Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, estou montando meu PC, e ele vai requisitar de uma fonte entre 600w e 650w e eu quero uma fonte que dure bastante tempo de uma marca confiável, para eu não precisa trocar tão cedo. Encontrei essas três fontes de marcas boas  em promoção 

--> Fonte 600w EVGA 80 Plus White 100-W1-0600-k0 - por 339,90 na kabum

--> Fonte Cooler Master Elite V3 600W, Pfc Ativo - por 319,90 na kabum

--> Fonte Atx - 650w - Pcyes Electro V2 80 Plus Bronze - por 349,90 na kabum

Dentre essas citadas, qual vocês achama melhor? O preço está realmente compensando pela qualidade ( se não estiver, eu posso esperar até a black friday) ? Se vocês tiverem outra fonte boa para citar de até R$ 350 e tenha entre 600w e 650w podem falar! 

Postado

@otavioald A única boa das que você citou é a PC Yes, mesmo assim tenho minhas reservas com ela. Entenda que em fonte a marca ser boa não quer dizer quase nada, pois nenhuma dessas marcas citadas (bem da verdade quase nenhuma hoje) fabrica as próprias fontes ou sequer as projeta. Fonte boa você tem que pesquisar o modelo exato e ver se foi testado e se passou nos testes. A que te recomendo hoje nessa faixa de potência é a Fonte Seasonic Core GM-650, 650W, 80 Plus Gold, Semi Modular - R$ 449,99

Essa é a fonte de alta qualidade mais barata que você vai encontrar no mercado hoje. Abaixo dela tem a XPG Pylon, mas eu preferiria a Seasonic por ser superior e custar tão pouco a mais. 

• Curtir 1
Postado

@Pepse Por enquanto está uma GTX 1080ti, Ryzen 5 5600x, b450m steel legend, gabinete aerocool aero one frost, 16gb ram, 2tb HD e 480 de SSD M.2, porém mais tarde planejo fazer um upgrade para uma RTX e um r9 5900x

@WOZ Dods Ok, irei dar uma olhada nessa fonte. Acha que talvez poderá ter uma oferta melhor na black friday?

• Curtir 1
Postado

@Lorde tavin A Seasonic já está em promoção, dificilmente ficará mais barata que isso. Se quiser pegar a Leadex III Gold, que tem a vantagem de ser modular, aí esperar por promoção pode valer a pena. Só vou te avisar que se eu fosse você seguraria essa GTX 1080 até meados do ano que vem ou até a escassez de semicondutores aliviar. Se for desfazer dela já estou na fila, rs.

• Curtir 1
Postado

@Lorde tavin Com a Seasonic 650 ao preço que está não vejo por que pegar potência menor, pois não tem de 550W dela e as outras citadas custam muito mais. Se pretende pegar RTX depois, então fique nos 650W mesmo. Até com sua 1080 TI atual você se beneficiará dessa potência adicional, pois com essa folga a fonte dura mais e trabalha com máxima eficiência.

• Curtir 1
Postado
Em 06/10/2021 às 12:05, WOZ Dods disse:

@Lorde tavin Com a Seasonic 650 ao preço que está não vejo por que pegar potência menor, pois não tem de 550W dela e as outras citadas custam muito mais. Se pretende pegar RTX depois, então fique nos 650W mesmo. Até com sua 1080 TI atual você se beneficiará dessa potência adicional, pois com essa folga a fonte dura mais e trabalha com máxima eficiência.

Amigo, a seasonic está indisponível agora, porém encontrei essa fonte: Fonte Sharkoon WPM Gold Zero, 650W, 80 Plus Gold, Semi-Modular, ela está por 500 reais ( 50 reais mais cara que a seasonic estava) compensa eu pagar esse dinheiro a mais por essa fonte ou espero a seasonic voltar? Qual das duas é melhor?

Ps: encontrei essa fonte Fonte Apexgaming Power Supply, 650W, 80 Plus Gold, Modular - AG-650M por 500 reais também 

Postado
3 horas atrás, Lorde tavin disse:

Fonte Sharkoon WPM Gold Zero, 650W, 80 Plus Gold, Semi-Modular

Channel Well Technology GPS650V-G:

image.thumb.png.a7059881ea322157dbe17260fa536f24.png

Créditos: Hardware Ready

É uma plataforma de alto desempenho, com componentes de custo reduzido, competindo na mesma categoria do que a CORE.

