Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700G + B550M + 16GB 3600 MHz vale a pena?


Posts recomendados

As fontes estão um pouco caras, mas não acredito que vá ter grandes promoções na black friday deve ser só uma coisa ali e aqui, se não tiver pressa pra montar o PC acho que vale a pena esperar pra ver se tem algo interessante, mas se não pode comprar tranquilo não vai ter muita diferença nos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, erhad disse:

As fontes estão um pouco caras, mas não acredito que vá ter grandes promoções na black friday deve ser só uma coisa ali e aqui, se não tiver pressa pra montar o PC acho que vale a pena esperar pra ver se tem algo interessante, mas se não pode comprar tranquilo não vai ter muita diferença nos preços.

Então, eu imagino que realmente não terá nada tão relevante. Vou analisar bem para qualquer coisa já comprar as coisas.

 

@Lenhal @erhad

 

Amigos, me tirem uma dúvida sobre GPU e fonte? Eu estive pensando e talvez não precise de uma RTX 3070 Ti para o futuro. Acho que algo mais "básico" já me sirva, pois a minha ideia é de jogar com alta qualidade, mas nada absurdo. Tanto que provavelmente ficarei no Full HD, não acho que usarei 4K tão cedo. Só que quero uma qualidade alta no Full HD.

 

Pensando nisso, para o futuro, qual placa de vídeo seria boa para suprir minhas necessidades? E já pensando nisso, qual seria a fonte recomendada para eu comprar e suportar tal GPU com o meu setup acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joana.duarte disse:

Amigos, me tirem uma dúvida sobre GPU e fonte? Eu estive pensando e talvez não precise de uma RTX 3070 Ti para o futuro. Acho que algo mais "básico" já me sirva, pois a minha ideia é de jogar com alta qualidade, mas nada absurdo. Tanto que provavelmente ficarei no Full HD, não acho que usarei 4K tão cedo. Só que quero uma qualidade alta no Full HD.

Isso depende um pouco do jogo, mas atualmente uma RTX 3060 já segura tudo quanto é jogo no ultra e próximo dos 60 fps em FHD, hoje essa placa em promoção pode ser achado por 4500 reais.

Uma placa que eu considero um ótimo investimento a preços mais justos é a versão Ti dela (3060Ti), porém atualmente ela custa quase 6k.

 

3 horas atrás, joana.duarte disse:

qual seria a fonte recomendada para eu comprar e suportar tal GPU com o meu setup acima?

 

Qualquer fonte de 650w gold hoje lhe atenderia com sobras, se for de uma qualidade excelente poderia ser até uma de 550w como as Seasonic GC ou GM 550w que custam em média 450 reais.

A 3060 Ti costuma consumir em média 200w (um pouco a mais dependendo do jogo), o processador não consumirá mais que 65w e o restante do PC não somará 100w, ficando um total de consumo máximo de 365~400w, logo, 550w de qualidade teriam margens de sobra nessa configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma RTX 3070 TI é uma gpu entre as melhores da NVIDIA, e atualmente FHD no alto uma RTX 2060 da conta de manter os 60 fps tranquilo. Mas se você quer um setup bom por muito tempo, a 3060 ou 3060 ti que o amigo indicou já atende muito bem, e o preço tende ser bem mais baixo que a 3070 ti. A fonte de 750w aguenta quase qualquer configuração, provavelmente não vai usar tudo isso, uma de 550w da tranquilo. Mas penso assim, uma boa fonte dura muitos anos, se comprar uma fonte agora de mais potência dificilmente vai ter que trocar ela, e a fonte trabalhando nos seus 70% a 80% é o melhor dos casos. Ai você olha o que vai ser melhor, uma de 550w já atende bem,  e se os preços não estiver tão discrepante e quiser investir em uma de maior potência vale a pena também. As fontes plus gold, modular e semi modular vão ter os preços mais altos, mas não impactam no desempenho do computador (ai é comodidade de ter maior eficiência energética e ter menos cabos). Deixo aqui algumas indicações de fontes e preço que se acha: https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cv-series-cv650-80-plus-bronze-650w-cp-9020236?gclid=CjwKCAjwwsmLBhACEiwANq-tXLQD40nGdbdV4txGt-a7qgy3YDro1KQsKdfrKTa9bY7NUY2BvO5CqBoC0UsQAvD_BwE

