Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TpLink Archer C6 V3.20 não suporta 300 Mbits de internet?


Posts recomendados

Tinha um TpLink WR840n e uma internet de 40Mbps que chegava sem perdas tanto por cabo quanto por wifi, aproveitando a diferença de apenas R$20,00 mudei meu plano para 300Mbps. Fui informado por um técnico que meu roteador não era compatível com essa velocidade por se tratar de um aparelho fast ethernet e que pra poder usufruir de toda a velocidade deveria adquirir um roteador giga. Como não tenho praticamente nenhuma noção de rede, pedi pra que ele me indicasse um que tinham costume de trabalhar e ele me indicou o Archer C6. O roteador chegou, fiz a instalação e pra minha surpresa a internet não passava de 100, 110Mbps, em nenhum dos meus dispositivos (2 Smart tvs da LG e 2 smartphones Moto One) reiniciei o modem, roteador e o problema persistiu. Entrei em contato com o suporte e eles  enviaram um técnico até minha residência, lá ele com o próprio smartphone testou a conexão várias vezes e conseguiu velocidades próximas de 298Mpbs. A princípio ele me disse que o problema era com os dispositivos que só se conectavam em 2.4Ghz e que por isso não atingiriam velocidades acima de 100Mbps. Perguntei pra ele então, por que na configuração do wifi dos smartphones e também no tether (app TpLink) mostrava as conexões como 5Ghz? ele começou a ficar com dúvidas em relação ao fato de serem ou não dispositivos 5Ghz e me pediu para que testasse a internet cabeada e aí que a coisa ficou pior, por que não consegui chegar a 80Mbps nas Tvs. Ontem ao chegar em casa por volta das 19h resolvi restaurar o roteador as configurações de fábrica e fiz a configuração novamente e aí as duas tvs passaram a registrar até 250Mbps pelo wifi e assim achei que o problema estava parcialmente resolvido por que os smartphones continuavam a conectar em no máximo 100,110Mbps. Acontece que já por volta das 22h, fazendo novos testes de conexão as tvs só estavam oscilando entre 40 e 80Mbps no wifi. Será que o problema é no roteador? ou talvez só um problema de configuração?

O modem é Giga, o cabo que liga o modem ao roteador, imagino que seja compatível com giga também, afinal ele veio com o roteador e como disse antes, as tvs por um período conectaram a 250Mbps. O firmware do roteador está atualizado, por que assim que instalei percebi uma notificação sobre isso e fiz a atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A sugestão é avaliar, já que o problema pode estar no provedor/acesso de internet e não no roteador.

 

Como teve um crescimento de 7,5x considerando a mudança de 40 para 300 Mbps, pode ser que em horários mais utilizados não chega a velocidade no roteador.

 

Utilize sempre um acesso com fio, já que nele a interferência é pequena para medir a internet.


Teste também a conexão direta, do modem a TV com cabo para ver como fica a velocidade. Assim consegue determinar onde está o problema. Lembrar que para acima de 100 Mbps com cabo é preciso que o cabo esteja 100%, pois caso contrário ele configura o modo fast que limita em 100 Mbps. O mesmo vale para Smarts, porque algumas possuem apenas porta Fast e não Gigabit, assim com cabo acaba registrando menor que o wireless.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@NaamaM Eu tenho este roteador aqui em casa com Internet de 512 Mbit/s e ele entrega perfeitamente a velocidade contratada. Não acredito que seja um problema com o roteador. Note que no caso de celulares, você só conseguirá obter altas velocidades operando a 5 GHz. A 2,4 GHz o nível de interferência é muito alto. Por exemplo, neste momento, no meu desktop com cabo estou obtendo 540 Mbit/s, no meu notebook a 5 GHz estou obtendo 500 Mbit/s, mas no meu celular a 2,4 GHz não chega a 10 Mbit/s. Também no caso de conexão sem fio a 5 GHz, a velocidade cai muito com a distância para o roteador. Recomendaria os testes aí com um laptop e um desktop também, com cabo. Pois o desempenho em dispositivos móveis muitas vezes é limitado pelo chip usado no aparelho. Por exemplo, é possível que seus aparelhos sejam IEEE 802.11n de 150 Mbit/s, aí você não conseguirá obter mais do que isso. Note que IEEE 802.11n é apenas o padrão geral, na prática existem chips de 150 Mbit/s, 300 Mbit/s, 450 Mbit/s, 600 Mbit/s etc.

