Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos(as) do clube, como vão? Espero sinceramente que bem!

Agora a pouco tentei ligar meu computador sem nenhum módulo de memória RAM (pra ver qual seria a reação da placa-mãe/speaker). O que me fez estranhar, é que nada aconteceu, não houve nenhum "beep" por parte do speaker, nada (deixei uns 20 segundos ligados). Isso me fez estranhar, pois já li que nesses casos, o speaker deveria ficar bipando.

Devo me preocupar com relação à isso ou alguns modelos de placa-mãe isso é comum (não bepar, não acontecer nada)? Segue abaixo minhas especificações:

- placa-mãe Gigabyte B450M DS3H (rev. 1.x) - BIOS F60

- Ryzen 7 1700 sem vídeo integrado (no momento do teste, minha placa de vídeo estava conectada no PCI Express)

- Dois módulos GSkill DDR4 2400 de 8GB cada (estava desplugados, conforme a descrição)

- Fonte Corsair RM750x

- Placa de vídeo MSI Armor RX580 8GB OC Edition

PS.: sempre quando testo os módulos separados pelo memtest, o teste passa sem problemas. Não chega a ser um "problema" o que relatei, apenas algo que me deixou encucado. O funcionamento do PC é ok durante o dia a dia. Quando ligo ele normal, com os módulos, demora cerca de 6 segundos pra eu escutar o único "beep" e ele inicializar normalmente

Agradeço sinceramente quem puder dar uma opinião

Postado

@Tavaares00 Não, durante o uso cotidiano, é tudo ok. Consigo jogar, usar o windows, etc etc. O que me fez estranhar é esse fato da placa-mãe não bipar por estar sem memória RAM 😅. Até os testes que faço com cada módulo separado pelo memtest, o teste passa ok também.

As vezes pode ser alguma questão do modelo da placa-mãe, abri um ticket com a Gigabyte relatando o "problema". Eles respondendo eu posto aqui pra compartilhar

Postado

@Tavaares00 Pessoal da Gigabyte me respondeu, o que disseram:

"Prezado(a)

Agradecemos o seu contato, referente à questão.

Não há problemas com a placa, apenas os chipsets AMD não beepam para memórias, sendo necessário em 90% dos casos um debug para verificar o erro em memória RAM...

Atenciosamente,

GIGABYTE"

Só não entendi essa parte: "sendo necessário em 90% dos casos um debug para verificar o erro em memória RAM", mas pelo que disseram, é normal não beepar sem memória em chipset AMD 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!