Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Debian descomplicado: da formatação à produtividade!


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá!

 

Você está procurando uma alternativa de sistema operacional para substituir o Windows ou o MacOS? Veio ao lugar certo! Debian é uma distribuição GNU/Linux (vulgarmente conhecidas como "Linux"), sendo o sistema de base utilizado para criar algumas das distribuições (ou distros) mais famosas, como o Ubuntu. Debian se destaca, principalmente, nos critérios de estabilidade, segurança e leveza. É uma das distros mais antigas, estando em operação desde 1993, e é gerenciada por uma gigantesca comunidade de voluntários ao redor do mundo, com o apoio de diversas empresas.

 

1 INTRODUÇÃO

 

1.1 Você deve usar o Debian?

 

Primeiramente, é preciso destacar que o Debian tende a não ser recomendado para iniciantes em GNU/Linux, sendo favorecida, nesses casos, a utilização de sistemas como Linux Mint e Pop!_OS, derivados do Ubuntu, ou o próprio Ubuntu, derivado do Debian, uma vez que são muito amigáveis. É importante pontuar, porém, que a utilização diária do Debian não é difícil, sendo a sua complexidade atribuída principalmente ao download, à instalação e às configurações iniciais. Seguindo um guia passo a passo como este, tal processo pode ser bem simplificado. Esse guia utiliza linguagem simples e foi criado para iniciantes.

 

Então para quem é o Debian? Eu o recomendaria principalmente para pessoas que buscam uma alternativa ao Windows 10 e, ao mesmo tempo, estão dispostas a conhecer um mundo novo, aprendendo alguns conceitos sobre GNU/Linux. Isso abrange tanto usuários comuns que procuram um sistema mais estável, leve, customizável e seguro quanto entusiastas de computação, desde que estejam com a mente aberta. Se você procura um sistema "plug and play", talvez o Debian não seja para você. Neste caso, dê uma olhada nos outros sistemas que mencionei. O Debian vai demandar uso do temido "Terminal" (que não é tão temido assim depois que você entende o básico).

 

1.2 Quais são as limitações? Posso instalar todos os programas de Windows nele?

 

Agora vamos ao segundo ponto: Debian (ou qualquer outro sistema GNU/Linux) roda todos os aplicativos do Windows? Não. Mas a resposta é muito mais longa. Aplicativos proprietários comuns, como Discord, Steam e Spotify, são fáceis de encontrar e estão disponíveis nativamente, sendo utilizados exatamente da mesma forma que seriam utilizados no Windows. Até mesmo programas da Microsoft, como Microsoft Teams e Skype, estão disponíveis dessa forma. Com relação a navegadores, opções não faltam: Chrome, Chromium, Firefox, Microsoft Edge, Opera... A lista é muito extensa. Aplicativos de código aberto populares no Windows, como o OBS Studio, o reprodutor de mídias VLC e o editor de imagens GIMP, também estão disponíveis nativamente.

 

E quanto a outros programas, mais específicos? Bem... Você não encontrará versões de programas como AutoCAD, Adobe Photoshop ou mesmo Microsoft Office para GNU/Linux... O que não quer dizer que não existam alternativas! Primeiramente, você pode tentar migrar para outros programas que tenham funções parecidas. O AutoCAD, por exemplo, pode talvez ser substituído pelo LibreCAD ou pelo FreeCAD. O Microsoft Office pode ser trocado por uma das trocentas opções similares disponíveis, como LibreOffice, OpenOffice ou WPS Office. O GIMP e o Krita, por sua vez, talvez sejam capazes de substituir o Photoshop, a depender de sua atividade.

 

"Mas eu tenho um software de Windows e preciso muito rodar ele!". Certo, não se desespere! Já ouviu falar do WINE ("Wine Is Not an Emulator")? Sistemas GNU/Linux evoluíram absurdamente nos últimos anos! WINE é uma camada de compatibilidade que permite executar programas de Windows no GNU/Linux como se fossem nativos, com pouco impacto no desempenho. Há inclusive aplicativos simplificados que permitem instalar facilmente os executáveis .exe e .msi, como o PlayOnLinux. Contudo, nem tudo são flores... Enquanto você consegue instalar o Microsoft Office 2013 x86, por exemplo, e usá-lo normalmente, programas da Adobe e outros podem não funcionar.

 

"Mas eu quero é jogar!". Sistemas GNU/Linux já foram péssimas alternativas para esse fim, mas atualmente se tornaram MUITO competentes. Eu mesmo sou jogador assíduo e o Debian é o único sistema operacional que uso para jogar. O programa nativo da Steam vem com uma implementação do WINE conhecida como Proton. Você pode rodar quase todos os jogos de Windows da sua biblioteca, bastando abrir as configurações da Steam e ativar o Steam Play (Proton) para todos os títulos. Aí basta fazer o download e clicar em jogar, exatamente como faria no Windows, e ter experiência bem semelhante.

 

"Mas, peraí, você disse quase todos?". Sim. Embora o suporte seja cada vez melhor, alguns jogos dependerão de ajustes e outros não funcionarão (o que geralmente está associado à presença de um anti-cheat que opera a nível de kernel no Windows). Você pode consultar o status de qualquer jogo da Steam usando este site: https://www.protondb.com/. Jogos Gold, Platinum ou nativos geralmente funcionam sem qualquer ajuste. Jogos Silver funcionam, mas podem depender de ajustes ou apresentar limitações. Jogos Bronze ou Borked provavelmente não funcionarão (embora nada impeça que venham a funcionar em atualizações futuras).

