Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor aumenta FPS no notebook Gamer?


Posts recomendados

@User 007 Irá limitar a quantidade de imagens exibidas na tela por segundo a 60, mas os FPS podem ficar a 300 do mesmo jeito. Uma coisa é a quantidade exibida, outra coisa é a quantidade gerada. Recomendo que assista este vídeo para tentar entender melhor. Realmente você precisa entender o funcionamento para entender como melhorar seu desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além disso que o @WOZ Dods falou, usar um monitor externo com um notebook pode melhorar o desempenho, por conta da maneira como laptops com vídeo híbrido funcionam. Mas não é um ganho tão grande que justifique a compra de um monitor.
Reforço que a frequência do monitor não tem nada a ver com isso, se você comprar um monitor de 3060Hz, o seu laptop não vai magicamente empurrar 360FPS em todos os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, User 007 disse:

@WOZ Dods Ent , tanto faz eu comprar um de 144hz quanto um de 60hz? Os fps serão os mesmos?

Você precisa entender a diferença entre FPS e Hz. Hz é uma medida de frequência, significa quantos quadros você vai ver enquanto estiver jogando. 144Hz oferece uma imagem mais fluida em relação a 60Hz. No entanto, se a sua GPU e CPU não forem fortes o suficiente para renderizar 144 quadros por segundo (FPS), o monitor vai duplicar alguns dos quadros, ou interpolar os quadros, de tal forma que o jogo não vai ser visto em 144 quadros nativos por segundo.

 

Imagine o seguinte exemplo: Você joga GTA5 e o seu PC renderiza o jogo em 90FPS.

 

Se você utilizar um monitor de 60Hz, você vai conseguir ver 60 quadros por segundo, o que é uma experiência de jogo boa. Mas muitos jogadores deixam o FPS mais alto a fim de que o jogo rode sem travamentos.

 

Se você utilizar um monitor de 144Hz, você vai conseguir ver 90 quadros por segundo, já que a frequência é maior do que a quantidade de quadros renderizada pelo notebook.

 

Logo, você só vai conseguir experienciar por completo a alta taxa de atualização de quadros de um monitor 144Hz se o seu hardware conseguir empurrar 144FPS no jogo que você estiver interessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acvale Entendo , desejo alcançar o máximo de fps possível para evitar qualquer tipo de travamento . Pelo seu conhecimento , você acha que o meu notebook trabalhando em conjunto com um monitor de 144 Hz , poderia alcançar uma média de fps boa? As config do meu note: I5-10300H , 1640 4GB , 8GB , SSD 256gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@User 007 Você precisa ser mais específico. O que é uma média de FPS "boa"? Que jogos você joga e quanto FPS pega neles? Como eu disse, utilizar um monitor externo pode aumentar os FPS, mas não é um aumento gigantesco. Se eu tivesse um notebook com tela de 120Hz e uma GTX 1650, nem pensaria nisso. Se você quer estabilidade de FPS, pode tentar limitar o FPS com o Riva Tunner. Por exemplo, se você tem uma média de 100FPS em determinado jogo, ligue o Vsync e limite os seus quadros por segundo em 80 ou 90 FPS. Assim o FPS deve ficar bem estável. Se o jogo ficar preso em 60FPS, desligue o Vsync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@User 007 alguns notebooks utilizam o vídeo integrado junto com o vídeo dedicado durante jogos. Dependendo do modelo do seu notebook, ao conectar um monitor na saída HDMI, você vai utilizar apenas a placa de vídeo dedicada e isso pode resultar em um ganho de desempenho, que pode ser considerável ou não, dependendo do jogo e do modelo do seu notebook. Veja o vídeo abaixo, por exemplo:

 

 

 

O tipo de memória utilizada também pode influenciar no desempenho, em especial se não estiver em dual channel:

 

 

 

No mais, é como os demais colegas já explicaram, tem que haver coerência entre a quantidade de fps que seu notebook consegue entregar e a frequência do monitor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acvale Jogo Free Fire , minha média de fps fica entre 55 a 80 , dando quedas de fps frequentemente , quando eu transmito por exemplo no discord , meus fps oscilam entre 55 a 60 . Tenho um amigo com um PC com configuração semelhante  e ele mesmo transmitindo no discord , consegue alcançar  a média de 90 a 112 fps. Já desativei e ativei o  Vsync , mas nn notei diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Free fire não é jogo de celular? Enfim, sua placa e processador conseguem rodar muito mais FPS do que isso, provavelmente é alguma limitação do emulador de android. Eu sugiro jogar algum jogo de PC equivalente, pois são melhores em todos os aspectos. Mas se precisar do free fire, procure por soluções específicas do emulador que você está usando, ou teste outros emuladores. Além disso, tenha certeza de que o jogo está utilizando a sua placa de vídeo dedicada, e não a placa de vídeo integrada do processador.

Abra o painel de controle NVIDIA e marque "processador NVIDIA de alto desempenho" ao invés de "automático". Abra as configurações de plano de energia e selecione a opção de desempenho máximo. Se ela não estiver disponível, procure no google "como adicionar a opção de desempenho máximo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@User 007 Não entendi o que deseja fazer. O painel de controle da NVIDIA não deve ser alterado a menos que haja uma necessidade específica. Além disso, o Geforce experience é algo que nunca recomendo o uso, pois reduz o desempenho dos jogos com seu overlay e tem um sistema de configuração automática de qualidade dos jogos que é feito para GPUs de 5 mil reais, sempre deixando PCs mais modestos rodando muito mal.

 

Para melhorar o desempenho nos jogos o correto é você:

  • Instalar todos os drivers baixando eles diretamente no site da fabricante da placa-mãe, bem como da placa de vídeo
  • Atualizar seu windows com todas as atualizações mais recentes incluindo as opcionais
  • Desligar o xbox game bar e o windows game mode
  • Desinstalar ou desabilitar todos os programas que ficam em segundo plano no windows
  • Desligar notificações do windows e usar o antivirus windows defender
  • Rodar os jogos no modo fullscreen ao invés de borderless
  • Configurar todos os jogos para limitarem a framerate a 60 FPS se o jogo for leve o bastante para isso, 30 se for pesado. Mais que isso só se o jogo for tipo FPS e você jogar competitivamente
  • Evitar o uso de antialiasing, tesselation e outros recursos pesados a menos que sua GPU tenha folga de desempenho

 

Nota: nunca use o notebook no modo alto desempenho. Isso reduz a vida útil do seu PC e NÃO AUMENTA O DESEMPENHO. O nome correto desse modo deveria ser "sempre ligado", mas a retardada da Microsoft não sabe como que se usa o dicionário.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@User 007 Não precisa alterar nada disso no painel da NVIDIA. Ele comuta essas configurações automaticamente quando necessário. Só é necessário alterar isso se o jogo apresenta alguma falha específica, como no caso do Nier: Automata, onde ele apresentava muitos crashes antes da correção, mas agora não apresenta mais e funciona como deveria funcionar. Alterar o framerate limiter nos jogos é melhor fazer jogo a jogo, dentro do próprio jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...