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11907/fonte-cooler-master-mwe-650w-white-v2-80-plus-standard-pfc-ativo-mpe-6501-acaaw?gclid=CjwKCAjwwsmLBhACEiwANq-tXETV2pYMkJs68iLXpxDUcErzY-XgrLpXu6DQ2Y6uKzdCuW1LyzCdfBoCF38QAvD_BwE

 

https://www.kabum.com.br/produto/99506/fonte-evga-700w-80-plus-white-100-w1-0700-k?gclid=CjwKCAjwwsmLBhACEiwANq-tXDtJUiwle5gsQYjP82kB6Cp6leQymx7mn-ON8QpLdFG8D07A7Dz1ixoCgEAQAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Primeiro gostaria de agradecer as informações de vocês.

 

Vocês acham que essa especificação que vocês concluíram posso usar com um:

 

Ryzen 5 5600x

 

Temporariamente com o que eu já tenho até baixar os preços das placas de vídeo

GTX 750 Ti  ( pretendendo fazer upgrade para uma desses RTX indicadas 3060 ou 3060 ti)
Corsair GS700 80 Plus White,  no upgrade futuro convém trocar a fonte?

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/Gaming-Series™-GS700-—-80-PLUS®-Certified-Power-Supply/p/CMPSU-700G#tab-overview

 

Em resumo seria a especificação sugerida pela Joana e ajustada por vocês, mudando:
 

- Placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90MB17G0-M0EAY0
- Processador Ryzen 5 5600x
- Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL18 - CMW16GX4M2Z3600C18
- [para o sistema] SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AGAMMIXS11P-256GT-C
- [para os arquivos, já tenho] SSD Samsung 850 EVO 2.5´ 250GB SATA III 6Gb/s Leituras: 540MB/s e Gravações: 520MB/s - MZ-75E250B/AM
- Fonte Corsair GS700 80 Plus White  (já tenho)
- GABINETE COOLER MASTER MASTERBOX MB520 ARGB LATERAL VIDRO TEMP PRETO, MCB-B520-KGNN-RGA

GTX 750 Ti  (já tenho) ( pretendendo fazer upgrade para uma desses RTX indicadas 3060 ou 3060 ti ou 3070 Ti)

 

 

Eu tenho outras dúvidas se no futuro com uma placa de vídeo boa eu consigo utilizar um monitor de 240hz, e se não for possível um de 144hz...
Para eu usufruir da taxa de atualização o jogo que eu for jogar tem que estar rodando em mais fps que o monitor né? Ex. se quero usar 240hz, tenho que ter fps >= 240
A princípio seria valorant, lol, cs go,  e quem sabe um COD War zone , Fortnite, APEX ... rodar em 240hz ou 144hz esses jogos competitivos os demais não tenho interesse em rodar em 240hz.... 

Tem que comprar um monitor G-Sync né? Eu deveria comprar um processador Intel?  Não entendo direito do que eu preciso 😕