 

"Mas eu também tenho jogos na Epic, na uPlay, na Origin, na Blizzard.net, na GOG...". Não se preocupe! Você pode instalar o aplicativo Lutris e, dentro dele, com um clique, pode fazer o download dessas lojas, bem como utilizá-las para fazer o download de seus jogos. As mesmas limitações que expliquei anteriormente se aplicam. Mas sabe qual é a melhor parte? O Lutris é um paraíso para quem gosta de emular consoles de videogame, tendo dezenas de programas de emulação que você pode instalar e usar com apenas um clique.

 

2 INSTALAÇÃO

 

2.1 Você me convenceu! Onde faço o download?

 

Debian é lançado em três edições:

 

  • Estável: é a mais conservadora. O sistema e os programas são atualizados mais lentamente, apenas após passarem por rigoroso período de testes para garantir que não existam bugs. É sólida como uma rocha e quase indestrutível, mas tende a possuir software consideravelmente desatualizado em seus repositórios.
  • Testes: é um "meio-termo". Pacotes atualizados recentemente, com menor avaliação por meio de testes, são testados aqui antes de chegarem à versão estável.
  • Instável: é "rolling release", ou seja, atualiza ao longo do tempo, sem ter novas versões fixas, e recebe sempre o software mais atualizado. Embora também seja sólida (o Debian é um sistema estável por essência), é mais propensa a bugs e quebras.

 

As três versões são viáveis. Pessoalmente, prefiro usar a versão de testes, uma vez que evito problemas e, ao mesmo tempo, fico com software bem atualizado. Apesar do nome, o sistema é bem estável e é totalmente viável usá-lo no dia a dia. Quando uma nova versão estável acaba de ser lançada (a atual versão de testes torna-se estável), passa a ser também interessante, uma vez que o software está "saindo do forno" e irá levar algum tempo para que comece a ficar defasado diante da nova versão de testes. Mas, de qualquer forma, você pode se manter sempre na versão de testes e será muito bem atendido.

 

Agora precisamos acessar o confuso site do Debian para fazer o download da versão Testing (atualmente 11). O Debian está disponível para uma quantidade absurda de arquiteturas, incluindo ARM. Os computadores com processadores de 64 bits, mais comuns, utilizam a arquitetura x86_64, também conhecida como amd64. Esta versão pode ser baixada clicando aqui: https://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/amd64/iso-cd/debian-testing-amd64-netinst.iso. Esta é uma imagem "netinst", o que significa que é bem pequena e irá baixar o restante do conteúdo quando o instalador se conectar à Internet. Há também imagens mais completas, já prontas, disponíveis.

 

EDIT: as edições oficiais do Debian não contêm pacotes proprietários. Existe uma versão não oficial - e por isso não tratada aqui - que contêm esses pacotes. Essa versão pode facilitar a instalação caso você tenha algum hardware incompatível.

 

2.2 E agora? O que faço com isso? Como criar um pendrive de boot?

 

Agora vamos criar um pendrive de boot. Um software bem simples para isso é o Balena Etcher, que pode ser baixado aqui: https://www.balena.io/etcher/. Há versões para GNU/Linux, MacOS e Windows. Separe um pendrive vazio de pelo menos 1GB (não use um pendrive com arquivos, eles serão apagados!) e selecione a .iso do Debian que você acabou de baixar. Clique em "Flash!" e aguarde.

 

2.3 Como inicio a formatação em meu computador?

 

Primeiramente você precisará acessar a BIOS. Isso pode ser feito, na maioria dos computadores, apertando repetidamente as teclas "Delete", "F2" ou "Esc" logo após ligar. Em caso de dúvidas, leia o manual de seu equipamento. Você precisa procurar pela opção de "boot order" e então deve colocar o pendrive em primeiro lugar. Não esqueça de salvar as alterações ao sair. Se você fez tudo certo, basta aguardar até aparecer o menu do instalador do Debian. Caso não funcione, pode ser necessário desativar a opção de "Secure Boot" e tentar novamente.

 

2.4 Instalando o Debian

 

A instalação começa com esta tela:

 

image.png

Figura 1: Menu inicial do instalador do Debian

 

Selecione "Advanced options" e, depois, "Expert graphical install". Iremos executar a instalação em modo "expert" porque permite maior customização, o que deixará o sistema mais fácil de usar posteriormente. Não será difícil, fique tranquilo! Logo você verá esta tela:

 

image.png

Figura 2: Tela do "expert graphical mode" do instalador do Debian

 

Passo a passo:

