Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou tentando expandir o pool de ip's para mais de 256 por DHCP mas estou me deparando com a seguinte mensagem do equipamento (imagem abaixo). Gostaria de confirmar se é normal, se o DHCP tem essa limitação ou não. O equipamento que estou utilizando é um Tp-link TL-R470T+.

DHCP.png

Postado

49 minutos atrás, Jéfferson Mauricio disse:

Olá! Estou tentando expandir o pool de ip's para mais de 256 por DHCP mas estou me deparando com a seguinte mensagem do equipamento (imagem abaixo). Gostaria de confirmar se é normal, se o DHCP tem essa limitação ou não. O equipamento que estou utilizando é um Tp-link TL-R470T+.

Apenas complementando a explicação do colega @WOZ Dods , não adianta expandir a quantidade de IP's disponibilizados pelo DHPC já que seu equipamento não vai suportar mais que 20 usuários simultâneos.

Postado

@WOZ Dods no caso uma routerboard

@Jéfferson Mauricio foi configurada uma routerboard à pedido do meu chefe no trabalho, e pra isso você para usar o mesmo ip necessitaria utilizar a mascara da rede, de 255.255.255.0 iria usar também 255.255.254.0

ambos com o mesmo endereço de ip funcionaria tranquilamente 500 hosts

como eu só configurei através de muita pesquisa não vou saber explicar com exatidão pois não é minha área de redes também

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Ainda tem isso. Meu router antigo suportava até 16 simultâneos no wifi. Não entendo muito de rede, mas acredito que para gerenciar mais que isso teria que ser um aparelho bem mais robusto ou switch.

@WOZ Dods

Esses rotadores domésticos são bem fracos no gerenciamento de rede, o meu Huawei abre as pernas com 15 dispositivos simultâneos, neste caso seria necessário um roteador ou Acess Point de alta capacidade como os da Ubiquiti por exemplo.

18 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Jéfferson Mauricio foi configurada uma routerboard à pedido do meu chefe no trabalho, e pra isso você para usar o mesmo ip necessitaria utilizar a mascara da rede, de 255.255.255.0 iria usar também 255.255.254.0

ambos com o mesmo endereço de ip funcionaria tranquilamente 500 hosts

como eu só configurei através de muita pesquisa não vou saber explicar com exatidão pois não é minha área de redes também

@Adriel SG

A explicação é simples.

A mascara padrão classe "C" é 255.255.255.0 que comporta 254 hosts úteis, usando a mascara 255.255.254.0 há um empréstimo de 1 bit da máscara que no padrão estaria destinada a redes, e passa a ser destinada a host, aumentando assim a quantidade de endereços ips válidos.

Você pode inclusive usar um IP classe A (como 192.168.0.xx) com uma mascara classe B por exemplo (255.255.0.0) assim ao invés dos 256 IP's disponíveis na classe A, você terá 65534 usando a mascara de classe "B"

• Curtir 2
Postado

@NIGHT FALL o 192.168.0.x não seria ip do tipo classe C?

na verdade eu conversei com um rapaz enquanto eu configurava com a routerboard e ele meio que explicou que esse conceito de classes de IP já são antiquadas e era usado muito só antigamente e hoje em dia não se fala muito disso

Postado
13 minutos atrás, Adriel SG disse:

@NIGHT FALL o 192.168.0.x não seria ip do tipo classe C?

na verdade eu conversei com um rapaz enquanto eu configurava com a routerboard e ele meio que explicou que esse conceito de classes de IP já são antiquadas e era usado muito só antigamente e hoje em dia não se fala muito disso

@Adriel SG

Isso mesmo, classe C, obrigado pela correção, texto editado.

Sim, o conceito é ultrapassado porque as classes definiam um padrão inflexível e não se encaixavam em todas as realidades, o que é usado atualmente é o prefixo (192.168.0.10/24) neste caso o prefixo /24 é correspondente a mascara, e cada prefixo define a quantidade de hosts disponíveis, porém explicar o conceito de mascará é mais fácil que explicar o conceito de prefixo pois o protocolo IPV4 ainda é configurado utilizando como base o conceito de mascara, e claro pra entender o conceito de prefixo é preciso entendimento de binário.

Postado

@NIGHT FALL Então, eu configurei a routerboard com base no prefixo 192.168.0.X/24 no caso /23 pra ele abranger mais hosts, mais ou menos assim consegui ter uma noção de como fazer funcionar

além que eu tinha a necessidade de configurar um balance ja que aqui na empresa existem 3 (no momento 2 mas irá adicionar mais um em breve) links, então surgiu a necessidade de ajustar tudo certinho pras máquinas da empresa

mas de entender, eu não entendo muito, só sei explicar por cima de acordo com o quê consegui configurar pra se tornar funcional, desativar acessos externos desnecessários ftp, http etc e só

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Adriel SG disse:

@NIGHT FALL Então, eu configurei a routerboard com base no prefixo 192.168.0.X/24 no caso /23 pra ele abranger mais hosts, mais ou menos assim consegui ter uma noção de como fazer funcionar

Isso, a lógica é essa, quanto menor o prefixo, mais hosts estarão disponíveis e vice versa.

• Curtir 1
Postado

@MARLON LACERDA Então, a RB que eu tive que configurar creio não ser doméstica, é da Mikrotik e tem diversas portas

eu usei vídeos do Wissam Quemel pra configurar, mas o que pesava é que eu utilizei 3 links (simulados pois ainda não tem o terceiro link) da rede, e ele só ensina com uns 2, e de 3 modos diferentes, enquanto eu só usei dhcp mesmo e ele mostrava com cgnat, dhcp e o modo padrão que eu não lembro exatamente

Postado

@WOZ Dods Era isso que eu queria saber, muito obrigado. Eu lembro de ter visto isso no meu curso há um tempão, mas não tinha certeza. Só queria confirmar.

@NIGHT FALL Cara, pior que aguenta tranquilo kkk. Tenho mais de 100 clientes simultâneos em dias cheios. A média é sempre 60/70 clientes. Sempre funcionou bem e o uso de CPU do Load Balance que citei nunca passava de 20%

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!