Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera estou montando um computador top de linha porém o que está me faltando é só o processador e a placa-mãe , estou com duvida de qual escolher , o i7 11700K esta custando 2750 e o Ryzen 9 esta 3350 porém eu não sei o certo qual seria melhor , eu vou ficar uns 3 meses sem ter placa de vídeo então estarei usando os gráficos integrados , o motivo dos Intel gastar muita energia para mim não seria problema pois tenho energia solar em casa , e sobre aquecimento eu não sei mas comprei um water cooler 360 ml , se vocês souberem qual mais compensaria , me ajudem ... a placa-mãe que estou de olho caso seja Intel é uma ASUS rog strix z590-a Pro gaming wifi e se for AMD eu não sei qual placa também pegar que se comprara a z590.

Postado
5 horas atrás, MaChallenger disse:

Então galera estou montando um computador top de linha porém o que está me faltando é só o processador e a placa-mãe , estou com duvida de qual escolher , o i7 11700K esta custando 2750 e o Ryzen 9 esta 3350 porém eu não sei o certo qual seria melhor , eu vou ficar uns 3 meses sem ter placa de vídeo então estarei usando os gráficos integrados , o motivo dos Intel gastar muita energia para mim não seria problema pois tenho energia solar em casa , e sobre aquecimento eu não sei mas comprei um water cooler 360 ml , se vocês souberem qual mais compensaria , me ajudem ... a placa-mãe que estou de olho caso seja Intel é uma ASUS rog strix z590-a Pro gaming wifi e se for AMD eu não sei qual placa também pegar que se comprara a z590.

Se deseja usar gráficos integrados e ainda quer bom desempenho de processamento, recomendo o R5 5600G ou 5700G. Saiba que para jogos o 5900X seria um baita desperdício, já que mesmo a 4K um R5 3600 segura GPUs de alto desempenho sem problemas. O 5600X seria o de melhor custo/benefício hoje, mas o 5900X seria útil para trabalho em fluxos muito específicos.

Outra coisa que não indico é a aquisição de WC. Saiba que WCs tem melhor efeito estético do que eficiência em si. WCs de baixo custo costumam ser bem inferiores a Air Coolers de mesma faixa de preço, sendo que mesmo os de alto custo perdem para alguns air coolers que muitas vezes custam menos. Isso sem contar que geralmente causam mais ruído e sempre duram muito menos. Um WC dura em média de 3 a 5 anos, um air cooler dura pra sempre, só sendo necessária a substituição das ventoinhas uma vez a cada 8 ou 10 anos. No WC se a bomba falha ou o líquido coagula você tem que trocar o conjunto inteiro por um novo. Tem alguns cenários onde WCs são melhores, como para OCs mais pesados, mas o valor adicional que você gasta em um WC de qualidade seria SEMPRE melhor empregado em uma CPU de maior desempenho, qual daria mais retorno do que o OC por sinal, especialmente se lembrar que um OC pesado requer investimento pesado também na fonte, memória e MB.

As suas escolhas de MB estão desequilibradas também. MBs caras, de nível entusiasta, voltadas para OC, que não trarão qualquer ganho de desempenho em vista do que outros componentes poderiam trazer fora do ambiente de OC. Mais uma coisa, wifi para jogos é furada e ter esse recurso integrado na MB geralmente tem baixo custo/benefício em relação a comprar uma placa avulsa. Enfim, recomendo que reavalie muito seu upgrade. Para jogos atuais o 5600X segura com folga, para ter algo mais potente onde o investimento ainda vale a pena recomendo um 5800X. Como estará sem GPU, então o 5600G e 5700G seriam preferíveis respectivamente. O 5900X só recomendo para carga de trabalho que se beneficie do processamento adicional.

