Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É válido sair totalmente do Windows e instalar uma distro GNU/Linux?


Pepse

Posts recomendados

boa tarde, esses dias estive cansado de tanto olhar pro Windows 10, e como o Windows 11 não saiu ainda, quero ver uma coisa nova, no caso o Linux

porém, se eu migrar para o Linux, será possível instalar e rodar tudo de Windows no Linux? por que na última vez que usei o Wine, praticamente tudo que era .exe não funcionou de jeito nenhum, e quando rodava era todo travado, daí desisti dessa ideia

porém com um novo computador, levei essa ideia em consideração, mas ainda fica a dúvida, é válido isso? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Sim. Hoje em dia, o Linux é mais amigável para usuários vindos do Windows. A compatibilidade do Wine cresceu, a Microsoft porta seus aplicativos como Microsoft Edge para Linux e tem como jogar jogos somente para Windows no Linux através do Wine, PlayOnLinux ou Proton da Steam.

 

Recomendo mais Ubuntu e Linux Mint, que são distribuições bastantes amigáveis e fáceis de usar.

 

Não sou usuário do Linux, mas eu tenho uma máquina virtual que roda Linux Mint 20.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Pepse, o wine é um emulador, e como todo emulador, ele não é perfeito. Nem tudo irá rodar no wine. O negocio é tentar usar aplicativos similares nativos do Linux quando o wine não der conta, quase tudo que tem no Windows existe um similar no Linux, mas irá exigir uma curva de aprendizagem (parte chata rsrsrs), mas da para se virar bem com aplicativos nativos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando se migra para outro sistema operacional é melhor utilizar programas executáveis nativos.

 

O Wine é uma adaptação para projetos que foram desenvolvidos apenas para Windows por exemplo, pois não oferece a mesma performance já que você "emula" um sistema operacional.

 

Então você lista o que precisa ter em seu sistema, veja se existem nativos para linux. Jogos por exemplo, não rodam bem no Wine porque a performance é bem limitada.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, porém quando eu falo que nada funciona, é nada mesmo, nem no PlayOnLinux, nem no Proton nem no Wine e nem em nada, eu tenho um sistema Ubuntu de reserva no meu PC, e nele tem coisas que não funcionam, posso testar algumas coisas que uso bastante tipo o Gamepass e EA Desktop, porém o meu medo é os jogos não funcionarem, já que a minha APU é uma Vega 8, e não tem drivers pra se instalar de Linux desse negócio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pepse Eu pretendo começar a usar Linux no meu computador principal em breve. Nem todos os aplicativos de Windows estão disponíveis no Linux, mas há muitos aplicativos disponíveis para ele também, e quando não, existem diversas alternativas tão boas quanto. O Wine, como já disseram, não é perfeito, mas ele pode servir para executar algum aplicativo específico que você não achou substituto.

 

Procure por aplicativos nativos, e em último caso tente usar o original via Wine. Aqui, todos os meus aplicativos possuem versões para Linux, exceto alguns poucos que já arranjei substitutos que estão me atendendo perfeitamente. Inclusive, todos os jogos que jogo (na Steam e fora dela, como o SRB2) possuem versões nativas ou funcionam sem problemas com o Proton.

 

5 minutos atrás, Pepse disse:

meu medo é os jogos não funcionarem, já que a minha APU é uma Vega 8, e não tem drivers pra se instalar de Linux desse negócio

 

Os drivers são instalados automaticamente. Talvez alguns específicos, como os da NVIDIA, não. Mas, em distribuições focadas na facilidade de uso (como o Linux Mint), basta ir no Gerenciador de Drivers e dar um clique para instalá-lo. Que eu saiba, os da AMD são instalados automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Você vai ter que ir realizando os testes, até por quê Wine não é exatamente um emulador e sim um tradutor, além que muitas vezes você vai ser obrigado a baixar pacotes adicionais como Visual studio, .NET, DirectX, etc... E todos esses pacotes caso queira é mais fácil de realizar o processo usando a extensão Winetricks que cria uma interface gráfica que instala para você

 

Mas recomendo fortemente que tente instalar todos os jogos e aplicativos usando programas auxiliares como o Lutris ou PlayOnLinux, eles ja garantem mais compatibilidade

(Lutris tem uma comunidade que realiza testes e adaptam o jogo para executar da melhor forma para o usuário, e depois disponibilizam para a comunidade)

 

