Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 2600 + RX580 8gb com desempenho ruim


Posts recomendados

Boa noite pessoal, venho buscar uma ajuda para tentar entender o que está acontecendo no meu PC. Comprei todos os componentes há +/- 2 anos. Segue a configuração: 

Processador: Ryzen 5 2600 

placa-mãe: MSI B450M-pro-m2 (BIOS 7B84v2E)

Memória 2x8gb ballistix 2666MHz

VGA: Gigabyte RX 580 8GB (Drive 21.5.1)

Fonte: Gigabyte B700H (700W)

Armazenamento: SSD WD Green 120gb + HD 1TB WD Blue 7200rpm 

 

O meu problema é o baixíssimo desempenho do PC em jogos. Vou focar aqui no csgo, mas no valorant a situação é semelhante. Quando procuro vídeos da mesma configuração no youtube, e o desempenho no gpucheck com esse setup apresenta uma performance que é quase o dobro do que consigo no meu computador. Em certos momentos, o FPS cai abaixo de 144 jogando DM e no geral fica por volta de 220 frames (para menos), independente da resolução (4:3 / 16:9 / 16:10). O uso da gpu e cpu fica extremamente baixo nesses jogos, porém é meio que o esperado, só que o desempenho dos PC's semelhantes também tem a mesma característica. Eu estava jogando com o jogo no HD e estava tento stuttering frequentes, formatei o PC e coloquei o jogo no SSD, o stuttering diminui muito de frequência, porém o desempenho em frames segue o mesmo praticamente (pouquíssima melhora). 

 

Alguém sabe me dizer o que pode ser o motivo? 

 

edit: estou pensando em comprar um ssd nvme da WD Blue de 500gb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Vitor Querino disse:

Boa noite pessoal, venho buscar uma ajuda para tentar entender o que está acontecendo no meu PC. Comprei todos os componentes há +/- 2 anos. Segue a configuração: 

Processador: Ryzen 5 2600 

placa-mãe: MSI B450M-pro-m2 (BIOS 7B84v2E)

Memória 2x8gb ballistix 2666MHz

VGA: Gigabyte RX 580 8GB (Drive 21.5.1)

Fonte: Gigabyte B700H (700W)

Armazenamento: SSD WD Green 120gb + HD 1TB WD Blue 7200rpm 

 

O meu problema é o baixíssimo desempenho do PC em jogos. Vou focar aqui no csgo, mas no valorant a situação é semelhante. Quando procuro vídeos da mesma configuração no youtube, e o desempenho no gpucheck com esse setup apresenta uma performance que é quase o dobro do que consigo no meu computador. Em certos momentos, o FPS cai abaixo de 144 jogando DM e no geral fica por volta de 220 frames (para menos), independente da resolução (4:3 / 16:9 / 16:10). O uso da gpu e cpu fica extremamente baixo nesses jogos, porém é meio que o esperado, só que o desempenho dos PC's semelhantes também tem a mesma característica. Eu estava jogando com o jogo no HD e estava tento stuttering frequentes, formatei o PC e coloquei o jogo no SSD, o stuttering diminui muito de frequência, porém o desempenho em frames segue o mesmo praticamente (pouquíssima melhora). 

 

Alguém sabe me dizer o que pode ser o motivo? 

 

edit: estou pensando em comprar um ssd nvme da WD Blue de 500gb. 

 

Queda de 244 pra 140 não me parece ser problema de desempenho, CS é um jogo muito mal otimizado, nem Core i9 segura esse game o tempo todo em altas taxas de quadros.


Se quer melhorar o desempenho a primeira coisa a fazer e setar um overclock nas memórias, Ryzen se beneficia bastante desse aspecto, se conseguir chega a 3000mhz deve reduzir um pouco essa taxa tão baixa, mantendo as mínimas um pouco maiores.

De resto recomendo atualizar a BIOS da placa-mãe para melhorar o gerenciamento de energia.

 

Faça o recomendo e repita os testes voltando ao tópico com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Então, a queda eu acho ok, em vídeos do mapa de benchmark até PC muito mais parrudo apanha na parte da smoke.. O que incomoda é a média de frames ali de 200- e pouco, sendo que em tese a mesma configuração tira 350+ frames caindo apenas para 240 (estou comparando as mesmas resoluções no resultado). 

 

Vou tentar o overclock nas memórias. 

 

O teste do passmark de performance indicou a CPU na média e o 3D da VGA também, porém o resultado do 2D deu praticamente metade do que era esperado pra placa (vou atualizar o driver de vídeo para o mais recente, pois ontem eu estava com esse driver e esse resultado não tinha aparecido) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Vitor Querino disse:

O teste do passmark de performance indicou a CPU na média e o 3D da VGA também, porém o resultado do 2D deu praticamente metade do que era esperado pra placa (vou atualizar o driver de vídeo para o mais recente, pois ontem eu estava com esse driver e esse resultado não tinha aparecido) 

 

