Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 9700f 1.592v em stock


Ir à solução Resolvido por Diego Both,

Posts recomendados

Troquei recentemente meu I3 8100 por uma I7 9700F e estou com problema de tensão alta demais e clock muito alto para executar tarefas muito simples.

 

Fiz a troca do processador e não tive nenhum problema durante o uso e percebi que ativava a ventoinha varias vezes durante o uso e baixei o CPUID para checar e reparei a temperatura de 67º sem nenhum programa em execução e quando era qualquer coisa executada tinham picos para ~90º e ativava os segundo estágio do cooler, logo pensei que poderia ser um problema com refrigeração, troquei a pasta térmica e adicionei mais dois cooler no gabinete (3 de entrada e um exaustor), porém não deu nenhuma diferença na temperatura.

Fiquei monitorando e o processador a quase todo momento trabalhava no seu clock máximo(4.4Ghz) e na casa de 1.3V tendo picos para 1.55V (com no maximo 20% de uso). Setei as configurações de energia do windows para "equilibrado" e na BIOS coloquei o cpu c-states como "enable" no lugar de "auto" consegui melhorar aqueles picos estranhos sem nenhuma atividade, não acabaram só melhorou (imagem 1). Fiz um stress test pelo Cpu-z e obtive resultados assustadores (imagem 2) e em jogos leve como League of Legends ele mantém uns 85º com pouco uso. (Temperatura ambiente de 23º)
 

Vi vídeos sobre Undervolt mas não sei como funciona e não consegui ter acesso a essas configurações pela BIOS (creio que por causa da minha placa-mãe). Comprei um Aircooler DeepCool Gammaxx 400 EX e está para vir e pode melhorar as temperaturas, porém queria resolver o problema das tensões pois tenho medo de diminuir a vida útil do meu processador ou ocasionar perda de desempenho!

 

Alguém pode me ajudar? o que mais posso testar ou fazer para melhorar? 

 

Configuração do PC:
Processador: I7 9700F (cooler box)
placa-mãe: ASUS TUF H310M-PLUS GAMING/BR

Placa de Vídeo: ASRock Phantom Gaming RX570 8Gb

Memórias: 16 GB DDR4 Corsair 2400Mhz 

Fonte: Corsair CX430W

NVMe XPG 240Gb

SSD Lexar 120Gb

HDD Samsung 1Tb
Gabinete Dt3sports Edge Hyve

Chassis fan: 1x Dt3 veio com o gabinete
                     3x  Rise Mode Galaxy Motherboard 12V

 

 

imagem 1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enzo Henrico O que você pode fazer é diminuir o clock pelo próprio gerenciador de tarefas do windows. 

O seu caso é o típico Processador forte com placa-mãe básica. O VRM dessa placa é muito simples para carregar um i7, por mais que seja compatível. Além disso, o cooler-box não está sendo o suficiente para resfriar o processador, problema que será agravado se o gabinete não tiver um bom fluxo de ar.

Provavelmente trocando a placa-mãe por uma de maior qualidade, com dissipadores no VRM, o problema será solucionado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Entendi, pensei que a placa-mãe poderia ser simples para o processador, antes de comprar pesquisei bem e vi vários exemplos que a placa-mãe leva o I7 em stock numa boa. Vou chegar em casa hoje e instalar o air cooler que comprei e ver as opções de energia do windows se consigo estabilizar as tensões mesmo que custe um pouco de desempenho! Atualizo aqui conforme os resultados.

 

Também comprei uma fonte XPG Core Reactor 650w que está para chegar, já está na hora de aposentar minha Corsair depois de 7 anos de uso kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Enzo Henrico disse:

@Otávio Furoni Atualizo aqui conforme os resultados.

 

Troquei o cooler box pelo Air cooler como havia mencionado, e os resultados são muito bons até em estress (imagens).

A tensão e o TDP continuam altos, porém a temperatura despencou com o air cooler, vou utilizar o computador mais tranquilo.

Porém ainda tenho dúvidas, se o problema fosse o VRM da placa-mãe aquecendo, ele não cairia com a tensão? ou subir a tensão também é possível? 

 

Citação

O que você pode fazer é diminuir o clock pelo próprio gerenciador de tarefas do windows. 

Seria diminuindo a opção de "energia do processador" no windows certo? se for eu coloco em 99% ele já não ativa o boost e fica em 3ghz o que é muito pouco. Não tem nenhuma maneira de limitar a tensão máxima do processador manualmente pelo fato da placa-mãe não suportar overclock ou o processador não ser K? 
 

teste 1.png

Uso normal.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both

Em 10/09/2021 às 13:06, Otávio Furoni disse:

durante as postagens você fechou os  valores Vcore (ASUSTek COMPUTER) Voltages.

Refaça os testes de stress e posta aqui.

Com um pequeno ajuste no Vcore a placa leva de boa seu i7.

 

Refiz o teste aqui, hoje está um pouco mais quente aqui e segue os resultados: 

 

https://prnt.sc/1rvq7jz

 

Reparei que desempenho estabiliza depois de uns 3 minutos em 4.4Ghz e mantém, creio que seja pela temperatura do VRM. Como eu faria para ajsutar o Vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Enzo Henrico Altissimo,1504v. Isso porque você nem usou um software de teste de stress, exemplo AIDA64.