Devido a apresentar certas modificações (principalmente quanto ao fan Hong Hua HA1425M12S-Z, de qualidade superior ao Yate Loon D14SH-12), não é possível determinar se a performance seria similar a sua plataforma original, comparável a GPS650S-G ou qualquer outra coisa (assim como a CORE).

3 horas atrás, Lorde tavin disse:

Apexgaming Power Supply, 650W, 80 Plus Gold, Modular - AG-650M por 500 reais também 

Solytech Apexgaming AG-650M:

image.thumb.png.8979c341f8995786aa1ede79eb433e6c.png

Créditos: Nikktech

Uma plataforma extremamente interessante, tendo um resonant tank integrado ao main transformer a fim de economizar espaço, além de uma placa com os retificadores 12V conectada diretamente a este componente para reduzir perdas de eficiência. O estágio primário desta fonte de alimentação é simplesmente impecável. O secundário não deixa a desejar, apesar de contar com capacitores mais baratos, mas ainda assim, com boas especificações de vida útil (embora pudessem contar com melhor dimensionamento).

O standby converter é de qualidade extremamente questionável, necessitando de um controle de qualidade muito rígido por parte da fabricante. No entanto, como eu disse acima, a fabricante é a Solytech. É simplesmente um dos piores fabricantes da categoria. A fábrica é péssima, o controle de qualidade é péssimo e os produtos, em sua maioria, são péssimos. Você pode imaginar isso ao verificar que a primeira unidade da AG-850M enviada ao Tom's Hardware apresentou ripple extremamente elevado nesta trilha.

Felizmente, há certo tempo, fecharam a própria fábrica. Ainda assim, não tenho muita confiança fábrica para onde terceirizaram a produção destes produtos da Apexgaming (sua subsidiária).

Outro ponto questionável é o péssimo fan com sleeve bearing utilizado (AV-F14025LS) junto ao perfil de ventilação agressivo implementado. Embora seja consideravelmente mais relaxado em relação a AG-850M, ainda produz ruído audível elevado.

O modelo ainda conta com um load regulation bastante fraco (principalmente em 5VSB), embora tenha line regulation decente. O seu power factor também não é muito elevado em 230V devido ao controlador Champion CM6502S ser relativamente antigo e a escolha do indutor do APFC não ser muito boa.

Não acho uma ideia muito boa.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Lorde tavin disse:

@Phynsx então essa fonte da sharkoon seria uma boa opção e bateria de frente com a seasonic?

Eu preferiria a CORE entre as duas, mas a WPM GOLD ZERO está na mesma categoria. Ambas não apresentam um teste sequer, então eu não recomendo nenhuma dela.

Postado

@Lorde tavinVocê está olhando fontes pelo preço. Para encontrar uma fonte de qualidade que vai proteger seus componentes você deve procurar fonte pelos testes feitos. Marcas como Seasonic, Antec, Super Flower e Corsair costumam ter mais fontes de boa qualidade do que de baixa qualidade. Outras marcas, de maneira geral, são o extremo oposto. 

Você não nos falou qual é sua configuração. Se estiver usando uma GPU inferior à RTX 3060, recomendo a fonte Fonte Super Flower LEADEX III 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-550F14HG - R$ 582,03 ou a Fonte Seasonic Core GM-550, 550W, 80 Plus Gold, Semi Modular - R$ 435,90

Se pretende adquirir uma RTX 3070 ou superior recomendo uma Fonte Seasonic Focus GM-750, 750W, 80 Plus Gold, Semi Modular - R$ 695,90 ou Fonte Super Flower LEADEX III 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-750F14HG - R$ 729,00

Se encontrar a XPG Core reactor mais barato que qualquer uma das citadas acima, prefira ela pela garantia de 10 anos. Se encontrar Corsair das linhas RM ou VX por preços menores, é uma ótima opção para economizar.

Se sua GPU é inferior ou usa gráficos integrados e não pretende adquirir uma RTX futuramente, então recomendo a XPG Pylon 550. Pela proximidade do preço dela com o da Seasonic Core GM 550, eu ainda preferiria a Seasonic.

