Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo não utiliza 20% de desempenho


Posts recomendados

Olá pessoal!

Bom, eu não entendo muito sobre a questão de hardware de pcs, basicamente, a placa de vídeo não está batendo o FPS e o desempenho que deveria bater, isso já acontece há bastante tempo mas só agora notei a diferença enorme de fps batido entre meu computador e do meu namorado. A placa de vídeo dele é (1050TI) porém o FPS fica entre 200 e 390 FPS sem oscilar, já a minha oscila muito entre 60 e 100 FPS, sendo que ao meu ver deveria pegar mais FPS. 

Obs.: Jogo apenas VALORANT, tirei minha GPU para testar no computador do meu namorado, com a configuração DELE a GPU pegou 200 e 300 FPS também.

MINHA CONFIGURAÇÃO:

Configuração: Placa de Vídeo ASUS GeForce GTX 1660 Phoenix, 6GB GDDR5, 192Bit, PH-GTX1660-O6G 

Processador AMD Ryzen 5 3400G 3.7GHz (4.2GHz Turbo); 

placa-mãe ASUS Prime A320M-K, Chipset A320, AMD AM4; 

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB 3000MHz; 

HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III;

Fonte Cooler Master MPE 550W, 80 Plus White, PFC Ativo.

Recentemente adquiri um SSD da KINGSTON A400, 240GB, SATA III, LEITURA 500MBS GRAVAÇÃO 350MBS e um novo air cooler para o  processador COOLER MASTER HYPER H410R, LED RED 92MM.

Instalei o jogo direto no SSD e o Windows 10 também.

Instalei o software da MSI Afterburner para ver os testes, segue as imagens da placa no meu computador e do meu namorado, caso precise da config do computador dele para comparar deixarei abaixo:

Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, AM4, Sem Cooler e Caixa, 100-000000065

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória DDR4 Geil EVO X II RGB Sync, Edição AMD, 8GB, 3200MHz (x2)

Placa de Video ASUS, GeForce, GTX 1050 Ti Dual OC CERBERUS, 4GB, GDDR5, 128Bit, CERBERUS-GTX1050TI-O4G

SSD Kingston A400, 480GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 450MBs

Fonte Gamemax GP650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black

 

Pontos: Tirei minha GPU da minha máquina e coloquei na do meu namorado, pegou entre 200 e 300 FPS;

Tirei as duas RAMS do PC do meu namorado e coloquei no meu PC para ver se era a RAM, o desempenho ficou no mesmo;

Já atualizei todos os drivers, desinstalei e instalei o geforce experience e procurei se não tinha outros drivers dos outros componentes para serem atualizados, nada mudou;

No meu computador o desempenho fica até 20% enquanto no outro o desempenho sobe para pelo menos 80%.

Descartei a possibilidade de ser problema da GPU por esses pontos de ter testado ela em outro PC.

Sei que pode ser gargalo, mas localizar o componente que está fazendo isso está um pouco difícil... Se alguém puder me ajudar, ficaria extremamente grata! Claro que se o problema não for software ou hardware e incompatibilidade, entenderei perfeitamente.

FPS EM JOGO MEU PC.jpg

FPS EM JOGO PC ALEX.jpg

WhatsApp Image 2021-09-09 at 11.26.39.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriela Sousa Ao meu ver o "problema" é que seu processador é um Ryzen 5 3400G, ou seja, é uma APU, APU não são as mais recomendadas pra altas taxas de frames, são processadores custo beneficio visados pra quem não possui uma placa de vídeo à parte, por isso APU, CPU com uma GPU integrada, o processador do seu namorado é um Ryzen 5 5600x, processador da nova geração Ryzen, extremamente forte e feito pra jogar em altas taxas de Frames,  visto que o Modelo X é feito pra overclock, creio que seja isso... ou seja, gargalo. Procure na internet videos desse CPU 3400G rodando valorant, vai ver que a taxa de frames que ele roda é essa mesmo, entre 100FPS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gabriel Bertipalha disse:

@Gabriela Sousa Ao meu ver o "problema" é que seu processador é um Ryzen 5 3400G, ou seja, é uma APU, APU não são as mais recomendadas pra altas taxas de frames, são processadores custo beneficio visados pra quem não possui uma placa de vídeo à parte, por isso APU, com uma gpu integrada , o processador do seu namorado é um Ryzen 5 5600x, processador da nova geração Ryzen, extremamente forte e feito pra jogar em altas taxas de Frames,  visto que o Modelo X é feito pra overclock, creio que seja isso... ou seja, gargalo.

Bom, isso faz muito sentido... no caso eu tenho que apenas trocar de processador mesmo? Nada fácil (para o bolso), mas eu entendi! obrigada e desculpa o texto longo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valorant é um jogo do tipo "CPU INTESIVE", ou seja, desde que se tenha uma placa de vídeo no mínimo decente, quanto melhor a CPU maior será o FPS.

https://boardgamestips.com/helpful-tips/is-valorant-gpu-or-cpu-intensive/

 

Isto é confirmando quando você colocou sua GPU no PC do seu namorado. Apesar de ser mais poderosa, não melhorou o FPS dele;

Como @Gabriel Bertipalha disse, o processador dele é mais poderoso que o seu.

 

Testes com outro jogos também para ter certeza, mas acho que é isso mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriela Sousa Sim trocando a CPU vai resolver o problema, não faz sentido utlizar uma APU com uma GTX 1660 Super, só de trocar pra um Ryzen 5 3600 por exemplo, você vai quase triplicar o FPS nesse jogo em alguns pontos específicos, de uma olhada nesse video utilizando a mesma gpu que a sua:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gabriel Bertipalha disse:

@Gabriela Sousa Sim trocando a CPU vai resolver o problema, não faz sentido utlizar uma APU com uma GTX 1660 Super, só de trocar pra um Ryzen 5 3600 por exemplo, você vai quase triplicar o FPS nesse jogo, de uma olhada nesse video utilizando a mesma gpu que a sua:

 

Vi um tópico que é possível desinstalar/desativar o drive de video do processador integrado, seria viável por enquanto ou acaba prejudicando os outros componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriela Sousa Nunca ouvi falar disso mas acredito que não faça muito sentido, porque creio eu que você utilizando uma GPU à parte, a CPU automaticamente deixa a GPU integrada inoperante, e como o @Flávio Pedroza disse, Valorant é um jogo "CPU Intensive" então pra resolver só fazendo o upgrade de CPU pra melhorar isso e.e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriela Sousa Você pode (dependendo do modelo da sua placa-mãe) desativar gráfico integrado da CPU na BIOS/UEFI

 

Eu não acho recomendado você fazer isso, se algum dia a sua placa de vídeo der problema você ainda pode ver o que se passa no monitor porque o gráfico integrado também dá vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...