Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Possuo um filtro de linha pretendo transformá-lo em uma extensão com um cabo mais robusto. É possível? Ou isso pode acarretar problemas?

A entrada dele é de 10 amperes (110v)

Obrigado.

Postado

Se você fizer as conexões corretamente, com o devido isolamento, e utilizar um cabo e o conector da tomada de qualidade, não há problema. Só tenha em mente o limite de carga do filtro na hora de ligar os equipamentos. 

• Curtir 1
Postado

Recomendo uma rápida leitura deste tópico.

Chegou a colocar o modelo dele no google e procurou fotos dele aberto?
Caso não tenha achado nada, recomendo abrir ele. Na dúvida, poste fotos aqui que alguém te dirá se tem uma bomba em mãos, ou se pode continuar usando seu filtro para sua ideia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Estender o cabo mantendo o padrão de qualidade é algo que já é presumivelmente feito dentro das paredes, quando você troca de tomada.

ERRATA (dias depois)

Eu juro que havia lido uma questão sobre deixar o cabo mais longo. Mas o autor do tópico quer aumentar a bitola do cabo.

Postado

Minhas considerações:

1-Se eu bem entendi as fotos, o terra está aí só pra bonito. Não tem barra que ligue os terras das tomadas a nenhum fio.
2-A proteção dele, se eu bem entendi é um varistor e um resistor. Não é grande coisa.

3-Apesar de não ser só uma arame, as barras são meio finas. Pelo que enxerguei, você pode "engrossar a barra, passando um fio desencapado pelos furos entre os cada tomada, depois estanha no máximo de pontos que conseguir.

Se for pra ligar meia dúzia de "carregador de celular" está de boas. Até mesmo computadores de escritório ou domésticos também vai.
Agora se tu pretendia ligar fornos ou estufas (alto consumo), ou PCs da nasa, recomendo investir em algo melhor.

Postado

Se é pra usar como extensão, só soldar um fio paralelo comprido de 1,5mm² aí na entrada das tomadas e colocar um plug comum de 10A na outra ponta do fio. 

Esse capacitor e varistor aí praticamente não serve pra nada. Tanto faz deixar ou retirar. 

A corrente de 10A fica dividida entre as tomadas. 

Você pode tirar 10A de uma única tomada e não usar as outras. 

5A se usar duas tomadas e assim por diante. 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Agora se tu pretendia ligar fornos ou estufas (alto consumo), ou PCs da nasa, recomendo investir em algo melhor.

Pra isso a tomada deve ser exclusiva, sem extensões, benjamins ou outro tipo de gambiarra. 

Em alguns casos até mesmo tomadas com disjuntores separados caso a corrente for maior que 10A.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Se eu bem entendi as fotos, o terra está aí só pra bonito. Não tem barra que ligue os terras das tomadas a nenhum fio.

É uma pena que exista dessas no "mercado".

Postado

10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

É uma pena que exista dessas no "mercado".

brasileiro de um modo geral não sabe o que é relação custo beneficio.

O que mais se ouve em um balcão de loja é: "Me dá o mais barato".

Eu recomendaria serrar esse aparelho no meio pra não haver possibilidade de ninguem reaproveitar e mandar pra reciclagem, compra uma tomada em barra de uma marca boa, fio 2,5 triplo , o plug e faz sua própria extensão .

Mesmo que não tenha aterramento em casa é importante conectar o terra entre todos os aparelho.

• Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, wagner2029 disse:

O que mais se ouve em um balcão de loja é: "Me dá o mais barato".

Discordo em parte dessa sua indignação. Você não conhece os objetivos de aplicação da pessoa que chega no balcão, pois isso não está escrito na testa dela.

Eu mesmo já fui, sem arrependimentos, esse comprador do mais barato. Porque eu sabia o que estava comprando, para que eu estava comprando, e como iria usá-lo. E isso é conhecer de custo-benefício!

• Curtir 1
Postado

não preciso saber, esse filtro de linha nem terra tem, ficar fazendo gambiarra de soldar fio é perda de tempo.

4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu mesmo já fui, sem arrependimentos, esse comprador do mais barato. Porque eu sabia o que estava comprando, para que eu estava comprando, e como iria usar. E isso é conhecer de custo-benefício!

não é.

