Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola,

Gostaria de ligar o modem vivo RTF8115VW em modo bridge para meu roteador (ASUS ROG Rapture GT-AC5300 manual aqui https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/wireless/GT-AC5300/PG15251_GT-AC5300_UM_V2_WEB.pdf) fazer todo o gerenciamento de minha rede. porém, quando eu tento fazer isso, eu recebo a mensagem dizendo o seguinte:

1772687946_ScreenShot2021-09-21at13_41_42.thumb.png.fdcc6cf1fa90f4a049121c80b7ccf800.png

E possivel, usando o menu /padrão, fazer o modem ficar em bridge sem perder a TV e o telefone?

Obrigado

Gilson

Postado

Não. Os serviços de TV telefone e internet vem juntos em 3 VLAN. Em modo bridge teria que refazer essas configurações no switch ou roteador e pode não ter informações suficientes ou nem conseguir se autenticar na rede do provedor

Configure sua rede com seus aparelhos e ligue a uma porta LAN do roteador da operadora. Não vai fazer grande diferença de performance. E configure tudo de acordo nos dois lados.

É como quando tem dois provedores na mesma rede. Sua rede não está ligada diretamente a nenhum dos dois mas tudo funciona.

Postado

@arfneto  algum assim nesse roteador, existe? https://forum.adrenaline.com.br/threads/tutorial-como-colocar-o-modem-da-vivo-fibra-em-bridge-sem-que-o-telefone-e-a-tv-deixem-de-funcionar.670265/ 

50 minutos atrás, arfneto disse:

Não. Os serviços de TV telefone e internet vem juntos em 3 VLAN. Em modo bridge teria que refazer essas configurações no switch ou roteador e pode não ter informações suficientes ou nem conseguir se autenticar na rede do provedor

Configure sua rede com seus aparelhos e ligue a uma porta LAN do roteador da operadora. Não vai fazer grande diferença de performance. E configure tudo de acordo nos dois lados.

É como quando tem dois provedores na mesma rede. Sua rede não está ligada diretamente a nenhum dos dois mas tudo funciona.

Postado
41 minutos atrás, GilsonSJC disse:

algum assim nesse roteador, existe?

Se tiver um tempo para testar e precisa de fato disso não vejo porque não testar. O que pode acontecer é não conseguir se autenticar na VLAN da internet ou ter algum problema com as outras duas, e voltar atrás é rápido. Então se tem controle sobre a rede e pode fazer isso off-hours pode funcionar.

Na configuração de suporte tem uma opção para salvar a configuração do roteador em disco e pode ser mais rápido se precisar voltar atrás.

Mas acho que a diferença entre ligar a rede ao modem da VIVO via LAN e via bridge não é nada importante. Uso isso em vários lugares e nunca foi importante. E de todo modo poucas redes tem um roteador só afinal. Em geral tem vários switches e roteadores mesmo e nem todos vão estar ligados ao roteador da operadora afinal. O roteador que a VIVO entrega por exemplo em geral tem apenas 3 portas LAN.

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Se tiver um tempo para testar e precisa de fato disso não vejo porque não testar. O que pode acontecer é não conseguir se autenticar na VLAN da internet ou ter algum problema com as outras duas, e voltar atrás é rápido. Então se tem controle sobre a rede e pode fazer isso off-hours pode funcionar.

Na configuração de suporte tem uma opção para salvar a configuração do roteador em disco e pode ser mais rápido se precisar voltar atrás.

Mas acho que a diferença entre ligar a rede ao modem da VIVO via LAN e via bridge não é nada importante. Uso isso em vários lugares e nunca foi importante. E de todo modo poucas redes tem um roteador só afinal. Em geral tem vários switches e roteadores mesmo e nem todos vão estar ligados ao roteador da operadora afinal. O roteador que a VIVO entrega por exemplo em geral tem apenas 3 portas LAN.

No meu caso uso um monte de ips reservados + Mesh. Se eu passo usar o modem da Vivo como roteador, eu perco o controle da reserva de ips (ate consigo fazer, mas de vez em quando parece que a Vivo manda umas atualizacoes para o roteador e toda a tabela de alocacao some) e também não consigo usar o Mesh....

Os menus da versão do roteador RTF8115VW sao diferentes, não encontro um lugar onde eu posso deletar a lan da internet e fazer o bridge somente dela (o que parece que o rapaz da pagina que passei fez com o modem dele)...

Postado
59 minutos atrás, GilsonSJC disse:

No meu caso uso um monte de ips reservados + Mesh. Se eu passo usar o modem da Vivo como roteador, eu perco o controle da reserva de ips (ate consigo fazer, mas de vez em quando parece que a Vivo manda umas atualizacoes para o roteador e toda a tabela de alocacao some) e também não consigo usar o Mesh

a reserva de IP desses roteadores em geral é modesta, algo da ordem de 20 endereços. De todo modo estará melhor com seu próprio servidor DHCP. A rede mesh não seria afetada, ou ao menos não me ocorre como.

Nunca vi esse lance de atualizações OTA mudando algo. Agora por exemplo estou usando uma rede dessa operadora com configuração de 2018. E nunca foi alterada.

Nunca pensei nesse lance de bridge porque acho que é mais problema do que solução. 

Eis o que acontece (no meu caso geral): a rede tem mais de um segmento, mais de um servidor DHCP, mais de um nível de roteamento. O roteador da operadora tem 3 portas, 4, 5, sei lá. Nunca dá pra nada.

No caso de agora por exemplo tem 3 portas do roteador: uma sai para um smart switch de 24 portas, uma para um roteador wi-fi com outra rede. Outro vai para um switch em outro ambiente, onde estão em geral 1 ou 2 redes wi-fi distintas que são ligadas e desligadas a toda hora. E o roteador da operadora está dentro de um rack metálico e distante, de modo que o wi-fi se estivesse habilitado teria o alcance de uns dois palmos.

E tem pontos de TV, todos ligados via ethernet e isso complica as coisas: em modo bridge a rede física fica complicada porque não se pode ligar os pontos de TV na rede bridged porque lá não tem mais a VLAN de TV... E usar os pontos de TV com cabo coaxial foi justamente a razão de mudar de operadora porque aqueles cabos são um inferno e tem muita perda. E flexibilidade zero de topologia (barra vs estrela foi a revolução das LAN nos anos 90 justamente por isso ;) ) E na mudança de operadora os roteadores não mudaram nesse meu caso de agora, e o modem/roteador da operadora anterior também não usava bridge.

E qual seria a vantagem da bridge? um host a menos na tabela de roteamento, para alguns dispositivos que por acaso estiverem conectados no início da bridge? Nunca achei que compensasse e nunca vi diferença por não ter feito isso em nenhum dos lugares em que não fiz :) 

Claro, sua necessidade pode ser diferente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...