Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou montando um computador, e estou com muitas dúvidas sobre a potência da fonte que devo escolher. 
Verifiquei em um site as medidas, e parece que uma fonte de 500W seria suficiente, será isto mesmo?

Usei este site para medir: https://outervision.com/power-supply-calculator

O computador que montei é este:

Asrock B560 Steel Legend
Intel Core i5 11400
Ram 8GB Crucial Ballistix
SSD 480gb
Cooler Scythe Ninja 5

Contudo, pretendo futuramente adicionar uma boa placa de video, muito mais memória RAM, outros SSDs e HD, e quanto a monitores pretendo 2, um bem grande um médio, porém não é impossível um dia ter 3.

Por isto, coloquei opções bem extravagantes no site de medir:

3 RAMS total de 40gb
Placa de vídeo Geforce RTX 3070 
3 SATA SSD and 1 HD 5.4 rpm
1 Drive de Blu-Ray
2 fans 80 mm
1 cooler Thermalcake Water 3.0 Pro
3 monitor lcd de 3 polegadas 37"

Então o site indicou:

Load Wattage: 433 W
Recommended UPS rating: 1250 VA
Recommended PSU Wattage: 483 W

E recomendou:

EVGA 500W 80PLUS Certified Power Supply

Ou seja, mesmo com estas opções extravagantes, a fonte indicada foi de 500W.

Será que esta potência é suficiente mesmo?
Penso em comprar de uma marca conhecida, com PFC Ativo, 80 Plus Bronze ou ao menos White.

O que acho estranho é terem tantos modelos de 650W ou mais à venda, como parecendo um mercado bem comum, enquanto mesmo este computador bastante avançado que sugeri não parece chegar perto desta potência.

Postado

@Siruiz

Eu não aconselho usar essas ferramentas, pois elas falham em certos aspectos.. Esse é um caso..

Seu PC base, sim, 500 Watts dá e sobra BEM.. E teria uma BOA gama de placas de vídeo, que seriam plenamente atendidas por um fonte dessas, tirando as High-End.. E High-End, incluí as RTX 3000.. Ali, 650 Watts é o MÍNIMO e depende muito da placa em si.. As RTX 3000 NÃO são moderadas com consumo de energia..

O resto, tem consumo irrelevante e monitor não puxa nada do PC..

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, RS Faria disse:

@Siruiz

Eu não aconselho usar essas ferramentas, pois elas falham em certos aspectos.. Esse é um caso..

Seu PC base, sim, 500 Watts dá e sobra BEM.. E teria uma BOA gama de placas de vídeo, que seriam plenamente atendidas por um fonte dessas, tirando as High-End.. E High-End, incluí as RTX 3000.. Ali, 650 Watts é o MÍNIMO e depende muito da placa em si.. As RTX 3000 NÃO são moderadas com consumo de energia..

O resto, tem consumo irrelevante e monitor não puxa nada do PC..

Olá,

Pelo que andei pesquisando parece que é processador e Placa de Vídeo que mais consomem da Fonte né?

Então, não sou gamer, monto o computador para edição de Áudio, e quem sabe futuramente edição de Vídeo. Uma placa de vídeo boa seria pensando em edição de Vídeo no futuro. Pretendo utilizar software de Orquestra no futuro então muita RAM pode ser útil.

Com exceção da Placa de Vídeo que talvez eu tenha exagerado, o restante (4 SSds, muita RAM, etc) daria com uma fonte de 500?

Não sei qual Placa de Vídeo seria boa para edição de vídeo com conforto no futuro(em um futuro upgrade), mas suponho que eu tenha exagerado um pouco selecionando essa daí. 

Postado

@Siruiz

É isso mesmo, processador e placa de vídeo são os que mais puxam.. O resto é coisa pouca..

Sobre a placa de vídeo, como não é pra jogos, diria pra olhar se os programas que pretende usar, suportam o uso de GPUs pra esse fim.. Usualmente, NVIDIA tem melhor suporte, então, fatalmente será uma RTX deles..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!