  1. Para começar, iremos escolher a linguagem ("choose language"). A opção já está marcada, então aperte enter. Na página que irá se abrir, role para baixo e escolha o "Português do Brasil". Em seguida, ele irá perguntar o país, e você deve escolher "Brasil". Depois ele irá perguntar qual é o locale padrão, deixe na opção "Brasil - pt_BR.UTF-8". Ao clicar em continuar, ele irá perguntar se você deseja instalar locales adicionais. Recomendo instalar o locale padrão para o Inglês. Vá rolando para baixo até encontrar a opção "en_US.UTF-8" e marque-a. Em seguida, ele irá perguntar, entre os dois locales, qual é o padrão. Deixe marcada a opção "pt_BR.UTF-8".
  2. Agora ele voltou para o menu principal. Selecione a opção "Configure o teclado" e então clique em continuar. Em seguida, escolha o "Português Brasileiro".
  3. Voltamos novamente para o menu principal. Selecione "Detectar e montar mídia de instalação". Ele irá buscar a mídia e seu pendrive aparecerá na lista. Basta deixar marcado e clicar em continuar. Ele irá verificar a mídia, basta continuar outra vez.
  4. Voltamos ao menu. Selecione agora "Carregar componentes a partir da mídia de instalação". Ele irá perguntar se você deseja carregar algum componente adicional. Pode ignorar essa parte e clicar em continuar (é interessante ler as opções apenas para conhecer). Agora basta aguardar.
  5. Voltamos ao menu e você irá reparar que novas opções surgiram. Selecione "Detectar hardware de rede" e continue. Debian busca e instala automaticamente drivers open source, e há uma pequena chance de seu hardware não ser reconhecido. Caso apareça alguma mensagem de erro, aborte a instalação e crie um tópico aqui no Fórum para ser ajudado.
  6. Voltamos ao menu outra vez. Selecione "Configurar a rede" e continue. Ele irá perguntar se você quer configurar a rede automaticamente, selecione "Sim" e continue. Ele irá pedir um tempo de espera para as tentativas, apenas deixe como está e clique em continuar. Aguarde. Se sua rede for wi-fi, você deverá selecioná-la na lista de redes disponíveis e, então, fornecer a senha de acesso. Em seguida, ele irá pedir um nome para o computador e você pode escolher um de sua preferência (seja criativo!). O computador aparecerá com esse nome na rede. Em seguida, ele irá perguntar sobre o domínio. Pode ignorar e clicar em continuar.
  7. Voltamos ao menu! Selecione agora "Configurar usuários e senhas". Irão aparecer duas opções. A primeira, "Habilitar senhas sombra (shadow)", serve para deixar sua senha oculta, aparecendo apenas pontos ao digitar. Por segurança, sugiro escolher "Sim". Na segunda, "Permitir login como root", escolha "Não", pois assim poderemos criar um usuário à parte para usar o comando "sudo" no terminal.
  8. Agora ele pedirá o nome completo do usuário. Esse é o nome que aparecerá na tela de login. Digite o nome que quiser e clique em continuar. Ele irá pedir um nome de usuário, que pode ser basicamente o nome completo com letras minúsculas. Sugiro deixar assim e continuar. Agora você deve escolher uma senha e continuar. Essa senha é obrigatória para poder acessar como "root". Caso você queira iniciar o computador sem digitar uma senha, essa configuração é feita após a instalação.
  9. Voltamos ao menu. Selecione "Configurar o relógio". Ele irá perguntar se você deseja ajustar usando NTP, deixe marcado no "Sim" e continue. Ele irá pedir um servidor NTP, deixe o padrão e continue. Ele irá buscar o horário automaticamente na rede, basta aguardar. Em seguida, ele perguntará em qual Estado você está. Basta selecionar e continuar.
  10. Mais uma vez, estamos no menu. Quase lá! Selecione "Detectar discos" e aguarde.
  11. Voltamos ao menu. Selecione "Particionar discos". Por motivos de simplificação, utilizaremos a opção "Assistido - usar o disco inteiro". Dessa forma, um dos discos do seu computador será apagado e utilizado pelo Debian, que fará todo o particionamento automaticamente. Ou seja, não iremos tratar de dual boot aqui (fica para outro tutorial!). O instalador irá listar os discos rígidos encontrados e você deve selecionar onde irá instalar o sistema. Em seguida, ele irá perguntar se você deseja separar as partições. Para simplificar, selecione "Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes)" e continue. Ele irá listar todas as alterações a serem efetuadas, selecione "Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco" e continue. Ele irá pedir outra confirmação, marque "Sim" e continue. Nesse ponto, é importante ressaltar que o disco será formatado, ou seja, todos os arquivos nele serão excluídos para dar lugar ao Debian!
  12. Falta pouco! Selecione "Instalar o sistema básico" e continue. Pode demorar um pouco, basta esperar. Ao concluir a instalação inicial, ele perguntará qual kernel você deseja usar. Instalar o Debian é como montar um kart de garagem: você escolhe tudo. Deixe o "Linux-image-amd64" marcado e continue. Por fim, ele irá perguntar sobre os drivers a serem incluídos no initrd. Caso você selecione "genérico: inclui todos os drivers disponíveis", ele irá ocupar maior espaço em disco, mas permitirá que você remova o disco desse computador e consiga iniciá-lo em qualquer outro. Caso escolha "direcionado: só inclui drivers necessários para este sistema", há uma pequena chance de isso não dar certo. Eu prefiro deixar no "direcionado". Escolha e continue. Ele irá terminar a instalação.
  13. Voltamos ao menu. Selecione "Configurar o gerenciador de pacotes". Ele irá perguntar se você deseja buscar mídias de instalação adicionais, escolha "Não" e continue. Na sequência, ele irá perguntar se você quer usar um espelho de rede. Escolha "Sim" e continue. Irá pedir o protocolo, deixe no http e continue. Irá pedir o país, escolha Brasil. Irá pedir o espelho, deixe no padrão e continue. Irá pedir informação sobre proxy http, basta ignorar e continuar outra vez. Em seguida, ele irá perguntar se você deseja utilizar software proprietário (não livre). Marque "Sim" e continue. Depois ele irá perguntar se você deseja habilitar repositórios fonte, algo que não considero relevante para o usuário comum. Escolha "Não" e continue. Na próxima janela, ele irá perguntar sobre serviços a serem usados. Deixe selecionada apenas a primeira opção ("Atualizações de segurança de security.debian.org") e continue.
  14. Voltamos ao menu outra vez! Escolha "Selecionar e instalar software". Ele irá perguntar se você deseja atualizações de segurança automáticas para os programas. Selecione "Instalar atualizações de segurança automaticamente" e continue. Aguarde. Em seguida, ele irá perguntar se você deseja participar do concurso de utilização de pacotes, recomendo que leia com atenção (como as informações são anônimas e gosto de contribuir, prefiro selecionar "Sim"). Agora você poderá escolher qual interface seu sistema operacional irá usar. Você pode inclusive instalar mais de uma, escolhendo qual usar durante o login. Pesquise sobre cada uma na Internet para decidir qual te agrada mais (o maior fator de escolha nessa parte é o gosto pessoal). GNOME é a interface mais popular e a que irei abordar neste tutorial. Caso queira usar GNOME, deixe as opções "ambiente de área de trabalho no Debian", "GNOME" e "utilitários de sistema padrão" marcadas. Caso queira usar outra, basta marcar (e desmarcar ou não o GNOME, se você quiser ter uma segunda opção ou não). Continue e ele irá instalar todo o software e os drivers automaticamente.
  15. Adivinhe? Exatamente, voltamos ao menu! Agora selecione "Instalar o carregador de inicialização GRUB" e continue. Ele irá afirmar que outros sistemas não foram detectados e irá sugerir que você instale o carregador no seu disco primário. Selecione "Sim" e continue. Em seguida ele pedirá para apontar o disco e você deve selecionar a opção referente a onde o sistema foi instalado. Na próxima janela, ele perguntará se você deseja forçar a instalação do GRUB para o caminho de mídia removível EFI. Como problemas são raros, selecione "Não" e continue. EDIT: em placas-mãe low-end, pode ocorrer do firmware perder as variáveis de boot, o que impediria o sistema de iniciar. Por isso, é recomendável responder "Sim" para forçar a instalação extra no caminho de mídia removível EFI.
  16. Voltamos ao menu uma última vez. Selecione "Finalizar a instalação" e continue. Ele perguntará se o relógio do sistema está configurado para UTC, escolha "Sim" e continue. Irá aparecer a mensagem de instalação completa, basta continuar. O computador irá reiniciar, e você já pode retirar seu pendrive. Use sua senha, definida anteriormente, para acessar o sistema na tela de login.