Como o @Rio McCloud disse, busque alternativas de pacotes opensource para linux que serão muito mais viáveis, como Pacote Office a alternativa é o WPS Office, eu mesmo uso no trabalho quando alterno pro Linux mint e funciona muito bem para mim, só será obrigado a ver como instalar extensão após, pois ele vem sem Arial se não estou enganado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, obrigado a quem me respondeu, mas vocês conhecem alguma distro Linux boa? tipo assim, não precisa ser próximo, na verdade vai ser até bom um sistema diferenciado pra eu me adaptar, mas tipo assim, eu não gostei do Mint, por algum motivo acho ele bem feio, todas as 3 versões, o Ubuntu é um tanto estranho de mexer e meu pai não gostou, e o Zorin, só é parecido demais com o Windows

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pepse Existe o Pop!_OS, que é parecido com o Ubuntu e amigável para usuários iniciantes. Há o KDE Neon que possui uma interface semelhante ao Windows, mas que é muito personalizável, permitindo que você deixe ele com uma cara bem diferente. Ele é baseado no Ubuntu, então acredito que seja amigável também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Tem o Elementary OS e Deepin que eu já usei e gostei, só não me mantive pois a interface é um tanto mais pesada que as XFCE do Mint e meu notebook na época estava sofrendo para rodar, ja que é bem fraco, mas é bem bonito e prático, Deepin também e ambos se não me engano tem um repositório próprio para aplicativos, só tem que cuidar para ver se não é desatualizado

@Pepse Esses jogos ai, você vai ter que testar na própria Steam, o Proton é um bom auxiliar mas nem sempre faz milagre, mesmo usando o Vulkan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Adriel SG disse:

 

@Pepse Esses jogos ai, você vai ter que testar na própria Steam, o Proton é um bom auxiliar mas nem sempre faz milagre, mesmo usando o Vulkan

então, aí que tá um problema, grande parte desses jogos, eu jogo na verdade no Gamepass ou EA Desktop, daí não sei se vai funcionar, já que o EA Desktop tem uma birra em instalar, até no Windows 10 e o Gamepass é um exclusivo de Windows 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Ah saquei, Gamepass é um problema mesmo, mas faça o teste instalando o aplicativo da Gamepass o Xbox pelo Wine, ele deve criar uma pasta criptografada se não me engano igual no Windows

Ja na EA não vou saber dizer exatamente

Até por quê todo aplicativo .exe aberto no Linux enquanto Wine estiver instalado ele será executado como padrão através do Wine, então não precisa se preocupar muito

Mas eu recomendaria tentar fazer a instalação auxiliar pelo Lutris também, caso exista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rio McCloud disse:

@Pepse Acredito que os jogos do Game Pass não estarão disponíveis no Linux. Já os da EA, você pode verificar se estão disponíveis no Lutris, conforme o amigo @Adriel SG comentou.

bem, ok, o Gamepass fiz uma mer#$ na pasta WindowsApps que apresentou problemas o meu HD e agora não instala nada do Gamepass, então ele não me preocupa, agora minha preocupação de novo é o EA Desktop, eu uso o EA Play, porém por algum motivo, a Origin não pega minha assinatura EA Play, daí fico preso nesse App, daí se o Lutris usar a Origin, eu não vou jogar mais nada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, olhando os sistemas que recomendaram, gostei muito do Deepin e do Pop!_OS, mas aí estou um tanto indeciso, os dois são muito bonitos mas estou vendo umas vantagens que o Pop!_OS que o Deepin não tem e vice-versa

@Adriel SG o problema é da EA aparentemente, já que ela que decidiu criar esse EA Desktop e fez essa decisão, e como vocês sabem, se eu falar com o suporte da EA vou tomar um "não" na cara

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Cada distro vai ter vantagens e desvantagens comparadas as outras, eu sugiro que você primeiro instale ambas em uma máquina virtual e faça os testes, no final você vai ter decidido qual te agradou mais

 

Agora se você for um usuário que prefere construir sua própria distro, pode montar do zero usando o Arch Linux, é o quê muitos usuários fazem, criam a própria ambientação dentro do Arch na qual vai ficar melhor pra o próprio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
24 minutos atrás, Pepse disse:

porém, se eu migrar para o Linux, será possível instalar e rodar tudo de Windows no Linux? por que na última vez que usei o Wine, praticamente tudo que era .exe não funcionou de jeito nenhum, e quando rodava era todo travado, daí desisti dessa ideia...