eu tô acompanhando Monitor Gamer Ozone Dsp24 240hz que está mais barato dos de 240hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ainda tem dúvida entre as plataformas intel e amd? Se você for montar um setup amd pode sair um pouco mais caro, pois é possível encontrar um bom preço nos cpus intel. O Ryzen 5 5600x atualmente é um dos melhores cpus pra jogos, além de ter um excelente desempenho em outras atividades, mas mesmo que escolher um cpu intel ainda vai ter uma boa performance, por exemplo com um i5 10600k. Porém o ponto ai é que você vai usar com uma GTX 750 Ti por um tempo, e é uma placa um pouco antiga da pra quebrar um galho, mas com certeza você vai precisar alocar memoria ram pra ajudar ela. Nesse ponto um 5600x ia te ajudar bem mais, com um cache bem maior e trabalhando com os 16gb nos 3600mhz. Não precisa trocar a fonte pro upgrade, já tem 700w da tranquilo. 240fps é muita coisa, Warzone em em 240fps é pesado, com a 3060 você vai ter que rodar no full HD minimo pra ficar nos 144fps. Com a 3070 ti da pra chegar na casa dos 200fps. Pra você poder ver o jogo nesse taxa de quadro, precisa de um monitor com uma taxa de atualização equivalente, exatamente como disse 240fps --> 240hz ou 144fps --> 144hz. Não necessariamente o monitor precisa ser G-Sync, isso é uma tecnologia da NVIDIA pra facilitar a sincronização dos monitores com as placa de vídeo, FreeSync é o equivalente da AMD. Um monitor G-Sync no Brasil é caro, além de ser até difícil de encontrar eles são certificados pela NVIDIA, depois da uma olhada na lista no site deles. Você consegue encontrar mais facilmente os monitores compatíveis com G-Sync, um monitor de 240hz no mínimo vai ter isso, mas não precisa ficar preocupado com isso não, no geral se o monitor tiver uma taxa de atualização equivalente a sua taxa de quadros, você vai está jogando naquilo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2021 às 10:39, erhad disse:

Você ainda tem dúvida entre as plataformas intel e amd? Se você for montar um setup amd pode sair um pouco mais caro, pois é possível encontrar um bom preço nos cpus intel. O Ryzen 5 5600x atualmente é um dos melhores cpus pra jogos, além de ter um excelente desempenho em outras atividades, mas mesmo que escolher um cpu intel ainda vai ter uma boa performance, por exemplo com um i5 10600k. Porém o ponto ai é que você vai usar com uma GTX 750 Ti por um tempo, e é uma placa um pouco antiga da pra quebrar um galho, mas com certeza você vai precisar alocar memoria ram pra ajudar ela. Nesse ponto um 5600x ia te ajudar bem mais, com um cache bem maior e trabalhando com os 16gb nos 3600mhz. Não precisa trocar a fonte pro upgrade, já tem 700w da tranquilo. 240fps é muita coisa, Warzone em em 240fps é pesado, com a 3060 você vai ter que rodar no full HD minimo pra ficar nos 144fps. Com a 3070 ti da pra chegar na casa dos 200fps. Pra você poder ver o jogo nesse taxa de quadro, precisa de um monitor com uma taxa de atualização equivalente, exatamente como disse 240fps --> 240hz ou 144fps --> 144hz. Não necessariamente o monitor precisa ser G-Sync, isso é uma tecnologia da NVIDIA pra facilitar a sincronização dos monitores com as placa de vídeo, FreeSync é o equivalente da AMD. Um monitor G-Sync no Brasil é caro, além de ser até difícil de encontrar eles são certificados pela NVIDIA, depois da uma olhada na lista no site deles. Você consegue encontrar mais facilmente os monitores compatíveis com G-Sync, um monitor de 240hz no mínimo vai ter isso, mas não precisa ficar preocupado com isso não, no geral se o monitor tiver uma taxa de atualização equivalente a sua taxa de quadros, você vai está jogando naquilo mesmo.

Entendi. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

Vou ficar com o amd mesmo, eu tinha dúvida se o processador tinha relação com G-Sync, mas pelo que descreveu não tem problema eu usar um AMD para empurrar uma GPU NVIDIA + Monitor 240hz G-sync. 😀 

Eu fico satisfeito com um futuro upgrade de placa de vídeo rodar apenas o lol, valorant e cs go em 240hz ... os outros jogos mais pesados (COD...) eu jogaria mais amador.

 

Se eu comprar um monitor de 240hz e eu só entregar 200 fps para ele, não tem problema né? Seria o equivalente a eu estar usando um monitor de 200hz ? Ou da problema, e é melhor eu configurar sua taxa para 144hz nos jogos que eu não consiga entregar todos os 240 fps.

 

Outra dúvida é quando você diz: "Mas com certeza você vai precisar alocar memoria ram pra ajudar ela". Para placas gráficas integradas na CPU eu já dei olhada superficial que você configura parte da sua RAM para elas (GPU intregradas) utilizarem.