 

3 CONFIGURAÇÕES DE PÓS-INSTALAÇÃO

 

Agora você já está vendo a área de trabalho do GNOME. Primeiro, experimente se habituar ao sistema. Mais adiante darei algumas dicas sobre customização para deixá-lo mais parecido com o Windows ou o MacOS. O GNOME não usa uma barra de tarefas estática por padrão e, portanto, é necessário pressionar a tecla "Super" (a famosa "tecla do Windows") ou clicar em "Atividades" para vê-la.

 

3.1 Pacotes básicos

 

O Debian é uma distro mais conservadora em termos da filosofia do software livre. Portanto, é necessário instalar complementos proprietários à parte para ter uma usabilidade mais agradável e sem surpresas. Abra o aplicativo "Terminal". Vamos executar alguns comandos. Utilizaremos a estrutura "sudo", para invocar privilégios de administrador, seguidos da definição da tarefa. A cada execução do comando "sudo", a senha de administrador é solicitada. Primeiramente, é interessante adicionar o suporte a pacotes de 32 bits no seu sistema de 64 bits. Isso é necessário para executar programas como a Steam:

 

sudo  dpkg --add-architecture i386

 

Agora vamos atualizar a lista de pacotes, o sistema e os programas (os comandos poderiam ser executados de apenas uma vez, mas deixarei separado para não confundir. Faça um após o outro, em sequência):

 

sudo apt update
sudo apt upgrade

 

Há uma forma fácil de instalar os drivers - proprietários ou não - necessários para o seu sistema. Pode ser que você não precise de todos, mas não há mal em instalá-los (afinal, o único contra será um minúsculo consumo extra de espaço). Para instalar tudo - já que este é um tutorial voltado a iniciantes - digite:

 

sudo apt install firmware-linux

 

Em seguida, é interessante adicionar o suporte a Flatpak - um modelo de encapsulamento de aplicativos - para instalar programas proprietários de forma fácil. Você pode pesquisar a lista de programas neste site: https://flathub.org/home. Será necessário instalar o suporte ao Flatpak, um complemento para que os aplicativos apareçam na loja e o endereço do repositório Flathub:

 

sudo apt install flatpak
sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

 

Atualize novamente o sistema utilizando:

 

sudo apt update && sudo apt upgrade

 

Em seguida, recomendo adicionar alguns pacotes básicos importantes para a utilização do sistema (nota: ao dar espaço entre o nome de um pacote e outro, ele irá instalar todos):

 

sudo apt install libavcodec-extra unrar gstreamer1.0-libav gstreamer1.0-plugins-ugly gstreamer1.0-vaapi

 

Recomendo também instalar o pacote de fontes da Microsoft. Execute o comando abaixo. No meio do caminho, ele irá pedir para aceitar os termos de uso, navegue usando "tab" e selecione "sim":