Justamente por isso essas comparações são sem sentido.
Existem inúmeros fatores que podem não ser divulgados mas que fazem bastante diferença como Clock do processador, frequência da memória, latências da memória, sistema de refrigeração (Já que a temperatura está diretamente ligada ao desempenho e ao clock boost do processador) etc.
Sobre as memóiras, aproveite para verificar também se elas estão em DUAL CHANNEL, você consegue checar essa informação no aplicativo CPU-Z na aba MEMORY.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Fiz OC nas memórias para 3400MHz conforme imagem abaixo. O desempenho melhorou, mas segue abaixo do que eu esperava. Instalar o cs no SSD fez com que os stuttering fossem eliminados. Comprei um XPG S11 Lite no aliexpress e vou botar o windows nele e alguns jogos, deixando o HD somente para Backup / jogos e apps que não uso tanto. No youtube, alguns vídeos mais recente do pessoal mostra uma performance similar a minha, apesar de ter alguns rodando muito melhor. Eu vou comprar pasta térmica nova e aproveitar para fazer uma limpeza no cpu e gpu, mesmo a temperatura deles estando ok pelo afterburner. 

 

image.png.40636c3c72fc30ae3c16fef05045478d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Vitor Querino disse:

@NIGHT FALL Fiz OC nas memórias para 3400MHz conforme imagem abaixo

 

Dual channel realmente está ativado.

Tem certeza que suas memórias são 2666? Se forem você tem um chip gold na mão, quase 1Ghz de frequência em memória é algo absurdo.

 

 

10 minutos atrás, Vitor Querino disse:

Instalar o cs no SSD fez com que os stuttering fossem eliminados

 

HD tem dessas e as vezes não é lembrado, porém é o gargalo eterno de qualquer configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Vitor Querino disse:

@NIGHT FALL pelo que pude pesquisar na internet, essas memórias da crucial realmente são parrudas para OC. Nos testes que eu fiz, está estável e pontuando bem (de 2500 pontos para 2900). 

 

Mas de 2666 pra 3400 com 1.2v é a primeira vez que vejo.

 

18 minutos atrás, Vitor Querino disse:

Vi que você possui um 1600 e uma 1060, chegaste a testar no cs/valorant? 

 

Nunca testei, eu jogo bastante jogos de campanha como Farcy, Crisys, Cod etc, mas não sou muito chegado em FPS online. Fora também não fico medindo muito desempenho, configuro o melhor gráfico dentro do que me proporciona uma boa fluídez no game e jogo, sem me preocupar muito com taxa de quadros etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Então, isso da tensão que fiquei meio desconfiado mas não entendi. Eu setei na BIOS 1.35V e está lá como 1.35V, porém o CPUZ está ali com 1.2V. 

 

Entendi, eu estou usando um monitor 144Hz pros FPS, aí essas quedas abaixo disso me deixa meio frustrado kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Vitor Querino disse:

@NIGHT FALL Então, isso da tensão que fiquei meio desconfiado mas não entendi. Eu setei na BIOS 1.35V e está lá como 1.35V, porém o CPUZ está ali com 1.2V. 

 

Então está mostrando apenas o valor padrão. 1.35 já é um valor aceitável pra um over tão alto. 3400mgz com 1.2v chega a ser ofensivo. 😂

 

15 minutos atrás, Vitor Querino disse:

Entendi, eu estou usando um monitor 144Hz pros FPS, aí essas quedas abaixo disso me deixa meio frustrado kkk 

 

Se me permite uma sincera opinião, eu já fui bem assim com monitoramento, já me preocupei demais com FPS, e acabei perdendo a diversão que o jogo proporcionava, não é à toa que a galera nos fóruns trata MSI Aftherburner como sendo uma droga.

Desliga o monitoramento e foca no jogo, você aproveita bem mais o game.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Ah, com certeza! Eu comecei a ver por causa dos stutterings (que resolvi). Se o csgo/valorant ficar acima de 144 pra mim está bom já. No fim das contas, acho que superestimei o hardware que eu tenho .-. 

 

Sobre a tensão: realmente! kkkk eu usei a configuração segura do dram calculator, acho que daria para ir até mais, mas 3400MHz já é um ganho beeeeem grande mesmo, como disseste, quase 1000MHz (e é meu primeiro OC em ram) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Vitor Querino disse:

@NIGHT FALL Ah, com certeza! Eu comecei a ver por causa dos stutterings (que resolvi). Se o csgo/valorant ficar acima de 144 pra mim está bom já. No fim das contas, acho que superestimei o hardware que eu tenho .-. 

 

Fora que o monitor não vai exibir mais que 144FPS por segundo, então não adianta muito colocar 300, 500 FPS, o pouco que vai mudar é o Input Lag, que já é consideravelmente baixo nessa taxa de frames, acima disso nem se percebe a diferença (A não ser que esteja monitorando).
 

8 minutos atrás, Vitor Querino disse:

Sobre a tensão: realmente! kkkk eu usei a configuração segura do dram calculator, acho que daria para ir até mais, mas 3400MHz já é um ganho beeeeem grande mesmo, como disseste, quase 1000MHz (e é meu primeiro OC em ram) 

 

Atingiu uma frequência muito boa, talvez acima disso seja necessário ajustar os times, que é chato e trabalhoso mas nem sempre trás resultado expressivo, fora que podem começar a ocorrer travamentos etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...