Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce 210 no Ubuntu: driver open source ou proprietário?


Visitante

Posts recomendados

Instalei o Ubuntu 20.04.3 LTS e to tentando instalar o driver da minha geforce 210, mas dá erro em todas as vezes que tento instalar. Acabei desistindo e vou deixar o driver open-source que veio por padrão mesmo. Mas, na sua opinião, valeria mais a pena pegar o proprietário ou de código-aberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Miranha Sensato Não sei se é o caso do Ubuntu, mas no Debian os drivers proprietários nem dão mais suporte para essa placa de vídeo. A última versão do driver proprietário é a 340, que nem dá suporte para a versão atual do Debian (Bullseye). Se esse for o caso, você vai ter que usar os drivers de código aberto (Nouveau).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud eu já usei os dois, e a instalação do driver proprietário só dá erro no ubuntu. Pode dar erro na instalação porque o driver proprietário dessa placa não dá suporte pra essa versão do ubuntu? toda vez que eu instalava o ubuntu, dava certo. Agora, nunca dá certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Miranha Sensato Creio que o driver 340 da NVIDIA deixou de ser suportado oficialmente no kernel 5.4. Por isso o erro na instalação. Há alguns patches, mas o 5.11 já deve ter chegado a um ponto em que não há como fazer funcionar.

 

Você precisará usar o driver open source ou trocar a placa de vídeo. É um modelo já muito antigo e é difícil manter os pacotes para versões mais recentes do kernel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Miranha Sensato Você pretende usar a máquina para jogos?

 

O driver open source pode atender muito bem no caso de placas mais antigas. No caso das mais atuais, acaba tendo perda significativa de desempenho. E, em qualquer caso, pode ser necessário fazer reclocking manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Miranha Sensato Experimente no Minecraft para ver como ficará o desempenho. Se for necessário o reclocking manual, com algum ajuste, o desempenho do driver open source deve ficar semelhante ao do driver proprietário para esse modelo.

 

Essa questão de placas mais antigas da NVIDIA no GNU/Linux é complicada... E a culpa pela falta de suporte é da própria NVIDIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...