Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pois bem, possuo aqui um aparelho home theater da marca Philco PHT660N, ele estava praticamente abandonado aqui em casa, estava com a placa da fonte toda queimada, os mosfets do primário estavam partidos ao meio e os capacitores estufados, enfim tava um arregaço..

Como eu sou hobista da na área de eletrônica e áudio, resolvi dar atenção para o aparelho com a esperança de poder ouvir um som de qualidade sem precisar usar o headset pois ele me causava de vez em quando um desconforto...

Então foi mais de uma semana trabalhando em cima do aparelho, depois de trocar inúmeros componentes e também fazer inúmeras modificações a até algumas gambiarras (mini circuito usando mosfet + thermistor para controlar rotação da ventoinha que parafusei na carcaça com o fluxo de ar em cima do dissipador, porque chegava quase a pegar fogo quando dava volume devido ao fabricante ter fixado 3 STK de potência numa chapinha de alumínio só para economizar com refrigeração), enfim o aparelho voltou a vida.

Como nem tudo são flores tinha ainda mais algumas coisas para ajeitar, como por exemplo a saída do subwoofer não funcionava, e depois do diagnóstico constatei que o problema era na placa principal (SMD), que mandava o sinal de áudio por meio de um cabo para outra placa que amplificava o som.

Basicamente como eu não tenho experiência com circuitos digitais, montei um filtro ativo passa baixas onde peguei o esquema na web, e como o home tinha uma saída auxiliar por meio de RCA coaxial, que fica sempre ligada mandando sinal de áudio, liguei a entrada do filtro passa baixa lá e a saída no STK responsável pelo grave, funcionou muito bem, então tive a ideia de instalar o home no meu quarto e ligar ele no Notebook pra ouvir som de qualidade sem precisar do fone, até aí tudo bem, porém eu estava meio descontente com os graves pois o sub desse home é daqueles estreitinhos bem pequenos e o grave dele não é aquele grave encorpado bonito, era mais uma batida seca, eu coloquei ele bem próximo da parede e ainda usei equalizador em (formato V) que eles chamam para dar uma acentuada no sub grave, mas o pobre coitado não aguentava e começava literalmente a "peidar" quando a batida vinha com tudo.

Foi aí que eu tive a brilhante ideia de acoplar minha caixa de som automotiva "tri-mode" que eu tinha montado com peças usadas que estavam aqui em casa dos tempos de juventude do meu tio, ele praticamente tinha abandonado ( falante 12p, módulo automotivo 1500w pmpo cerca de 150W RMS testados no osciloscópio com carga de 8Ohms na saída, que é praticamente o dobro da impedância mínima no bridge. OBS: eu usei um sub 12p com bobina dupla 4+4Ohms ligadas em série, pois eu gostei mais desse falante pois ele da um grave mais encorpado e redondo, ele chegou a 35v RMS na saída porém a onda não chegou a ceifar no visor do osciloscópio, eu só não fui além porque se não ia derrubar a casa de tanto que tremia o meu quarto kkkk.)

Enfim acabou que estou usando agora o home com as caixinhas satélites e a via do grave ligado nesta caixa sub.

A ligação ficou o seguinte, cabo aux ligado na saída p3 do notebook, outra saída no home theater, saída aux do home theater ligado na entrada do módulo já com o crossover em LPF e corte de frequência ajustado.

Até aí tudo bem, mas a minha dúvida é, será que teria algum dispositivo, que eu pudesse ligar entre o notebook e o home theater com o intuído de protegê - lo ?

Digo isto pois já tive experiências bem ruins quando liguei um amplificador feito com sucata na saída para fone de ouvido do meu celular, fechou um curto no amplificador e deu um retorno pro cell por meio do cabo p2, queimo a placa inteira...

Estou usando este setup a um bom tempo e único problema que tive foi a tela do meu note ( Dell inspiron 15 3000 I3 6º geração ) que acabou danificando devido a dobradiça ter ficado rígida, soltou as pouquinhas dos parafusos que seguravam elas e acabou forçando o display no movimento de abrir e fechar a tampa, mas nada que tivesse interferência direta pelo fato de estar conectado ao home theater.

Pode ser que nunca de problema, mas como é um aparelho extremamente modificado e mexido, tenho medo de ligar ele direto na saída aux do note, principalmente depois do que aconteceu com meu celular no passado, então queria saber se existe alguma forma de proteger a saída aux do notebook contra qualquer futuro problema que venha acontecer, pois o home e demais aparelhos eu posso tentar arrumar ou até comprar outro, mas o computador aí já é muito mais sério.

 

 

Postado

@João Maurício Pereira que eu saiba isso não existe, mas você poderia pegar um aparelho qualquer que tenha entrada e saida auxiliar e "ligar no meio", com um pouco de sorte se der um problema desses que queimou o seu celular queimaria esse aparelho barato no meio.

Uma gambiarra que me veio a mente agora são aquelas fitas k7 com cabo p2 pra conectar a saida de um aparelho na entrada do k7 de um aparelho antigo, eu usei por um tempo em um aparelho de som que estava estragado, não tocava rádio e não girava o k7, mas como essa fita adaptadora não precisava girar funcionava bem.

 

eu achei que nem existia mais, rs.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871981383-adaptador-fita-cassete-k7-mp3-celular-iphone-smartphone-p2-_JM#position=35&search_layout=stack&type=item&tracking_id=7a41d96d-fe4f-4c47-bc0c-3584280f4dd2

 

Com uma fita dessas ligando o computador em um aparelho qualquer e na saida dele ligar o amplificador eu não consigo imaginar uma forma do amplificador alcançar o computador mesmo na mais catastrófica das falhas.

Postado

@João Maurício Pereira Manda os sinais de áudio por Bluetooth do notebook pro receiver do seu HT. 

 

Caso o home não tenha Bluetooth, com certeza consegue adaptar uma placa nele. 

 

 

Opção 2: Mandar sinal de áudio por cabo óptico digital.

Além de ser impossível dar curto, o som é melhor e oferecerá 5.1.

  • Curtir 2
Postado

só achei até agora o aparelho que converte coaxial digital para analogico, tá difícil achar um que faça o contrario.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!