Ir ao conteúdo

Vida útil das fans - RX 570

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Opa, então... Indo direto ao ponto.

Longa história, tive problemas de desempenho com Destiny 2, forcei minhas fans (XFX RX 570 4GB) a rodarem mais rápido e resolveu. Antes eu deixava no automático e ela rodava apenas o suficiente para manter a placa de vídeo lá entre 80 e 85 graus celsius, mais que isso ela começava a girar mais rápido. Meu jogo ficava 3 FPS do nada, 5 FPS, às vezes era um drop mais tosco tipo caía de 60 pra 40 FPS, enfim testei várias coisas e meter as fans em 80% (cerca de 3400 RPM) resolveu. Daí me veio a dúvida se isso reduz muito a vida útil das fans, da GPU, sei lá. MUITA GENTE chegou em mim e falou "ah não, claro que não reduz, afinal ela foi feita pra isso! Foi feita pra girar" sim cara... foi feita pra girar, mas do meu ponto vista tudo que trabalha mais acaba durando menos, não é? 

Enfim. Hoje saiu um patch da AMD pro driver de vídeo e nesse driver o jogo Destiny 2 foi citado. Instalei ele e agora consigo jogar sem drops, uma média de 70 graus celsius e 60 FPS caso eu coloque minhas fans pra girar em 60%. Ainda sim, sou meio paranoica e queria saber se isso pode reduzir a vida útil de forma significativa. É que realmente apertou MUITO de  grana e se for reduzir a vida útil de qualquer coisa eu preciso repensar porque não vou ter condição de repor algo depois.

Esqueci de citar que os drops também ocorriam em outros jogos. Chegou a acontecer até no Minecraft com shaders... Minha dúvida é sobre a vida útil mesmo, de resto pode ignorar se quiser.

i3-9100F + XFX RX 570 4GB + 16GB RAM (2x8 2666mhz)

• Solução
Postado
9 minutos atrás, mandypeppermint disse:

Daí me veio a dúvida se isso reduz muito a vida útil das fans, da GPU, sei lá.

É igual um carro, foi feito pra andar, mas quanto mais você anda, maior é o desgaste, porém não quer dizer que elas vão parar daqui 6 meses.
Fans de qualidade normalmente duram de 150 mil a 300 mil horas de trabalho. O maior problema de aumentar tanto a rotação é o barulho, problema mesmo dificilmente vai dar (A não ser que você seja muito azarada).

O ideal é fazer assim mesmo, quando for jogar altera a rotação pra melhorar as temperaturas, quando estiver usando pra outras coisas, deixe elas em modo automático.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL ok, eu estou deixando elas em 60% ao jogar Destiny 2 (que é o jogo mais pesado que eu jogo) e no automático pra fazer outras coisas no PC.  Em jogos como Minecraft (jogos bem levinhos) eu acho que vou deixar no automático também, se ocorrer drops eu aumento mas sempre aos poucos pra fazer ela se esforçar o mínimo possível. Pra chegar nesse 60% sem drop eu fui testando de 80%, depois 75%, 70%, 65%. Não quero testar no 55%, tenho medo de voltar a esquentar bastante porque parece muito pouco. 

Só mais uma dúvida, ficar trocando toda hora a velocidade das fans não pode causar algum dano também (como se eu estivesse apagando e acendendo uma lâmpada)? 

Postado
7 minutos atrás, mandypeppermint disse:

@NIGHT FALL ok, eu estou deixando elas em 60% ao jogar Destiny 2 (que é o jogo mais pesado que eu jogo) e no automático pra fazer outras coisas no PC.  Em jogos como Minecraft (jogos bem levinhos) eu acho que vou deixar no automático também, se ocorrer drops eu aumento mas sempre aos poucos pra fazer ela se esforçar o mínimo possível. Pra chegar nesse 60% sem drop eu fui testando de 80%, depois 75%, 70%, 65%. Não quero testar no 55%, tenho medo de voltar a esquentar bastante porque parece muito pouco. 

Se as fans estão lá, é pra usar, tanto que a própria BIOS deve setar as fans em 100% caso seja necessário. Preocupação excessiva, use a fan de acordo com sua necessidade, seja em 30% ou em 100%.

7 minutos atrás, mandypeppermint disse:

Só mais uma dúvida, ficar trocando toda hora a velocidade das fans não pode causar algum dano também (como se eu estivesse apagando e acendendo uma lâmpada)? 

Não, prejuízo nenhum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!