Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de memória para 2666 MHz instável, pode ser os chips das memórias?

Posts recomendados

Olá amigos! 

Não saco muito de OC, sei o básico do básico! Gostaria de pedir uma ajuda a vocês com essa dúvida:
Eu tinha um kit com: R3 2200g + ASUS prime a320m-k/br + 1x8gb ram 2400Mhz hyperx fury.

Resolvi fazer um overclock na memória para 2666Mhz, e o sistema se mostrou estável. Há alguns dias atrás comprei outro pente do mesmo modelo: hyperx fury 2400Mhz, coloquei no computador e foi reconhecido normalmente, rodando em 2666Mhz, como já estava setado na BIOS. Mas, para minha surpresa, com algumas horas de uso o windows deu erro de tela azul acusando: Memory management. Então reiniciei o computador e fiz um teste de estabilidade de memória no AIDA64 e obtive o erro novamente. Sem alternativa até então, retirei o OC.

Abrindo o CPU-Z, em SPD, verifiquei que uma é fabricada (chips) pela SK Hynix e outra pela Micron Technology.

Seria esse o motivo da instabilidade no OC?

Lembrando que no OC ativei o D.O.C.P. e mudei apenas a frequência para 2666Mhz. Mantive tensão em 1.2v (auto) e todo o restante também em (auto). Só ressaltar também que na BIOS tem D.O.C.P. e D.O.C.P. Standard, não sei dizer se há diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, brunofernan7 disse:

Abrindo o CPU-Z, em SPD, verifiquei que uma é fabricada (chips) pela SK Hynix e outra pela Micron Technology.

Seria esse o motivo da instabilidade no OC?

Muito provavelmente. Alguns chips vão precisar de mais tensão para atingir velocidades maiores, outros já vão ficar estáveis com menor tensão. Os timings também influenciam diretamente, lembrando que overclock de memória não é apenas frequência, muitas vezes você terá melhores resultados com uma frequência menor e latência menor, nem todos os chips conseguem escalar bem a latência x frequência.

Outro detalhe é que nem sempre dois chips diferentes vão trabalhar bem juntos, podem existir pequenos problemas de compatibilidade, o que afeta a estabilidade do conjunto. Por esse motivo, é recomendável sempre usar pentes exatamente do mesmo modelo no PC.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Rio McCloud alterou o título para Overclock de memória para 2666 MHz instável, pode ser os chips das memórias?
1 minuto atrás, brunofernan7 disse:

@GuilhermeGB Imaginei amigo! Poxa, muito obrigado pela resposta clara e completa! Jeito é usar em stock mesmo 🙂 

Se você estiver com tempo e paciência, pode tentar tensões maiores, 1.2V é relativamente baixa para memórias DDR4, pois a maioria do modelos por aí rodam a 1.35V em XMP, e tem chips que pegam mais de 1.4V em overclock.

• Curtir 1
Link para o comentário

3 minutos atrás, brunofernan7 disse:

@GuilhermeGB Entendi! Acho que vou fazer um teste novamente, fazer o OC e aumentar então a tensão... Jogar em 1.35v? Deixo os timings como esta? Só mais uma duvida, que até citei no post... Na BIOS tem D.O.C.P. e D.O.C.P. Standard, qual seria ideal setar?

Não vou saber se tizer qual a diferença entre os dois, mas não recomendo manter o XMP ou D.O.C.P (são a mesma coisa) ativado quando se usa duas memórias diferentes. O XMP é um perfil de tunagem que vem armazenado dentro do chip de cada memória, e geralmente são ajustes que vão funcionar bem especificamente para aquele chip. O principal motivo da sua inconpatibilidade pode estar aí, você está forçando a outra memória a rodar com o mesmo perfil de tunagem da sua memória anterior.

Se você quer usar as duas a 2666MHz, primeiramente desativa o D.O.C.P e tente apenas subir a frequência normalmente. Dessa forma, a placa-mãe ajustará automaticamente os timings para valores supostamente seguros para a memória mais lenta do seu PC. Se funcionar estável assim, aí você pode começar a pensar em ajustar manualmente os timings com base nos valores automáticos que foram setados (diminuindo aos poucos).

Se quer mesmo fazer overclock, 2666MHz não vai te dar muita diferença, sugiro tentar alcançar algo mais próximo dos 3000MHz, e isso geralmente não é difícil pra grande parte dos pentes de baixa frequência vendidos no mercado.

