Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Ryzen 7 5700g esta com a gpu oscilando e congela quando jogo valorant


Posts recomendados

Bom dia, estou com um problema quando tento rodar jogos (so testei valorant):

Informaçoes:

Ryzen 7 5700g

X570 fut gaming plus 

SSD NVMe m2 500gb

Memoria ram 3200mhz 16 gb dual chanel

Fonte de 600W

 

Acabei de montar um PC faz pouco tempo e desde que tentei rodar jogos nele, depois de certo tempo ele apresenta problemas, a tela fica preta e o computador não responde mais, nem no botao power!! Por isso tenho q desligar no proprio interruptor da fonte.

 

Tenho tentado analisar o desempenho pel msi afterburner e ele tem rodado a 175fps com temperaturas abaixo de 55 graus, tanto no cpu quanto no gpu, e a utilizaçao não chega a 80% do gpu, que deve ser o gargalo.

Mesmo assim acontece esse problema.

As alteraçoes na BIOS q fiz foi do DOCP para a ram chegar aos 3200mhz e dediquei 2gb da memoria ram para o gpu integrado do processador.

 

A unica dica que tenho é q vejo o gpu oscilar bastante entre 400mhz e 2000mhz(clock normal)  **foto do grafico de uso da gpu

 

Agradeço se alguém puder ajudar!

ResponderEncaminhar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Guilherme Uchôa  Instalou corretamente os Drivers direto do site da fabricante? Qual versão do Windows você usa e ele está atualizado? E qual o modelo da sua fonte?

Aproveita também para dar uma checada nas temperaturas com o HWMonitor, se a temperatura estiver normal o problema certamente está nos drivers instalados ou nas configurações de vídeo e do próprio jogo, lembrando que mesmo o 5700g sendo a APU mais potente ele ainda não é uma GPU então não roda certas coisas no ultra em full HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão esse processador tá todo em Stock só a memória RAM que no xmp a 3600 o game roda suave a 250 fps e o pc do nada morre muito bad isso já testei até a memória em Stock também a 2400 e nada!

E também não é temperatura porque não passa de 70 grau nós game mais pesado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Uchôa Se não é temperatura então provavelmente é driver errado ou desatualizado, só lembrando que mesmo em stock as temperaturas podem ser altas dependendo do gabinete e da ventilação. Poderia mandar o restante das configurações do PC?

Tente reinstalar os drivers da MB direto do site da fabricante e veja se melhora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com o mesmo problema, mas o meu se limita apenas ao LOL, jogo valorant, apex, fortnite e cs:go normalmente e nunca aconteceu, no LOL do nada o pc desliga o monitor, teclado e mouse, o botão power e reset não funcionam, só volta se eu tirar da energia. as temperaturas no LOL ficam a 60°C no máximo, tenho todos os drivers do windows 10 e dos componentes atualizados (os drivers direto dos sites das fabricantes).

PC todo novo, a configuração é:

Ryzen 7 5700G

b550m aorus elite

SSD M.2 xpg s41 tuf

memoria 2x8 corsair vengeance 3200mhz

fonte corsair cv550 80 plus 

ja vi muita gente falando que tem a combinação Ryzen 7 5700g + b550m aorus elite e deu esse problema

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô passando pela mesma coisa!

 

Ryzen 7 5700g
B550 gigabyte aorus elite Rev1

2x8gb ballisxt 3600mhz

SSD NVMe 480gb 

fonte gigabyte 450w 80plus bronze


Por achar que era a temperatura tentei fazer undervolt mas continua a mesma coisa acho que é algo com a gpu

 

to tento umas temperaturas de 83• por aí mas onde moro é muito quente estou com cooler box e jogo games pesados como warzone, comprei um aircooler pra ver se melhora junto a um kit de fan 

 

 

não sei você mas o meu quando vai ligar parece algo de errado, ele liga e desliga o fan traseiro com led como se algo tivesse errado

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo o mesmo problema 

Config do PC: 

- Ryzen 7 5700g

- placa-mãe B550m AORUS elite

- Fonte corsair 650W

- 2x8 Gb à 3600 MHz da team group

- 1 SSD 480 Gb WD Green

- Gabinete Mid Tower Corsair Spec delta

Já tentei de tudo, atualizeis para última versão da BIOS que no caso hoje é F14d e mesmo assim nada, já assinei a versão pro do driver booster e continua com o mesmo problema.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucianoAzevedo Cara recomendo você melhorar a refrigeração aí, compra um Air cooler mais poderoso, ou líquido cooler, se tiver sem grana coloque uma ventoinha a mais, quanto aos travamentos vamos investigando, essa semana pretendo testar as memórias pente por pente com o memtest+86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Bruno_Costa0427 Estou com o mesmo problema, 

Minhas configurações:

 