 

sudo apt install ttf-mscorefonts-installer 

 

Caso seu equipamento seja um tablet, netbook ou notebook, instalar o TLP pode ajudar a reduzir o aquecimento e ampliar a duração da bateria:

 

sudo apt install tlp tlp-rdw
sudo tlp start

 

Caso você utilize gráfico integrado da Intel ou da AMD, ou placa de vídeo dedicada AMD, os drivers open source - melhores que os proprietários - já foram automaticamente instalados. Caso você use uma placa da NVIDIA, será necessário instalar o driver proprietário, bem como algumas bibliotecas, manualmente. Isso é válido também para notebooks híbridos que tenham placa dedicada da NVIDIA:

 

sudo apt install nvidia-driver firmware-misc-nonfree nvidia-driver-libs:i386

 

Nota: caso sua placa de vídeo NVIDIA seja muito antiga (arquitetura Fermi ou anterior), pode ser necessário buscar uma versão mais antiga do driver. Crie um tópico neste setor e solicite ajuda. Não instale os pacotes acima, pois há o risco de quebrar o sistema.

 

Para instalar o suporte a impressoras, caso você vá usar:

 

sudo apt install cups

 

Para instalar o Java (JRE, para usuários comuns, ou JDK, mais completo, para desenvolvedores - escolha apenas um):

 

sudo apt install default-jre
sudo apt install default-jdk

 

Atualize manualmente outra vez:

 

sudo apt update && sudo apt upgrade

 

Reinicie o computador.

 

3.2 Usando a loja de aplicativos

 

Vá até a loja de aplicativos ("Programas") e explore! Você encontrará muita coisa ali. Basta clicar em "instalar" e pronto. Sem trabalho, sem preocupação, sem ter que baixar executáveis em sites quaisquer. Para o caso de aplicativos Flatpak, pode ser necessário reiniciar a sessão para que o ícone apareça após a instalação. É importante destacar que há uma aba de "Atualizações", onde aparecerão atualizações do sistema e programas quando estiverem disponíveis:

 

image.png

Figura 3: Interface da loja de aplicativos do GNOME (Debian)

 

Para configurar o sistema de atualizações, abra o programa "Software & Updates" (já vem instalado). Na aba "Atualizações", você pode configurar a frequência que deseja para a busca de atualizações (recomendo deixar em "semanalmente").

 

O GNOME que instalamos no Debian vem com alguns joguinhos instalados por padrão. Você pode removê-los na aba "Instalados".

 

"E qual antivírus eu devo baixar?" Nenhum! Sério, você não precisa usar isso no Debian para o seu uso cotidiano. A explicação detalhada pode ser vista neste link.

 

EDIT: o suporte a pacotes Snap também pode ser ativado. Esse assunto não foi tratado aqui porque prefiro pacotes Flatpak e creio não ser necessário ativar ambos ao mesmo tempo, o que evita duplicidade.

 

4 CUSTOMIZAÇÃO

 

4.1 Extensões do GNOME

 

Talvez você não tenha gostado do visual padrão do GNOME... Sabe o que é bacana? O tanto que ele é customizável. Que tal deixar do "seu jeito"? Existem centenas de extensões disponíveis. Primeiramente, vá até a loja de aplicativos e instale o programa "Extensões". Agora abra o Terminal e instale o seguinte pacote (apesar do nome, é válido também para outros navegadores além do Chrome):

 

sudo apt install chrome-gnome-shell

 

Agora acesse o site https://extensions.gnome.org/. Será necessário instalar uma extensão no navegador. O site irá sugerir automaticamente, na parte superior da página. Instale, feche seu navegador e abra novamente. Agora você pode explorar todas as customizações disponíveis! Recomendo dar uma olhada nas seguintes:

 

  • Dash to Dock = Lhe permite configurar livremente o Dock (ou Dash, se preferir deixá-lo como tal). É indicado para deixar o sistema mais semelhante ao MacOS.
  • Dash to Panel = Lhe permite juntar a barra superior e a Dock em apenas uma barra inferior, como no Windows.
  • AppIndicator and KStatusNotifierItem Support = Acrescenta suporte às notificações de aplicativos na barra do sistema.

  • Vitals = Lhe permite acrescentar uma área, na barra do sistema, onde podem ser exibidas informações sobre o uso e a temperatura dos componentes do computador.

 

Você não pode usar as extensões "Dash to Dock" e "Dash to Panel" ao mesmo tempo, mas pode manter ambas instaladas para mudar entre uma e outra como bem entender. As extensões (e muitos outros aspectos do sistema) podem ser configuradas através do aplicativo "Ajustes do GNOME", que você baixou anteriormente.

