Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente meu PC queimou e durante minha procura um técnico falou que os processadores ryzen eram ruins, pois com 1 a 2 anos de uso eles queimavam e levavam junto a placa-mãe, memoria, etc. Ele dizendo isso porque o PC da filha dele queimou com 8 meses de uso. Aí eu queria saber se isso realmente existe e se nos processadores ryzen 5000 também sofrem disso. 

PC NOVO:
AMAZON
placa-mãe tuf b550m
ryzen 5600x
KABUM
Memória Crucial Ballistix 16GB DDR4 3000 MHz, CL15 (2x8)
SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2,

• Haha 1
  • Administrador
Postado

@pesswsd Mito. Só por que o PC de uma pessoa queimou com 8 meses de uso não significa que todos queimam. Se esse papo furado fosse verdade, a AMD teria falido, por que os milhões de consumidores ao redor do mundo estariam reclamando... Seria um escândalo mundial... É cada teoria da conspiração que as pessoas inventam que eu vou te contar...

• Curtir 7
  • Haha 2
Postado

@pesswsd Mais falso que nota de 3 real.

Existem outros fatores que leva um PC a queimar, o primeiro deles é o cuidado.

Além disso tem o fator alimentação.

Se tens uma fonte ruim, ela não entrega direito a tensão correta, e com um surto de tensão na rede, pode levar o PC para o lixo.

Cuidado com conversa de técnicos, tem uns que dizem uma coisa, só para te fazer gastar mais, como no caso de que todo técnico diz que precisa de estabilizador no PC, sendo que isso é extremamente errado, quem diz isso só pensa no seu dinheiro e não no seu PC funcionando.

Se usar o PC com fonte de qualidade, e filtro de linha, não queima assim do nada.

• Curtir 2
Postado

@pesswsd Se o referido "teco" é do tipo que monta PCs com fonte bomba, provavelmente tudo queima rápido com ele mesmo. A primeira vez que montei Ryzen foi a uns 3 anos ou mais, assim que a primeira geração se firmou e não foram um ou dois PCs, mas sim muitos (só para um certo cliente uns 7 PCs). Nenhum dos PCs que montei/upgradeei nessa época apresentou qualquer defeito desde então exceto dois que tinham SSDs já gastos e que precisaram ser substituídos.

Até hoje não tive qualquer problema com a plataforma AM4 que não tenha tido em um momento ou outro com qualquer outra plataforma.

Se você for procurar em fóruns pela internet verá o povo inventando todo tipo de loucura sobre AMD. Uns falam que esquenta demais, outros que dura pouco, etc. Tem algumas ocasiões que a pessoa tem até alguma base para dizer algo do tipo, como os dinossauros que se lembram apenas dos AMD na época do K62 (1998) e pouco depois onde ainda não havia proteção contra superaquecimento e os brasileiros se aventuravam a montar PCs sem muito conhecimento técnico para escolher a solução correta de arrefecimento. Depois disso a AMD alcançou algumas vezes a Intel em desempenho, qualidade e preço, mas nunca se firmou tão bem quanto agora. 

Esse mesmo pessoal esquece, ou não participou, da época dos Intel Pentium III, por exemplo, processadores de slot que falhavam muito. Esquecem que toda fabricante tem suas tentativas mal sucedidas de implementar alguma tecnologia. 

• Curtir 3
Postado

Até agora só peguei 2 com problema: um caso de surto elétrico numa casa sem aterramento, que queimou tudo (HD, placa-mãe, memórias, placa de vídeo... E até outros eletrodomésticos da residência) e um cliente que descobriu uma gambiarra pra fazer overclock em um 2600 numa A320 (placa originalmente bloqueada pra overclock), fritou o VRM da placa, mas o processador sobreviveu. Aqui no fórum, só me lembro de ter visto +1 ou 2 problemas com processador Ryzen. Esse técnico aí tá bem mal informado...

• Curtir 2
Postado

valeu gente. O negócio e que eu to querendo um PC dure no minimo uns 7 anos, com isso ai que eu mandei ele aguenta esse tempo, certo? Não pretendo fazer overclock e nem nenhuma maluquice apenas para o uso do cotidiano, jogar e estudos. 
OBS: A minha fonte já era usada no meu PC antigo, já tem 8 anos, é a corsair cx600. Pelo fato dela ta em bom estado decidimos não trocar. Assim como a placa de vídeo que eu ja uma aqui em casa.

• Curtir 1
Postado

@pesswsd Vai aguentar tudo certinho, com cuidado dura até mais que 7 anos.

E pode ser talvez que você consiga fazer upgrade mesmo sem ter nada sendo danificado.

A fonte, embora antiga, se está boa, não tem porque trocar, desde que faça bom uso, estando em filtro de linha, pode manter a mesma.

• Curtir 1
Postado

@pesswsd O que já vem dá conta.

