Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bom? Vou começar a construir e gostaria de fazer uma rede de cabeamento estruturado. A ideia é a seguinte:

Somando todos os pontos de cabos (sala, quartos)  o total de cabos de rede será de 15 cabos + 4 cabos para Acces Point da Unifi (POe) para rede MESH
Minha rede aqui no PR é da copel, o modem que vem nela libera a mesma velocidade em cada uma das portas, ou seja se eu assinar 200mb, da lan1 a lan4 serão liberados os 200mb e não dividi a velocidade da internet por porta. Como devo montar minha rede pensando em roteadores e switches? É melhor eu ter vários switchs com 4 portas para aproveitar cada LAN ou tem como eu usar pelo menos duas entradas WAN num mesmo switch para aumentar a velocidade? Não sei se ficou claro a minha dúvida. Outra dúvida que tenho é em relação cabeamento, melhor eu investir um pouco mais e já colocar cabo CAT6 em toda a casa?  Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

Acho pouco provável que em acesso de 200 Mbps, você consiga 800 Mbps conforme citado. Se for verdade, teste baixando a ISO conectado a Lan1 e na Lan2 faça o mesmo, veja se varia a velocidade e se o total é superior a 200 Mbps.

Se for maior, você pode utilizar os roteadores multi-wan, conectar a LAN em WAN dos roteadores para conseguir aumentar a velocidade, e depois redistribuir. Pode também é segmentar a rede com porta LAN diferente, assim se forem por exemplo switchs de 8 portas, uma LAN pode estar baixando a 200 Mbps e outra ainda ter folga por exemplo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, b4D disse:

Minha rede aqui no PR é da copel, o modem que vem nela libera a mesma velocidade em cada uma das portas, ou seja se eu assinar 200mb, da lan1 a lan4 serão liberados os 200mb e não dividi a velocidade da internet por porta.

eu acho que você entendeu errado. você já leu o contrato? Conversa flácida para acalentar bovinos de vendedor não serve de parâmetro.

Passa cabeamento cat6e, põe um switch gigabit e dele puxa todas as conexões, não precisa ser gerenciável.

Postado

Então se eu entendi errado o melhor já é comprar um switch de 24 portas com Poe? Se sim, melhor comprar um Unifi ou um TP-LINK?

Postado

@b4D se você não tiver como colocar tomada compra poe, mas se conseguir colocar tomada é melhor porque com poe é mais caro.

eu gosto de tplink

• Membro VIP
Postado

@b4D eu recomendo utilizar switch PoE e Unifi, na verdade é preciso verificar o que se faz necessário para utilizar os APs conforme deseja, porque os Unifi possuem controles que são realizados através do switch/controlador. Por exemplo, você quer apenas uma rede wireless e que todos os conectados tenham uma velocidade limitada a 10 Mbit.

Eu recomendo também que entre em contato um bom revendedor, eles geralmente oferecem a solução pronta principalmente no que se refere aos APs. Você pode até ter mais de switch, por exemplo um simples para outros equipamentos e exclusivo para os APs.

No caso usando o revendedor, pode também comparar soluções, a Tp-Link também possui soluções nesse segmento corporativo.

• Curtir 1
Postado

rapaiz que zona essa pergunta vamos por parte como diria jack estripador , primeiro o router da copel vai autenticar ( ele "joga" internet) , 

Cabo não precisa ser CAT 6 , CAT 5E ja da conta do recado bem dado , vai por min o 6 e melhor mas pra rede de casa o 5 da e sobra , 

você vai precisar ligar o SWITCH / HUB ( esse tem que ser GIGALAN 1000MB) exemplo https://www.kabum.com.br/produto/114518/switch-gigabit-de-mesa-tp-link-5-portas-10-100-1000mbps-ls1005g?gclid=CjwKCAjw1JeJBhB9EiwAV612y-O7FdA9_4QXFRzJddP140oc9mOmUStVgWc6AxiwePAEMSK6N-zDQBoC9H0QAvD_BwE

ap/router cara os UNIFI SAO TOP mas sao caro e você não tem 500 pessoas na casa tu pode ecnomizar ai com esses router da TPLINK , cara  o router que você colocar que tiver mesh PEGUE TUDO DA MESMA MARCA exemplo 

https://www.kabum.com.br/produto/130053/roteador-tp-link-wireless-gigabit-ac1350-dual-band-450mbps-867mbps-mu-mimo-ec230-g1 

esse router no provedor que trabalho instalamos ele em planos de 500 megas FULL , 0 problemas 

fazendo assim RouterCopel>HUB>APs e rede cabeada rapaiz tu não vai ter problema com isso não e

outra diga cara se tem entrada pra cabo de rede mete cabo sem ter do , tv, game, e etc , o hub e bom sempre comprar com porta sobrando tipo vai usar 4 compra um de 8 entende 

top seria colocar um microtik ou edgerouter autenticando mas sao mais complicados de configurar 

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Pois é.. Vou pro Unifi porque gosto do fato de serem no teto (acho mais bonito) e tem os modelos de entrada que pra casa vão servir bem. Sobre o cabo ainda estou em dúvida sobre o 5e ou 6. Talvez pensando que a ideia seria de não mudar de casa mais o 6 estaria preparado pro futuro mas tenho que ver a diferença de preço se "vale"o investimento. Ou talvez mandar em pontos que vão 2 cabos um de cada tipo (5e e 6). Eu decidindo no ubiquiti melhor pegar switch poe da mesma marca correto?

• 4 semanas depois...
Postado

Estou cabeando a casa e acertando os equipamentos pro futuro aqui também. 

A melhor saí que encontrei, se tratando de rede estruturada no Brasil, foram soluções da TP link e Ubiquiti.

Em termos de estrutura, ficaram da seguinte maneira:

ISP -> Roteador -> Switch POE Ativo 48v  802.11af-> Aps  sem Fio & Patch Panels (Facultativos). Nesse tipo de config, o Switch é o powerhouse do Roteador e dos Aps - liga-se tudo com apenas a fonte do Switch.

Outra alternativa que encontrei, não tão profissional para a casa, é utilizando o sistema DECO da TPLink como Roteador e Aps.

Nesse caso a estrutura fica:

ISP -> DECO (1) - Operando como Router + AP -> Switch Passivo sem POE -> DECO (2, 3 e outros) operando como AP apenas.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 10/10/2021 às 15:49, Ateparece disse:

Estou cabeando a casa e acertando os equipamentos pro futuro aqui também. 

A melhor saí que encontrei, se tratando de rede estruturada no Brasil, foram soluções da TP link e Ubiquiti.

Em termos de estrutura, ficaram da seguinte maneira:

ISP -> Roteador -> Switch POE Ativo 48v  802.11af-> Aps  sem Fio & Patch Panels (Facultativos). Nesse tipo de config, o Switch é o powerhouse do Roteador e dos Aps - liga-se tudo com apenas a fonte do Switch.

Outra alternativa que encontrei, não tão profissional para a casa, é utilizando o sistema DECO da TPLink como Roteador e Aps.

Nesse caso a estrutura fica:

ISP -> DECO (1) - Operando como Router + AP -> Switch Passivo sem POE -> DECO (2, 3 e outros) operando como AP apenas.

Vai comprar tudo de qual marca? É sempre melhor fazer todos da mesma marca né? Roteador, switch...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!