Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 SSDs M.2, um corsair MP510 960gb e um KingBank 230 1TB. De uma hora para a outra o KingBank, que estava na M.2_2 ficava inacessível quando eu tentava abrir uma pasta dele ou rodar um programa que estava instalado nele. Isso não tinha um padrão, ás vezes ficava horas jogando nele e nada acontecia, ás vezes poucos segundos depois de iniciar ele já ficava inacessível ou ele já iniciava "desconectado, não inicializado" e zerado no gerenciador de discos do Windows, mas ainda sim aparecia no 'meu computador' e no gerenciador de dispositivos não apresentava nenhum aviso de erro.  Quando isso acontecia eu reiniciava o PC, mas na hora de ligar ele ficava travado na tela de apresentação da BIOS, aquela que você usa pra escolher entre entrar na uefi, instant flash etc. Só saia dali forçando o desligamento direto na máquina. Fiz chkdsk, fiz teste de stress, teste com aida, crystal disk, atualizei BIOS, procurei drive, fiz 2 formatações do Windows, que estava no mp510, uma restauração e outra do zero mesmo etc e nada. Nos testes não apresentou nenhum erro. Na BIOS ele aparece e é identificado com 1tb, M.2, tudo certinho. Mas quando comecei a tentar instalar ou desinstalar coisas nele para fazer testes tudo travava e dava tela azul (lembrando que o Windows não estava instalado nele e sim no mp510 na entrada M.2_1. Decidi retirar ele da placa-mãe para parar a tela azul e ficar só com o mp510. Mas ai é que vem a coisa, como tinha formatado comecei a instalar tudo de novo, jogos, programas adobe, navegador etc e advinhem, o mp510 também começou a dar tela azul, no mesmo esquema, ás vezes não passava nem do login do Windows, ás vezes me deixava até jogar umas horas. Tentei formatar de novo, mas nada. Retirei ele também e agora estou usando um SSD sata e não tive problema. Mas quero recuperar meus SSDs, saber se o problema é com eles, se dei o azar das 2 portas M.2 darem defeito, até pra saber a qual assistência recorrer já que a maioria das peças está na garantia.

Configurações (que funcionaram bem juntas por 6 meses sem nenhuma alteração.)

CPU: i5 7500 (fiz o health test da intel)

GPU 1060 3gb (drivers atualizados)

placa-mãe: ASRock fatal1ty b250 gaming k4 https://www.ASRock.com/mb/intel/Fatal1ty B250 Gaming K4/index.br.asp

RAM: Hyperx fury 2x8gb (já fiz o teste de diagnóstico do Windows e na BIOS e no gerenciador de tarefas elas aparecem com tudo ok)

Fonte: corsair 650w 80plus bronze (fiz o teste de stress do sistema todo e ela segurou bem)

winodws 10 atualizado

Antivirus: antes da primeira formatação, quando já acontecia o problema eu tinha o kaspersky, depois fiquei só com o defender, até porque formatei tantas vezes que não tive nem tempo de instalar ele de novo.

Tenho outro HD seagate 1tb conectado que é o backup

Esqueci o código da tela azul: whea uncorrectable error

Postado

@pedro_c_cabral Remova o KingBank fisicamente do seu computador, tente usar só o Corsair. Esses SSDs de marcas genéricas comumente falham prematuramente. Antes de remover passe o crystaldiskinfo e veja a saúde dele.

16 minutos atrás, pedro_c_cabral disse:

Mas quero recuperar meus SSDs, saber se o problema é com eles, se dei o azar das 2 portas M.2 darem defeito, até pra saber a qual assistência recorrer já que a maioria das peças está na garantia.

Quando um dispositivo de armazenamento falha, dependendo do tipo de falha, ele pode comprometer o uso do PC inteiro, causando telas azuis, travamentos, freezes, etc. Teste só o corsair como sugeri. Se ele funcionar ok, então remova ele e teste só o outro. 

Seu SSD 2.5" e outras unidades de disco também podem ser a causa do problema, pois como disse uma única unidade falhando no sistema pode comprometê-lo inteiramente. Se tiver outras, teste apenas uma por vez, começando apenas pela que tem o sistema instalado.