Você pode também pegar um cooler diferente caso ache necessário, fique de olho nas temperaturas para ver se de fato mantem o original ou troca.

Não deixe de colocar alguns fans no gabinete, para ajudar na refrigeração.

• Curtir 1
Postado

@pesswsd Só lembre de pesquisar nas lojas de Hardware mais conhecidas e confiáveis que são Kabum, Terabyteshop e Pichau. Comprando à vista costuma sair mais barato nas três do que na Amazon. Se não pretende mesmo fazer OC, uma opção interessante de MB é a Gigabyte A520M DS3H, que é mais simples só no sentido de que não dá suporte a OC, mas tem muitos outros recursos similares à B550. A Asus TUF também é boa, pode comprar sem medo (melhor preço na terabyteshop hoje), mas uma ótima opção é a Gigabyte B550M Aorus Elite, que está com preço muito bom hoje na Kabum.

Use um filtro de linha Clamper e nunca use estabilizador. Assim seu PC vai durar muitos anos sem lhe dar dores de cabeça. Depois que montá-lo use o guia abaixo para fazer uma instalação saudável do seu sistema e facilitar a manutenção posterior.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 02/07/2021 às 15:07, Kleber Peters disse:

Complicado falar mal de colega, mas sugiro trocar de técnico. 

Esse cara nem seria um colega... Nós somos técnicos. Ele seria um apertador de parafusos. É outra categoria de profissional...

Em 02/07/2021 às 18:18, pesswsd disse:

O negócio e que eu to querendo um PC dure no minimo uns 7 anos, com isso ai que eu mandei ele aguenta esse tempo, certo?

Qualquer computador moderno bem dimensionado, bem montado e bem cuidado, que tenha fonte de qualidade, pode passar facilmente de 7 anos. Minha máquina principal mesmo, com um kit LGA 1150, já tem quase 8 anos. E vai longe... Também tenho um kit AM4 em um computador secundário, já com alguns anos.

Um ou outro componente pode eventualmente ser substituído, mas o kit pode durar um longo tempo.

• Curtir 3
Postado

Neste tópico RMA AMD tem vários casos de CPU Ryzen "pifados" e mostra que o RMA funciona bem, tem até um caso de 3700X comprado usado no Aliexpress que foi atendido.

5600X que pifou provavelmente por combinação de placa-mãe (ASUS B450M Gaming/BR) com VRM fraco e fonte  ruim (ICEAGE IA500HP80).

• Curtir 1
Postado
Em 02/07/2021 às 13:49, pesswsd disse:

Recentemente meu PC queimou e durante minha procura um técnico falou que os processadores ryzen eram ruins, pois com 1 a 2 anos de uso eles queimavam e levavam junto a placa-mãe, memoria, etc. Ele dizendo isso porque o PC da filha dele queimou com 8 meses de uso. Aí eu queria saber se isso realmente existe e se nos processadores ryzen 5000 também sofrem disso. 

PC NOVO:
AMAZON
placa-mãe tuf b550m
ryzen 5600x
KABUM
Memória Crucial Ballistix 16GB DDR4 3000 MHz, CL15 (2x8)
SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2,

Os mesmos """"""""" Técnicos """"""""" (Com muitas aspas) que reclamam que determinada marca ou modelo não presta são os que montam PC "gamer" com fonte vagabunda de péssima qualidade e gabinetes fechados sem nenhuma ventilação que mais parecem estufas, ou setups completamente desbalanceados (Processador High End em placa-mãe básica).

É basicamente um ignorante no assunto informática, deve ter aprendido a formatar um computador e se auto intitula técnico, mas no fim como bem dito pelo @KairanD, não passa de um apertador de parafusos.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods olá woz, tudo certo? A ideia de manter a fonte antiga foi por agua a baixo, por isso dei uma olhada nessa lista de fontes e fiz algumas pesquisas, e me interessei na corsair cx650, pois é da mesma linha que a minha fonte antiga (cx600). Contudo vi que ano passado algum lote delas estava com problemas. Vale a pena comprar ela?

• Curtir 1
Postado

@pesswsd Veja, tudo depende de valores. Hoje eu prefiro comprar a XPG Pylon 550 do que a Corsair CX 650. Entenda que a Corsair queimou o filme aqui no Brasil no último ano e mesmo que o problema tenha sido resolvido ainda estamos todos preocupados e desconfiados em comprá-las. Mesmo no fórum da Corsair não tivemos uma boa atitude e segurança com a marca, então para quem quer garantir o investimento não é minha primeira indicação. Tem as Super Flower, as CM MWE gold, as Corsair TX e RM e as XPG, mas a linha CX da corsair está demasiadamente queimada para eu lhe passar qualquer segurança. Sinceramente, eu prefiro gastar um pouco mais para garantir meu investimento, então minhas prioridades hoje são fontes tier A dessa lista: https://linustechtips.com/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Sempre vale conferir o mercado, pois acontece de uma aparecer em promoção. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!