Muitas placas mãe sentam automaticamente o Vcore muito alto.

Entra na BIOS vá na aba no canto inferior "Advanced Mode", em seguida na aba "Ai Tweaker" na opção "CPU Core/Cache Voltage" vai estar em "AUTO", coloque "MANUAL", vai abrir uma caixa digite 1.280v.

Aperte F10 pra Salvar e sair.

Refaça o teste.

@Enzo Henrico  depois posta aqui o resultado pra ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both

Em 10/09/2021 às 13:06, Otávio Furoni disse:

depois posta aqui o resultado pra ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Nossa, muito obrigado! Consegui fazer a alteração pela BIOS e deu resultados, a temperatura abaixou e ficou bem melhor os números no Cpu-z. As tensões dos "VID's" no processador podem ser consideradas normais? na casa de 1,5V? se for acho que vou deixar como está que me parece saudável assim para um uso normal:

https://prnt.sc/1rw7i1z

 

Porém fui rodar o teste de estabilidade no Aida64 e depois de 2 minutos aparece a seguinte falha (imagem1). Essa foi o segundo teste que fiz, o primeiro durou um pouco mais (imagem 2) e se demonstrou mais estável no começo, tinha marcado a opção de stress de memória, desmarquei para ver se o problema era nas memória mas aparentemente não kkk
Estou mostrando aqui por curiosidade, não vou me aprofundar nesse erro pois o computador não está apresentando nenhum tipo de problemas e não chegara nunca na situação do teste em uso normal e nem em jogos, suspeito que a tal falha de hardware seja por limitação do VRM nesse caso.
  
image.thumb.png.7090f309c644356048c4d775f9d4874c.png

stabilitytest.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enzo Henrico  opa, vamos melhorar isso.

Suba o para 1.340v.

Na aba "Ai Tweaker" vá na opção "CPU Liad-line Calibration" coloque Level 4.

Refaça o teste.

 

No HWMONITOR deixe aberta somente as abas ASUSTek voltages, INTEL temperatures e Clock.

 

Até 90⁰~93⁰C nesse teste é aceitável. 

 

image.thumb.png.b2952a4481fbe9f9a237511bf9a37a7d.png

@Enzo Henrico  você montou uma configuração bem apertada.

 

Isso porque você não viu o meu novo PC.

placa-mãe MSI MPG B560i com um i9-10900. Vou ter que lapidar bem as configurações pra não fritar os VRMs.

Vou usar o ar que passa pelo WC para ajudar a refrigerar os VRMs. Já fiz isso no meu antigo PC, as temperaturas dos VRMs não passavam de 75~77ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both 

Citação

Suba o para 1.340v.

Na aba "Ai Tweaker" vá na opção "CPU Liad-line Calibration" coloque Level 4.

Refaça o teste.

 

Coloquei as configurações que você falou para testar porém deu problema kkk Primeiramente não estava reconhecendo meu NVMe para boot e tive que resetar a BIOS, depois do reset consegui dar boot, porém estava travando tudo e o windows ficou corrompido e tive que formatar o computador. Formatei normalmente, não perdi nenhum arquivo, coloquei as configurações que estavam antes que você me passou de 1.280V e o computador está funcionando muito bem. Não sei se o "CPU Liad-line Calibration" pode ter corrompido o windows ou foi algum bug na configuração de boot da BIOS, não sei, estou jogando e executando muitas tarefas sem nenhum problema, vou deixar como estava antes mesmo

Citação

 você montou uma configuração bem apertada.

 

Isso porque você não viu o meu novo PC.

placa-mãe MSI MPG B560i com um i9-10900. Vou ter que lapidar bem as configurações pra não fritar os VRMs.

Vou usar o ar que passa pelo WC para ajudar a refrigerar os VRMs. Já fiz isso no meu antigo PC, as temperaturas dos VRMs não passavam de 75~77ºC.


Pois é, eu montei meu computador faz uns anos com o I3 8100, porém ele não estava dando conta do uso, até considerei mudar de geração ou plataforma, porém vários fatores como o preço altíssimo das placas mãe, a vinda das DDR5 em um futuro próximo e a grana curta kkk resolvi explorar no máximo a plataforma que eu tenho para no futuro trocar o kit todo, inclusive VGA, só não sabia que o I7 em stock iria pesar tanto no meu setup. Isso que você falou do cooler, creio que depois de ter colocado o air cooler aqui o fluxo de ar no gabinete melhorou horrores e isso com certeza afetou positivamente os VRMs, que inclusive ouvi falar bem deles nesse modelo TUF da ASUS mesmo nas H310M!

Estou pensando em comprar aqueles dissipadores de VRM paralelo para dar um ajudinha, talvez salve com uns grauzinhos kkkk

WhatsApp Image 2021-09-12 at 15.28.34 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Enzo Henrico  o cpu calibration serve pra evitar a que de tensão quando a cpu passa a exigir mais corrente. Não corrompe o Windows.

Dissipador de VRMs paralelo não presta, pois você tem que fixar ele bem rente aos VRMs e a placa não tem furação pra parafusar. 

Teste o PC com 1.340v sem mexer no cpu calibration já com o novo cooler. 

As temperaturas devem ficar abaixo de 93⁰C no AIDA64. Se ficar acima, baixe pra 1.300v.

Eu acredito que o erro que deu foi de queda brusca na tensão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...