Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Debian 11 não ajusta brilho de notebook


Arthur Guillermo
Ir à solução Resolvido por Arthur Guillermo,

Posts recomendados

@Arthur Guillermo Dependendo do notebook isso é problema geral, meu notebook também não se dá bem com o brilho da tela no linux, CCE Ultra thin u25

 

Depois de muitas gambiarras eu consegui alterar, mas depois mudei de distro e pra evitar dor de cabeça eu só deixei quieto, da mesma forma que meu áudio é zoado e não consigo corrigir, só funciona se eu configurar novamente no alsamixer.

 

Se eu não estou enganado isso é relacionado ao grub do linux, foi necessário mexer nele pra alterar o brilho do meu notebook, mas infelizmente não vou ter os post aqui pra te ajudar, ja que faz um belo tempo desde que eu mexi com ele

Recomendo que, caso você tenha o Hexchat, entre no servidor do Linux Mint e converse com o pessoal, lá eles dão uma ajuda bacana independente de qual distro você usa

Desconheço se o Debian tem canal no Hexchat, mas não custa ver com eles.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Então meu caro, esses modelos da CCE são horríveis mesmo, mas se não te incomodar muito recomendo nem se extressar com o brilho, é a mesma situação dos notebooks da Positivo, que nem Linux salva, os CCE até da uma gastada boa, mas evite dor de cabeça

 

Se insistir, recomendo que pesquise tudo em inglês, geralmente se encontra de forma mais fácil nos fórums assim, já que nesses fórum é exigido que se comunique em inglês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Adriel SG Obrigado pela dica do GRUB, consegui achar perfeitamente a solução através disso de forma bem rápida

 

Citação

Acrescente a opção acpi_osi= no GRUB, como no exemplo abaixo:

$ sudo nano /etc/default/grub

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi="


$ sudo update-grub

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tive esse problema recentemente quando decidi parar de usar DE's como KDE e XFCE, e passei a usar somente gerenciador de janelas como i3wm, awesome, dwm ou bspwm (que é o meu atual). 

Vou compartilhar minha solução aqui. 

INTRODUÇÃO:
Primeiro, é bom saber que dá pra vocÊ fazer a alteração direto no arquivo de configuração do brilho da tela. O arquivo é o seguinte:

/sys/class/backlight/amdgpu_bl0/brightness

note que no seu PC provavelmente o caminho vai ter outra coisa qualquer no lugar de "amdgpu_bl0". Mas deve ser o único diretório dentro desse /sys/class/backlight

Esse "/sys/class/backlight/seilaoque/brightness" é um arquivo de texto que tem apenas um número inteiro, que vai de 0 até o número definido no arquivo /sys/class/backlight/seilaoque/max_brightness. No meu caso, de 0 até 255. Você pode apenas editar esse arquivo (brightness, e não max_brightness) como super usuário e trocar o número, ele altera o brilho da tela a nível de hardware ao ser salvo. Já é uma solução temporária. 
 

CRIANDO UM SCRIPT PRA AUMENTAR/DIMINUIR BRILHO: 
Você pode fazer de vários jeitos, se souber o que está fazendo. Se não, só cria um arquivo de texto com um nome qualquer (chamei o meu de brilhante) e cola o seguinte nele: 

#! /bin/bash  

arquivo='/sys/class/backlight/seilaoque/brightness'
luz=`cat $arquivo`

if [ $1 == 'mais' ];then
   echo "$((luz+21))" | tee $arquivo
elif [ $1 == 'menos' ]; then
   echo $[`cat $arquivo` - 12] | tee $arquivo
fi


Lembra de trocar o "seilaoque" pelo nome do diretório no seu PC. 
dá permissão de execução pra esse arquivo de texto: 
chmod a+x brilhante
 

coloca ele dentro do diretório /sbin/:
sudo mv brilhante /sbin/


Agora, dê permissão a todos os usuários para executarem o arquivo como super usuário sem precisar de senha. Para isso, vai no arquivo /etc/sudoers e cola lá a seguinte linha:

ALL ALL=NOPASSWD: /sbin/brilhante
 

CRIANDO UM ATALHO:

Feito tudo acima, você já pode rodar "sudo brilhante mais" e "sudo brilhante menos"(o menos foi easter egg, haha) no terminal para aumentar ou diminuir o brilho da tela. Agora, você só precisa criar um atalho para cada um desses comandos. Eu usei as teclas de brilho do teclado do notebook, mas não lembro como descobri o nome delas. Tentei aqui verficar de novo e falhei. Com sorte, as suas tem os mesmos nomes das minhas:

 

XF86MonBrightnessUp
XF86MonBrightnessDown

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...