Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso excluir partição de 100MB do GRUB?


Nikki_
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

 

Decidi fazer um dual boot entre o Windows 10 e o Linux Kubuntu  há algum tempo atrás mas decidi desinstalar o Linux, pra ficar apenas com o Windows. Olhando no Gerenciamento de Disco, é possível ver uma partição sem nome ou letra de 100mb, cujo a única informação é "(Partição de Sistema EFI)".
Dado ao o que eu pesquisei, é uma partição que o gerenciador de boot GRUB (Linux) cria quando se instala o sistema operacional, porém, estou levemente incomodado pois não possuo mais o Linux.
Minha dúvida é se eu posso excluir essa partição de alguma forma e como posso fazer isso. Ou se é alguma partição importante do Windows

 

 

Percebi na minha BIOS do meu notebook uma antiga bootagem do Ubuntu inativa 

teria alguma forma de excluir isso ?????? pretendo futuramente instalar o Fedora Linux

AnyConv.com__c5785c06-9095-4523-b5b4-ae91350a2271.jpg

AnyConv.com__9ccc2c84-63ac-4629-9fa7-dee53740f027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Não apague a partição de 100MB, nela é que tem dados para o boot ocorrer.

 

O que você vê é o gerenciador de boot, você pode trocar ou deixar dessa forma, porque não altera em nada.

Veja que não existe partição tipo ext que é utilizado pelo linux, então apenas o gerenciador de boot está instalado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta partição é o windows que cria, ela é responsável pelo boot do windows

O linux cria o Grub que é o Gerenciador de Inicialização do Linux e quando tem o windows ele cria uma entrada para o windows

 

 

gpt.png

Dependendo da instalação do Linux o Grub é instalado dentro da EFI, junto com o boot do windows

 

04-EFI-UBUNTU.png

Mas isto não é regra, pois na instalação do Linux muita gente cria a partição boot para o Linux e o Grub é instalado nesta partição do Linux

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, f_neto disse:

Esta partição é o windows que cria, ela é responsável pelo boot do windows

O linux cria o Grub que é o Gerenciador de Inicialização do Linux e quando tem o windows ele cria uma entrada para o windows

 

 

gpt.png

Dependendo da instalação do Linux o Grub é instalado dentro da EFI, junto com o boot do windows

 

04-EFI-UBUNTU.png

Mas isto não é regra, pois na instalação do Linux muita gente cria a partição boot para o Linux e o Grub é instalado nesta partição do Linux AnyConv.com__9ccc2c84-63ac-4629-9fa7-dee53740f027.thumb.jpg.7145ac88f3017df4361efdf3a745123e.jpg

Mano obrigado tirou minha duvida mas agora é o seguinte como faço para remover aquele Ubuntu da seleção de boot na BIOS?????? 

tentei bootar nele para vê o que acontecia e apareceu isso a 2 foto peguei da internet mas foi esse mesmo erro

eu ja apaguei o ubuntu das partições de boot mas continua na BIOS

 

HjmjY.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2021 às 16:59, FoxBlack disse:

Carregue uma distro linux (sem instalar) - rodando direto do pendrive.

 

Acesse o terminal e execute:

 

sudo efibootmgr "enter"

será exibida uma lista

* observe na lista o código associado ao Ubuntu.

 

Então execute:

 

sudo efibootmgr  -b  "código" -B "enter"

 

* Pronto!!

Cara como faço isso?? Kk pra mim parece um pouco complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!