 

4.2 Visual do GNOME

 

"Ah, mas quero mudar o visual das janelas, dos ícones e até do ponteiro do mouse!". Sem problemas, há suporte total para isso! Você pode utilizar o site GNOME Look (https://www.gnome-look.org/browse/cat/) para encontrar milhares de opções. Para instalar um tema de janelas, vá até a sua pasta Home e aperte Ctrl + H para ver arquivos ocultos (começam com "."). Crie uma pasta ".themes" e jogue o conteúdo do tema baixado e extraído lá dentro. Para instalar um tema de ícones ou de cursores do mouse, crie uma pasta ".icons" e jogue o conteúdo lá dentro. Aperte Ctrl + H para ocultar as pastas novamente. Depois vá até o aplicativo "Ajustes do GNOME" para escolher, na lista, os itens que você acabou de copiar. A título de exemplo, deixo algumas capturas de tela do Debian instalado e customizado em meu notebook:

 

image.png

Figura 4: Debian customizado

 

image.png

Figura 5: Debian customizado

 

image.png

Figura 6: Debian customizado

 

Estou usando todas as extensões acima, com o Dash to Dock ativo. O tema de janelas é o Mojave-dark (https://www.gnome-look.org/p/1252328/), o tema de ícones é o We10X-blue-dark (https://www.gnome-look.org/p/1366371/) e o tema de cursores é o Future-cyan-cursors (https://www.gnome-look.org/p/1465392/).

 

5 NOTAS ADICIONAIS

 

Vale a pena comentar sobre o aplicativo KDE Connect. Você pode baixá-lo na loja de aplicativos do Debian, assim como na Play Store de seu smartphone Android. Ao emparelhar os dispositivos por wi-fi, poderá controlar seu computador à distância utilizando o smartphone, bem como poderá receber notificações de seu celular direto na tela do computador. A transferência de arquivos é também muito fácil.

 

Outro recurso interessante está nas opções de "contas online" do GNOME: ao sincronizar uma conta do Google Drive, One Drive ou outra nuvem nas configurações do sistema, o acesso aparecerá no explorador de arquivos e você poderá manipular diretamente por ali!

 

E aí, o que achou do tutorial? Sugestões, elogios e críticas serão muito bem aceitos! Apenas tenha em mente que este material foi desenvolvido para inciantes.

 

Nota: este artigo foi publicado também no Diolinux Plus: https://plus.diolinux.com.br/t/debian-descomplicado-da-formatação-a-produtividade/35806

 

A reprodução deste material é terminantemente proibida sem que sejam dados os devidos créditos ao autor (KairanD).

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
  • Amei 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parabéns!

 

12 horas atrás, KairanD disse:

Adivinhe? Exatamente, voltamos ao menu! Agora selecione "Instalar o carregador de inicialização GRUB" e continue. Ele irá afirmar que outros sistemas não foram detectados e irá sugerir que você instale o carregador no seu disco primário. Selecione "Sim" e continue. Em seguida ele pedirá para apontar o disco e você deve selecionar a opção referente a onde o sistema foi instalado. Na próxima janela, ele perguntará se você deseja forçar a instalação do GRUB para o caminho de mídia removível EFI. Como problemas são raros, selecione "Não" e continue.

 

Se o Debian for o único sistema operacional da máquina, recomendo que responda "Sim" à pergunta "Forçar instalação extra no caminho de mídia removível EFI?". Pois, caso o firmware perca as variáveis de boot -- adicionadas pelo comando grub-install (que por sua vez chama o efibootmgr por baixo do capô) --, o sistema continuará inicializando sem soluçar.

 

Nas placas-mães low-end porcarias que inundam o mercado não é tão incomum isso acontecer.

 

Mesmo no caso de dual boot, se o GRUB do Debian for o bootloader principal (que chamará os demais sistemas, seja Windows ou o que for), também é recomendável responder "Sim" pelo mesmo motivo. O "Não" deve ser escolhido caso o Debian seja carregado por outro bootloader, de outro sistema. Daí esse sistema é que deve, para ter uma configuração robusta, ter seu GRUB (ou o que for...) "no caminho de mídia removível EFI".

 

Por coincidência estava catalogando há alguns dias as distribuições mais populares no que diz respeito a essa configuração para ajustar meu scriptzinho que uso para restaurar imagens (tem um comentário lá no fim sobre isso):

 

https://github.com/marcosfrm/fsarchiver_linux/blob/master/fsarchiver_linux.sh

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

@Marcos FRM Muito obrigado pela contribuição! Realizei a edição no passo nº 15, da seção 2.4, para adicionar essa observação. ;)

 

Adicionei também, na seção 3.1, a recomendação de instalação do pacote TLP para tablets, netbooks e notebooks.

 

@GenesisG7 Obrigado. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Parabéns, excelente artigo, deu até vontade de baixar o Debian. Em relação a instalação do Debian em computadores com placa de video AMD, ocorre algum tipo de incompatibilidade? Geralmente quando tento instalar alguma distro Linux em meu computador (que tem placa de video AMD), após a instalação e reinicialização do sistema ele fica em tela preta e não entra no sistema, como se houvesse algum problema de driver...

(Atualmente uso o Mint, e isso não ocorreu. Mas em outras distros, sim.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Notas de edição em 11/7/21:

  1. Adicionei consideração na seção 2.1 sobre a existência da versão não oficial com pacotes proprietários.
  2. Adicionei consideração na seção 3.2 sobre a possibilidade de ativar suporte a Snap.
Em 06/07/2021 às 14:21, Shanks. disse:

@KairanD Parabéns, excelente artigo, deu até vontade de baixar o Debian. Em relação a instalação do Debian em computadores com placa de video AMD, ocorre algum tipo de incompatibilidade?

Obrigado pelo comentário! :)

 

O Debian se diferencia de outras distros principalmente por ser mais conservador com relação à não utilização de pacotes proprietários. Você já buscou informações sobre a compatibilidade dos principais componentes do seu hardware? A princípio, não vejo problemas quanto à utilização do Debian com placas de vídeo AMD (até porque conheço pessoas que usam).