 

Agora eu com a minha GTX 750Ti de 2GB de RAM GDDR5,  eu consigo alocar mais RAM para ela também? Esse processo é pela BIOS?

 

Desde já obrigado,

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2021 às 16:25, Lucas Jedi disse:

Se eu comprar um monitor de 240hz e eu só entregar 200 fps para ele, não tem problema né?

Nenhum, é a mesma coisa que ocorre em monitores de 60hz rodando a 30hz+ (só vai aparentar uma fluidez menor, apesar de 60hz para 240hz ser praticamente imperceptível a diferença de fluidez)

 

Em 26/10/2021 às 16:25, Lucas Jedi disse:

eu consigo alocar mais RAM para ela também? Esse processo é pela BIOS?

Não se consegue alocar RAM para GPU dedicada manualmente, isto é um processo que já ocorre naturalmente em seu sistema quando a RAM da GPU não é o suficiente, porém, isso não é algo recomendável de se fazer propositalmente (por exemplo: comprar uma VGA com pouca RAM (1GB ou 2GB) e colocar 32gb DDR4 no PC para ter folga em vídeo), pois a comunicação da GPU e da RAM DDR4 (ou DDR3) é bem mais lenta e consequentemente você terá uma perca de performance a medida que precisa utilizar mais RAM da CPU, fora que se a placa possui uma limitação de V-RAM de fábrica é também devido as limitações de processamento gráfico da GPU, não adiantando muito querer rodar o jogo em 4K (consumindo mais RAM) se a GPU não tem condições de processar essa qualidade.

 

O mesmo ocorre quando você não possui mais RAM disponível no PC e o CPU precisa utilizar a memória virtual do HD para continuar alocando informações em processamento, essa memória virtual é bem mais lenta que a RAM e consequentemente bem mais demorado para os dados serem consultados e carregados, impactando na velocidade que a informação será visualizada ou carregada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz

Obrigado pela explicação didática, consegui compreender.

 

Estou pesquisando sobre um gabinete com um bom air flow porque aqui é bem quente, moro no RJ e também dizem que o Ryzen 5 5600x esquenta... se quiserem opinar sobre os que pesquisei. Queria gastar no máximo 1k em cooler, fans, gabinete

 

Lian Li LANCOOL II Mesh RGB Mid-Tower Case (Black) 4 fan   R$ 919 - (Esse seria melhor que o abaixo segundo o Gamer Nexus, porém é mais caro. Tô pensando em economizar pegando o abaixo e trocar o cooler original por um Scythe Fuma 2)

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14780/gabinete-gamer-lian-li-lancool-ii-mesh-RGB-mid-tower-com-3-fans-vidro-temperado-black-s-fonte

 

ou

 

pegar esses dois juntos:

 

Gabinete Gamer Lian Li Lancool 215, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans, Lancool 215  - R$ 650

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16353/gabinete-gamer-lian-li-lancool-215-mid-tower-vidro-temperado-black-atx-sem-fonte-com-3-fans-lancool-215?gclid=Cj0KCQjwlOmLBhCHARIsAGiJg7nwW2n8WTz0m0YUu5lPYOpCdaw16jqILp4GC2GJwWxB7cVssKgx6L4aAn57EALw_wcB

 

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 120mm, Intel-AMD, SCFM-2000 R$  369,90

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11859/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-intel-amd-scfm-2000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Jedi Com certeza parecem gabinetes muito bons, mas sinceramente eu acho muito dinheiro investido em um gabinete.

Arrefecimento é muito importante sim mas existem bons gabinetes que não te custam um Rim e fazem seu trabalho tão bem quanto.

Eu sou um pouco um fã do custo / benefício dos gabinetes da linha Mancer e Pichau devido a sua qualidade de construção e preço principalmente.