Tudo não. Mas muita coisa sim. Para avaliar melhor o problema em questão, você precisa mencionar os programas que tentou executar e a configuração completa da máquina.

 

17 minutos atrás, Joao531 disse:

A compatibilidade do Wine cresceu, a Microsoft porta seus aplicativos como Microsoft Edge para Linux e tem como jogar jogos somente para Windows no Linux através do Wine, PlayOnLinux ou Proton da Steam.

Um dos aplicativos mais usados para instalar facilmente jogos de Windows é o Lutris. Vale a pena colocá-lo nessa lista.

 

Quanto a produtos Microsoft, o navegador Edge, o Teams, o Skype e o Visual Studio, por exemplo, já são disponibilizados para GNU/Linux de forma nativa.

 

18 minutos atrás, ederlap disse:

Olá @Pepse, o wine é um emulador, e como todo emulador, ele não é perfeito.

16 minutos atrás, dwatashi disse:

O Wine é uma adaptação para projetos que foram desenvolvidos apenas para Windows por exemplo, pois não oferece a mesma performance já que você "emula" um sistema operacional.

WINE (Wine Is Not an Emulator) não é um emulador, é um tradutor. Por isso o impacto no desempenho é muito pequeno se comparado a um emulador.

 

O WINE converte os comandos de forma que o GNU/Linux entenda. Ele não emula o Windows.

 

16 minutos atrás, dwatashi disse:

Então você lista o que precisa ter em seu sistema, veja se existem nativos para linux. Jogos por exemplo, não rodam bem no Wine porque a performance é bem limitada.

A maioria dos jogos rodam extremamente bem utilizando WINE e DXVK. Tanto que o console que a Valve lançou recentemente, Steam Deck, roda utilizando essas ferramentas. Tomando como base a Steam, a maioria dos jogos de Windows roda com performance similar, com ligeiro impacto negativo no desempenho (em torno de 5% a 15%, pelas estatísticas que vejo o pessoal comentando no Reddit), enquanto alguns rodam com performance claramente abaixo e outros rodam até melhor.

 

Já faz mais de um ano e meio que não uso Windows. Sinceramente, a experiência que tive rodando jogos é muito semelhante, a ponto de não conseguir perceber diferença. O desempenho, de forma geral, é excelente.

 

14 minutos atrás, Pepse disse:

entendi, porém quando eu falo que nada funciona, é nada mesmo, nem no PlayOnLinux, nem no Proton nem no Wine e nem em nada...

Certamente se trata de algum problema que ocorreu.

 

14 minutos atrás, Pepse disse:

...porém o meu medo é os jogos não funcionarem, já que a minha APU é uma Vega 8, e não tem drivers pra se instalar de Linux desse negócio

Você deve usar os drivers open source, que são instalados automaticamente junto ao sistema operacional. O driver open source para placas atuais da AMD tende a apresentar desempenho superior ao proprietário.

 

8 minutos atrás, Adriel SG disse:

...pois ele vem sem Arial se não estou enganado.

Isso pode ser resolvido com (em sistemas de base Debian ou Ubuntu):

 

sudo apt install ttf-mscorefonts-installer

 

9 minutos atrás, Pepse disse:

entendi, obrigado a quem me respondeu, mas vocês conhecem alguma distro Linux boa? tipo assim, não precisa ser próximo, na verdade vai ser até bom um sistema diferenciado pra eu me adaptar, mas tipo assim, eu não gostei do Mint, por algum motivo acho ele bem feio, todas as 3 versões, o Ubuntu é um tanto estranho de mexer e meu pai não gostou, e o Zorin, só é parecido demais com o Windows

Se você quer algo diferente e legal, experimente a interface do GNOME. Pop!_OS seria uma excelente escolha de sistema. Se quiser encarar algo mais "complexo", tem o Debian:

 

 

Você pode customizar facilmente qualquer sistema com GNOME para deixá-lo assim, por exemplo:

 

image.png

 

10 minutos atrás, Adriel SG disse:

E se não estou enganado você joga Minecraft né @Pepse, você vai ser obrigado a re-instalar o Java se não me engano para uma versão compatível, ele usa um Openjdk algo assim, e ele não executa minecraft

O Minecraft pode ser baixado direto da loja de aplicativos usando os repositórios do Snap ou do Flathub. Não precisa fazer qualquer instalação adicional do Java.