 

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@NaamaM Eu tenho este roteador aqui em casa com Internet de 512 Mbit/s e ele entrega perfeitamente a velocidade contratada. Não acredito que seja um problema com o roteador. Note que no caso de celulares, você só conseguirá obter altas velocidades operando a 5 GHz. A 2,4 GHz o nível de interferência é muito alto. Por exemplo, neste momento, no meu desktop com cabo estou obtendo 540 Mbit/s, no meu notebook a 5 GHz estou obtendo 500 Mbit/s, mas no meu celular a 2,4 GHz não chega a 10 Mbit/s. Também no caso de conexão sem fio a 5 GHz, a velocidade cai muito com a distância para o roteador. Recomendaria os testes aí com um laptop e um desktop também, com cabo. Pois o desempenho em dispositivos móveis muitas vezes é limitado pelo chip usado no aparelho. Por exemplo, é possível que seus aparelhos sejam IEEE 802.11n de 150 Mbit/s, aí você não conseguirá obter mais do que isso. Note que IEEE 802.11n é apenas o padrão geral, na prática existem chips de 150 Mbit/s, 300 Mbit/s, 450 Mbit/s, 600 Mbit/s etc.

 

image.png

Vou arrumar um PC com porta giga e fazer os testes pra saber se o problema é da operadora de internet que não está entregando a velocidade correta. Meu notebook é /100 e por isso não adianta testar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NaamaM Wi-fi não atinge 100% da velocidade máxima de nenhuma conexão com mínima consistência, seja 2.4 ou 5 GHz. Entenda que Wi-fi é o mesmo que rádio, e recebe interferências de todas as outras formas de rádio. Além disso, rádio não atravessa paredes, ele só chega até outro ambiente e outros aparelhos ao refletir em superfícies. Tudo isso contribui para criar perdas de velocidade e de latência nas conexões sem fio. O 5 GHz, que tem curto alcance, pode ficar instável mesmo quando próximo do aparelho por causa de todos esses fatores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@NaamaM Wi-fi não atinge 100% da velocidade máxima de nenhuma conexão com mínima consistência, seja 2.4 ou 5 GHz. Entenda que Wi-fi é o mesmo que rádio, e recebe interferências de todas as outras formas de rádio. Além disso, rádio não atravessa paredes, ele só chega até outro ambiente e outros aparelhos ao refletir em superfícies. Tudo isso contribui para criar perdas de velocidade e de latência nas conexões sem fio. O 5 GHz, que tem baixo alcance, pode ficar instável mesmo quando próximo do aparelho por causa de todos esses fatores.

Pois é cara, mas os testes foram feitos a 1 metro sem nenhum tipo de barreira. O roteador as vezes entrega 100, 110 as vezes 250 e isso "ao lado" da smart tv. No caso do celular provavelmente ele não suporte 5ghz e por isso consegue no máximo os 100Mbps, mas por que a tv está oscilando tanto? essa é minha dúvida, por isso vou arrumar um PC com porta giga e testar direto do modem pra confirmar se a internet está chegando ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, NaamaM disse:

Pois é cara, mas os testes foram feitos a 1 metro sem nenhum tipo de barreira. O roteador as vezes entrega 100, 110 as vezes 250 e isso "ao lado" da smart tv. No caso do celular provavelmente ele não suporte 5ghz e por isso consegue no máximo os 100Mbps, mas por que a tv está oscilando tanto? essa é minha dúvida, por isso vou arrumar um PC com porta giga e testar direto do modem pra confirmar se a internet está chegando ok.

