Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá, nas minhas loucuras achei muito interessante pesquisar a respeito de resfriamento de hardware. posso estar falando *****, mas queria saber mesmo a respeito e não achei parecido no google.
Muitos já sabem do óleo mineral para resfriamento e como ele consegue deixar qualquer coisa próximo de 40º na exigência máxima. mas fiquei com uma duvida, se acoplar um resfriador de geladeira junto ao aquário(aquelas antigas com freezer pequeno que achamos em ferro velho), funciona? o resfriamento será de 100%? (pensei se dava para usar um sensor de arduino para o controle do resfriamento)

vi pessoas afundando o hardware em aquários, gastando uma grande quantidade de óleo, então pensei se não dava para fazer com um notebook, por exemplo. 

não estou afirmando que vou fazer, até porque nem meu PC gamer eu comprei ainda. mas queria saber mais a respeito porque gostei do assunto e o fato de ser pobre não pode impedir.

também li que o liquido evapora, por isso pensei em fazer como em uma espécie de "caixa de pizza" fechada para não evaporar(como em uma panela de pressão), com sensor de pressão(que libera a pressão interna aos poucos quando a pressão se tornar próximo de prejudicial ao hardware).. não sei, tudo suposição da minha loucura, mas gostaria da informação ou ideia de alguém a respeito.

Postado

@Swalls pura perda de tempo, igual turbinar carro 1.0, as placas  que suportam overclock, o processador etc é tudo mais caro, você vai gastar mais de 1000 reais pra fazer overclock, somadas mais essas parafernalhas dava pra comprar um equipamento muito mais potente e rodar stock com segurança e comodidade. 

Igual os caras que  preparam moto 150 pra ficar com potencia de 250, mas vai ser só a cavalaria que será de 250, a suspensão , freios, pneus sera tudo de 150 e o motor não roda nem 20.000 km nesse jeito, enquanto que uma 250 passa dos 100.000 km rodados originais traquilo.

Compre um equipamento que te atenda e seja feliz.

Postado
4 minutos atrás, wagner2029 disse:

@Swalls pura perda de tempo, igual turbinar carro 1.0, as placas  que suportam overclock, o processador etc é tudo mais caro, você vai gastar mais de 1000 reais pra fazer overclock, somadas mais essas parafernalhas dava pra comprar um equipamento muito mais potente e rodar stock com segurança e comodidade. 

Igual os caras que  preparam moto 150 pra ficar com potencia de 250, mas vai ser só a cavalaria, suspensão , freios, pneus sera tudo de 150 e o motor não roda nem 20.000 km nesse jeito, enquanto que uma 250 passa dos 100.000 km rodados originais traquilo.

Compre um equipamento que te atenda e seja feliz.

não entendi muito bem porque não entendo nada de carros e motos, mas obrigado por responder.

entendo que é perda de tempo fazer isso, mas a duvida é se a resfriação funciona, minha duvida é meramente informativa, eu apenas abri o tópico para ver se alguém soma/refuta/muda conhecimento a respeito pois gostei do assunto.

Claro que como nem PC gamer tenho, certamente não vou fazer isso e desperdiçar dinheiro, tenho ciência que é mais vantajoso comprar um PC "parrudo" do que gastar com isso. O que eu queria saber não era sobre vantagem e sim por conhecimento, não tenho dinheiro para fazer testes então apenas queria tirar as duvidas sobre o que o google ou professores não me respondem.

o que eu queria saber era por intuito informativo.. coisas como: se é possível, se o óleo cristaliza devido ao frio e danifica o PC, se as peças corroem no óleo com o tempo, se tem alguma coisa que eu deveria saber do ponto de ebulição e fulgor, interatividade com moléculas, etc..

Postado

@Swalls ok, vamos lá, o óleo por si só não refrigera nada, ele é um óleo com mais refinamento para proteger o compressor, pois o compressor vai funcionar totalmente isolado do exterior e por muitos anos, quem refrigera é a expansão do gas refrigerante que absorve o calor e dissipa no radiador quente.

Talvez você esteja confundindo com nitrogenio liquido, em overclocks extremos se uma nitrogenio liquido para impedir que o processador torre.

Essa gambiarra da geladeira iria ficar caro, imenso e  gastar um monte de energia compensaria mais um wattercooler de boa qualidade.

O que eu quis dizer é que essas gambiarras são pura perda de tempo porque se você somar essas parafernalhas o custo será mais alto do que você comprar um equipamento mais potente.

Essa parada de overclock, preparação etc são hobbies , não compensa fazer, quem faz isso é porque gosta de ter um equipamento modificado e ficar fazendo benchmarks pra ver o desempenho, por ex quem compra um i5 e overclocka pra deixar com desempenho de i7, só que fica mais barato comprar o i7 logo, na pratica o ganho é 0.

