Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ter mais segurança nos e-mails, como recuperação com email e de smartphone?


Posts recomendados

1 Quero como ter mais segurança, coisas como: como facilitar a recuperação de email, caso se esqueça e perder a senha.

2 Recentemente recebi um email para aumentar a segurança no gmail. Quero saber como fazer para aumentar a segurança sem por senhas complicadas e difíceis de conseguir memorizar.

3 minha mãe não sabe usar o email e se esquece da senha, tem que anotar no papel e nem sabe onde botou.

 

 

Não é bom ter muitos e-mails, mas ter só um fica ruim também, pois é bom dividir por exemplo um para trabalho e outro pessoal. Ou ter um email um para cada assunto em caso de criar contas diferentes no youtube, um email para cada conta. Mas o ruim é que pode ter muitos e-mails e confundir a cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para aumentar a segurança é usar o 2FA, nos celulares depois de autenticar é necessário usar o token se atualizar App, apagar o cache, etc.

 

Quanto a senha, é bom usar algum diminutivo, apelido e adicionar datas que você conhece, ou números.

Por exemplo, a senha pode ser grande mas que tenha seus dados, exemplo: CPF sendo 456.789.123-00, você coloca 789k1firef0X88 (se você usar um padrão fica mais fácil de criar as senhas e memorizar, mas pode usar algum programa como lastpass para guardar também)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dwatashi disse:

Para aumentar a segurança é usar o 2FA, nos celulares depois de autenticar é necessário usar o token se atualizar App, apagar o cache, etc.

 

Quanto a senha, é bom usar algum diminutivo, apelido e adicionar datas que você conhece, ou números.

Por exemplo, a senha pode ser grande mas que tenha seus dados, exemplo: CPF sendo 456.789.123-00, você coloca 789k1firef0X88 (se você usar um padrão fica mais fácil de criar as senhas e memorizar, mas pode usar algum programa como lastpass para guardar também)

 

não estou querendo aumentar a segurança no smartphone e sim em pcs e notebooks, e mais para windows que é mais fácil de invadir do que o linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 28/06/2021 às 16:44, kifirefox disse:

1 Quero como ter mais segurança, coisas como: como facilitar a recuperação de email, caso se esqueça e perder a senha.

Adicione métodos de recuperação alternativos, como permitir a recuperação da senha através do celular ou de outro e-mail.

 

Em 28/06/2021 às 16:44, kifirefox disse:

2 Recentemente recebi um email para aumentar a segurança no gmail. Quero saber como fazer para aumentar a segurança sem por senhas complicadas e difíceis de conseguir memorizar.

Use um gerenciador de senhas (como o LastPass, ou o KeePass, que é o que eu utilizo) ou siga as dicas desse vídeo:

 

 

Em 28/06/2021 às 16:44, kifirefox disse:

3 minha mãe não sabe usar o email e se esquece da senha, tem que anotar no papel e nem sabe onde botou.

Novamente: Use um gerenciador de senhas.

 

Em 28/06/2021 às 16:44, kifirefox disse:

Não é bom ter muitos e-mails, mas ter só um fica ruim também, pois é bom dividir por exemplo um para trabalho e outro pessoal. Ou ter um email um para cada assunto em caso de criar contas diferentes no youtube, um email para cada conta. Mas o ruim é que pode ter muitos e-mails e confundir a cabeça.

Isso tudo depende da sua organização. Eu por exemplo tenho 6 e-mails, e os uso para os mais variados casos, mas os principais são: e-mail para jogos e e-mail pessoal (eu faço essa divisão para que e-mails de jogos que eu sou cadastrado não fiquem enchendo minha caixa com mensagens irrelevantes).

 

Em 28/06/2021 às 19:22, kifirefox disse:

e mais para windows que é mais fácil de invadir do que o linux.

Isso não existe. O Windows é mais propenso a pegar malwares do que o Linux no ambiente doméstico devido a ele dominar amplamente este mercado, bem mais do que as distros Linux, ou seja, ele é mais visado, e não menos seguro.

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, kifirefox disse:

não quero por uma senha diferente para cada email pois acho muito complicado

É pra isso que você pode usar um gerenciador de senhas, para armazena-las todas em um único local protegido e criptografado, sendo necessário lembrar somente da senha mestra (a senha que desbloqueará a lista de senhas). Usar a mesma senha em diversos serviços é algo totalmente longe do ideal, pois se um hacker conseguisse a senha de um serviço, então ele conseguiria acessar todos os outros serviços que você cadastrou essa mesma senha. 

Usar a mesma senha em vários lugares é um dos primeiros passos a NÃO SE SEGUIR quando se trata de segurança digital.

 

image.png

https://cartilha.cert.br/senhas/

 

2 horas atrás, kifirefox disse:

quero algo simples de usar

Veja o vídeo que eu lhe enviei.

 

2 horas atrás, kifirefox disse:

tem algum problema em anotar senhas no papel?

Isso quem irá dizer é você. Eu por exemplo anoto algumas informações importantes em papel como reserva (isso é, se eu perder as informações online, ainda tenho-as em escrito), mas eu faço isso porque sei que ninguém irá vir aqui fuçar nas minhas coisas para pegar minhas informações. Se você considera o seu ambiente seguro, então fique a vontade.

 

2 horas atrás, kifirefox disse:

hd sempre dá defeito com o tempo.

Afirmar isso é muito genérico amigo. Existem inúmeros fatores que podem fazer com que um HD, SSD e mesmo demais peças do computador pifem, e isso não acontece "o tempo todo". Tenho um PC antigo (2011) com HD de 500GB 7200RPM que até hoje está em perfeito funcionamento. Eu não me arrisco a armazenar informações importantes em um HD de 10 anos, mas isso é apenas para enfatizar que HDs não pifam "o tempo todo".

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando aqui, tenho que ter senhas fortes no email principal e no secundário de recuperação, pois o hacker pode invadir um email secundário com senha mais fraca e pedir para recuperar a senha no email principal, e assim troca a senha, se tiver já a senha do email secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...