Postado

E pra que terra quando na maioria das vezes vamos ligar carregador de celular, ventilador, TV, rádio ou qualquer outro equipamento que nem tem tomada de 3 pinos? 

Muitas dessas extensões já vem assim mesmo com tomadas de 2 pinos. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, wagner2029 disse:

ficar fazendo gambiarra de soldar fio é perda de tempo.

não é. são Ganhos Aumentados Mediante Besteiras Incorporadas Ao Retrabalho  Realizado Arduamente (c)

🤪 inventei isso agora pra ficar coerente com post de 2ª 😜

Melhorando & registrando... inspiração de fim de expediente 😁

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

pino-ausente.jpg.a293bfc1450e3ec467c3d49b76b1a893.jpg

Devaneio: a terceira barra pode estar numa sucata!

Mas quer saber?!

design com as tomadas em 90° é tão desagradável que o melhor aproveitamento desse hardware é sinalizar externamente o terceiro pino como ausente, e usar essa "régua" como um adaptador tabajara.

Melhor do que descartar...

@snider607, você está no caminho certo, usando com conhecimento o que tem disponível. Fazer desse objeto uma extensão adaptadora de padrões de tomada me parece uma saída inteligente.

Atente para as observações do @Renato.88 sobre a corrente. Nelas eu só não estou entendendo uma coisa: há uma desconfiança de que os condutores (barras e cabo) não são suficientes para 10A?

Postado
14 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Se for pra ligar meia dúzia de "carregador de celular" está de boas.

Resolvi citar minha própria frase para destacar ela.
Se a ideia for pra isso, vai fundo. Como carregadores bons tem a filtragem interna, nem precisa se preocupar com isso. Além do mais, o mais top dos carregadores não passa de 1 Ampere em 110V.

O Varistor aí presente ainda pode proteger seus carregadores de um raio (embora fosse necessário um fusível que não vi nas fotos, mas creio que ele fará derrubar o disjuntor)

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

há uma desconfiança de que os condutores (barras e cabo) não são suficientes para 10A?

Os contatos das tomadas ali suportam sim. 

Sobre fio, como é extensão eu disse pra substituir por um cabo comprido de 1,5mm que funciona com folga. 

Postado

@Thiago Miotto Boa tarde. Tem um fusível sim, até troquei esses tempos, @alexandre.mbm quanto a barra do aterramento eu tirei já tem um tempo. Esse da foto do botão vermelho tropeçaram nele e estourou todo tanto é que substitui o botãp gangorra dele, fiação interna e led. Mas tenho um outro completo que farei outra extensão com aterramento. Agradeço a todos assim que fizer posto o resultado e finalizo o tópico. 

IMG_20210531_145019.jpg

IMG_20210531_144928.jpg

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, snider607 disse:

a barra do aterramento eu tirei já tem um tempo

Por que?

Seria muita sacanagem o fabricante tê-lo feito sem a barra.

2 horas atrás, snider607 disse:

tropeçaram nele e estourou todo

Incrível...

Ou o plástico é super-vagabundo?!

Postado
6 horas atrás, snider607 disse:

@alexandre.mbm Nada, quem tropeçou que tem o pé de lancha. Kkkk @Thiago Miotto neste caso o próprio fio desencapado no lugar das varetas, ou entrelaçando ele nas próprias varetas?  Estou pensando em um fio de 2,5mm o que acha? Caso fosse ligar além de 110v em 220v teria que mudar os componentes do filtro correto?

@Renato.88 Boa tarde obrigado.

• Triste 1
Postado
1 hora atrás, snider607 disse:

Estou pensando em um fio de 2,5mm o que acha?

É muito. 

Só é útil caso já tenha o fio sobrando. 

Se for comprar vai gastar dinheiro a toa. 

O fio de 1,5mm já é tabelado em 15A com folga. 

1 hora atrás, snider607 disse:

Caso fosse ligar além de 110v em 220v teria que mudar os componentes do filtro correto?

Não precisa. Até porque o que tem aí não é um filtro de linha, é só um capacitor em paralelo com as tomadas. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!