Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a velocidade ou a frequência de captura de imagens pelas câmeras?


Posts recomendados

Ola, boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida, uma câmera de celular (digital) utiliza um sensor (que não sei qual é mas se alguém souber e puder me explicar, agradeço muito) que no momento de tirar uma foto deve deixar  a luz entrar pelo sistema óptico e incide essa luz nesse sensor e com isso fazer a transformação da luz em informações elétricas a fim de codificar a imagem para assim transformar em informação que ao ser repassado a tela monta através de cores a imagem tirada. Pois bem, a minha duvida é qual a frequências ou quanto tempo demora esse processo? ( não estou falando do tempo de exposição da foto ou o tempo que o obturador abre e fecha para que a luz entre no sensor se bem que gostaria também de saber quanto é o tempo que o obturador da câmera fica aberto durante uma foto tirada pelas câmeras do celular.)

veja recebi um vídeo de um helicóptero sobrevoando onde a hélice fica em repouso, segundo o autor do vídeo isso é possível por que a velocidade da hélice é a mesma da captura da imagem foi por conta disso que a duvida surgiu. vou tentar colocar parte (ou todo) o vídeo que foi zipado para poder anexar nesse tópico.

muito obrigado pela atenção e agradeço ainda mais se alguém conseguir me tirar essa dúvida ou me indicar literatura para estudo a fim de sanar as minhas dúvidas.

ezyzip.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jowilson Nunes Meu caro, eu creio que a resposta não é tão simples, pois cada aparelho de celular e cada câmera tem especificações MUITO diferentes.

 

Câmeras profissionais conseguem capturar muitas imagens em um curtíssimo espaço de tempo - pense em eventos esportivos, corridas de automobilismo, etc. - Além da velocidade do obturador muito mais rápida que uma câmera convencional, tem componentes eletrônicos de alta performance que processam as imagens rapidamente também.

 

Sobre a questão do vídeo, não pude baixar, mas pode ser explicada pela quantidade de frames por segundo que o vídeo é capturado (o que depende de cada câmera também). No caso da hélice que você citou, ela gira em velocidades absurdas, e uma câmera simples de 30 a 60 quadros por segundo não consegue "acompanhar" esta velocidade de rotação. Esse efeito é facilmente percebido também pelo olho humano, quando observamos uma roda de um carro em alta velocidade e parece que ela está girando para trás. É justamente porque não temos essa capacidade de tantos "frames por segundo" também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...