Meu celular é novo, testando a velocidade dele num roteador 5 GHz a menos de um metro eu tenho resultados super inconsistentes, cada tentativa sai com uma velocidade diferente, apesar de serem mais comuns as velocidades próximas da contratada. 

Sério, wi-fi é isso aí mesmo. Para o uso geral a velocidade acima de 20 MBs é quase inútil, pois a maioria dos sites e conteúdos vai limitar quanto você vai poder "sugar" deles. Velocidades acima disso são úteis para quem tem muitos dispositivos.

 

No geral, se você tem um PC com cabo CAT 6 conectado diretamente ao roteador e a velocidade no cabo está correta, qualquer outra medida via wireless é irrelevante nesse sentido.

 

Observe que se você tem um roteador novo e o conectou ao roteador/modem da provedora, a configuração do roteador/modem tem que estar com a rede desligada, com o wireless e o DHCP desativados, operando apenas em bridge, ou com o DHCP ligado nele, mas desligado no segundo roteador. Seria nesse caso bridge ou cascateamento, e as configurações dos dois tem estar compatível com o modo de operação escolhido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o pessoal comentou, a única forma de confirmar se a velocidade da operadora está boa é com um teste via cabo usando um computador com rede giga.

 

Sobre testes no wifi, é necessário observar muitas variantes.

A primeira coisa é saber se os seus aparelhos tem placas wifi com capacidade real para operar nessas taxas. Partindo do suposto de que suas TVs usam rede 5.0Ghz, aparelhos com Wifi N deveriam suportar ate uns 500Mb de download. A segunda pergunta é o que você está usando para testar nas TVs. Seria via sites como o Speed test? Para ter resultados mais realistas, use o teste do Brasil Banda larga ou ou SIMET que são órgãos oficiais de teste.

Depois temos vários outros pontos. A quantidade de aparelhos ligados à wifi no momento do teste influencia o resultado, redes de vizinhos operando em canais iguais ou próximos e até mesmo os eletrodomésticos da sua casa podem causar interferências que vão sem sombra de duvida afetar o desempenho da wifi.

 

Mas segue também um conselho de utilizador. Não se desespere com isso. Veja, pelos testes que você já fez, é evidente que a velocidade geral já subiu. Numa TV, não faz a menor diferença ter 50 ou 250mb de download. Eu por exemplo tenho a muito tempo assinatura da Netflix 4K e com tvs 4k. Eu tinha 25Mb de internet no meu apartamento e conseguia jogar online enquanto minha esposa assistia as series dela sem causar lag pra mim e sem ela ter de ficar esperando carregar os filmes. Hoje tenho 100Mb e sigo com câmeras IP, TV, echo dot com Alexa e mais um monte de coisas penduradas na wifi e tudo funciona tranquilamente. O único lugar onde você vai precisar ou querer usar toda a banda da sua rede é no computador quando for fazer downloads ou atualizar algum jogo/programa. Nesse ponto é importante dizer que ter um roteador que entrega 600Mbps para 1 aparelho é muito menos importante do que ter um roteador que entregue 100 Mb para 5 aparelhos simultaneamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Meu celular é novo, testando a velocidade dele num roteador 5 GHz a menos de um metro eu tenho resultados super inconsistentes, cada tentativa sai com uma velocidade diferente, apesar de serem mais comuns as velocidades próximas da contratada. 

Sério, wi-fi é isso aí mesmo. Para o uso geral a velocidade acima de 20 MBs é quase inútil, pois a maioria dos sites e conteúdos vai limitar quanto você vai poder "sugar" deles. Velocidades acima disso são úteis para quem tem muitos dispositivos.