Postado

@WOZ Dods no caso o PC que estou pegando mesmo é um PC para entusiasta , eu ia comprar ate o i9 11900K por isso comprei o water cooler 360mm , eu ja comprei 4x8 Gb memoria ram corsair , uma fonte de 1000w Corsair , SSD 1Tb corsair , water cooler Corsair hi115 ,

mas o motivo de desistir do i9 11900K é que ele so acabei ouvindo criticas , placa de video estou pensando em pegar ate novembro uma RTX da linha 3080 ou Radeon rx6800XT.Sempre sonhei em ter um PC com belo design não so em desempenho , mas claro buscando ter os 2 melhores

Postado

@MaChallenger Se você tem mais dinheiro do que juízo, então invista em um gabinete que comporte tudo isso sem ficar apertado. Gabinetes do tipo são menos comuns. O WC de 360mm vai precisar de um gabinete que permita sua instalação no topo e a maioria não permite (ou se permite, fica apertado demais). O meu permite, mas é ultrapassado (TT Core X31). Se puder pegue maior que suporte a instalação do radiador no tampo superior, algo mais recente como os Lian Li, CM, NZXT e Corsair voltados para airflow. Veja os vídeos do Gamer's Nexus para ter ideias, pois o Steve sempre destrincha esses gabinetes com maestria. O painel frontal, claro, tem que ser mesh.

O 11900K, se você assistir reviews, consome demais, esquenta demais e tem preço desproporcional ao desempenho que oferece. Recomendo que pondere sobre pegar AMD e/ou 10ª geração Intel. 

Apesar de entender que você está empolgado com a ideia de montar um PC "entusiasta", eu recomendo que pondere. Meus clientes que me procuram com orçamento "ilimitado" para montar um PC gamer monstruoso geralmente são dissuadidos de fazê-lo. Tem um ponto onde os componentes passam a estar "past the point of reason" como diziam nas matérias do Tom's Hardware antigamente. Isso significa que o retorno em desempenho fica muito desproporcional após um certo ponto. Com isso, já comprovei várias vezes que gastando com consciência você pode reservar parte do valor que seria desperdiçado em componentes que realmente não fariam diferença em relação a opções mais modestas, para fazer upgrades muito mais interessantes mais adiante. A título de exemplo, um cliente me deu orçamento de 15K para montar um PC. Analisando o perfil de jogos que ele joga e o tipo de monitor que usa, recomendei que gastasse apenas 9 a 10K, reservando o restante. Em 4 ou 5 anos ele usará esses 5K excedentes para dobrar ou triplicar o desempenho de processamento gráfico do referido PC e só precisará trocar um componente para isso, qual é a GPU. A CPU dele será mais que suficiente para tanto. Ele não precisará de 4K já que joga a menos de 60 cm da tela e monitores do tamanho adequado não usufruem da resolução adicional. Esse mesmo cliente hoje joga bem com RT ligado e qualidade gráfica alta, mas poderá investir quando necessário em algo bem superior sem gastos adicionais e sem dor na consciência.

• Curtir 2
Postado

Veja gabinetes da Coolermaster e Corsair, são umas das marcas que possuem os melhores gabinetes com maior aproveitamento de espaço e acabamento que são vendidos no mercado nacional.Pelo menos da Lian Li não achei muito modelo na ultima vez que procurei gabinete novo há uns anos atrás. Os da NZXT não saberei dar opinião porque estava mais focado entre as duas fabricantes anteriores para a escolha, mas é uma marca boa.

Obs: A Lian li é uma marca bem conceituada em outros mercados no exterior. Então pode seguir a recomendação do @WOZ Dods.

Obs2: Quando for escolher o gabinete além de ver se possui suporte para radiador 360mm no topo, busque ver o espaço interno para a placa de vídeo. Estas 4 marcas normalmente colocam todos os detalhes e informações importantes, já que irá comprar uma placa de vídeo mais parruda da nova geração que possuem o tamanho maior do que a geração passada e pode caber no limite dependendo do modelo do gabinete.

Obs3: Se quer pegar um Ryzen 9, pegue o 5900x que já possui muitos mais núcleos do que muitos jogos mal otimizados mais o Chrome (devorador de RAM) com youtube aberto sonhariam em usar juntos. E ainda possui um clock base maior mesmo que o turbo seja ligeiramente menor.

Com a diferença de preço entre o Ryzen 9 5900x e o Ryzen 9 5950x poderá utilizar para complementar para a placa de vídeo que irá comprar depois ou comprar quase um ano de pizza da promoção com 2 litrões de coca geladinha no final de semana.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!