 

8 minutos atrás, Pepse disse:

sim, mas eu não só jogo Minecraft, eu jogo outros jogos, tipo DBD, Garry's mod, e alguns jogos Frostbite

Verifique a compatibilidade no WineHQ, no Lutris e no ProtonDB: https://www.protondb.com/

 

A maioria esmagadora dos jogos de Windows funciona - e muito bem. Segundo a Valve, quase tudo estará funcionando até o final do ano, quando o Steam Deck for realmente lançado. A única barreira real que falta ser vencida são os jogos com anti-cheat invasivo que dependem do kernel do Windows.

 

6 minutos atrás, Pepse disse:

então, aí que tá um problema, grande parte desses jogos, eu jogo na verdade no Gamepass ou EA Desktop, daí não sei se vai funcionar, já que o EA Desktop tem uma birra em instalar, até no Windows 10 e o Gamepass é um exclusivo de Windows 10

EA Desktop eu nunca usei. Mas os jogos do Origin funcionam normalmente se você instalar através do Lutris.

 

Quanto ao Gamepass eu não sei. Se ele está disponível apenas na Microsoft Store, então não deve ter como rodar.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, KairanD disse:

Se você quer algo diferente e legal, experimente a interface do GNOME. Pop!_OS seria uma excelente escolha de sistema. Se quiser encarar algo mais "complexo", tem o Debian:

 

 

Você pode customizar facilmente qualquer sistema com GNOME para deixá-lo assim, por exemplo:

 

image.png

caramba! acho que vou usar o Pop!_OS mesmo, se dá pra deixar assim, não vou sair nunca desse sistema!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KairanD disse:

Você pode customizar facilmente qualquer sistema com GNOME para deixá-lo assim, por exemplo:

 

image.png

vou admitir que ficou muito bonito, ta de parabéns

 

Aliás, eu mesmo utilizo um programa no meu Mint aqui no trabalho que permite executar LiveWallpapers também, porém só achei funcionando pelo GitHub e a versão que utilizo tem uma bela relação de amor e ódio com a área de trabalho, então é mais pra beleza do que praticidade

Acho que vou acabar testando o Pop!_OS também, ta na hora de sair do Mint mesmo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Pepse disse:

caramba! acho que vou usar o Pop!_OS mesmo, se dá pra deixar assim, não vou sair nunca desse sistema!

Sendo bem sincero, o que me convenceu a começar a usar GNU/Linux foi a interface do GNOME. Foi a beleza dela que me atraiu. Eu estava cansado do visual datado e "chato" do Windows 10. Fora a falta de coerência entre as janelas.

 

O Pop!_OS vem com umas extensões da System76, que já o deixam bem bonito. Se você quiser customizar mais, podemos ajudar. Você pode deixá-lo exatamente como o meu se quiser. Uma das maiores vantagens do GNU/Linux, de forma geral, é a liberdade para modificar o sistema. Você pode trocar livremente temas, ícones, sons, extensões... Literalmente o que quiser.

 

Leia o final do meu tópico sobre o Debian. Mesmo que use o Pop!_OS, para customizar é do mesmo jeito. E dê uma olhada nos sites GNOME Extensions e GNOME Look.

 

https://www.gnome-look.org/browse/

https://extensions.gnome.org/#

 

P.S.: o GNOME é mais pesado que o Cinnamon. Mas como você tem uma máquina moderna agora, com bom desempenho, irá rodar bem.

 

6 minutos atrás, Adriel SG disse:

Agora se você for um usuário que prefere construir sua própria distro, pode montar do zero usando o Arch Linux, é o quê muitos usuários fazem, criam a própria ambientação dentro do Arch na qual vai ficar melhor pra o próprio.

Só ressaltando que o Arch é destinado a usuários mais experientes. É uma boa alternativa para quem realmente quer aprender, mas não é um sistema amigável. O Debian segue filosofia semelhante, mas não chega a ser tão complexo quanto o Arch.

 

Para iniciantes eu geralmente recomendo Linux Mint ou Pop!_OS mesmo. O Ubuntu tem uns bugzinhos que me dão nos nervos, então evito recomendar. A loja de apps dele, por exemplo, é irritante.

 

7 minutos atrás, Adriel SG disse:

...até o BSD está ai disponível caso queira testar também.

O BSD eu já acho mais complicado em termos de suporte de aplicativos... Mas é sempre bom dar uma olhada por curiosidade.

 

4 minutos atrás, Adriel SG disse:

vou admitir que ficou muito bonito, ta de parabéns

Thankies! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...