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Olá pessoal, como estão?

 

De 2 semanas pra cá, meu computador apresenta uma tela azul e reinicia logo em seguida e eu não sei exatamente o porquê. A mensagem que aparece é esta:

O que pode ser? A configuração é essa: GT 1030, G4560, 8GB, 450w e a placa-mãe é uma B250M. Esse erro já aconteceu umas 4 ou 5 vezes se eu não me engano, apenas 1 fez foi jogando e as outras foi navegando na internet. Essa imagem em anexo eu peguei no Google, mas tenho quase certeza que é a mesma mensagem que aparece aqui. Computador com 4 anos de uso.

windows-10-tela-azul.jpg

  • Membro VIP
Postado

@rickierhcp Prezado usuário,
 
De forma a auxiliá-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

  • Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?;
  • Há quanto tempo este problema ocorre?;
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;
  • Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;
  • Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;
  • Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;
  • Você faz overclock no seu computador?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? Se sim, abra-o, veja se existem opções para reverter as instalações e/ou atualizações realizadas e então desinstale-o do computador. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não por atualizadores de drivers, pois eles são causadores comuns de telas azuis e outros problemas no Windows.

Preciso também que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador. Estes nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o causador das telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta. Qualquer erro básico poderá causar falha em alguma etapa do mesmo!

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH-Novo.zip:

LogsCdH-Novo.zip

 

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho. Caso contrário, o procedimento não irá funcionar.

 

É para mover a PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH-Novo.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

 

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo clique no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu sistema operacional é de 32 ou 64-bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu sistema operacional e vá em Executar como administrador. Aguarde, pois o script irá coletar alguns arquivos de log e isso poderá levar até 2 minutos.

 

5- Aparecerão diversas mensagens na tela que será aberta (o Prompt de Comando), lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada LogsColetados será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexá-la na sua próxima resposta.

 

Quando a pasta LogsColetados for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

 

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy. Este software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post: https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso :thumbsup:

  • Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Rio McCloud Olá amigo, desculpe a demora pela resposta. 

Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);

A fonte é uma Corsair 450W 80 plus bronze - CX450. 

 

Há quanto tempo este problema ocorre?;

O problema começou entre 1~2 semanas. Percebi que os últimos erros aconteceram ao ligar o computador e usar por alguns minutos. Ele apresenta a tela do 1° post e reinicia automaticamente, depois continuo usando normal sem apresentar essa tela até desligar.

 

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;

Não.

 

Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;

Não alterei nenhuma peça de hardware. O Windows fez algumas atualizações recentes no mesmo período das atualizações. Não sei se é apenas coincidência. (Windows 10)

 

Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;

Diretamente na tomada. 

 

Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;

Não.

 

Você faz overclock no seu computador?

Nunca fiz.

 

 

 

 

teste.png

Sem título.png

LogsColetados.rar

Um detalhe que esqueci de mencionar: formatei o computador hoje e o mesmo erro apareceu novamente, junto com esses avisos. 

 

 

erro.png

Outro detalhe que esqueci de mencionar 🤦‍♂️

 

Os drivers eu tinha instalado pelos CDs que veio junto com a placa-mãe e ia atualizando pelo site. Após essa formatação, eu instalei o Driver Booster porque achei que fosse mais prático e não tenho mais o leitor de cd. 

  • Membro VIP
Postado

@rickierhcp Certo, analisei aqui. Vamos por partes:

 

Sobre os drivers da placa-mãe , não é necessário usar o CD, muito menos por um programa atualizador de drivers (que é prejudicial e causa comum de telas azuis). Sua placa-mãe é uma MSI B250M Gaming Pro. A MSI oferece os drivers para download no próprio site. Basta favoritar ou salvar este link e, toda vez que precisar instalar os drivers da placa-mãe, basta acessar este site e baixar a versão mais recente de cada um.

 

Começando com o diagnóstico, peço para que abra o Driver Booster e veja se há alguma opção para desfazer a instalação/atualização dos drivers que ele fez. Faça isso, reinicie o computador e depois desinstale o aplicativo.

 

A tela azul possui o código de parada MEMORY_MANAGEMENT. Este erro, como o nome diz, normalmente é relacionado com a memória RAM. Entretanto, outras informações presentes nos logs me fazem crer que o problema pode ser o HD. Essas notificações do Windows cuja captura de tela você anexou são do CHKDSK, um utilitário do Windows que serve para reparar erros no disco. Se ele está enviando mensagens automáticas, é porque o Windows detectou problemas no HD.

 

Abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador e digite o comando chkdsk /r. O utilitário perguntará se você deseja agendar a verificação para a próxima inicialização do sistema. Confirme, feche o Prompt de Comando e reinicie o Windows.

 

Quando o Windows estiver ligando, ele procurará por arquivos corrompidos e setores defeituosos. Essa verificação demora várias horas e você não pode interrompê-la. Sugiro que deixe o computador realizando essa verificação enquanto você dorme, pois ao acordar ele deverá ter terminado.

 

Após o término da verificação, execute o script novamente e me envie os novos logs. Estou no aguardo. :thumbsup:

  • Curtir 1
Postado

@Rio McCloud Obrigado pela atenção.

 

O programa até tem essa opção, mas eu não fiz backup dos drivers. Vou tentar fazer esse procedimento essa semana, obrigado. Existe riscos do HD ir pro saco? Seria o segundo em 1 ano, puxa vida. 

  • Membro VIP
Postado

@rickierhcp Certo. O CHKDSK efetuou os reparos no HD. Você deve analisar se o computador continuará dando telas azuis ou não. Enquanto isso, baixe o SeaTools e execute os quatro testes disponíveis no menu "Teste de base". Feche todos os programas abertos e não use o PC durante os testes, que podem demorar. Anexe os resultados aqui depois.

  • Curtir 1

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