar a poeira, seria uma boa ideia.

Postado
33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

16-24° não existe. Ou está vendo a temperatura do componente errado ou a leitura está com falha. 

À parte disso, mesmo que não tenha aberturas óbvias esse gabinete deve ter pontos de instalação de pelo menos duas ventoinhas. Abrir o painel frontal para conferir, aproveitando para tirar a poeira, seria uma boa ideia.

@WOZ Dods @Phoenyx
Estava vendo aqui, realmente tem umas entradas de ar na frente do gabinete e espaço atrás. Agora, pra não desfocar muito do post, e quem sabe finalizar: Como vi que preciso trocar Ram, Mãe e Cpu, esse kit seria uma boa ideia de substituição para a minha placa de vídeo? https://www.youtube.com/redirect?event=video_description&redir_token=QUFFLUhqa0FxUnd0ZW16bF9mQjZoekNwMU9wcjBMWS1fUXxBQ3Jtc0tsMUFhZUktNy1uLVUxcjlxNnVGMl9tdlQwdGhwU0p0SHN0LWRxTV92S2EzQzh0aGJ6ZDBnSlFkajlJQnU3dkFIYzhYUjJkakh3NTAwa1ZoQWdJNnVTNkNXd2YyclA3ZWRUc19ENFN2aGtXT3p0TFl6dw&q=https%3A%2F%2Fs.click.aliexpress.com%2Fe%2F_AWoAeU Nesse caso, teria que comprar o cooler também e encontrei esse aqui: Cooler Universal Fan Duplo Led Rgb Processador Intel/Amd nas americanas

O total é de mais o menos 1225. O meu medo é a placa dar zica e não conseguir suporte. Se houverem opções dentro desse orçamento seria uma coisa maravilhosa. 

Postado

@Daniel Sene Olha, eu tenho muito receio de comprar componentes complexos como MB e GPU no ali. Entendo que os preços podem ser sedutores, mas basta você ter a "sorte" de receber o produto danificado ou problemático para descompensar completamente a economia. Prefiro primar pelo que me é garantido, daí primando por componentes complexos do tipo no mercado nacional com garantia pela loja ou fabricante. Às vezes gastar um pouco a mais vale muitíssimo a pena. 

Só para constar, com o valor do dólar em relação ao real hoje, se você está pagando menos em QUALQUER coisa no mercado exterior, pode ter certeza de que é porcaria. Tenho visto regularmente componentes custando MAIS no mercado exterior do que aqui nas terras tupiniquins.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...