Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Core i3 9100F: i5 9400F ou Ryzen 5 2600?


Posts recomendados

Fala glr.

Tenho um i3 9100f e u,ma gtx 1050 ti, 16g de ram

estou tendo problema com processador no pubg (quando da os pico de 100% da umas engasgadas).

Sei que o i5 da mais fps porém o r5 fica folgado (uso discord e outros apps). o que seria mais negocio

(nao quero gastar muito com processador so quero jogar pubg tranquilo)

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conselho de um amigo aqui? @alex pontes

Fuja de Intel, não os alimente financeiramente, jamais os deixe sequer sonhar com a sua carteira muito menos com os seus BTC's!

Eles estão fadados ao fatal declínio tecnológico em relação ao seus concorrentes!

Nossa querida AMD está muito, mas muito mais avançada em termos de CPUs e irá continuar assim; se Deus quiser!

Sinto muita pena por ter gasto seu suado dinheirinho num Intel de 9ª Geração.

A AMD te fará muito mais feliz; basta apenas uma escolha e você já sabe qual!

Mesmo sendo um Ryzen 5 de 2ª Geração, ele é melhor que qualquer processador i3 da Intel e com uma ótima placa de vídeo jamais terá "questões" de desempenho dos jogos sendo PUGB o seu principal jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alex pontes Ambos com preço de 10100F que é melhor que os dois citados

agora, OfficialRealRafa disse:

Fuja de Intel, não os alimente financeiramente, jamais os deixe sequer sonhar com a sua carteira muito menos com os seus BTC's!

Eles estão fadados ao fatal declínio tecnológico em relação ao seus concorrentes!

Nossa querida AMD está muito, mas muito mais avançada em termos de CPUs e irá continuar assim; se Deus quiser!

Já colocou um Intel contra um AMD a prova bem na sua frente?


Quer só jogar PUBG? O intel é melhor

imagem_2021-06-03_001016.png


Single thread chega a ser um pouco maior o que se beneficia em jogos, e deixar o discord aberto em segundo plano vai consumir 2% ou menos do seu processador, não precisa de multi thread pra isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OfficialRealRafa Coloquei um 10100F contra um 3500x, ambos parecidissimos.

Ambas marcas são quase que idênticas tendo uma vantagem pra AMD, mas nada absurdo


Exemplo : 11400F contra 3600 um caso em que Intel leva pequena vantagem pelo menor preço e melhor desempenho.

Outro exemplo : 11600KF vs 5600x um caso em que AMD leva pequena vantagem pelo menor preço e melhor desempenho.
 


Quando se trata de entrada e mid é mais questão de gosto, no quesito high end tenho que concordar que AMD impressionou

agora, OfficialRealRafa disse:

Sou apenas um consumidor que valorizo o que a duras custas tenho que conseguir e que jamais serão valorizados pela Intel.

E quais seriam as duras custas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Normal user disse:

Quer só jogar PUBG? O intel é melhor

imagem_2021-06-03_001016.png


Single thread chega a ser um pouco maior o que se beneficia em jogos, e deixar o discord aberto em segundo plano vai consumir 2% ou menos do seu processador, não precisa de multi thread pra isso

 
Olha sendo totalmente justo e coeso o Intel em modo #SingleThread tem uma pequenina "leve vantagem" mas se pegarmos ela - a vantagem em #SingleThread - e compararmos diretamente com o modo #CrossPlatform quem leva a melhor?

Isso sem dizer na quantidade de cores físicos e threads que em modo multi-threading terá desempenho superior ao executar não somente o PUBG, mas qualquer outro software que com toda a certeza estará em execução!

Respeito totalmente sua opinião @Normal user porém continuo fechado com a AMD🙌🏼

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, OfficialRealRafa disse:

 Isso sem dizer na quantidade de cores físicos e threads que em modo multi-threading terá desempenho superior ao executar não somente o PUBG, mas qualquer outro software que com toda a certeza estará em execução!

Concordo que AMD tem melhor desempenho com multi thread, porém como eu disse deixar um spotify e um discord aberto enquanto joga fará uma diferença mínima

agora, OfficialRealRafa disse:

pequenina "leve vantagem"

Pequenina leve vantagem que chega a custar mais barata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Normal user disse:

Quando se trata de entrada e mid é mais questão de gosto, no quesito high end tenho que concordar que AMD impressionou


E quais seriam as duras custas?


