Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite à todos.

Minha esposa tem um notebook Acer, com um I5 de quarta geração, HD comum (não SSD) e 4 Gb de ram. Sim, eu sei, não é o ideal, mas ele é só usado para tarefas de escritório de advocacia. Não precisa ser algu super-rápido. Infelizmente ele tem estado extremamente lento. Inicialização, acesso aos sites dos tribunais, tudo leva muito tempo para acontecer. Não é vírus...e a checagem do gerenciador de tarefas mostra o HD operando à 100%. Sei que isso é um problema crônico do W10 mas, até onde eu sei, em atualizações recentes, isso foi melhorado...mas mesmo atualizando tudo, e mesmo fazendo algumas das alterações que a internet recomenda, o problema persiste. Algum recomendação ou dica...de preferência que NÃO envolva a formatação...porque esses sites de tribunais são um porre monumental para configurar.

Agradeço à todos pela atenção.

Postado

@J.J. Olha eu poderia escrever um textão aqui especificando todo o problema mas vou ser curto. 

Até uma semana atrás eu estava passando pelo mesmo problema e resolvi comprando um SSD.

Como para sua esposa são tarefas simples, compra um de 120 gb, você encontra na olx na casa dos 140 reais.

Postado

Primeiro, faça todas as atualizações do Windows, tudo mesmo, se disser que não tem mais atualização vai la e clique para procurar que vai achar mais, alguns casos resolvi assim, ai depois dei mais uma geral no sistema que ficou muito bom!

E por segundo tem que ter SSD em Windows 10 pra frente.

Postado

Pessoal, eu entendo que o sistema é muito exigente no armazenamento mas, no momento, eu não posso formatar nem alterar os componentes do notebook. Preciso, por questão de economia, obter o melhor desempenho possível com o note como está no momento, com HD tradicional e tudo.

Postado

@J.J. O problema de 100% de uso do Windows 10 já foi solucionado pela microsoft esse ano. Atualize ele todo, em especial as atualizações opcionais. O problema era uma falha do Windows defender que entrava em loop criando logs. Todos os PCs que atualizei não apresentaram mais o referido problema.

E recomendo mais memória RAM para o note dela, bem como um SSD se quiser que o PC ligue mais rápido. Lembrando, se ela tem esse pepino de sites de tribunais (a minha esposa é a mesma coisa) então faça um espelho desse HD dela o mais breve possível (depois dos updates, claro). Se não tiver atualizado todos os drivers pelo site do fabricante do notebook (jamais por qualquer outro meio) então faça antes do espelho também. O espelho permitirá ser restaurado no caso de o sistema falhar ou pegar vírus. Se tiver particionado o HD da forma correta, então basta direcionar os arquivos do usuário para a unidade D e quando for restaurar o ghost não precisará ficar se preocupando com backups.

Dicas de configurações para facilitar a manutenção do computador:

Lembre-se, as atualizações importantes são opcionais. Depois que tiver feito a busca por atualizações tem que clicar na opção de atualizações opcionais, aceitar todas, reiniciar, repetir até não ter mais nenhuma.

E para facilitar um pouquinho a vida dela, ensine ela a usar o modo de suspensão do PC, mas ela tem que reiniciar ele pelo menos uma vez por semana e os drivers tem que estar atualizados como descrevi acima.

1 hora atrás, J.J. disse:

Sei que isso é um problema crônico do W10 mas, até onde eu sei, em atualizações recentes, isso foi melhorado...

Isso é um problema que ocorre nos primeiros minutos após iniciar o Windows 10, somente em sistemas que não receberam a atualização opcional que corrige o Windows defender de abril desse ano (salvo engano).

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Muito obrigado. Eu percebi que o meu desktop, que tem um SSD sata mas, mesmo assim, tinha um uso bem intenso de HD, melhorou muito mesmo após algumas atualizações na virada do ano, mais ou menos.

Mas, por algum motivo, mesmo eu tentando forçar as atualizações, o note da minha esposa parece não mostrar algumas opções. Alguma ideia qual o pcte de atualização com essa correção, para eu baixar manualmente w? Ou alguma maneira de forçar essa atualização ?

Postado
10 minutos atrás, J.J. disse:

@WOZ Dods Muito obrigado. Eu percebi que o meu desktop, que tem um SSD sata mas, mesmo assim, tinha um uso bem intenso de HD, melhorou muito mesmo após algumas atualizações na virada do ano, mais ou menos.

Foram atualizações recentes que resolveram definitivamente o problema. Lembre-se que o importante são as atualizações opcionais, que só aparecem depois de fazer a busca pelas normais.

E tem que reiniciar e procurar novamente até não ter mais nenhuma.

12 minutos atrás, J.J. disse:

Mas, por algum motivo, mesmo eu tentando forçar as atualizações, o note da minha esposa parece não mostrar algumas opções. Alguma ideia qual o pcte de atualização com essa correção, para eu baixar manualmente w? Ou alguma maneira de forçar essa atualização ?

Se o W10 dela não for alguma versão frankenstei ou atualizada de Windows antigos, então é só buscar atualização mesmo. Os drivers foram instalados como eu expliquei lá em cima?

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Sim...os drives estão em ordem. O W10 dela é original, veio junto com a máquina. Curiosamente o meu W10 frankenstein dá menos problemas, vai entender...

Vou tentar fazer uma nova rodada de atualizações e updates dos drives hoje, passar o ccleaner, um chkdsk, e já estou instruindo ela a desativar o serviço de busca e indexação do Windows. Qualquer coisa te pergunto por aqui novamente. Obrigado.

• Curtir 1
Postado

@J.J. Acredito que mesmo se formatar o sistema não vai adiantar muita coisa, talvez se instalar o Windows 7 tenha mais desempenho, mas é como você mesmo disse, é problema cronico do Windows. Sem instalar um sistema mais leve ou investindo em um sdd não tem muito o que fazer.

Postado
15 horas atrás, J.J. disse:

passar o ccleaner

Só para constar, nunca use esse programa. Ele te dá a ilusão de reparar o Windows, mas comumente só agrava problemas. Não recomendo a ninguém.

15 horas atrás, J.J. disse:

e já estou instruindo ela a desativar o serviço de busca e indexação do Windows

Boa recomendação.

@RichardShow Como eu disse, não é problema crônico do Windows. Era um bug introduzido com a build 2004 e já foi corrigido esse ano. Levou tempo para a "Mico"soft corrigir, mas corrigiu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!