Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Formatei meu PC a uns 2 dias atrás, sempre usei o chrome e sempre ouvia falar que eles consomem muita memoria ram (O que é horrivel pra quem for jogar e ficar com navegador aberto), por recomendações de amigos me sugeriram o Opera GX por não consumir tanta memoria ram, por ter limitadores de cpu, ram e banda larga ou seja focado para gamers ou PC fracos. Até a 1 hora atrás estava usando apenas o Microsoft Edge e fazendo um comparativo eu notei que na pratica o Opera GX sem limitar nada e usando apenas a configuração padrão dele está consumindo mais memoria que o Edge, ainda não comparei com o Chrome mas alguém que use o opera gx pode confirmar se realmente ele padrão consome menos que o chrome?

1.jpg

Nessa comparação eu deixei aberto apenas uma pagina do youtube com o mesmo vídeo é normal aparecer esses números em parênteses? (10) (17)

Achei que o opera gx ta consumindo bastante memoria comparada ao edge.

2.jpg

Nessa segunda foi tirada na gx control que é uma opção do opera gx que mostra o quanto está sendo consumida cada pagina aberta. O que achei estranho é isso, porque na opção dentro do opera gx está consumindo apenas 149MB e no gerenciador de tarefas mostra que esta consumindo 572MB?

Postado

@C.R.E.A.M. Uso o OperaGX as vezes para responder comentários no meu canal do Youtube, dá preguiça ficar trocando a conta no chrome e o edge é lerdo(eu achei) pra carregar o Youtube.

Enfim.

Chrome com 5 abas abertas, aqui consome na faixa dos 800~900Mb de ram.

Pra dar uma resposta bem exata, agora mesmo está 888,5Mb, e fica oscilando.

E indica tem pelo menos 15 itens a mais abertos juntos no chrome, aquele numero (15), ali conta até as extensões usadas no chrome.

Sim, de fato o chrome consome mais memória RAM, mas dependendo da configuração do PC pode não fazer muita diferença as vezes, eu tenho hábito de jogar e deixar o chrome aberto com 4 abas e Youtube junto.

• Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Uso o OperaGX as vezes para responder comentários no meu canal do Youtube, dá preguiça ficar trocando a conta no chrome e o edge é lerdo(eu achei) pra carregar o Youtube.

Enfim.

Chrome com 5 abas abertas, aqui consome na faixa dos 800~900Mb de ram.

Pra dar uma resposta bem exata, agora mesmo está 888,5Mb, e fica oscilando.

E indica tem pelo menos 15 itens a mais abertos juntos no chrome, aquele numero (15), ali conta até as extensões usadas no chrome.

Sim, de fato o chrome consome mais memória RAM, mas dependendo da configuração do PC pode não fazer muita diferença as vezes, eu tenho hábito de jogar e deixar o chrome aberto com 4 abas e Youtube junto.

Confesso que fiquei um pouco confuso tentando entender esses consumo pelo gerenciador de tarefas. Além de achar o consumo alto pelo gerenciador e diferente mostrado na gx control, instalei aqui o chrome e os 3 navegadores abertos aqui na pagina do forum mostrou que o chrome ta consumindo menos memoria. Que loucura ne

3.jpg

Citação

E porque essa variação? tipo se eu fechar uma navegador com (7) e abrir a mesma pagina novamente vai ta por ex (11).

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. Sim, é bem confuso mesmo.

Eu estava vendo um vídeo no Youtube do canal Makarov, ele explicou sobre isso de consumo de memória.

Bom, certamente ele deve entende melhor, e básicamente isso do consumo ocorre quando a página está carregando, quando é página com texto, então o consumo cai, e quando tem algo que fica carregando o consumo de ram aumenta.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Sim, é bem confuso mesmo.

Eu estava vendo um vídeo no Youtube do canal Makarov, ele explicou sobre isso de consumo de memória.

Bom, certamente ele deve entende melhor, e básicamente isso do consumo ocorre quando a página está carregando, quando é página com texto, então o consumo cai, e quando tem algo que fica carregando o consumo de ram aumenta.

Vou olhar esse vídeo e entendo que o consumo varia bastante, tipo se a pagina inicial aqui do forum por exemplo que não tem muitas imagens vai consumir menos que uma pagina do youtube com alguma propaganda rodando. O que me intrigou bastante é o numero de consumo ser totalmente diferente mostrado no gx control comparado ao gerenciador de tarefas e essa ultima comparação dos 3 navegadores abertos na pagina inicial do fórum e mostrando justamente o chrome, logo o chrome que é conhecido por devorar memoria ram está consumindo menos que os outros navegadores.

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. O Chrome tem recebido otimizações regulares para reduzir seu consumo, mas ainda tende a ser o que mais consome. Você pode criar uma pasta de favoritos nele e abrir outros com a mesma pasta e comparar. Já pensei mil vezes em mudar de navegador por usar tantas abas simultâneas no dia a dia, mas como o chrome é o único que integra tudo que uso de forma mais orgânica, eu acabei desistindo. Tenho memória de reserva sobrando em casa, mas no dia a dia raramente sinto necessidade de mais do que 16 GBs.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, WOZ Dods disse:

@C.R.E.A.M. O Chrome tem recebido otimizações regulares para reduzir seu consumo, mas ainda tende a ser o que mais consome. Você pode criar uma pasta de favoritos nele e abrir outros com a mesma pasta e comparar. Já pensei mil vezes em mudar de navegador por usar tantas abas simultâneas no dia a dia, mas como o chrome é o único que integra tudo que uso de forma mais orgânica, eu acabei desistindo. Tenho memória de reserva sobrando em casa, mas no dia a dia raramente sinto necessidade de mais do que 16 GBs.

Vou continuar usando o opera gx como teste em base em comentários positivos que vi no YouTube, mas que me deixou com uma pulga atrás da orelha deixou kkk mesmo usando tudo padrão e desativando várias funções que não via necessidade em deixar ativo. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!