 

No geral, se você tem um PC com cabo CAT 6 conectado diretamente ao roteador e a velocidade no cabo está correta, qualquer outra medida via wireless é irrelevante nesse sentido.

 

Observe que se você tem um roteador novo e o conectou ao roteador/modem da provedora, a configuração do roteador/modem tem que estar com a rede desligada, com o wireless e o DHCP desativados, operando apenas em bridge, ou com o DHCP ligado nele, mas desligado no segundo roteador. Seria nesse caso bridge ou cascateamento, e as configurações dos dois tem estar compatível com o modo de operação escolhido.

amigo, no último paragráfo você falou grego pra mim kkkkkk. a internet chega na minha casa através de um desses aqui https://www.intelbras.com/pt-br/1-porta-gigabit-ethernet-onu-110 mas não manjo de fazer essas configurações não. Como disse no inicio do post, eu não manjo de rede. Imagino que o técnico ontem deve ter feito esse tipo de configuração. Vou conectar um PC com porta giga ligado direto no modem e testar se tá chegando o que contratei, se estiver correto, aí vejo em relação ao roteador. Só abri esse post por que vi na internet muita gente reclamando de problemas com o Archer C6. Agradeço pelas dicas. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, sdriver disse:

Depois temos vários outros pontos. A quantidade de aparelhos ligados à wifi no momento do teste influencia o resultado, redes de vizinhos operando em canais iguais ou próximos e até mesmo os eletrodomésticos da sua casa podem causar interferências que vão sem sombra de duvida afetar o desempenho da wifi.

Muitíssimo bem lembrado do restante dos aparelhos conectados simultaneamente. Sempre esqueço que as outras pessoas não controlam ambiente de testes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, sdriver disse:

Como o pessoal comentou, a única forma de confirmar se a velocidade da operadora está boa é com um teste via cabo usando um computador com rede giga.

 

Sobre testes no wifi, é necessário observar muitas variantes.

A primeira coisa é saber se os seus aparelhos tem placas wifi com capacidade real para operar nessas taxas. Partindo do suposto de que suas TVs usam rede 5.0Ghz, aparelhos com Wifi N deveriam suportar ate uns 500Mb de download. A segunda pergunta é o que você está usando para testar nas TVs. Seria via sites como o Speed test? Para ter resultados mais realistas, use o teste do Brasil Banda larga ou ou SIMET que são órgãos oficiais de teste.

Depois temos vários outros pontos. A quantidade de aparelhos ligados à wifi no momento do teste influencia o resultado, redes de vizinhos operando em canais iguais ou próximos e até mesmo os eletrodomésticos da sua casa podem causar interferências que vão sem sombra de duvida afetar o desempenho da wifi.

 

Mas segue também um conselho de utilizador. Não se desespere com isso. Veja, pelos testes que você já fez, é evidente que a velocidade geral já subiu. Numa TV, não faz a menor diferença ter 50 ou 250mb de download. Eu por exemplo tenho a muito tempo assinatura da Netflix 4K e com tvs 4k. Eu tinha 25Mb de internet no meu apartamento e conseguia jogar online enquanto minha esposa assistia as series dela sem causar lag pra mim e sem ela ter de ficar esperando carregar os filmes. Hoje tenho 100Mb e sigo com câmeras IP, TV, echo dot com Alexa e mais um monte de coisas penduradas na wifi e tudo funciona tranquilamente. O único lugar onde você vai precisar ou querer usar toda a banda da sua rede é no computador quando for fazer downloads ou atualizar algum jogo/programa. Nesse ponto é importante dizer que ter um roteador que entrega 600Mbps para 1 aparelho é muito menos importante do que ter um roteador que entregue 100 Mb para 5 aparelhos simultaneamente.

