Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é possível conectar 6 fans de gabinete na placa-mãe B450M Steel Legend? Estou aguardando 6 Coolers Fan MasterFan MF120 Halo da Cooler Master, é possivel conectar todos os 6 na steel legend? Eu vi em alguns videos no youtube que esses fans vem com 2 cabos para o argb, pois assim um pode interligar no outro em serie, mas vi que tem também o cabo que alimenta a rotação do cooler, chamado de PWM, nesse caso aparentemente vem 1 em cada fan. Onde liga esse cabo na placa-mãe steel legend, ela tem suporte para alimentar esses 6 fans?

Não se envolve isso, mas tem também o Cooler Box Wraith Prism with RGB LED do R7 3700x, não sei se ele ocupa alguma dessas entradas também.

É isso galera, pretendo colocar 3 Cooler Fan na frente do gabinete, 2 em cima e 1 atras, além é claro do cooler box do processador.
Vou precisar de alguma adaptação pra ligar tudo isso ou da pra alimentar tudo pela placa-mãe e Fonte?

Caso tenha alguma importância nisso, minha fonte é uma Corsair CX650

OBS: A versão dos coolers eu só achei individual para comprar, ou seja, não tenho o controlador da cooler master, até porque vi que não precisava quando a placa-mãe dava suporte e tem programa pra controlar os leds.

Postado

O Cooler é ligado no próprio 4-pin PWM da Motherboard então ocupa seu próprio slot de fan porém creio que a B450M só tenha 3 conectores PWM para fans externos e não 6.

Postado
7 horas atrás, xTeti disse:

O Cooler é ligado no próprio 4-pin PWM da Motherboard então ocupa seu próprio slot de fan porém creio que a B450M só tenha 3 conectores PWM para fans externos e não 6.

Entendi, então o que eu posso fazer para ligar os 6 fans?

Postado
2 horas atrás, gabriel.almeida disse:

Entendi, então o que eu posso fazer para ligar os 6 fans?

Você vai precisar de adaptadores splitter, geralmente com esses adaptadores você consegue ligar 2 fans na mesma saída, lembrando que se conectar 3 ou mais na mesmo saída pode dar problema por falta de energia mas até duas por header é ok.

Um exemplo seria ---> Imagem, vale lembrar que esse é para conectar nas saídas da motherboard mas tb tem os molex que conectam na fonte, então fica ligado na diferença.

Então você teria que possuir 3 adaptadores conectando duas fans em cada e conseguindo ligar as 6.

Postado
25 minutos atrás, xTeti disse:

Você vai precisar de adaptadores splitter, geralmente com esses adaptadores você consegue ligar 2 fans na mesma saída, lembrando que se conectar 3 ou mais na mesmo saída pode dar problema por falta de energia mas até duas por header é ok.

Um exemplo seria ---> Imagem, vale lembrar que esse é para conectar nas saídas da motherboard mas tb tem os molex que conectam na fonte, então fica ligado na diferença.

Então você teria que possuir 3 adaptadores conectando duas fans em cada e conseguindo ligar as 6.

Entendi, eu estava pedindo esses daqui que me recomendaram: Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM 

Pelo que vi em um video, o cara lá acho que ligou 3 ou 4 fans nesse hub, mas não sabia disso que não pode ligar 3 fans no mesmo conector PWM, eu já estava quase comprando dois desse Deepcool FH-04, e colocando 3 fans em cada, e conectar cada um em uma entrada PWM da Steel Legend.

Se eu fizer isso pode queimar os fans ou a placa-mãe?

Postado
28 minutos atrás, gabriel.almeida disse:

Entendi, eu estava pedindo esses daqui que me recomendaram: Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM 

Pelo que vi em um video, o cara lá acho que ligou 3 ou 4 fans nesse hub, mas não sabia disso que não pode ligar 3 fans no mesmo conector PWM, eu já estava quase comprando dois desse Deepcool FH-04, e colocando 3 fans em cada, e conectar cada um em uma entrada PWM da Steel Legend.

Se eu fizer isso pode queimar os fans ou a placa-mãe?

Poder ligar pode, só não é recomendado por que a header PWM pode não dar energia (os ampere) suficiente para alimentar 3 fans, não vai queimar porém as fans podem não rodar na velocidade advertida no produto mas que cumpre a função de splitar cumpre, recomendo três splits com 2 fans em cada para garantir que a motherboard consiga dar supply de energia nas fans de boa e em segurança.

Postado
41 minutos atrás, xTeti disse:

Poder ligar pode, só não é recomendado por que a header PWM pode não dar energia (os ampere) suficiente para alimentar 3 fans, não vai queimar porém as fans podem não rodar na velocidade advertida no produto mas que cumpre a função de splitar cumpre, recomendo três splits com 2 fans em cada para garantir que a motherboard consiga dar supply de energia nas fans de boa e em segurança.

Entendi, muito obrigado pela ajuda.

Então terei usar 3 splints, acho que esse Deepcool FH-04 ficará inviavel pelo tamanho dele, pois 3 dele no gabinete ocupará muito espaço, uso o gabinete Gadit X.

Então esse aqui fará a mesma função do hub da deepcool, só que em formato mais maleável né?: Cabo Multi-fan P/ 3 Cooler Fan 4 Pinos Splitter Pwm

Postado
4 horas atrás, gabriel.almeida disse:

Entendi, muito obrigado pela ajuda.

Então terei usar 3 splints, acho que esse Deepcool FH-04 ficará inviavel pelo tamanho dele, pois 3 dele no gabinete ocupará muito espaço, uso o gabinete Gadit X.

Então esse aqui fará a mesma função do hub da deepcool, só que em formato mais maleável né?: Cabo Multi-fan P/ 3 Cooler Fan 4 Pinos Splitter Pwm

Exatamente, os 2 cumpre a mesma função que você busca e segundo te permite um cable management mais eficaz e limpo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!