Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera 🙂

Comprei um Ryzen 5 5600x, uma tuf B550M Plus e 4 módulos de memória Tgroup t force vulcan pichau 3600mhz.

Vi que o pessoal ativa o xmp e sobe a frequência das memorias para ter mais desempenho. E dizem que subir frequência de 2 módulo o processador aguenta más 4 módulos já força o controlador do processador. As memórias já são de 3600mhz e gostaria de operar em 3600mhz mesmo, más o processador indica 3200mhz. Posso ativar o xmp e operar com os 4 modulos em 3600mhz ou vou ter que deixar em 3200mhz?

Obrigado a todos.

Postado
35 minutos atrás, RS Faria disse:

@ronaldomaugusto

Você pode tentar.. Conseguir, são outros quinhentos.. E sim, seria pelo motivo que falou aí: estabilizar OC em 4 memórias é BEM complicado..

Irei tentar. Não seria overclock de memória pois elas já são de 3600mhz. A dúvida seria mesmo se forçaria o processador pois na especificação dele diz suportar memórias de 3200mhz.

Vou testar e se der boot rodo uns testes para ver a estabilidade.

Postado
4 minutos atrás, ronaldomaugusto disse:

Irei tentar. Não seria overclock de memória pois elas já são de 3600mhz. A dúvida seria mesmo se forçaria o processador pois na especificação dele diz suportar memórias de 3200mhz.

Vou testar e se der boot rodo uns testes para ver a estabilidade.

Ryzen 3000 e 5000, suportam RAM de 3200MHz, nativamente.. É o que você tá usando aí no momento.. Por isso, sua RAM de 3600, parou em 3200: é o suporte da CPU..

Com isso, tudo acima de 3200 na RAM, vira OC.. 

• Amei 1
Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

Ryzen 3000 e 5000, suportam RAM de 3200MHz, nativamente.. É o que você tá usando aí no momento.. Por isso, sua RAM de 3600, parou em 3200: é o suporte da CPU..

Com isso, tudo acima de 3200 na RAM, vira OC.. 

Agora entendi melhor. Então mesmo a memoria já sendo de 3600 se rodar é considerado oc, obrigado pela explicação, ainda estou aprendendo rsrsr.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 17/06/2021 às 10:34, ronaldomaugusto disse:

Bom dia galera 🙂

Comprei um Ryzen 5 5600x, uma tuf B550M Plus e 4 módulos de memória Tgroup t force vulcan pichau 3600mhz.

Vi que o pessoal ativa o xmp e sobe a frequência das memórias para ter mais desempenho. E dizem que subir frequência de 2 módulo o processador aguenta más 4 módulos já força o controlador do processador. As memórias já são de 3600mhz e gostaria de operar em 3600mhz mesmo, más o processador indica 3200mhz. Posso ativar o xmp e operar com os 4 modulos em 3600mhz ou vou ter que deixar em 3200mhz?

Obrigado a todos.

@RS Faria Conseguiu utilizar  os 4 em 3600 ?

Postado
agora, ronaldomaugusto disse:

Não. Estou operando em 3200mhz. O sistema até liga normal a 3600mhz, mas quando abri alguma aplicação pesada da tela azul.

*****, estou com essa mesma placa e processador, vou colocar 2 de 16gb 3600 então. valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!