Fiz os testes com todos os dispositivos desconectados, mas por apps disponíveis em cada tv. Vou testar por esses que você me passou. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, NaamaM disse:

amigo, no último paragráfo você falou grego pra mim kkkkkk. a internet chega na minha casa através de um desses aqui https://www.intelbras.com/pt-br/1-porta-gigabit-ethernet-onu-110 mas não manjo de fazer essas configurações não. Como disse no inicio do post, eu não manjo de rede. Imagino que o técnico ontem deve ter feito esse tipo de configuração. Vou conectar um PC com porta giga ligado direto no modem e testar se tá chegando o que contratei, se estiver correto, aí vejo em relação ao roteador. Só abri esse post por que vi na internet muita gente reclamando de problemas com o Archer C6. Agradeço pelas dicas. Abraço!

A única forma de garantir que a configuração do roteador e do cable modem está correta é configurando você mesmo. DHCP é um protocolo de endereçamento da sua rede. Se tiver dois aparelhos com o DHCP ligado você terá problemas constantes na rede. Se não estiverem configurados dentro da mesma sub-rede, também terá problemas. 

Os roteadores da TP-Link são muito bons, os melhores custo/benefício no mercado hoje. Só vejo problemas com esse modelo quando a pessoa é leiga e não sabe fazer a configuração corretamente, pois como já disse a configuração inadequada só vai te trazer dores de cabeça.

1 minuto atrás, NaamaM disse:

Fiz os testes com todos os dispositivos desconectados, mas por apps disponíveis em cada tv. Vou testar por esses que você me passou. Obrigado!

Você não vai ter resultados precisos com TVs. Teste via cabo em um PC nos sites que o colega citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

A única forma de garantir que a configuração do roteador e do cable modem está correta é configurando você mesmo. DHCP é um protocolo de endereçamento da sua rede. Se tiver dois aparelhos com o DHCP ligado você terá problemas constantes na rede. Se não estiverem configurados dentro da mesma sub-rede, também terá problemas. 

Os roteadores da TP-Link são muito bons, os melhores custo/benefício no mercado hoje. Só vejo problemas com esse modelo quando a pessoa é leiga e não sabe fazer a configuração corretamente, pois como já disse a configuração inadequada só vai te trazer dores de cabeça.

A internet entra por esse aparelho https://www.intelbras.com/pt-br/1-porta-gigabit-ethernet-onu-110 e conecta ou meu roteador Archer C6, não tenho outro roteador, onde posso achar esse DHCP nesse ONU 110? no roteador achei e devo deixar ligado ou desligado? e como faço para operar apenas em Bridge?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NaamaM Você conectou o ONU diretamente ao seu Archer C6? Não tem o roteador da provedora?

Não tem o roteador deles não, é só o onu direto no meu roteador. Inclusive quando você contrata um pacote deles, ou você compra um roteador ou eles conectam esse ONU direto no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NaamaM Então não tem que mexer em DHCP. As configurações são direto no roteador e o rapaz que fez a configuração deve ter configurado apenas sua rede doméstica. Recomendo que revise as configurações que ele fez, em especial o tipo de conexão. Eventualmente você poderia resetar o roteador e só refazer a configuração de sua rede, certificando-se então de que o rapaz não fez a configuração errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NaamaM Então não tem que mexer em DHCP. As configurações são direto no roteador e o rapaz que fez a configuração deve ter configurado apenas sua rede doméstica. Recomendo que revise as configurações que ele fez, em especial o tipo de conexão. Eventualmente você poderia resetar o roteador e só refazer a configuração de sua rede, certificando-se então de que o rapaz não fez a configuração errado.

Pode me dar dicas do que configurar exatamente? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NaamaM Tem que entrar na configuração de WAN e ver como está lá. Provavelmente vai ter que reconfigurar isso depois. Se quiser configurar, recomendo que faça o reset (de dentro da página dele mesmo) e então redefina as configurações de wifi. As configurações de wifi do TP-Link são bem fáceis, bastando definir a segurança como WPA/WPA2 e o resto em auto, definindo o nome da rede e a senha. É bom colocar o mesmo nome de rede com 2.4 no final da de 2.4 GHz e 5 na conexão de 5 GHz (ou algo assim, pois na minha eu tenho uma só com o nome e outra com 5 no final). Pode usar a mesma senha para ambas se quiser. Feita essa configuração você pode deixar tudo em auto e salvar, mandando reiniciar em seguida.