Sobre a AMD em questão @Normal user faço completamente suas as minhas próprias palavras! 😉

Só não posso te abraçar por conta do Xi-Jin-Ping e sem falar também na distância... 😂

Mas agradeço de coração pelo enriquecedor debate de opiniões! 👍🏼 🙌🏼 😌

Quanto a sua pergunta...

Isso é uma loooooonga história... ahahahahahahhaha 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, alex pontes disse:

Então posso ir de r5 2600 sem medo?

valeu pelos comentários de vocês glr, uma opinião de quem usa é melhor


De olhos fechados, sem ouvir nada, com a carteira cheia de BTC's aberta e com a mente em plena paz total...

Seja feliz e...

A AMD está de carrinho aberto esperando por você!

* Detalhe: Já usei AMD, acabei de atender um cliente no RJ que tem um Ryzen 5 e adivinha?

Ele está impressionado com o novo processador; sem comparação!

* Importante não trabalho e nunca trabalhei na AMD mas... quem sabe algum dia... ✨

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alex pontes Alguns jogos já levam um Core i5 9400F, Ryzen 5 3500X, Core i3 10100F ou Ryzen 5 2400G/3400G perto dos 100% de uso. Pensando a longo prazo, definitivamente compre o Ryzen 5 2600 (ou, melhor ainda, compre o Ryzen 5 1600AF, que é mais barato, e faça overclock para aproximar do Ryzen 5 2600).

 

Eu evitaria qualquer 6/6 ou 4/8 atualmente se isso for possível. Ainda funcionam extremamente bem em jogos, mas prefiro me prevenir considerando o longo prazo, já que o mid-end agora é 6/12.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, OfficialRealRafa disse:

Detalhe: Já usei AMD, acabei de atender um cliente no RJ que tem um Ryzen 5 e adivinha?

Ele está impressionado com o novo processador; sem comparação!

Problemas não vai ter mesmo só que pode achar melhores.

 

10 horas atrás, OfficialRealRafa disse:

Isso é uma loooooonga história... ahahahahahahhaha 😂

Diga por favor, talvez eu mude de ideia quanto AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@alex pontes O 10100F tem 4 threads a mais que o 9100F e isso faz uma diferença absurda entre os dois processadores, pode ter certeza que com ele você não vai ter engasgadas a não ser que coloque um Cyberpunk com tudo no talo aí sim acho que ele bate 100%. Eu uso um 10100F na máquina principal e não é nada ruim nunca tive problemas com ele nos meus jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alex pontes Vejo frequentemente pessoas recomendando o User Benchmark sem entender como o site funciona, compreender os problemas e interpretar os resultados. Joguei essa comparação aqui: https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i3-10100F-vs-AMD-Ryzen-5-2600/4082vs3955

 

Os resultados foram (sem considerar overclock, embora o Ryzen seja destravado e o i3 não):

  • Latência das memórias: 13% de vantagem para o i3 10100F;
  • Single core: 13% de vantagem para o i3 10100F;
  • Dual core: 12% de vantagem para o i3 10100F;
  • Quad core: 4% de vantagem para o i3 10100F;
  • Eight core: 4% de vantagem para o Ryzen 5 2600;
  • Multi-core: 35% de vantagem para o Ryzen 5 2600.

Agora, vamos à interpretação dos números. Primeiramente, você precisa entender que o User Benchmark tira esses resultados a partir de milhares de testes rodados em computadores com configurações diferentes. As variações são grandes - por exemplo, um pode ter memórias mais rápidas que o outro, alterando os resultados - e os testes só são úteis como aproximações muito grosseiras e imprecisas. Esse tipo de comparação não tem qualquer credibilidade como teste.

 

Segunda questão: o User Benchmark sempre beneficiou a Intel. Seja porque os donos são fanboys ou porque recebem dinheiro. Isso ficou bem claro quando alteraram a metodologia, após o lançamento da 3ª Geração dos Ryzen, para jogar ainda mais peso no single core. Os cálculos jogam 40% de peso no single core, 58% no quad core e 2% no multi core. Exatamente o que você leu: em pleno 2021, quando está claro que processadores 4/4 são incapazes de rodar jogos AAA de forma fluida, eles só jogam 2% de peso para o uso acima de quatro núcleos. Ou seja, aquele cálculo deles de "effective speed" é um número completamente sem noção e sem utilidade que você deve descartar.

