Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi! Então, eu comprei um gabinete da galax, o galax nebulosa, veriquei que é possível colocar até 6 coolers fans no gabinete, porém minha placa-mãe tem apenas uma conexão para 1 fan cooler.

Como posso acrescentar os 6 fan coolers diretamente na placa-mãe, para que os fans sejam controlados conforme a temperatura? ]

O modelo da minha placa-mãe é esse: https://www.asrock.com/mb/Intel/H310CM-HDV/index.br.asp

Estou montando meu pc, e sou leigo nas partes de montagem. Desde já agradeço! 

Postado

@Brun1 Compre um HUB Deepcool FH-04 na pichau, terabyteshop ou kabum. Ele permite instalar até quatro ventoinhas em um único conector da placa-mãe. Se você pretender instalar mais de 4 terá que comprar um HUB com alimentação externa, pois a MB vai suportar no máximo 4 no mesmo conector sem alimentação da fonte. O FH-10 seria ideal nesse caso, com alimentação direto da fonte. A instalação de ambos é simples e basta seguir o manual. 

Observe que em ambos os casos você terá apenas um controle para todas as ventoinhas, sendo impossível nesse caso controlar cada uma individualmente com apenas um conector da placa-mãe disponível.

Quando for instalar as ventoinhas, uma deve ir na parte mais baixa do painel frontal e a outra no painel traseiro. Se já tiver uma atrás, instale a segunda no painel frontal diretamente no meio.

Postado

Como tua placa-mãe tem só 1 entrada pwm (4 pinos) para fan, tu terás que comprar um hub para fans, que permite que várias fans sejam conectadas em uma entrada. Com isso, você vai conectar esse hub na entrada de 4 pinos da tua placa-mãe e conectar as tuas fans nele.

Existem vários modelos, não são caros, alguns menos de 30-20 reais. Dá uma olhada na Pichau, Terabyte e Kabum e compara os preços

Dessa forma, você vai poder fazer o controle da velocidade das fans pela temperatura, mas, como todas estarão conectadas em um hub, que está em uma só entrada, todas irão variar de modo igual, ou seja, não terá como escolher velocidades individuais para cada uma das fans. Só tem como mudar a velocidade de rotação do conjunto todo de uma vez.

Postado

28 minutos atrás, game350 disse:

Como tua placa-mãe tem só 1 entrada pwm (4 pinos) para fan, tu terás que comprar um hub para fans, que permite que várias fans sejam conectadas em uma entrada. Com isso, você vai conectar esse hub na entrada de 4 pinos da tua placa-mãe e conectar as tuas fans nele.

Existem vários modelos, não são caros, alguns menos de 30-20 reais. Dá uma olhada na Pichau, Terabyte e Kabum e compara os preços

Dessa forma, você vai poder fazer o controle da velocidade das fans pela temperatura, mas, como todas estarão conectadas em um hub, que está em uma só entrada, todas irão variar de modo igual, ou seja, não terá como escolher velocidades individuais para cada uma das fans. Só tem como mudar a velocidade de rotação do conjunto todo de uma vez.

@game350 Valeu, cara, ajudou muito.

28 minutos atrás, game350 disse:

@WOZ Dods Beleza, entendi. Só mais uma coisa, daqui pra frente, pretendo colocar um walter cooler também, no caso eu poderia ligar a bomba do walter cooler no HUB? Já que a única porta CHA_FAN estará ocupada por conta do HUB.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Brun1 disse:

Beleza, entendi. Só mais uma coisa, daqui pra frente, pretendo colocar um walter cooler também, no caso eu poderia ligar a bomba do walter cooler no HUB? Já que a única porta CHA_FAN estará ocupada por conta do HUB? 

Primeiramente não recomendo WC. Dura pouco, custa caro, tem desempenho abaixo do que um air cooler de mesmo preço teria. Seu gabinete é o nebulosa, então ele suporta air coolers de até 160 mm de altura. Recomendo os coolers abaixo se quiser algo que é só instalar e nunca mais preocupar, pois eles duram facilmente a vida inteira do PC com ótimo desempenho.

DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
CM MasterAir MA410P - 158,5mm

Tem vários modelos da Scythe também, que é uma marca excelente. Se precisar de algo mais em conta tem modelos mais básicos como o CM H411R e o Gammax 400V2.

Todos eles já vem com pasta térmica.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Primeiramente não recomendo WC. Dura pouco, custa caro, tem desempenho abaixo do que um air cooler de mesmo preço teria. Seu gabinete é o nebulosa, então ele suporta air coolers de até 160 mm de altura. Recomendo os coolers abaixo se quiser algo que é só instalar e nunca mais preocupar, pois eles duram facilmente a vida inteira do PC com ótimo desempenho.

DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
CM MasterAir MA410P - 158,5mm

Tem vários modelos da Scythe também, que é uma marca excelente. Se precisar de algo mais em conta tem modelos mais básicos como o CM H411R e o Gammax 400V2.

Todos eles já vem com pasta térmica.

@WOZ Dods Muito obrigado, me ajudou bastante, vou comprar esse HUB e instalar as fans. Vou dar uma olhada nesses cooler que você citou, acho que vou comprar um deles mesmo, pelo fato de ter uma durabilidade maior.

• Curtir 1
Postado

@Brun1 Assista o vídeo abaixo só para entender o raciocínio que eu faço. Sinceramente aqui no Brasil WC é tão caro e raramente necessário que eu acho prejuízo só pelo fato de que dura menos, fora os outros pontos negativos. Se tiver dinheiro para jogar pela janela, aí já pode mudar de figura, mas vai de você.

Spoiler

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Cara, realmente, entendi seu raciocínio com o vídeo. No Brasil as coisas estão caras demais, então eu prefiro pegar algo que vá durar mais, sem me dar dor de cabeça. Você me fez ter uma visão melhor dos air cooler, antes pensava que era eles que davam mais prejuízos. Valeu por me ajudar nessa dúvida também, tô motando meu pc aos poucos, então cada decisão é importante, justamente pra não ter dor de cabeça futuramente. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...