Outra coisa importante é que se sua memória estiver falhando você pode ter falhas de sistema e achar que o problema está em outro lugar. Testar com o memtest86 é essencial para descartar essa hipótese. O teste de memória do Windows não é o correto a se fazer, pois ele passa com falso negativo com muita frequência. O memtest é a melhor opção para descartar isso, precisando passá-lo por apenas uns 10 minutos. Mesmo que ele não detecte erros, ainda é bom observar que o XMP pode causar instabilidade no sistema, então desligá-lo depois do teste só para certificar-se de que não é o responsável pelas falhas é primordial.

21 minutos atrás, pedro_c_cabral disse:

Fonte: corsair 650w 80plus bronze (fiz o teste de stress do sistema todo e ela segurou bem)

Não faça teste de stress para testar fonte, não faz o menor sentido. Se sua fonte estivesse falhando você não teria certeza com nenhum teste de software. Entendo que esteja procurando tudo que for possível fazer para o diagnóstico na internet, mas sair fazendo tudo que se vê sem critério é perigoso. Já vi gente torrar GPU que estava perfeitamente saudável por que deixou o furmark rodando 12 horas quando o problema da pessoa era gabinete mal ventilado. Aí dá-lhe prejuízo.

Postado

@WOZ Dods

Citação

Decidi retirar ele da placa-mãe para parar a tela azul e ficar só com o mp510. Mas ai é que vem a coisa, como tinha formatado comecei a instalar tudo de novo, jogos, programas adobe, navegador etc e advinhem, o mp510 também começou a dar tela azul, no mesmo esquema, ás vezes não passava nem do login do Windows, ás vezes me deixava até jogar umas horas.

Aqui já tinha tirado o kingbank do PC e o erro continuou. O SSD 2.5 e o HD estão rodando sem problemas, sozinhos, há 2 dias já, sem nenhum problema.

xmp está desativado, já tinha conferido quando fiz clear cmos. A ventilação creio estar boa, a maior temperatura é da GPU, depois de um dia inteiro de render chega a 55º SSD M.2 chegava a 35º no máximo e processador a 45º.

Vou checar as memórias com esses teste que você sugeriu. Você tem alguma sugestão para testar a fonte ou não acha necessário?

Citação

Você baixou MANUALMENTE todos os drivers da MB e GPU nos sites das fabricantes. Driver nativo do Windows é furada. Evite Driver Easy, Driver Boster, etc., são ainda piores.

Seu gabinete tem bom arrefecimento. Mínimo de 2 ventoinhas, preferencialmente 120 ou 140 mm, metade puxando ar para dentro (na frente, embaixo ou lateral) e metade jogando ar para fora (topo ou trás).

Sua fonte é de qualidade e está em bom estado. Para isso recomendo sempre 80+ gold, Tier A ou B dessa lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Baixei os drives do site da ASRock e no geforce experience todas as vezes. Não uso outros programas.

meu gabinete tem 6 ventoinhas de 120, 3 na frente, 2 em cima e 1 no fundo. Estão viradas para o lado certo, conferi agora

Postado
14 horas atrás, pedro_c_cabral disse:

Vou checar as memórias com esses teste que você sugeriu. Você tem alguma sugestão para testar a fonte ou não acha necessário?

Sua fonte é de boa qualidade. Acho improvável que ela esteja falhando. 

14 horas atrás, pedro_c_cabral disse:

Baixei os drives do site da ASRock e no geforce experience todas as vezes. Não uso outros programas.

meu gabinete tem 6 ventoinhas de 120, 3 na frente, 2 em cima e 1 no fundo. Estão viradas para o lado certo, conferi agora

Imagino que as da frente estejam admitindo ar de fora e as demais todas jogando para fora.

Recomendo o update de sua BIOS para você se certificar de que não é falha da placa-mãe. Observe também se os dois M.2 estão bem inseridos e bem aparafusados. Se o problema persistir restará testá-los em outro PC e posteriormente acionar a garantia se realmente for defeito neles.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!