Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador iniciando eternamente e congelamento


Posts recomendados

Pra começar, tenho um processador Ryzen 5 3600 numa placa-mãe Biostar Racing B450GT3 e já não sei qual foi a última vez que a máquina funcionou corretamente por um período maior que 3 dias.

Pra ser direto, nos últimos dias, minha máquina começou a dar umas travadas enquanto navegava até chegar ao ponto de congelar totalmente numa tela preta e reiniciar. Quando ocorre esse travamento, não consigo iniciar mais. O computador fica num loop: primeira fica um longo período naquela tela preta inicial, que mostra a configuração da máquina, quando consegue sair dessa, após uma hora ou mais, fica carregando eternamente na tela da placa-mãe. Sei que não está totalmente parado porque aparece aquele carregamento do Windows 10. Caso o computador não volte para a tela anterior, após umas 3h, ele inicia o Windows e trava na área de trabalho, fazendo voltar para o início do ciclo. Da última vez, fiquei mais de 7h pra ver se conseguia ligar, mas não tive sucesso.

A última assistência acusou corrupção no SO, então o computador foi formatado recentemente.

O que acham que pode ser?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov

Processador Ryzen 5 3600

placa-mãe Biostar Racing B450GT3

Placa de vídeo Sapphire Nitro+ RX 580

2x memória RAM Team Group T Force Vulcan 8GB  DDR4 2666MHz

SSD Crucial BX500 240GB

HD Seagate Barracuda 1TB

Fonte Corsair CX550 80 Plus Bronze

 

Devo dizer também que suspeito do processador pois, numa tentativa de desentortar pinos, um deles acabou quebrando. Se não me falha a memória, esse pino estava relacionado ao controle do clock. Quando esse fato ocorreu, a máquina continuou funcionando, com algumas quedas, mas funcionava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Essa era a questão. Quando eu levei na assistência, alguns meses depois do pino quebrado, o técnico condenou o processador e a placa, mas disse que não tinha como testar a placa porque não tinha processador.

Desde então, estou tentando tirar essa dúvida, porque numa condenação das duas peças eu pegaria um i3 10100F com uma H410. Caso seja apenas o processador, pegaria um 1600AF. Pelo preço que paguei nesse 3600, não encontro nunca mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...