 

Os resultados são ridículos, mas a sujeira acaba tendo consequências para a Intel também. Por exemplo, esta comparação diz que o Core i3 9350KF (um 4/4) é bem superior ao Core i3 10100F (um 4/8), sendo que o último tem 30% de vantagem no multi core. Esse tipo de afirmação é simplesmente insana, porque, na vida real, existe um abismo de diferença a favor do Core i3 10100F: https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i3-10100F-vs-Intel-Core-i3-9350KF/4082vs4055

 

Caso queira saber mais sobre a corrupção descarada no User Benchmark, leia este artigo: https://ownsnap.com/userbenchmark-is-not-trusted-by-tech-enthusiasts-find-out-why-this-huge-website-has-a-zero-credibility-in-tech-community/

 

Agora, de volta ao tema. Os testes apontam que o Ryzen 5 2600 perde na performance por núcleo e na latência das memórias, quando comparado ao Core i3 10100F, e leva muita vantagem no multi core. Bem, isso é esperado. Afinal de contas, o IPC dele é mais baixo e o número de núcleos é maior. Então podemos ir à segunda questão: como isso se reflete em jogos? Bem, o i3 10100F tende a alcançar médias de FPS mais altas e, até o momento, não sofre problemas de estabilidade como stutter. Aí vamos para a terceira questão: como isso te afeta?

 

Primeiramente, você precisa avaliar se tem um monitor com taxa de atualização suficiente para aproveitar essa vantagem. A maioria das pessoas tem monitores de apenas 60 Hz ou 75 Hz. Além disso, a diferença na média de FPS entre os processadores tende a ser muito pequena ou nula para placas de vídeo intermediárias.

 

Tanto o Core i3 10100F quanto o Ryzen 5 2600 são excelentes processadores para jogos. Pessoalmente, eu não compraria o i3 10100F, assim como não compraria o i5 9400F (que, na minha opinião, é uma das piores escolhas do momento) ou o Ryzen 5 3500. O motivo é simples: os processadores intermediários atuais, tanto da Intel quanto da AMD, são 6/12 (6 núcleos e 12 threads). Os desenvolvedores de jogos pesados tendem a focar nesse mid-end. Por exemplo, em áreas pesadas do Cyberpunk 2077, lançado recentemente, um Core i3 10100 alcança 100% de uso e não consegue manter 60 FPS. Neste vídeo, foram testados tanto o Core i3 9100F (que teve desempenho bem ruim, como esperado) quanto o Core i3 10100:

 

 

Ou seja: embora um processador como o i3 10100F te forneça desempenho superior, a expectativa de longevidade não será alta como no caso do Ryzen 5 2600. Além disso, você fica sem fôlego para aplicativos rodando em segundo plano e fazer streaming torna-se algo complicado. Por isso que, pensando a longo prazo, eu prefiro o Ryzen 5 2600, embora, a curto prazo, o Core i3 10100F seja sim um processador superior em jogos.

 

Tenho um i5 4670K e posso te garantir que o tempo dos 4/4 acabou. Os 4/8 e 6/6 ainda têm lenha para queimar, mas podem começar a sofrer dos mesmos problemas - em menor intensidade - em um futuro não tão distante. No seu caso, eu também não pegaria o Ryzen 5 2600. Isso porque o Ryzen 5 1600 AF usa a mesma arquitetura e, com um ligeiro overclock, quase se transforma no Ryzen 5 2600, enquanto custa bem menos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alex pontes Com um processador 6/6 ou 4/8 você já não teria stutter. Não há problemas de stutter com processadores como o Core i3 10100F.

 

Mas é como eu disse: não sabemos até quando. Prefiro pegar um 6/12 para ficar mais garantido, mesmo que a curto prazo ele possa perder na média de FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumo : 10100F tem mais desempenho e deixar um discord ou Spotify de fundo faz uma mudança mínima.

Uma expectativa minha é que daqui mais ou menos 2 anos os six core entrarão na mesma situação dos quad core atuais (que não é nada extremamente preocupante). Os quad core hoje não tem stutter e acho que até sair jogos mais pesados a ponto de lotar 8 threads vai demorar um bom tempinho


O exemplo do Cyberpunk é meio de se esperar de um game pesado e quebrado que vai usar bastante do seu CPU, mas com o tempo tudo vai se otimizando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...