Lembre-se de ter o manual em mão caso tenha alguma dúvida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NaamaM Tem que entrar na configuração de WAN e ver como está lá. Provavelmente vai ter que reconfigurar isso depois. Se quiser configurar, recomendo que faça o reset (de dentro da página dele mesmo) e então redefina as configurações de wifi. As configurações de wifi do TP-Link são bem fáceis, bastando definir a segurança como WPA/WPA2 e o resto em auto, definindo o nome da rede e a senha. É bom colocar o mesmo nome de rede com 2.4 no final da de 2.4 GHz e 5 na conexão de 5 GHz (ou algo assim, pois na minha eu tenho uma só com o nome e outra com 5 no final). Pode usar a mesma senha para ambas se quiser. Feita essa configuração você pode deixar tudo em auto e salvar, mandando reiniciar em seguida.

Lembre-se de ter o manual em mão caso tenha alguma dúvida. 

Essa configuração básica eu já fiz anteontem quando restaurei as configurações de fábrica e não notei nenhuma melhora. Assim que você entra no setup do roteador, no meu caso eu marco PPPoE, coloco usuário e senha, coloco a segurança em WPA3 e coloco o nome da minha rede. Ele automaticamente já coloca o 5G na frente do nome da conexão de 5Ghz. Tem uma opção chamada Smart Connect que se você deixa ela marcada já mescla as duas redes e passa a aparecer somente uma para você se conectar e dessa forma ele entrega a conexão que estiver como melhor sinal e velocidade. Já configurei com essa opção marcada e desmarcada e não sinto melhora, sempre oscilando muito. Ontem fiz o teste de conexão pela Brasil Banda larga e pela Simet e ocorreu variação de 47Mbps até 82Mbps para download e de 80Mbps até 97Mbps para upload. Já entrei em contato com o suporte duas vezes para que eles voltem lá e façam o teste direto do modem, mas ainda não apareceram. Não tenho PCs com porta giga e por isso vou tentar com alguém uma maquina emprestada para testar ou em último caso comprar uma placa de rede /1000 pra realizar os testes. O problema é que uma placa dessa tá na faixa de 60 conto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NaamaM disse:

Assim que você entra no setup do roteador, no meu caso eu marco PPPoE, coloco usuário e senha, coloco a segurança em WPA3 e coloco o nome da minha rede.

Nem sabia de WPA3. Se quer que sua rede seja compatível com todos os aparelhos, use WPA/WPA2/WPA3, assim ele aceita aparelhos mais antigos.

1 hora atrás, NaamaM disse:

Tem uma opção chamada Smart Connect que se você deixa ela marcada já mescla as duas redes e passa a aparecer somente uma para você se conectar e dessa forma ele entrega a conexão que estiver como melhor sinal e velocidade.

Bacana. Já vi a função, mas estou com roteador das cavernas e não lembrava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NaamaM disse:

Não tenho PCs com porta giga e por isso vou tentar com alguém uma maquina emprestada para testar ou em último caso comprar uma placa de rede /1000 pra realizar os testes. O problema é que uma placa dessa tá na faixa de 60 conto.

Teste com o PC que tiver usando um bom cabo. Veja qual é a velocidade e teste mais de uma vez para saber a estabilidade. Use os sites indicados pelo colega lá em cima ou então o speedtest.net.

agora, NaamaM disse:

Vou deixar configurado como WPA2 então. Obrigado!

Tem que ser WPA/WPA2 para ter compatibilidade com todos os tipos de dispositivo. Se tiver com os três, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...