Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei uma placa-mãe H510M H da gigabyte para meu I5 10600Kf, fiz mal?


Lordello
Ir à solução Resolvido por Matheus Dutra,

Posts recomendados

  • Moderador

@Lordello Boa tarde! As placas-mãe de entrada da Gigabyte não são boas, na verdade creio que da Gigabyte, só as Aorus que são realmente boas, e são bem caras...
Para a placa ser decente, no mínimo precisa de dissipador de calor no VRM, o que essa placa não tem. Então é melhor nem pensar em fazer overclock... Já tive experiência com o VRM estoruando por causa de overclock, mas era com um Core2-Quad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Dutra Entendi, mas eu terei algum problema se usar ele apenas na sua configuração padrão? Vou perder fps ou ter algum stuttering?

@Ferox Lupinhabilis Certo, mas se eu não fizer overclock, tem algum problema? Terei alguma perda de fps em jogos ou posso danificar outros componentes? Ele irá esquentar muito mesmo sem overclock?

@Otávio Furoni Se ocorrer algum problema com a placa, tem risco de danificar o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordello Quando você equipa uma placa-mãe de entrada com um processador potente, ocorre o chamado "Termal Throttling", onde a placa-mãe limita os núcleos, frequências do processador, para se manter segura. É o tal do VRM Fraco para um processador potente.

    Eu acho que a h510m-h consegue levar esse i5... seria interessante investir bastante em refrigeração, para não esquentar demais o VRM e te trazer prejuízos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Lordello disse:

@Ferox Lupinhabilis Certo, mas se eu não fizer overclock, tem algum problema? Terei alguma perda de fps em jogos ou posso danificar outros componentes? Ele irá esquentar muito mesmo sem overclock?

Mesmo se não fizer overclock, provavelmente tua placa-mãe terá uma baixa durabilidade, e te dará dores de cabeça em dois anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lordello A placa pode se danificar sozinha (o mais provável) e pode levar o processador junto... apesar de eu ainda achar que essa placa-mãe leva tranquilamente o processador. 

Se eu fosse você. tomaria dois caminhos: Se você já está com a placa em mãos, investiria pesado em refrigeração e ficaria com ela. 

Se ainda não está com ela, cancele a compra e compre uma mais robusta. 

PS: Tenho o mesmo modelo, uso com um i5 11400f, não tenho problemas de desempenho e nada, porém esse seu processador tem um tdp mais alto...

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lordello Dissipador no VRM é importante mesmo sem fazer overclock, ainda mais para um Core i5 de décima geração. Talvez um Core i3 não tivesse tanto problema com dissipador no VRM, mas igual a Gigabyte (com exceção das Aorus), é uma marca problemática, ainda mais num modelo de entrada...
Agora quanto a FPS em jogos, talvez não haverá uma grande diferença, embora possa apresentar algumas instabilidades durante o jogo. Porém os problemas de uma placa-mãe de baixa qualidade, são em sua maioria a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lordello Em seu lugar, eu devolveria a placa-mãe pegaria o dinheiro de volta, e compraria outra. As ASUS TUF dizem ser boas, embora eu tenha ouvido dizer que a B360M seja problemática. Creio que uma TUF B560 seja boa, ou se quiser algo ainda melhor, pode comprar uma Aorus B560. Porém é mais cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...