Link para o comentário

1 hora atrás, brunofernan7 disse:

@GuilhermeGB Bom dia amigo! Consegui setar o OC em 2933Mhz com os timings em: 17-17-17-39. Pouco abaixo dos timings que a placa setou em AUTO. Fiz benchmark com as 4 opções: 2400, 2866, 2933 timings em auto e 2933 timings:17-17-17-39. Tive um resultado bem significativo.

2400Mhz.png.88244a976958df2b8669f7d5f9c94c55.png2866Mhz.png.73d83c18eed151b4b81066dae258afd2.png2933Mhz.png.470f0c72bb3441afce1325e304d186bd.png609105857_2933Mhz2.png.074b9951cbb07016f73f448bae41ea25.png

Muito bom. Se ficar estável, pode resultar em alguma melhoria para o vídeo integrado do seu processador em relação a 2400MHz.

Link para o comentário

@brunofernan7  teste também em jogos pesados, eles utilizam as memórias de formas diferentes dos testes de estabilidade. 

Num overclock a primeira linha MEMORY é muito importante.  Ali indica o qto você teve de ganho. A frequência subiu mas não houve ganho de 2866 para 2933.

Tenta aliviar para 18-19-19-39.

Link para o comentário

@Diego Both Olá amigo! Obrigado pelo retorno! Já faz 10 dias que subi um pouco mais, para 3200Mhz com os timings 18-19-19-38, com base no DRAM CALCULATOR. Fiz o OC um pouco mais completo, colocando os demais valores fornecidos por ele. Fiz vários testes de estabilidade e em todos o PC se comportou de modo estável! Fora os jogos pesados como COD WARZONE que também jogo.

Única coisa que notei hoje, mas não sei se tem a ver com o overclock, foi quando liguei o PC hoje pela manhã, ele ligou e após uns 3 segundos desligou e repetiu o comportamento por mais uma vez até iniciar na 3ª vez.

Isso pode ser normal? Uma ou 2 vezes que reiniciei também em uso normal, ao reiniciar, ele primeiro desligou assim que finalizou a tela de "reiniciando" do Windows e ligou instantâneo. O comportamento normal dele ao reiniciar, permanece ligado e apenas reinicia. 

Saberia me dizer se é normal isso? Só fiquei intrigado com esses comportamentos hoje. Mas venho usando normalmente, sem nenhum problema, ou erros! Meu PC fica ligado praticamente 24h.

Link para o comentário

2 horas atrás, brunofernan7 disse:

@Diego Both Olá amigo! Obrigado pelo retorno! Já faz 10 dias que subi um pouco mais, para 3200Mhz com os timings 18-19-19-38, com base no DRAM CALCULATOR. Fiz o OC um pouco mais completo, colocando os demais valores fornecidos por ele. Fiz vários testes de estabilidade e em todos o PC se comportou de modo estável! Fora os jogos pesados como COD WARZONE que também jogo.

Única coisa que notei hoje, mas não sei se tem a ver com o overclock, foi quando liguei o PC hoje pela manhã, ele ligou e após uns 3 segundos desligou e repetiu o comportamento por mais uma vez até iniciar na 3ª vez.

Isso pode ser normal? Uma ou 2 vezes que reiniciei também em uso normal, ao reiniciar, ele primeiro desligou assim que finalizou a tela de "reiniciando" do Windows e ligou instantâneo. O comportamento normal dele ao reiniciar, permanece ligado e apenas reinicia. 

Saberia me dizer se é normal isso? Só fiquei intrigado com esses comportamentos hoje. Mas venho usando normalmente, sem nenhum problema, ou erros! Meu PC fica ligado praticamente 24h.

Agora o PC reiniciou e por 3 vezes tentou iniciar e reiniciava, na quarta iniciou e  mostrou a seguinte mensagem: 

the system has POSTed in safe mode. This may be due to the previous POST attempt failing because of system instability, or if the power button was held in to force the system off. If the system failed to POST after you made changes to UEFI settings. You may wish to revert to stable settings to prevent POST failure

Presss f1....

Foi direto pra BIOS e resetou o overclock. PC iniciou em stock, 2400Mhz. O que será isso? Depois de 10 dias funcionando perfeitamente.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!