Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, minha primeira pergunta aqui no ClubeDoHardware 😅

Bom, meu computador não está mais ligando fui iniciar ele após um dia de chuva, e simplesmente não quis ligar

Na verdade, este problema tem três semanas, e geralmente liga quando quer...

Por outro lado, as luzes LED do Mouse e Teclado continuaram acessas, e por incrível que pareça o computador fica emitindo choques

Bom, tenho conhecimento (Básico) em Manutenção de computador, portanto, fiz alguns testes, do tipo:

1. Verificar fonte com Jumper (Está funcionando OK)

2. Testar Botão Power (Não há falha)

3. Testar o POWER_SW pelo Reset (Não Funcionou)

4. Testar em outras tomadas da casa (Nada)

5. Removi placa-mãe e tentei ligar apenas com memória, fonte e SSD (Nada)

6. Não encontrei capacitor estufado ou queimado

Detalhes:

1. A casa onde estou morando não tem aterramento;

2. Computador emite muito choque;

3. Aconteceu 2 apagão no bairro, porém, computador estava desligado;

4. Computador apenas com 1 ano e meio de uso;

5. Limpeza tudo Ok (Faço limpeza a cada 15 dias)

Especificações do meu computador:

Armazenamento: HD de 1tb + SSD 128gb

Memória: 8gb RAM

AMD Ryzen 3 3200g // Radeon Vega 8

Placa de Vídeo Integrada

Fonte: VTC 500

placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H

É isso, se alguém puder ajudar agradeço, não sei mais o que fazer kkkk

Postado

@Lidson Rocha Teria que fazer o teste com outra fonte e ver se liga, mesmo a fonte ligando com o jumper não significa que ela está boa! Se o lugar que você mora não tem muita poeira a limpeza pode ser feita a cada 30 dias não precisa ser feita a cada 15 dias (vai muito de preferência mesmo).

Quantos pentes de memoria ram você usa? se for 2 deixe só um e faça o teste alternando os slots (lembrando de realizar com os 2 pentes o teste, 1 de cada vez)

Você pode tentar uma limpeza na placa-mãe usando álcool isopropílico e uma limpeza nas memorias ram!

• Amei 1
Postado
7 horas atrás, Lidson Rocha disse:

Por outro lado, as luzes LED do Mouse e Teclado continuaram acessas, e por incrível que pareça o computador fica emitindo choques

Não entendi o que quer dizer com "choques". Ligar LEDs não quer dizer nada, pois se a placa-mãe está congelando no POST ela vai ter esse comportamento mesmo, especialmente se a fonte estiver falhando.

1. Verificar fonte com Jumper (Está funcionando OK)

2. Testar Botão Power (Não há falha)

3. Testar o POWER_SW pelo Reset (Não Funcionou)

4. Testar em outras tomadas da casa (Nada)

5. Removi placa-mãe e tentei ligar apenas com memória, fonte e SSD (Nada)

6. Não encontrei capacitor estufado ou queimado

1. Não quer dizer que ela está saudável. Passar carga é uma coisa, passar a carga correta e sustentá-la é outra completamente diferente. Qual é seu modelo de fonte? Usa estabilizador?
  2. Não entendi como testou só o botão sem outra placa-mãe, mas ok.
  3. Acho que entendi o que fez. Conectou o cabo do reset do gabinete no PWR_SW da MB, foi isso? Estranho não funcionar a menos que seu botão reset esteja morto. Se estiver agarrado ou em curto, inclusive, pode dar o exato problema que você relatou.
  4. Com outros cabos seria melhor.
  5. O correto seria ligar apenas com um pente de memória, revezando o slot entre os testes, mais o processador SEM SSD. 
  6. ok

O mais importante você não fez, que é um CLEAR CMOS prolongado (40 segundos) pelo jumper apropriado com a fonte desconectada da tomada.

