Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Minha operadora de internet fibra (local), fornece modem com 4 saídas LAN, onde ligo meus dois roteadores pela entradas também LAN, sobrando apenas mais 3 portas em cada roteador para fazer minha rede cabeada.

Minha pergunta é se consigo ligar as saídas do modem (LAN) nas entradas WAN dos roteadores?

Desde já, agradeço pelos esclarecimentos,

Abs

Postado
24 minutos atrás, Fábio LuisKoga disse:

Minha pergunta é se consigo ligar as saídas do modem (LAN) nas entradas WAN dos roteadores

Boa tarde, só para entender, o modem da operadora está funcionando como roteador e DHCP?Se for isso está certo, só tomar o cuidado de não provocar um conflito de endreços IP. Então se o modem estiver "default" como 192.168.0.1, então um roteador deve ficar 192.168.0.99 e o outro 192.168.0.155 por exemplo .E deve definir as faixas de IP de cada um.

Vai ficar uma "saladinha". Recomendo mudar o modem em modo "bridge" e usar só um roteador.

A "WAN" é só entrada e não funciona como saída.

Postado

Olá @Fábio LuisKoga, tem como sim, você vai ter de configura as entrada WAN dos rotadores.  Configure as as portas WAN como IP dinâmico (dinamic IP), isso fará com que  os rotadores recebam um ip do modem para poderem transmitir Internet para os dispositivos conectados a eles . Mas isso irá criar redes NAT na sua rede interna, uma para cada roteador, o DHCP será fornecido pelos roteadores, as classes de ip dos roteadores terão de ser diferentes entre sim e diferentes da classe de ip do  modem para funcionar. Nesse caso, os dispositivos conectados ao roteador A não poderão ser acessados pelos dispositivos conectados ao roteador B, o acesso a internet será normal

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Vai ficar uma "saladinha"

Explicando um pouco melhor porque a "saladinha": o modem ficando em DHCP terá uma rede wifi nominada.Cada um dos roteadores terá também outra wifi de nomes diferentes.Então ficará mesmo uma "salada".Isso porque se tiver redes de 2,4Gh e 5Gh terá então 6 redes wifi diferentes e fica difícil controlar.

Postado

@Fábio LuisKoga não, não faça isso. É mais problema do que solução.

Pode usar um switch? muitos modelos não tem qualquer configuração e é só ligar e usar. Um modelo de 8 portas gigabit  pode custar uns 200 reais. E tem modelos de 5, 16 ou 24 portas que tem preço razoável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!