•Processador AMD Ryzen 7 5700G 3.8GHz
•Cooler para Processador Redragon Thor, Rainbow, 120mm
•Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite
•Memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), 3600MHz

 

Jogo o cs de boa, fiz a atualização da BIOS  e coloquei as memórias pra 3600MHZ o pc congela, coloco a 3000MHZ ele dps de umas 5hrs congela, 2400MHz ele já  congelou, coloquei uma fonte de 500w o mesmo problema coloquei fonte da corsai de 450w e acontece a mesma coisa, não sei o que fazer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jvgod Já vi bastante gente reclamando disso com o Ryzen 7 5700G e alguma b550, deve ser algum problema de compatibilidade, você pode resetar a sua placa-mãe e colocar nela a primeira BIOS que da suporte ao seu processador, no caso tem que ver no site da fabricante qual versão é, de resto só esperar até lançarem algo que corrija isso.

Se sua fonte de 500w for de qualidade fique com ela, se não a de 450w da corsair da tranquilamente também e as memórias na teoria eram pra rodar a 3600Mhz tranquilamente mas fazer o que, acho que quando você voltar para versão anterior consiga coloca-las a 3600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, como disse tive o mesmo problema, como disse.

Mas acho que identifiquei algo. Tenho uma memória RAM DDR4 3200mhz da Geil Evo Potenza ativei o xmp (que ativa o DOCP de 3200mhz) e congelava. Então no fórum da msi me foi sugerido diminuir o clock. Então desativei o xmp, e deixei a BIOS detectar. Não alterei nada. Ficou nos 2133mhz e testei, fiz benchmark, stress, deixei ligado por 48horas e então joguei o Battlefield 2042 (que não rodava só congelava, daí só desligando forçado mesmo) mas não travou !!! Então reativei o DOCP com 3000mhz e travou, baixei pra 2800 travou.

Desta vez fiz um "overclocking" tem uma opção "Try Memory" que altera muitas configuração de parâmetros da memória (coisas que eu não mexeria) e ativei no 2800 MHz novamente estou testando faz 24 horas deixei um teste rodando, até o momento sem congelamento, sem travas, sem reboot.

Se tiverem como testar abaixando o clock e vendo se o congelamento para seria bom para irmos a tese:

Na minha opinião incompatibilidade de memória com algum componente do processador gráfico, sei que compramos memória para trabalhar no clock que foi especificado mas por alguma razão não funciona como deveria, mas ao abaixar os MHz do clock da ram o sistema estabiliza. Estou estudando um meio de fazer as alterações no parâmetros de 3000mhz e testar novamente e assim até chegar aos 3200.

Boa sorte

Considerações

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucianoAzevedo descobri que minha memória não está no mqvl da minha placa-mãe, mas tem um modelo parecido de 3200 que só suporta 2666. Consegui colocar nos 2800, sem travar, mas não consegui subir para os 3000 sem que congelasse. Estou estudando alguma forma de fazer o overclocking para ir além dos 3000.

Mas para mim importa mais estabilidade do que desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danis Barsant disse:

@LucianoAzevedo descobri que minha memória não está no mqvl da minha placa-mãe, mas tem um modelo parecido de 3200 que só suporta 2666. Consegui colocar nos 2800, sem travar, mas não consegui subir para os 3000 sem que congelasse. Estou estudando alguma forma de fazer o overclocking para ir além dos 3000.

Mas para mim importa mais estabilidade do que desempenho.

A QVL só lista memórias testas pelo fabricante, não quer dizer que outras memórias fora da lista não funcionam. Eu uso exatamente o mesmo modelo de memória que você (Geil Evo Potenza) de 3600MHz e funciona perfeitamente com XMP numa MSI B450M PRO-VDH Max, já usei até overclock manual de 3733MHz sem problemas, ela nem se quer está na lista de compatibilidade. Verifique se a BIOS da sua placa-mãe está atualizada, existem versões de BIOS bugadas que interferem no desempenho e compatibilidade com memória RAM.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JV seu kit e igual o meu! irmão conseguir arrumar tem uns 20 dias coloquei o xmp a 3600 e abaixei manualmente pra 3466 e coloquei a latencia pra 16 ficou show nunca mais tive problemas com isso, espero que na proxima BIOS eu consiga colocar em 3600.... espero que todos vcs consiga fazer o mesmo procedimento q eu da super certo. ninguem no youtube fez fiz tentando foi 7 dias de sofrimento kkk boa sorte ai

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Ela veio com a BIOS 1.7 atualizei pra 1.8 e agora faz 15 dias saiu a 1.9, em todas versão, se eu colocar 3200 congela, a maior velocidade estável que consegui foi com 2800, sem xmp porque com xmp trava TB. Deve ser algum bug, ou incompatibilidade, mas de quem... memória, processador, placa-mãe? Faz só 10 dias que consegui deixar o PC sem travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...