1. A casa onde estou morando não tem aterramento;

2. Computador emite muito choque;

3. Aconteceu 2 apagão no bairro, porém, computador estava desligado;

4. Computador apenas com 1 ano e meio de uso;

5. Limpeza tudo Ok (Faço limpeza a cada 15 dias)

1. Não tem problema a menos que você esteja enfiando o terceiro pino numa tomada sem aterramento que esteja conectada a um dos polos de tomada normais como algumas pessoas tolamente fazem. Espero não ser seu caso.
  2. Ainda não entendi do que se trata essa afirmação. Se você está "levando choque" ao tocar no gabinete, então há algo extremamente errado com seu PC. Isso pode ocorrer por fuga da placa-mãe ou fonte, sendo fácil de determinar removendo a fonte do gabinete e testando com ela fora, bem como observando cabo a cabo, fio por fio, para ver se há algum desencapado em contado com o gabinete. A placa-mãe só terá fuga elétrica se os seus suportes estiverem posicionados incorretamente ou se houver algum objeto metálico/condutivo entre ela e o gabinete.
  3. Então não deveria jamais influenciar a menos que estivesse em standby ou essa sua fonte seja extremamente problemática.
  4. ok
  5. JAMAIS faça limpeza tão regular. Não é necessário e não é recomendado. Entenda que toda vez que você conecta ou desconecta, limpa ou altera algo físico no seu sistema você está introduzindo possíveis pontos de falha. Desgaste mecânico não deveria JAMAIS acontecer com um computador excetuando-se o disco rígido, mas é exatamente o que você está fazendo toda vez que desmonta ou até passa pincel nos componentes, podendo inclusive estar aumentando a carga estática ou causando descargas. Fazer isso uma ou duas vezes raramente vai ocasionar problemas, mas se faz a cada 15 dias (24 vezes em um ano), então você acrescentou muito desgaste desnecessário e certamente muitos pontos de falha. O correto é ter um gabinete bem filtrado que não permita que a poeira entre para começo de conversa. Se não tem um assim, pode criar filtros ou comprá-los e instalar. Se isso não é opção (o que eu duvidaria) então a limpeza deve ser feita a cada 6 meses, apenas removendo o painel frontal e retirando o excesso de poeira acumulada, preferencialmente com um aspirador de pó para reduzir o nível de desgaste mecânico. Abrir o gabinete para limpar só é necessário quando houver acúmulo em coolers ou uma vez a cada 6 meses, sendo recomendado apenas aspirador ou soprador de ar (não recomendo soprador, faz mal para saúde inalar poeira).

Fonte: VTC 500

Agora vi o modelo. Essa fonte não é notoriamente durável ou de qualidade. Falhar prematuramente, e levar algo consigo, não seria de espantar. Se seu PC ainda liga de vez em quando e eu interpretei errado o que falou sobre choque (que para mim é fuga e fuga é perigoso e sinal de algo mais sério), então provavelmente sua fonte está falhando. Entenda, fontes de qualidade dúbia (como esta) falham prematuramente. Daí eu defender que se invista em fontes de qualidade com tanta veemência. Uma fonte de qualidade vai durar facilmente 10 anos, uma de má qualidade dificilmente três sob stress e uso constante, ainda podendo matar outros componentes nesse período. 

Remova sua MB, teste fora do gabinete como mencionei acima e com uma proteção isolante debaixo dela. Inspecione a parte de baixo dela atentamente para ver se não tem nada fechando curto. Não teste com nenhum fio do painel frontal conectado (use apenas a chave de fenda no PWR_SW), use apenas um módulo de memória e se ela ligar em algum momento passe imediatamente um teste com o memtest86 por 10 minutos. Se não tiver nenhum resultado, reassente sua memória em outro slot, reassente seu processador (verificando se a pinagem está intacta) e seus conectores de energia (24 pinos + o da CPU). Teste também outro cabo de vídeo e outro monitor.

Nota: entre cada teste mal sucedido e o próximo onde você alterar alguma coisa na placa-mãe, memória ou CPU, efetue o reset de BIOS como sugerido acima. SEMPRE desconecte o PC da tomada, pois se ele ligar durante o clear você pode facilmente perder sua MB.

• Obrigado 1
Postado

@KeyaruYT O lugar onde moro tem muita poeira por isso faço a limpeza entre 15 dias 😅

Não fiz o teste com outra fonte... Vou fazer este teste

Sobre a limpeza da placa-mãe fiz também, e da memória também

Obs: só tenho uma memória RAM 

Obrigado pela resposta ☺️

Vou fazer aqui e volto pra responder o que houve

@WOZ Dods Obrigado pela resposta!

Vou mudar a limpeza que faço com sua dica, aqui onde moro gera muita poeira, e quando passa 5 dias, meu computador fica cheio de poeira, por isso tenho feito esse tipo de limpeza

Já fiz o teste com a fonte fora do PC, e mesmo assim continua os choques, creio que isso é por conta da falta de aterramento 😕

Não fiz a CLEAR CMOS. Vou fazer

Outro detalhe: Eu fiz o teste com a chave Philips no pino POWER SW e não ligou, mesmo com a placa-mãe fora do Gabinete

Obrigado pela resposta, me abriu outros nortes, 🙏 volto aqui pra dizer como foi

@WOZ Dods ah, eu não tenho estabilizador!