@Phynsx Tem alguma referência ou análise sobre as demais fontes gold da Seasonic presentes hoje na Terabyteshop? Em específico, linhas Core GM, Core GC e Core GX.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Phynsx Tem alguma referência ou análise sobre as demais fontes gold da Seasonic presentes hoje na Terabyteshop? Em específico, linhas Core GM, Core GC e Core GX.

Há uma certa análise do Hardware Info.

Esta é a CORE GM 500W:

image.thumb.png.beaa4e46b47f5025cbf0e0925fda9ff6.png

Não é uma fonte de informação na qual eu confie, apesar da transparência com relação a instrumentação. Não há muitas informações relacionadas aos transistores, diodos e capacitores, embora possamos estimar qual seja a procedência, não há como sabermos muito bem como é o seu dimensionamento a partir do momento em que o testador não realiza testes mais avançados.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se pretende adquirir uma RTX 3070 ou superior recomendo uma Fonte Seasonic Focus GM-750, 750W, 80 Plus Gold, Semi Modular - R$ 695,90

Eu teria bastante receio de recomendar este modelo, nesse cenário, sem uma confirmação clara sobre a correção dos erros das plataformas FOCUS e PRIME (nesta plataforma CORE), relacionados ao ruído nos sense wires, responsável pela ativação indevida da over current protection durante transientes.

Postado

@Phynsx Este foi o review que li da Focus: https://www.tomshardware.com/reviews/seasonic-ssr-750fx-focus-plus-750-gold-psu,5206.html. No meu entender ela tem seus pontos negativos, mas ainda é um produto sólido.

Então não é uma boa plataforma? Eu tive boas referências em fóruns dessa linha Core, mas vou parar de indicar então.

Até reli a análise agora e ainda considero a Focus uma excelente fonte para o seu custo relativamente falando. 

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Phynsx Este foi o review que li da Focus: https://www.tomshardware.com/reviews/seasonic-ssr-750fx-focus-plus-750-gold-psu,5206.html. No meu entender ela tem seus pontos negativos, mas ainda é um produto sólido.

Então não é uma boa plataforma? Eu tive boas referências em fóruns dessa linha Core, mas vou parar de indicar então.

Até reli a análise agora e ainda considero a Focus uma excelente fonte para o seu custo relativamente falando. 

Logicamente esta é a impressão que todos têm ao ler a análise: de fato, é um produto extremamente sólido. Capacitores excelentes, bem dimensionados, transistores de boa qualidade arranjados em uma configuração de baixo estresse, um posicionamento excelente de componentes e uma ótima escalabilidade e otimização de espaço, permitindo resultados muito bons do modelo.

Como o Jon Gerow citou em seu comentário (o qual eu enderecei anteriormente), os seus engenheiros na Corsair utilizaram a plataforma PRIME na linha AX mais recente. Podemos verificar a partir disso, dois problemas ocultados em qualquer análise:

• Ruído do motor driver do fan utilizado (mitigado - substituíram pelo mesmo modelo utilizado pela Corsair).
  • Implementação complexa do sistema de voltage compensation e problemas provenientes disso (possivelmente mitigado - ainda existem muitos relatos de desligamento).

O sistema de voltage compensation destas plataformas introduzidas em 2016 é simplesmente surreal. Você pode verificar que a tensão não abaixa dos 12,2V obtidos com cerca de 40W de carga, mesmo com 825W de carga. O maior problema disso, é que, a fim de economizar, inicialmente temos problemas no cabeamento, especificamente nos sense wires, muito finos e propensos a apresentarem maior ruído devido a resistência destes. Depois, temos os transientes de placas mais exigentes, novamente causando ruído elevado nestes sense wires, fazendo com que o monitoring integrated circuit desarme a fonte de alimentação. Como o sistema de voltage feedback é interligado a este componente, o ruído o afeta, fazendo com que outras proteções sejam ativadas incorretamente.

Em 2018, houve uma correção drástica do cabeamento, mas ainda assim, existem muitos relatos de unidades apresentando desligamentos em transientes. Não é incomum vermos recomendações superdimensionadas das plataformas FOCUS e PRIME, justamente para evitar que estes transientes, junto ao ruído no sistema de voltage compensation, desliguem as fontes de alimentação.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!