Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600g, Cooler Box Padrão do Processador é o suficiente para resfriá-lo?


Posts recomendados

15 minutos atrás, EdsonSM disse:

 

O problema do Pouter é que as fans frontais ficam praticamente juntas a tampa de vidro e não conseguem captar ar.
A solução seria instalar as fans atrás da grade frontal, deixando um vão entre elas e a tampa de vidro, para que possam captar ar para o interior do gabinete.

Veja essa foto aqui.

 

Se eu instalar na parte de trás das grades irá bloquear o local onde meu SSD está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, EdsonSM disse:

Já experimentou fazer um teste sem a tampa de vidro frontal e ver como as temperaturas ficaram sem ela?

 

 

Irei testar, mas o que mais acho estranho é que acabei de notar que minha placa-mãe esquenta igual ao processador, ela bate 70 graus e já chegou em um pico de 80 graus e o PC desligou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, EdsonSM disse:

Você teria um print do HwMonitor mostrando essas temperaturas?

Dependendo do sensor poderia ser o socket do cpu então em carga pode ser que veja temperaturas mais altas.

 

Aqui está, a mais baixa está enquanto uso o PC casualmente, e a segunda é quando abro algum game.

Temperatura Casual.png

Temperatura em Game.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TMPIN0 parece ser a temperatura do socket do cpu a mesma que aparece na BIOS.

Essa temperatura inclusive parece ser bem próxima do processador em si (Package).

 

O limite de temperatura é de 95 C, então as suas temperaturas ainda são aceitáveis, com boa folga.

O cooler box é o Wraith Stealth que afinal é o mais básico da série.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, EdsonSM disse:

O TMPIN0 parece ser a temperatura do socket do cpu a mesma que aparece na BIOS.

Essa temperatura inclusive parece ser bem próxima do processador em si (Package).

 

O limite de temperatura é de 95 C, então as suas temperaturas ainda são aceitáveis, com boa folga.

O cooler box é o Wraith Stealth que afinal é o mais básico da série.

 

Na verdade eu não uso o Cooler Box da AMD, eu comprei o PICHAU CORAX C/2 FANS LED BRANCO e estou usando ele.

Pior é que ele aquece até o ponto de travar e eu ter que reiniciar, não é sempre que acontece, mas...

Aliás, a BIOS dele foi mexida, há algo na BIOS que possa acarretar em superaquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zulcker os Ryzen tem a caracteristicas de não aquecerem muito (depois da época FX), já vi gente colocan PC em stress sem air cooler e ficar em 95 no maximo, procure na documentação do processador o TDP dele, quanto mais alto melhor é ter air cooler de qualidade, e olhe também a temperatura maxima que ele aguenta, o TDP mostra quanto ele esquenta facilmente (se não me engano), meu processador tem TDPde 10w, fica em 50 graus com dissipação passiva em 100% de uso com a pasta termica nova, um Ryzen 5 5600g não deve esquentar muito então liga com pasta termica bonitinha air cooler e olha a temperatura dele com MSI Afterburner, se ficar muito quente (lembresse que um processador estar em 60 graus não é faltal [se a temperatura que ele aguentar for superior tipo 80 90 graus]), quanto mais frio processador melhor, teste e veja como fica, caso tenha dinheiro vontade e medo de estar quente compre um de qualidade

@Zulcker a AMD é uma vendedora de qualidade, acredito que pro que ela menciona funcionar bem, ou jogo sla, o cooler dela vai dar conta

23 horas atrás, EdsonSM disse:

Já executou algum teste de stress?

Tem diversos, recomendo o Cinebench R15 aqui ou R20 aqui.

AIDA64 também é uma boa pra testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, dumq disse:

@Zulcker os Ryzen tem a caracteristicas de não aquecerem muito (depois da época FX), já vi gente colocan PC em stress sem air cooler e ficar em 95 no maximo, procure na documentação do processador o TDP dele, quanto mais alto melhor é ter air cooler de qualidade, e olhe também a temperatura maxima que ele aguenta, o TDP mostra quanto ele esquenta facilmente (se não me engano), meu processador tem TDPde 10w, fica em 50 graus com dissipação passiva em 100% de uso com a pasta termica nova, um Ryzen 5 5600g não deve esquentar muito então liga com pasta termica bonitinha air cooler e olha a temperatura dele com MSI Afterburner, se ficar muito quente (lembresse que um processador estar em 60 graus não é faltal [se a temperatura que ele aguentar for superior tipo 80 90 graus]), quanto mais frio processador melhor, teste e veja como fica, caso tenha dinheiro vontade e medo de estar quente compre um de qualidade

@Zulcker a AMD é uma vendedora de qualidade, acredito que pro que ela menciona funcionar bem, ou jogo sla, o cooler dela vai dar conta

AIDA64 também é uma boa pra testar

TDP do R5 5600g é 65w.

Meu Air Cooler é o PICHAU CORAX C/2 FANS, achei que fosse dar conta.

Baixei o MSI Afterburner e bateu 65 graus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, dumq disse:

@Zulcker com uso basico? ou com coisas abertas?

@Zulcker testa o da AMD 

Não, com games aberto, uso básico ele fica em cerca de 50 a 55

Testei o da AMD(em games), única aba em que me mostra temperatura é a da imagem abaixo.

Pasta térmica influencia muito? A que eu usei foi a própria da Pichau que veio acompanhada do AirCooler, alguma recomendação de pasta térmica melhor ou ela daria conta?

A alta na temperatura é em games, uso casual ele na maioria fica abaixo de 55.

Em 01/10/2021 às 15:42, EdsonSM disse:

Já executou algum teste de stress?