Essa semana estava juntando pra comprar um Nobreak

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lidson Rocha disse:

Já fiz o teste com a fonte fora do PC, e mesmo assim continua os choques, creio que isso é por conta da falta de aterramento 😕

Não, não é. Tem fuga no seu gabinete, MB ou fonte. Grandes chances de isso estar ligado ao seu problema.

Essa semana estava juntando pra comprar um Nobreak

Não compre. Nobreaks não protegem seu PC, quem protege é a fonte se for de qualidade.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

As placa-mães (Intel e AMD) atuais usam um tipo de cristal de clock que não funciona em umidades acima dos 70% e por consequencia não liga. Se você pegar um secador de cabelo e passar em cima da placa-mãe por 1-2 min ela vai ligar, porém não é bom fazer isso sempre.

Uma solução que achei foi limpar os cristais com alcool isopropilico usando um cotonete e depois com outro cotonete passar WD40 por cima isso resolveu o problema pelo menos por enquanto.

w7fINSM7SZmOwYJF_setting_xxx_0_90_end_1000.png

• Amei 1
Postado

@RBMA @WOZ Dods Entendido!

@RBMA Muito obrigado! Computador ligou normalmente após o secador! Porém, vou fazer a melhor limpeza com o álcool isopropílico mais contonete

@WOZ Dods muito obrigado, a solução foi os cristal de Clock da placa-mãe! 

Mas de qualquer forma as suas dicas me foram muito valiosos

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Lidson Rocha disse:

@RBMA @WOZ Dods Entendido!

@RBMA Muito obrigado! Computador ligou normalmente após o secador! Porém, vou fazer a melhor limpeza com o álcool isopropílico mais contonete

Faz a limpeza como te falei usando alcool isopropilico numa escova de dentes, pincel ou cotonete e depois passa um pouco de WD40.

Tenho um FX8300 e um Ryzen 3 2200g em casa (moro no rio) quando chove por dias só acontece isso no Ryzen 3 2200g o FX8300 funciona normal, porém vi relatos na net do povo reclamando com Intel 7 e 8ª geração ou seja são em placa-mãe fabricadas entre 2017 e 2019.

Postado

@WOZ Dods vixe.. entendido! Você acha que um estabilizador é melhor?

Jamais. Estabilizador e nobreak são a mesma coisa. O importante é ter uma fonte de qualidade, com boa filtragem e proteções que fará um trabalho muito melhor de proteção do que qualquer estabilizador, bem como comprar um filtro de linha clamper para proteger a fonte de anomalias elétricas mais graves. Leia os tópicos fixos sobre estabilizadores no setor de fontes e energia aqui do fórum para entender melhor como que estabilizadores são veneno para PCs.

Postado

Só usa filtro de filtro de linha sem fusível (Marcas clamper e Intelbras são boas), afinal computador é eletrodomestico e funciona como os outros da sua casa. Em dias de queda de energia ou raios tira da tomada como fazer com a tv, geladeira, ar-condicionado...

Usa fontes boas como o colega acima falou de boa marca, bronze e certificação 80plus.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
9 minutos atrás, RBMA disse:

Usa fontes boas como o colega acima falou de boa marca, bronze e certificação 80plus.

É importante selecionar fontes que já foram testadas e passaram nos testes. Hoje temos muitas boas no nosso mercado, mas as ruins são maioria, valendo sempre consultar a comunidade. 

Postado

@RBMA Corsair CX500, apesar de ter projeto antigo, já passou em testes e é considerada uma fonte de qualidade mesmo na sua versão mais antiga (etiqueta verde). Hoje temos muitas porcarias no mercado, algumas até de marcas conceituadas, que se disfarçam de fontes boas usando certificações como a 80+. 80+ não é sinônimo de boa qualidade, tampouco PFC ativo. Pegue as bombas da thermaltake e aerocool por exemplo e veja testes delas. O mercado engana muito hoje em dia, especialmente em fontes.

Postado

@Lidson Rocha Não precisa comprar agora, mas quando for fazer o upgrade, dependendo do que for comprar, talvez seja melhor trocar a fonte. Para calcular seu consumo recomendo esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Sempre tem que deixar 30% de folga na fonte para ela trabalhar com máxima eficiência. A potência em si não será problema a menos que você faça upgrade para GPUs topo de linha.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...