Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Especificações do computador

CPU: Intel(R) Core(TM) i3-3220 CPU @ 3.30Ghz x 4 (3.30Ghz)
RAM: 8 GB
GPU: AMD Radeon (TM) R7 360 Series
VRAM: 2 GB
Compart: 4 GB

Fonte: Cooler Master RS-500-PCAR-N1

Acredito que alguém possa me ajudar. 

Estou com problema chatíssimo de superaquecimento da placa de vídeo, fazendo o computador desligar quando a temperatura dela passa dos 100. Ele, sem atividade alguma, está chegando aos 90 ºC facilmente.

A solução por enquanto tem sido um ventilador apontado para um lado do gabinete aberto, e assim tenho conseguido manter uns 60-70 ºC de boas até mesmo nos jogos. Venho monitorando tudo pelo MSI Afterburner que, inclusive, está configurado para rodar a GPU Fan a 100%. No entanto, ainda ocorre a mesma coisa: ela gira por uns breves segundos e para, e repete o ciclo continuamente. Já verifiquei e o cooler do processador, graças a Deus, é contínuo, firme e constante... haha!

Pesquisei já em alguns fóruns, tanto brasileiros, como estrangeiros, mas nenhuma solução encontrada funcionou. 
Algumas das coisas que já fiz e que até agora não deram resultado:

- Já retirei os pentes de memória, limpei delicadamente os slots e passei borracha nos terminais das RAMs;

- Também já limpei o cooler do processador, verifiquei a pasta térmica (e tá íntegra, aplicada corretamente);

- Além da configuração com o MSI, tentei outro programa (SpeedFan) e nada ainda, mesmo com a GPU Fan configurada também a 100%... desinstalei e permaneço unicamente com o MSI;

- Limpei o próprio cooler da placa de vídeo e a poeira que fica no dissipador, verificando os terminais e tá tudo ok;

- Driver da AMD pelo Radeon Software também está atualizado (verificando dia após dia).

A pergunta que não quer calar: o que mais posso fazer? 

Postado

@Filipe Maciel

Tô no celular e minha internet abriu o tópico aos pedaços.. 

Enfim, seria hora de desmontar ela e ver a pasta termica dela.. Mas, esse problema das fans é mal sinal.. Isso varia de GPU, mas pode ser algum problema no circuito que alimenta ela, pode na fan em si ou, em certos casos, na própria GPU, pois ela pode fazer esse controle..

Não sei qual é o caso dessa R7, mas seria bom olhar ela.. Ela chega a dar artefatos??

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

Realmente, vi também várias pessoas falando sobre uma espécie de controle automático das placas, que só giram quando realmente julgam necessário. O que acho que tá acontecendo é que ela tá desregulada, funcionando sem ter uma ligação com a temperatura mesmo. 

quanto a artefatos durante os jogos, nada. Se for questão de linhas multicoloridas, elas aparecem só quando ligo o PC, que é quando seria para mostrar a BIOS e configurações afins. Creio que seja problema com o canal HDMI da TV, mas quando estava com outro monitor também já existia esse problema do superaquecimento da placa. Nada além disso. 

Postado

@Filipe Maciel

Todas tem esse controle.. Ele é feito por um sensor ou pela própria GPU..

E aí tá o problema no seu caso: essa comunicação não tá ocorrendo de modo correto.. Ai, ela fica girando de modo aleatório.. Isso é um dano físico na placa, algum componente ruim, solda frua ou mesmo a fan com problema.. Vira caso pra técnico..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Realmente, vou verificar com algum. Uma coisa interessante que não citei é que na aba dos parâmetros da placa, não há registro da velocidade da ventoinha da GPU, assim fica 0RPM mesmo quando gira. Vi em algum vídeo do youtube um cara dizendo que, às vezes, o sensor de velocidade da ventoinha pode estar danificado. No entanto, isso não viria ao caso por não ter sequer uma continuidade de giro do cooler.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!