Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, antes de tudo, sei que que há uma gigantesca diferença entre os níveis dessas duas peças, e que a GTX 1050 2GB é muito inferior ao Ryzen 7 3700x, mas irei contar o motivo de querer combinar esses dois hardwares...
Eu tinha um PC bem simples que acabou por dar problema recentemente, nele estava essa placa de vídeo, e agora eu pretendo montar um novo PC pra mim, pois como trabalho com edição eu não posso ficar sem computador.

Montei a configuração do PC, só que não queria comprar uma placa de video agora, pois os preços estão extremamente abusivos, na verdade tudo está abusivo, mas o preço das placas de video estão um absurdo, praticamente 4 mil reais uma placa razoável. Então eu queria montar essa configuração e futuramente, lá pro fim do ano ou inicio de 2022, se a situação for melhorando, ai eu investia em uma placa de vídeo melhor para acompanhar o nível do processador.

Mas a questão que fica é:

Um Ryzen 7 3700x consegue trabalhar junto com uma GTX 1050 2GB sem problemas? Vou ter muito gargalo?

Pesquisando em vários lugares na internet, cheguei a uma configuração que cabe no meu orçamento atual:
Ryzen 7 3700x
ASRock B450M Steel Legend
Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3200MHz

Fonte Corsair CX 550w 80 Plus Bronze

HD 1TB - (Guardo muitos arquivos pesados de trabalhos)

GTX 1050 2GB EVGA - (Até as coisas melhorarem no mercado e voltar a ter um preço razoável, e ai já pego uma melhor)

SSD de 256GB - (também já tinha, é um SSD do Aliexpress, e irei usar pro windows e programas de edição)

Irei usar muitos programas como: Photoshop, Corel, Adobe Premiere, After Effects, e também vou querer instalar alguns jogos que a placa de vídeo suportar..

Só perguntei mesmo porque não achei nada relacionado a isso na internet, espero que possam me ajudar, pois entendo quase nada sobre hardwares..

Ah, pretendo usar o processador com o cooler original que vem na caixa do Ryzen 7 3700x, houvi dizer que ele consegue dar conta de resfriar o processador.

Postado
29 minutos atrás, gabriel.almeida disse:

Mas a questão que fica é:

Um Ryzen 7 3700x consegue trabalhar junto com uma GTX 1050 2GB sem problemas? Vou ter muito gargalo?

Não tem nenhum problema, fazer isso..

Postado

@RS Faria

Entendi, mas não vai ocorrer nenhum travamento no PC, enquanto eu tiver editando ou até mesmo jogando, por estar usando os dois na mesma configuração?

Porque antes de perguntar aqui, dei uma olhada nesse site que diz calcular gargalo entre processador e placa de vídeo, e deu lá um resultado de 16%, onde o recomendado pelo site é até 10%. Mas sei que geralmente esses sites não tem um resultado muito preciso.

Resultado da calculadora de gargalo:

https://PC-builds.com/calculator/Ryzen_7_3700X/GeForce_GTX_1050/0Ud0W08A/16/100

Postado
1 hora atrás, gabriel.almeida disse:

@RS Faria

Entendi, mas não vai ocorrer nenhum travamento no PC, enquanto eu tiver editando ou até mesmo jogando, por estar usando os dois na mesma configuração?

Porque antes de perguntar aqui, dei uma olhada nesse site que diz calcular gargalo entre processador e placa de vídeo, e deu lá um resultado de 16%, onde o recomendado pelo site é até 10%. Mas sei que geralmente esses sites não tem um resultado muito preciso.

Resultado da calculadora de gargalo:

https://PC-builds.com/calculator/Ryzen_7_3700X/GeForce_GTX_1050/0Ud0W08A/16/100

Teu processador vai estar cochilando enquanto a GPU vai estar em 100% de uso, não tem porque se preocupar com gargalo, pelo menos não em jogos.

Se sua dúvida é se conseguirás por exemplo, deixar um jogo aberto e fazer outras atividades com o Ryzen, já que sua placa de vídeo não vai conseguir puxar 1/3 do desempenho do processador (a exceção talvez em jogos multi-threads) é possível realizar algumas outras tarefas que façam melhor uso de processamento, mas isso também depende do que você pretende fazer.

Postado
1 hora atrás, gabriel.almeida disse:

Pode ter.. Até porque, a 1050 tem 2GB de VRAM apenas.. Não é muito difícil extrapolar isso, com algum jogo mais novo..

Mas isso é uma limitação física da placa, não um problema de usar esse conjunto..

Postado
9 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Teu processador vai estar cochilando enquanto a GPU vai estar em 100% de uso, não tem porque se preocupar com gargalo, pelo menos não em jogos.

Se sua dúvida é se conseguirás por exemplo, deixar um jogo aberto e fazer outras atividades com o Ryzen, já que sua placa de vídeo não vai conseguir puxar 1/3 do desempenho do processador (a exceção talvez em jogos multi-threads) é possível realizar algumas outras tarefas que façam melhor uso de processamento, mas isso também depende do que você pretende fazer.

Entendi, no caso era mais pra saber mesmo se iria ocorrer travamentos no PC por combinar essas placa de video com esse processador, pois vi na internet que casos assim podem ocorrer gargalos, ai eu estava preocupado do PC travar enquanto eu usava o photoshop ou renderizava algum video, e até se iria trava jogando..

Postado

salve mano, é uma diferença enorme, é um processador que vai fazer tudo sem dúvidas, e t complicado comprar placas mesmo, mas se pensar, tem umas gtx 1060 3 gb na aliexpress saindo por 1300, eu comprei e estou ansioso, é o melhor preço que encontrei em meses, placas muito inferiores como a rx 550 2gb, aqui no brasil está 1500, e é impossível comprar algo nesse preço e n ter um desempenho legal, tirando isso todas as peças do setup estão monntras, e qualquer coisa, se pensar em gastar menos, tem ryzen 7 2700 por uns 1000 na aliexpress, que é quase metade do que pensas em comprar, mas existe a sorte de ser taxado, eu por exemplo sempre peço pra declararem em 15-20 dólares no máximo e geralmente eles ja fazem isso no automático.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002746885567.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.7befb90aSYCKEA - placa

Postado
2 horas atrás, gabriel.almeida disse:

Entendi, no caso era mais pra saber mesmo se iria ocorrer travamentos no PC por combinar essas placa de video com esse processador, pois vi na internet que casos assim podem ocorrer gargalos, ai eu estava preocupado do PC travar enquanto eu usava o photoshop ou renderizava algum video, e até se iria trava jogando..

Gargalo ocorreria se seu processador não desse conta da VGA, mas o vulgo gargalo aqui falado não se refere a travamentos (stutterings) e sim a limitação de desempenho, no caso, a sua VGA vai limitar o desempenho do processador porque ela (VGA) não dará conta de utilizar nem metade da capacidade de processamento que a CPU oferece, em jogos multi-threads isso pode ter um efeito negativo (limitações de processamento) mas em programas isso dificilmente vai ocorrer principalmente porque trabalham isolados (ou CPU ou GPU), poucos programas aproveitam desempenho mútuo sincronizado, teria que ser algo muito específico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!