Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPDATE do meu post: PC liga mais não da vídeo.


Posts recomendados

Bom, ontem tive um problema com meu PC.

 

Comprei mais um pente de memória RAM, instalei, liguei, tudo certo, PC funcionando, desliguei. Depois de um tempo liguei novamente, usei um bom tempo e desliguei e logo após tentei ligar novamente e o mesmo não ligou, tipo, os leds da CPU ligaram, o cooler também, porém não saiu vídeo (mouse e teclado também não "ligaram"). Não conseguia de jeito nenhum desligar ele no botão power, só retirando da tomada. Verifiquei os cabos, tirei e coloquei as memórias RAM (suspeito muito que sejam elas, pois logo após tira-las e fazer a limpeza com a borracha ele ligou), porém ficou nessa, ele ligava só que quando eu desligava/reiniciava ele não ligava novamente, ai eu tinha que novamente mexer nas memórias (e nem sempre funcionava). Troquei as entradas das memórias, testei com uma memória só e nada (era meio que sorte, mexia bastante nas memórias até que uma hora ele ligava). Larguei de mão e fui dormir. Hoje pela manhã ele ligou de boa, desliguei varias vezes e todas as vezes ele ligou novamente. Alguém sabe o que pode ter acontecido? Espero que tenha dado para entender, fiquei meio confuso na hora de escrever hahahaha. 

 

Alguns detalhes que creio eu não influenciam no acontecido: Ontem também coloquei alguns periféricos novos, alguns contendo RGB.

 

Caso seja preciso, segue as configs do PC:

 

• Processador: AMD Ryzen 5 1600 AF
• placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H
• Placa de vídeo: EVGA NVIDIA GeForce GT 1030
• memória RAM: Crucial Ballistix 2x8GB 3000Mhz (instalei um dos pentes ontem)
• SSD: XPG S41 TUF 256GB M.2
• Fonte: Corsair CX500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcelo Arenhardt Bom dia

 

Remova a placa de vídeo, desconecte os cabos de alimentação da fonte que estão ligados na placa-mãe, remova os dois pentes de memória e resete a BIOS.

Recoloque os cabos de alimentação da placa-mãe, recoloque a placa de vídeo e ligjue o PC apenas com um pente de memória, veja se o sistema carrega normal, se sim desligue o PC coloque apenas o outro pente de memória e faça o mesmo teste.

Funcionou direitinho, veja se a BIOS da placa-mãe se está a útima versão, se não estiver atualize.

Agora instale os dois pentes de memória e veja se liga normal, se ficar de boa, reinicie o PC e habilite o XMP para a memória operar a 3000Mhz.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi @Edvaldo J. Frederico show de bola pessoal, farei isso! muito obrigado.

 

uma dúvida @Edvaldo J. Frederico, caso eu ative esse XMP para a memória operar a 3000Mhz o PC irá esquentar mais? É que a região aqui é bem quente e no momento estou apenas com o cooler box que veio no processador e apesar de não estar esquentando muito (to sempre monitorando) tenho esse receio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uns dias atrás fiz um post (acima) falando sobre um problema do meu PC (em resumo, depois de um tempo de uso, após eu desligar ele, não conseguia mais ligar, só depois de umas horas) e me recomendaram resetar a BIOS e algumas outras coisas. Antes disso, decidir fazer mais alguns testes e acabei "descobrindo" umas coisas. Primeiro fiz um teste utilizando ele apenas para navegação na internet, ver vídeos, streams, etc., e depois de um tempo desliguei e tentei ligar novamente e funcionou de boa, e depois fiz um teste jogando (especificamente CS:GO) depois de alguns minutos, desliguei e tentei ligar novamente e simplesmente não ligou. Ainda não tive tempo para testar em outros jogos, mas suspeito que o problema seja temperatura.

 

Utilizei o HWMonitor para medir as temperaturas e trago os seguintes dados:

 

Navegando na internet - GPU e CPU: Temperaturas por volta dos 40 ~ 50 ºC

Jogando - GPU: máxima de 75 ~ 80 ºC, média de 65 ~ 70 ºC / CPU: máxima de 70 ºC e média de 60 ~ 70 ºC

 

PC apenas com cooler box (do R5 1600AF) sem senhum FAN, placa de vídeo é uma GT 1030, placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, RAM 2x8 3000Mhz e a fonte é uma Corsair CX500. 

 

Eu sempre utilizo um ventilador virado para a CPU, pois sei que o coolerbox é fraquinho e a cidade aqui é quente, e sempre que não utilizo o ventilador e vou jogar consigo sentir a temperatura alta só de tocar no vidro na lateral do gabinete. Alguém sabe o que possivelmente pode estar ocorrendo? Será que é temperatura alta demais mesmo? Pelos dados que informei e até onde pesquisei, estão dentro do "normal".

 

Gostaria de aproveitar para agradecer ao fórum, desde a montagem do meu PC eu venho fazendo uns posts aqui pedindo uma ajudinha e sempre fui muito bem recebido. Gratidão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...