Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A placa-mãe A520M-K suporta CPU Ryzen 5 4650G


Posts recomendados

@Gustavo Raphael Todas as placas mãe de chipset 5xx são compatíveis com todas as linhas Ryzen 4xxx e 5xxx. A linha 3xxx também é compatível exceto pelos modelos terminados em Z. 

 

A placa-mãe que você citou não é das melhores opções. Recomendo no lugar dela a placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, ATX, DDR4 - R$ 549,90. Outra opção com preço baixo é a placa-mãe ASUS PRIME A520M-A DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A520 - R$ 585,80

1 minuto atrás, Marcelo_gs disse:

@Gustavo Raphael é compativel sim! Todas as placas mãe com socket AM4 são compativeis com esse processador

Não, não são. Essa informação é completamente equivocada. Chipsets 3xx não são compatíveis. Chipsets 4xx são compatíveis apenas com update de BIOS (não nativamente) e 5xx são compatíveis nativamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Raphael A placa-mãe Gigabyte A520M DS3H é a melhor opção nessa faixa de preço por que, além de ter melhor qualidade de fabricação e VRM superior, não requer processador de geração anterior para fazer o update de BIOS. Se a versão de BIOS que vier nela não for compatível com sua CPU você não ficará preso e sem poder usar seu PC até pegar uma CPU emprestada.

agora, Gustavo Raphael disse:

@WOZ Dods Eu sei que essa placa-mãe é fraca, mas é que eu preciso montar o PC urgente e to com pouca grana. Começo do ano que vem pretendo pegar uma B450M

Mesmo uma A520 como a que mencionou é melhor em muitos aspectos às B450, então a troca não faria sentido. A A520 que sugeri custa pouco a mais do que a que você perguntou, e vai te poupar dor de cabeça como acabo de mencionar. Além disso segura com tranquilidade qualquer upgrade futuro, então não precisará ser substituída depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre que quer saber se a placa-mãe X é compatível com processador Y, pesquise no google CPU support modelodaplacamãe

 

Citação


Lembrando que veja a BIOS que tem que ter pra funcionar esse processador, geralmente essas lojas não atualizam BIOS, tem que ser a BIOS 0403 a mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Raphael Exatamente. Mesmo que mude sua CPU para uma mais robusta depois, a A520M DS3H vai te abastecer melhor que a maioria das B450.

1 minuto atrás, Eduardo disse:

Lembrando que veja a BIOS que tem que ter pra funcionar esse processador, geralmente essas lojas não atualizam BIOS.

A520 e B520 todas vem com suporte nativo para processadores da série 4xxx. Foram lançadas antes dos 5xxx e precisam ser atualizadas para eles, no entanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a BIOS que pede ali no site do fabricante pra ele é a 0403, e se vir placa de estoque mais antigo, dos primeiros lotes de BIOS anteriores, você diz que vai funcionar? primeira BIOS é a 0305 ali, se olhar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo disse:

a BIOS que pede ali no site do fabricante pra ele é a 0403, e se vir placa de estoque mais antigo, dos primeiros lotes de BIOS anteriores, você diz que vai funcionar?

Essa versão é a de lançamento da MB. 😆

Como disse, A520 e B550 são nativamente compatíveis com Ryzen 4xxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exato, e então eu sou azarado demais, peguei uma Gigabyte com a primeira BIOS, comprei na amazon, no caso intel, processador até funcionou, mas ficou dando varios bugs, não resetava a BIOS, eu tava quase devolvendo a placa até que consegui fazer ela ligar novamente e atualizei a BIOS e foi, sim, estava com a primeira BIOS de lançamento.

 

Estou só avisando para o dono do tópico não passar pela mesma situação..
EDIT: era uma B560M da Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma versão anterior listada, mas logo antes do lançamento das MBs desses chipsets a AMD já tinha liberado microcode para as CPUs dessa linha e as fabricantes já atualizaram antes de sair da fábrica. Não vi um relato até hoje de incompatibilidade nem aqui nem em fóruns estrangeiros. 

agora, Eduardo disse:

exato, e então eu sou azarado demais, peguei uma Gigabyte com a primeira BIOS, comprei na amazon, no caso intel, processador até funcionou, mas ficou dando varios bugs, não resetava a BIOS, eu tava quase devolvendo a placa até que consegui fazer ela ligar novamente e atualizei a BIOS e foi, sim, estava com a primeira BIOS de lançamento.

