Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia a todos,primeiramente me perdoem pela minha falta de conhecimento quanto a questão imposta, porém pela primeira vez instalei um Timer em um sistema de irrigação utilizando água pluvial, inclusive postei um tópico pedindo algumas dicas para ligação no qual os membros aqui do clube prontamente me auxiliaram, isso já faz algum tempo e essa dúvida ainda pairava na minha mente.

O manual do Timer que eu instalei explicava sobre os contatos,na parte superior 1 2 3 e 4 e na parte superior 5 6 7 e 8, no 7 e 8 ligariamos a carga a ser controlada ou também um contator, e no manual esses dois contatos sinalizavam NA que seria normalmente aberto correto ? porém sobrou o terminal 6 e 7 que no manual diz ser contatos NF ( normalmente fechado ) e ai entrou minha dúvida, qual seria a utilidade desses contatos NF ? seriam para ligar alguma iluminação de sinalização ou algo parecido ? 

Postado
58 minutos atrás, Willian_Souza disse:

seriam para ligar alguma iluminação de sinalização ou algo parecido ? 

Exatamente isso ou muito mais.
Como o Ricardov explicou tecnicamente, acrescento exemplos:
-pode ser uma luz de sistema em espera.
-Vamos supor que você não pode encher a caixa devido ao peso. você ligaria ali um sistema secundário que monitoraria o nível, e se ficou alto liberaria um pouco de água
-Ou então, você quis aumentar o reservatório, mas o local da 2ª caixa é mais alto. Você liga o sistema que ligaria a bomba para jogar a água p/ 2a caixa aí.

A Eletrônica tem muitos usos, importante é entender o funcionamento, para entender a questão necessidade x possibilidade.

• Obrigado 1
Postado

@Thiago Miotto Já consegui ter uma noção, como eu falei este foi o primeiro timer em que eu instalei, e quando vi esses dois contatos sobrando no timer pensei na hipotese de utilizar ele caso o cliente quisesse estender o sistema, pois futuramente ele iria querer fazer um sistema de irrigação em outra área utilizando a água das mesmas caixas porém ela queria intercalar,no caso se ela ligar um ''lado'' não ligar o outro, dai pra isso teria que ter outra bomba d'água, mas fiquei pensando se teria que ter outro timer ou eu posso utilizar esses dois contatos para ativar a segunda bomba sem que a primeira ative na mesma hora ? Teria que ter outro timer estou correto ?

Postado

Bem, vamos a uma variação das explicações anteriores :

Um timer dotado de saidas NA/NF aumenta o leque de opções para os dispositivos conectados.

Exemplo : voce programa o timer para ser acionado por 10 minutos a cada intervalo de 40 minutos então ....

1 -  o dispositivo ligado no N/A vai obedecer essa regra, tipo ligar uma bomba dagua nesse perfil.
2 -  o dispositivo ligado no N/F vai executar a operação invertendo a regra, ou seja , permanece ligado por 40  minutos e desliga por 10 minutos .

Vale lembrar que diferente dos relês que também tem os contatos NF/NA  , alguns timers só obedecem a regra NF se alimentados e caso haja falha de energia ambos os contatos ficam abertos.

Se não for esse o caso do seu timer, na falta de energia ( alimentando o timer )  ele vai se comportar como um simples relê e manter ligado por tempo indeterminado o dispositivo  conectado na junção N/F.

Sei que parece incoerente isso de 'manter ligado' se faltar energia , mas ...  Considere que voce pode estar com o timer alimentado na rede elétrica comercial para gerenciar dispositivos alimentados por baterias !

'_'

• Obrigado 2
Postado
14 horas atrás, Willian_Souza disse:

@Thiago Miotto Já consegui ter uma noção, como eu falei este foi o primeiro timer em que eu instalei, e quando vi esses dois contatos sobrando no timer pensei na hipotese de utilizar ele caso o cliente quisesse estender o sistema, pois futuramente ele iria querer fazer um sistema de irrigação em outra área utilizando a água das mesmas caixas porém ela queria intercalar,no caso se ela ligar um ''lado'' não ligar o outro, dai pra isso teria que ter outra bomba d'água, mas fiquei pensando se teria que ter outro timer ou eu posso utilizar esses dois contatos para ativar a segunda bomba sem que a primeira ative na mesma hora ? Teria que ter outro timer estou correto ?

Se o sistema vai funcionar 100% do tempo, mas alterando entre 2 locais, você não precisa nem de 2 bombas, nem de 2 timers (se for como esse, c/ NA). Você pode usar válvulas para direcionar o sentido de água, essas comandadas pelo timer.

-Liga a bomba direto.

-Ponha esse timer
-Ligue 1 válvula no NA e a outra no NF

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Tito Fisher @Thiago Miotto Pois bem, o problema é esse, como ela vai intercalar o funcionamento dos lados,teoricamente acredito que eu precisaria de outro timer e outra bomba,ou pensei na hipotese de uma válvula ''registro'' elétronico como alguns chamam, pensei em colocar ele em uma das saidas de um lado da irrigação, e poderia então liga-lo no contato NF do timer, mas mesmo assim não da certo,pois eu uso o timer para alimentar a bomba, e como o @Tito Fisher enfatizou, os contatos NF só abrem quando os contatos NA fecham conforme o exemplo que ele citou :

22 horas atrás, Tito Fisher disse:

Exemplo : voce programa o timer para ser acionado por 10 minutos a cada intervalo de 40 minutos então ....

1 -  o dispositivo ligado no N/A vai obedecer essa regra, tipo ligar uma bomba dagua nesse perfil.
2 -  o dispositivo ligado no N/F vai executar a operação invertendo a regra, ou seja , permanece ligado por 40  minutos e desliga por 10 minutos .

E por isso não daria certo,pois dai o que adiantaria a válvula ou 'registro'' estar aberto se a bomba está desligada ? por exemplo : a bomba está ligada nos contatos N/A do timer certo?dai eu ligo a válvula ( registro ) nos contatos NF,dessa forma sempre que a bomba estiver desligada a válvula estará fechada, e quando a bomba ligar o registro ira abrir e é justamente isso que não pode acontecer,por que eu preciso controlar o registro da mesma maneira que controlo a bomba, pois preciso que o registro esteja fechado quando a bomba estiver ligado, mas não tem como pois quando os contatos que alimentam a bomba fecham,os N/F abrem, acho que da maneira que o cliente pensa em fazer seria só colocando outro timer, e talvez se tiver essa ideia da válvula pra fechar um dos lados dê pra usar uma bomba só.

Postado
Em 28/07/2021 às 21:55, Willian_Souza disse:

por isso não daria certo, pois dai o que adiantaria a válvula ou 'registro'' estar aberto se a bomba está desligada ?

Você deve ligar a bomba direto, fora do timer, direto na energia.

Na verdade, existe válvulas de 3 vias, que você pode ligar de forma que ligada manda pra um lado e desligada pra outro. Mas como é mais difícil de ahcar, 2 válvulas normais resolve, ainda mais que você tem um timer com contatos na e nf.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...