 

Você pode abrir um tópico separado para investigarmos isso. Me mencione lá. ;)

 

Em 08/07/2021 às 23:25, Akimoto238 disse:

Belo tópico, irei instalar Debian em um computador futuramente, seguindo seu tutorial. Valeu!

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 26/06/2021 às 07:47, KairanD disse:

Em seguida, recomendo adicionar alguns pacotes básicos importantes para a utilização do sistema (nota: ao dar espaço entre o nome de um pacote e outro, ele irá instalar todos):

 

sudo apt install winbind libavcodec-extra unrar gstreamer1.0-libav gstreamer1.0-plugins-ugly gstreamer1.0-vaapi

 

Por que winbind? Usuários domésticos nunca precisarão dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos FRM Imagino que alguns usuários, logo que migrarem, tentarão instalar programas de Windows utilizando front-ends do WINE, como o PlayOnLinux (foi uma das primeiras coisas que eu tentei fazer). O winbind é necessário, por exemplo, para instalar o Microsoft Office.

 

É algo que sempre instalo e por isso acabou aparecendo nessa lista. Mas talvez eu possa remover e apenas comentar sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, KairanD disse:

O winbind é necessário, por exemplo, para instalar o Microsoft Office.

 

Hmm, que pena; é um daemon inútil (para uso doméstico) consumindo recursos só por causa do MS Office. 😡 Talvez o Office precise apenas das bibliotecas do pacote ou dos binários de /usr/bin? Como o Debian habilita tudo que é serviço por padrão (não gosto dessa característica), talvez valha a pena testar "systemctl stop winbind.service" e ver se o Office continua funcionando. Se funcionar, melhor, daí pode ser desativado com "systemctl disable winbind.service"... um serviço a menos inicializado com a máquina.

 

Chutando... pois eu fujo do WINE como o diabo foge da cruz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos FRM Removi o winbind da lista no tutorial. Afinal, se a pessoa tentar instalar o MS Office, o próprio front-end tende a avisar sobre a necessidade dele. Agradeço pela sugestão.

 

Eu raramente uso o Microsoft Office, quase tudo eu faço pelo LibreOffice. O problema é que alguns periódicos acadêmicos acabam exigindo formato .docx, e o LibreOffice não tem compatibilidade perfeita. Apenas nessas ocasiões sou obrigado a usar o MS Office, contra a minha vontade. Irei fazer esse teste que você sugeriu.

 

O WINE é a única coisa que me permitiu migrar para o GNU/Linux, rs. Afinal, eu uso minha máquina para jogar e dependo do MS Office e do EPANET. O WINE é um dos maiores avanços já feitos para trazer mais usuários para o GNU/Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

A próxima edição do Debian Testing, Bookworm (Bullseye se tornou Stable em 14/8/2021), já está disponível. Atualizei em todos os meus computadores:

 

image.png

 

Considerando que foi utilizada a .iso do Testing sugerida no tutorial para a instalação, pode-se iniciar com (gosto de fazer em sequência e observar o progresso):

 

sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt autoremove
sudo apt autoclean
sudo apt clean

 

Em seguida, abra o sources.list em seu editor de texto favorito:

 

sudo gedit /etc/apt/sources.list

 

Altere a palavra “bullseye”, onde aparecer, por “bookworm” e salve. Em seguida:

 

sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt dist-upgrade
sudo apt autoremove
sudo apt autoclean
sudo apt clean

 

Reinicie a máquina.

 

Nota: se você adicionou algum repositório externo, pode ser que os pacotes que dele dependem ainda não tenham candidatos para instalação no Bookworm. Portanto, avalie com cuidado antes de atualizar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador

@dumq Isso depende muito da interface escolhida. Há algumas mais pesadas, outras menos.

 

O mínimo formal, para utilização com desktop gráfico, é 1GB de memória RAM e 10GB de disco rígido. É recomendado, contudo, ter pelo menos 2GB de memória RAM.

 

GNOME é o ambiente de desktop mais pesado. Xfce seria o mais leve. KDE e Cinnamon também são leves.

 

Pessoalmente, estou rodando Debian até no meu tablet/netbook com Atom Z3775 (quad core 2.4 GHz) e 2GB de memória RAM DDR3 1066 MHz. E estou usando a versão 64 bits (que recomendo, uma vez que diversos pacotes já não são suportados na edição 32 bits) com GNOME, ou seja, o combo mais pesado. Funciona muito bem para tarefas cotidianas, mas o computador tem SSD e 6GB de swap ali...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderador
Em 16/09/2021 às 18:42, dumq disse:

@KairanD ent nem penso em colocar, preciso de um PC rápido, quero fazer ele viver o maximo, vou colocar o lubuntu 32bit ou 64bit, 32bit é mt leve mais perde suporte em 2023, o seu pelo menos é quad core, o meu é dual core 2.4ghz um celeron da vida j1800 o modelo

Pelas especificações do teu computador na guia "Meu PC", Debian te atenderá muito bem. Basta utilizar XFCE como interface gráfica. Lubuntu hoje em dia tem requisitos mínimos semelhantes ao do Debian, e não existe mais versão 32 bits. (E para PCs com mais de 2GB de RAM, não vale a pena instalar 32 bits pois este só permitirá o uso de 2GB de RAM mesmo que instale 8GB).
Debian por si só é mais estável que seus "filhos", então é bem provável que tu tenhas melhor desempenho no PC usando Debian do que Lubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usei o XFCE por muito tempo e, apesar de ter melhorado com o Xfwm 4.14, tearing sempre me acompanhou. Sumia por um tempo, depois voltava... sei lá onde quebrava, no Xorg, no Xfwm, outro lugar? No Bugzilla do XFCE tem um longo histórico de regressões nessa parte.