 

Estou só avisando para o dono do tópico não passar pela mesma situação..

Já passei pelo mesmo várias vezes (monto PCs para clientes regularmente). Chipsets 5xx, exceto os x570, foram lançados pouco antes da 5ª geração. A maioria não é compatível com ela, mas com a terceira todos são. Lembrando que Ryzen 4650G são TODOS 3ª geração.

Correção, Ryzen 4xxx são todos 3ª geração.

Só na quinta que a AMD parou com isso de lançar versões G com CPUs da geração passada.

Fato engraçado: A520 NÃO é compatível com 3xxxG, pois são todos da segunda geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também trabalho no ramo a quase 20 anos, mas não peguei tanto Ryzen, pretendo montar minha maquina pessoal, mas é um aviso, funcionar até pode funcionar, mas se o dono do tópico começar a usar e começar a ter algum problema, veja a BIOS que está. se é mais antiga, atualize.

Se comprar de loja geralmente eles já atualizam, mas de sites que vendem de caminhão eles nem dão bola pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eduardo disse:

também trabalho no ramo a quase 20 anos, mas não peguei tanto Ryzen, pretendo montar minha maquina pessoal, mas é um aviso, funcionar até pode funcionar, mas se o dono do tópico começar a usar e começar a ter algum problema, veja a BIOS que está. se é mais antiga, atualize.

Se comprar de loja geralmente eles já atualizam, mas de sites que vendem de caminhão eles nem dão bola pra isso.

As A520 e B550 todas que usei para fazer montagens vieram com BIOS compatíveis (de fábrica). Montei muitos 4650G desde o final do ano passado por causa da escassez de silício e criptomining fever. Acho que foi o modelo que mais montei inclusive depois que esgotaram os 3100 e 3300X. Muitas com esses chipsets, inclusive, vem com a opção de fazer update de BIOS sem CPU, GPU ou RAM instalados. Observe a página do modelo que indiquei, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gustavo Raphael disse:

@WOZ Dods Então pelo o que eu entendi, essa gigabyte A520M ja vem com a BIOS atualizada para Ryzen 5 4650G ou não

A A520M DS3H vem sim. MESMO que não viesse, ela não precisa de CPU para atualizar, então você poderia atualizar você mesmo se fosse instalar, por exemplo, um 5600X.

Só que me lembro tenho duas máquinas montadas para clientes recentes com A520M DS3H+Ryzen PRO 4650G. A versão original da BIOS dessa MB já é compatível, mas as que recebi vieram com versões mais recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Raphael O 5600X é o melhor custo/benefício hoje. O 5800X quando tem preço parecido é a segunda melhor opção. No geral o 4650G tem desempenho suficiente para levar uma RTX 3060 com tranquilidade, equiparando o desempenho dos mais robustos em QHD e 4K. Lembrando que a CPU interna do 4650G é basicamente um Ryzen 5 3600, então já tem bastante desempenho para GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@WOZ Dods voce ja teve problema de estabilidade usando a A520M DS3H + Ryzen PRO 4650G?

Eu fiz a atualização da BIOS para as versões mais recentes: F10, F12, F13 e F14c disponíveis no site da Gigabyte e a instabilidade do sistema é gigante. tela preta, reset do sistema do nada, GPU travando em testes básicos de placa de video...uma desgraça.

 

Vi em alguns sites gringos que passaram pelo mesmo problema. è inacreditável que a Gigabyte lance versões mais recentes de BIOS que deixem o sistema instável. 

 

To achando que a melhor versão de BIOS para essa placa e 4650G é a F3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michell Scaff Nos PCs que montei com esta combinação não tive qualquer instabilidade. Você ativou o XMP? Tentou reassentar o processador? Fez teste das memórias com o memtest86?

 

No geral, se estiver usando XMP, saiba que instabilidade é normal em qualquer MB (é um tipo de OC afinal) e tem medidas para corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @WOZ Dods, obrigado pela resposta. Veja abaixo o relato do fórum gringo que eu achei:

cpu.png.8aa7e6c338d05ead7d15b18fe9a4c535.png

 

Não, não estou com o XMP habilitado, ele nem aparece para habilitar na tela inicial da BIOS, tenho 2 X 8Gb 3200 MHz, e achei estranho nem aparecer. vai ver que as memorias não dão suporte. sei la. Vou rodar o MemTest86 para ver o que q da.

 

Aproveitando, voce sabe se consigo desabilitar o Smart Fan 5 na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...