Tem diversos, recomendo o Cinebench R15 aqui ou R20 aqui.

Fiz o teste com o Cinebench 15 e o resultado está abaixo através do HWM Monitor.

Pelo visto esquentou MUITO em questão de 2 segundos, chegou a bater 92 graus, tive de fechar o aplicativo para não subir mais.

Fiz também um teste de stress pelo CPUID e bateu 87 graus.

Sem título.png

gfhrty.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está usando o air cooler da Pichau?
Creio que essas temperaturas não seja normais para esse tipo de cooler.

 

Ela usa duas fans?
Verifique se a orientação do fluxo de ar foram instaladas corretamente, as duas devem soprar na mesma direção, para a saída de ar do gabinete.

 

Se tiver outra pasta térmica, acho que valeria a pena refazer a instalação do cooler.
Ao retirar o cooler, veja se houve algum problema com a quantidade e espalhamento da pasta térmica.

 

Assim que terminar veja como ficariam as temperaturas em jogos e sem a tampa da frente.
Veja se houve alguma melhoria.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EdsonSM disse:

Você está usando o air cooler da Pichau?
Creio que essas temperaturas não seja normais para esse tipo de cooler.

 

Ela usa duas fans?
Verifique se a orientação do fluxo de ar foram instaladas corretamente, as duas devem soprar na mesma direção, para a saída de ar do gabinete.

 

Se tiver outra pasta térmica, acho que valeria a pena refazer a instalação do cooler.
Ao retirar o cooler, veja se houve algum problema com a quantidade e espalhamento da pasta térmica.

 

Assim que terminar veja como ficariam as temperaturas em jogos e sem a tampa da frente.
Veja se houve alguma melhoria.
 

Sim estou usando o Cooler da Pichau.

Sim ela tem duas fans e ambas estão direcionadas para traseira do gabinete junto com o exaustor.

Irei tentar com outra pasta térmica mas não tenho nenhuma, a que usei veio no próprio Air Cooler da Pichau, recomendaria alguma para comprar?

Sobre a parte da frente do gabinete, eu tentei testar abrindo a lateral de vidro acrílico e não houve muitas mudanças na temperatura.

5 horas atrás, dumq disse:

@Zulcker olha 87 é algo muito alto, temos três variaveis, cooler é muito fraco para esse processador, processador esquenta demais ou processador está trabalhando demais nos jogos

Bom, irei comprar uma pasta térmica de qualidade futuramente e testar para ver se muda em algo, caso contrário irei optar por comprar um Air Cooler melhor para meu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zulcker antes de gastar dinheiro veja essas duas coisas, primeira, se o seu processador está dentro de pelo menos requisitos minimos para os jogos e se não está usando uma resolução muito alta, segundo, veja testes com mesmo hardware, caso só o seu esteja muito quente contate a fabricante/vendedora, creio que ainda está na garantia não faz nem um mês que criou o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias opções de pastas, irão depender mais da sua loja de preferência ou algum vendedor do ML.
Recomendo que compre de uma marca que seja conhecida como CM, Deepcool, Gelid, Arctic MX-4 e Noctua.

 

Já usei o Deepcool Z5 que tem bom custo-benefício.
Nunca usei a GD900, mas já vi testes e boas opiniões de quem já usou e comparou com pastas mais caras.

 

Mas sinceramente não gastaria agora com outra pasta, melhor por enquanto usar essa que veio com o da Pichau.

 

Se continuar tendo problemas com o PC e com as temperaturas particularmente entraria em contato com a loja.
Não sei se poderia ser algum problema com o cpu, placa-mãe ou o próprio cooler.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Zulcker disse:

A tensão também interfere na temperatura? Compararei com o de alguns amigos meus e os deles estavam bem baixo se comparado com o meu.

Sim, pois quanto maior a tensão, mais energia é consumida, e os seus amigos possuem quais processadores?

11 minutos atrás, Zulcker disse:

Notei também que o dissipador da minha Placa-Mãe estava bem quente ao colocar o dedo, é normal isso?

Sim, principalmente em estresse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Pepse disse:

Sim, pois quanto maior a tensão, mais energia é consumida, e os seus amigos possuem quais processadores?

Um possui um FX da AMD as não sei exatamente qual e o outro um Xeon E1650.

 

7 minutos atrás, Pepse disse:

Sim, principalmente em estresse.

Entendi, então nada de anormal pelo visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zulcker disse:

A tensão também interfere na temperatura? Compararei com o de alguns amigos meus pelo HWM Monitor e os deles estavam bem baixo se comparado com o meu.

 

2 horas atrás, Zulcker disse:

Um possui um FX da AMD as não sei exatamente qual e o outro um Xeon E1650.

 

São 3 processadores completamente diferentes.. Não espere comportamento e funcionamento iguais..

 

Você disse antes que, a temperatura deu um pico pra 90ºC em 2 segundos, num teste de stress.. Eu diria pra revisar a instalação do cooler, que pode estar mal feita ou a pasta não espalhou adequadamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zulcker disse:

 

A tensão também interfere na temperatura? Compararei com o de alguns amigos meus pelo HWM Monitor e os deles estavam bem baixo se comparado com o meu.

 

Notei também que o dissipador da minha Placa-Mãe estava bem quente ao colocar o dedo, é normal isso?

 

Segundo a AMD os Ryzens 5000 foram projetados para atingir tensões mais altas conforme a necessidade.


Mas no uso normal o cpu não fica o tempo todo em 1.4V - 1.5V.
Dentro de um intervalo de tempo pode ocorrer esses picos de tensões que são breves.

 

Se quiser veja explicação aqui e print aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...