Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos.

Tenho um notebook bem antigo da cce, que vinha apresentando problemas de super aquecimento e a máquina desligava sozinha.

Quando abri vi que o cooler estava parado. Tentei tirar o colocar de novo e não houve mudança. O cooler continuava parado.

Por ser um modelo antigo ( cce win e23l+) é quase impossível achar outro cooler do modelo dele. E então fiquei na dúvida se colocar algum cooler externo, daqueles que ficam embaixo do notebook, resolveria esse problema.

• Moderador
Postado

@Danilo Max, boa noite!

Infelizmente aquelas bases com ventoinhas apenas ajudam a ventoinha do computador fazer o seu trabalho, mas não a substituem.
Seria melhor que nada, mas dificilmente resolveria o problema de superaquecimento.
Talvez consigas encontrar essas ventoinhas em sítios estrangeiros como o Aliexpress.

• Obrigado 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Pois aí que mora a dificuldade. A entrada da placa-mãe para ligar o cooler só tem 2 pinos e a maioria dos coolers q eu encontrei possuem 3 pinos.

Tem algum tipo de adaptador que eu posso usar na entrada da placa-mãe para q ela aceite esses 3 pinos?

• Moderador
Postado

@Danilo Max, creio que se ligar apenas os dois pinos nas posições corretas, removendo do conector levantando a trava que prende cada pino e inserindo no outro, se a ventoinha for da mesma tensão e couber na furação, irá funcionar, mas posso estar falando besteira, creio que o @Ferox Graxaim ou outro membro que trabalhe com manutenção em laptops poderá responder melhor essa questão.

• Moderador
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Está correto, a lógica é a mesma dos desktops (computadores de mesa). Só precisaria identificar quais dos três fios da ventoinha é o positivo e o negativo (O terceiro fio é do sensor que mede a rotação da ventoinha).
Mas dependendo pode ser que precise fazer uma adaptação mais elaborada, uma solução que sugiro é soldar o fio da ventoinha antiga na ventoinha nova, é a melhor forma de resolver sem precisar recorrer a gambiarras.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...