 

Uma característica que diferencia GNOME e KDE dos demais é o suporte, maduro a esta altura, ao Wayland no Mutter e Kwin. Voltei para o GNOME não faz muito, usando o padrão sempre que possível (no Fedora é Wayland), e nunca mais tive tearing. 🙏

 

@KairanD

 

Em 26/06/2021 às 07:47, KairanD disse:

Disable unredirect fullscreen Windows = Aprimora a visualização de conteúdo e vídeos para evitar tearing.

 

Será que ainda é útil? Um dos bugs que diz remediar foi consertado faz tempo:

https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=738719

https://gitlab.gnome.org/GNOME/mutter/-/commit/4c6866741d5ca53d028329f1626298985c005a0c (Mutter 3.18+)

 

O outro, https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=767397, é pré-histórico, já fechado por antiguidade. 😕

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Em 30/09/2022 às 19:36, Marcos FRM disse:

Será que ainda é útil?

 

Tearing pode ser um problema quando o Mutter (ou outro compositor que implemente mecanismos para evitá-lo) está usando Xorg, que possui logo histórico de bugs nesse quesito. Ou o aplicativo em uso não configure _NET_WM_BYPASS_COMPOSITOR=2 para indicar ao Mutter que quer ser redirecionado. Me parece que o Mutter difere do Xfwm (XFCE) e Kwin (KDE) nessa parte: Xfwm e Kwin por padrão redirecionam todas as janelas em tela cheia, menos as que configurem _NET_WM_BYPASS_COMPOSITOR=1, enquanto o Mutter redireciona apenas com _NET_WM_BYPASS_COMPOSITOR=2. Em outras palavras: no Xfwm e Kwin, ser redirecionado é opt-out, enquanto no Mutter é opt-in. O primeiro comportamento é mais lógico, pois assume que os aplicativos não lidam com Vsync por conta própria, o que geralmente é o caso (com exceção de jogos).

 

https://gitlab.gnome.org/GNOME/mutter/-/issues/24

 

Para entender o "redirecionar" e "não redirecionar":

 

https://magcius.github.io/xplain/article/composite.html

 

(sim, é confuso, como tudo relacionado ao X11 e Cia.)

 

Não conferi no código do Mutter, porém acredito que a extensão "Disable unredirect fullscreen Windows" trará perda de desempenho para aplicativos em tela cheia que lidem por conta própria com Vsync via OpenGL/Vulkan, pois a janela será processada pelo Mutter desnecessariamente.

 

Conclusão: vamos usar o GNOME Wayland, em que isso está resolvido sem extensão, sem hacks, sem reza...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos FRM Desculpe não ter respondido antes (deixei sua postagem anterior passar batida). Acredito sim que essa extensão já deixou de ser útil. Ao longo do tempo fui experimentando várias distros, com GNOME e KDE, e não me recordo mais desse problema aparecendo.

 

Tenho usado o Xorg ainda. O Wayland ainda carece de amadurecimento para suportar alguns recursos da Nvidia dos quais não abro mão (calibração de digital vibrance e G-Sync).

 

Irei remover essa extensão da lista. Mas a realidade é que este tópico já se tornou obsoleto, rs. Muita coisa precisaria ser alterada. Pretendo escrever outro, depois, quando tiver tempo (e disposição...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, KairanD disse:

Tenho usado o Xorg ainda. O Wayland ainda carece de amadurecimento para suportar alguns recursos da Nvidia dos quais não abro mão (calibração de digital vibrance e G-Sync).

 

😞

 

Esqueci de algo importante. Para rodar o GNOME Wayland tem que usar uma distribuição com componentes mais recentes. Neste momento, o GNOME do Debian 11 (3.38) está quatro major versions para trás. É muito tempo para códigos em constante desenvolvimento como o Mutter, bibliotecas que implementam o protocolo e o protocolo em si.

 

23 horas atrás, KairanD disse:

Irei remover essa extensão da lista. Mas a realidade é que este tópico já se tornou obsoleto, rs. Muita coisa precisaria ser alterada. Pretendo escrever outro, depois, quando tiver tempo (e disposição...).

 

Tópico ainda é útil. Reforme-o quando sair o Debian 12.

 

Na seção 4.1, faltou substituir "Ajustes do GNOME" pelo aplicativo "Extensões" (GNOME 3.36+).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos FRM Mal posso esperar para poder migrar para o Wayland e me livrar do Xorg. Esses recursos que comentei devem ser implementados em um futuro próximo, e aí poderei migrar (ou então posso acabar trocando de hardware e, se não tiver placa Nvidia, poderei migrar). 🙂

 

Em 15/11/2022 às 15:10, Marcos FRM disse:

Tópico ainda é útil. Reforme-o quando sair o Debian 12.

 

Na seção 4.1, faltou substituir "Ajustes do GNOME" pelo aplicativo "Extensões" (GNOME 3.36+).

Feito, obrigado pela dica.

 

No momento estou usando o Manjaro. Mas o Debian permanece como uma distro querida, rs. Vamos ver como será o próximo lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...