Postado

Funcionar, funciona. Mas você vai gastar uma nota com o aquário, óleo mineral, compressor.
O óleo não evapora, não precisa de gambiarras mirabolantes pra controlar a pressão, rs.
Um compressor de ferro velho vai ser insanamente barulhento e gastar uma porrada de energia.
Um compressor novo vai fazer menos barulho (ainda muito) e gastar menos energia (ainda muita), mas vai sair caro.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 O óleo até poderia fazer uma refrigeração, como nos casos dos transformadores, aquelas aletas do transformador no poste serve para o óleo perder calor e circular dentro do  transformador por convecção, no caso do aquario seria preciso uma bomba(não um compressor), um radiador e uma ventoinha, fica mais barato e mais eficiente comprar um water cooler 

Postado
12 minutos atrás, wagner2029 disse:

@Shaman93 O óleo até poderia fazer uma refrigeração, como nos casos dos transformadores, aquelas aletas do transformador no poste serve para o óleo perder calor e circular dentro do  transformador por convecção, no caso do aquario seria preciso uma bomba(não um compressor), um radiador e uma ventoinha, fica mais barato e mais eficiente comprar um water cooler 

Não precisa nem de bomba. Óleo mineral dissipa tão bem o calor (condutividade térmica mais de 5 vezes a do ar) que mesmo dissipação passiva daria conta do recado. Claro que é mais barato e factível só comprar um water cooler (de preferência com radiador de 240mm ou superior, senão acho mais vantagem ficar com air cooler mesmo), mas o @Swalls tem deixado claro desde o início que é um 'experimento mental'.
Alguns exemplos:

Aqui um rig de mineração imerso no óleo:

• Curtir 1
Postado

isso é um desperdício até de pensamento, melhor pensar em outra coisa.

Postado

@Shaman93 porque os tanques e aquários tem que ser tão grandes? Ou melhor,  porque vidro?
por exemplo,levando em conta que o óleo é isolante, fazer o "aquário" nos moldes do hardware a partir de um metal condutor térmico mas que não encoste no hardware e preencher esse espaço com óleo mineral não surtiria um melhor efeito? pensando assim possibilitaria até transformar o hardware todo em um "water cooler" se colocar algumas coisas a mais kkkkkk.

30 minutos atrás, wagner2029 disse:

isso é um desperdício até de pensamento, melhor pensar em outra coisa.

pode até ser inútil mas é melhor que morrer com a duvida.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Swalls disse:

@Shaman93 porque os tanques e aquários tem que ser tão grandes? Ou melhor,  porque vidro?
por exemplo,levando em conta que o óleo é isolante, fazer o "aquário" nos moldes do hardware a partir de um metal condutor térmico mas que não encoste no hardware e preencher esse espaço com óleo mineral não surtiria um melhor efeito? pensando assim possibilitaria até transformar o hardware todo em um "water cooler" se colocar algumas coisas a mais kkkkkk.

pode até ser inútil mas é melhor que morrer com a duvida.

O tamanho tem a ver com a capacidade de armazenamento térmica. O óleo "rouba" muito rapidamente o calor dos componentes, mas em seguida ele tem que dissipar pro ar, um processo que é lento de novo. É o mesmo motivo pelo qual sistemas de water cooler custom também usam reservatórios, as vezes bem grandes, como na imagem abaixo (o cilindro vermelho). A água do reservatório consegue armazenar parte do calor até dissipar ele pro ar e o mesmo vale pro óleo.
image.png.3977a249e8243e8e91eeebc40ae0b7be.png

O vidro é só questão de estética mesmo, pra dar pra ver e ficar bonito. Parecido com as laterais de vidro ou acrílico dos gabinetes mais atuais.
Realmente o metal seria mais eficiente e ajudaria na dissipação. Se você ver o último vídeo das rigs de mineração, são tanques de metal.

• Amei 1
Postado

@Swalls de novo, isso não tem utilidade prática, isso é só um hobby 

é mais pelo visual, fazer uma coisa diferente, só isso.

A melhor forma de dissipação de calor é a que já existe, como você disse, o metal encostando é melhor e é por isso que os dissipadores são de metal, eles conduzem o calor e a ventoinha força o ar contra as aletas para levar o calor embora, no caso de water cooler é a agua.

O que precisa ser refrigerado ativamente são os processadores, os outros componentes já são projetados para funcionar com a refrigeração passiva, não precisa refrigerar a placa toda.

Postado

@Shaman93 se o caso é contato da agua com o ar, pensando assim os "tubos de agua" do water-cooler teriam maior rendimento se fossem "achatados" e metálicas em vez do acrílico que se vê? pois teriam maior contato com o ar antes de chegar ao cooler, reduzindo o trabalho do cooler e tendo melhor rendimento.

seria algo parecido com o cabo IDE mas seriam na verdade "mini tubos" de agua. (só consegui pensar nele como exemplo)

Postado

@Swalls o nome disso é radiador, tem na geladeira, no ar condicionado e no carro.

Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

@Shaman93 se o caso é contato da agua com o ar, pensando assim os "tubos de agua" do water-cooler teriam maior rendimento se fossem "achatados" e metálicas em vez do acrílico que se vê? pois teriam maior contato com o ar antes de chegar ao cooler, reduzindo o trabalho do cooler e tendo melhor rendimento.

seria algo parecido com o cabo IDE mas seriam na verdade "mini tubos" de agua. (só consegui pensar nele como exemplo)

Nesse caso o aumento de rendimento seria de mínimo a insignificante, a área superficial dos tubos é milhares de vezes (literalmente) menor que a das aletas do radiador. A função da água e dos tubos é apenas retirar rapidamente o calor do chip e levar até o radiador, onde vai ocorrer a transferência pro ar. O que aumenta sim a eficiência é um radiador maior, por isso os WC de 240 são bem melhores que os de 120 mm, e os de 360 mm melhores ainda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!