Vou deixar alguns exemplos abaixo caso não se importe em comprar de outra loja além da Terabyte:

 

Gabinete Gamer Mancer Nether

Gabinete Gamer Mancer Verizon

Gabinete Gamer Mancer Typhoon

Gabinete Gamer Mancer Hylian

Gabinete Gamer Mancer Anubis (esse seria minha escolha hoje, é um baita gabinete reforçado e bem construido por uma bagatela de preço)

 

Na terabyte hoje teria esses 2 com preços pagáveis na minha opinião:

Gabinete Gamer Aerocool Menace Saturn FRGB

Gabinete Gamer DeepCool Matrexx 55 Mesh

 

Todos com altura suficiente para suportar placas mãe ATX, com ótimo "air flow" e faltando apenas comprar de 3x a 4x fans de gabinete (o mais barato possível com ao menos 40 CFM e ruído máximo menor que 30db) e se quiser, um bom Air Cooler para o processador como o Fuma 2 (note que a maior parte das placas-mãe suportam apenas 2x fans de gabinete, (entrada SYS_FAN) necessitando comprar um controlador de fans como este: Controladora de Ventoinha Pichau Gaming 10 Fans c/ Controle)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal @joana.duarte @erhad Atrasado, mas acho que verão o comentário.

Meu setup que estou comprando aos poucos é bem parecido com o dela, só que tô namorando mais o Ryzen 7 5800x.

Comprei já 2x8 GB de 3200mhz da Killsre (Aliexpress);

Water Cooler de 2400mm (no Aliexpress e não fui taxado);

Comprei e tá chegando no Brasil uma B550M TUF Plus Gaming da ASUS (também no Ali, mas ela tem maior chances de taxar);

Um gabinete bom que suporta o Water Cooler;

Esperando chegar a fonte da Corsair de 650W. Não peguei uma superior porque já é absurdo o valor À VISTA de uma 750w e também não sou louco de dar mais de 3 mil reais em um único hardware, a placa de vídeo.

Vou pegar um NVMe de 1 tera da XPG no Ali;

Sobre garantias e defeitos, eu já sou bem assíduo de compras de lá, e pra mim eu sei do risco, mas é ridículo o tanto que ainda economiza mesmo com o dólar esse valor.

O que acham?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno BRN Tu já tem a placa de vídeo? não deu pra entender se já comprou. Cara o 5800x é um baita processador, mas não tem gráfico integrado então precisa de uma placa de vídeo pra poder utilizar o computador. Se já tem a placa de vídeo ou pretende comprar uma agora seu setup assim vai ficar show. Mas você vai usar esse PC com bastante foco em jogos? se for eu te recomendaria o Ryzen 5 5600x, é um processador muito bom e pra jogos 6 cores é o suficiente, vai ter uma baita economia, e os jogos atualmente não são otimizados pra usar vários núcleos, mas se vai usar também pra tarefas mais exigentes como renderização de vídeo ou programas de modelagem, ai o 5800x é mais viável. A fonte de 650w já têm uma boa potência, é o suficiente. Acho que você quer sugestões de gabinete, você tem ai um water cooler de 240mm, geralmente qualquer gabinete mid tower vai suportar esse water cooler, mas confere as medidas e as posições de instalação antes de comprar. Os gabinetes da cooler master e da corsair na minha opinião são um dos melhores possuem uma construção bem bacana, mas geralmente costumam ser mais caros, mas da pra encontrar muitos gabinetes bons de diferentes estilos e mais baratos, procura um do seu gosto. Eu uso aqui um gabinete da corsair, 470T RGB, ele é bem bacana mas vem só com uma fan de 120mm na traseira, vou deixar o link dele aqui e de um cooler master que acho legal támbem. 

https://www.kabum.com.br/produto/129061/gabinete-corsair-gamer-470t-RGB-mid-tower-com-fan-lateral-em-vidro-cc-9011215-ww?gclid=Cj0KCQjwt-6LBhDlARIsAIPRQcLcRyPneBBeKp1dSTF6T698vXZzKUAh4POYXNheoidHeeTIj9-pLlcaAjYHEALw_wcB

 

https://www.kabum.com.br/produto/112174/gabinete-gamer-cooler-master-masterbox-k500-argb-mid-tower-argb-com-fan-lateral-em-vidro-mcb-k500d-kgnn-s02?gclid=Cj0KCQjwt-6LBhDlARIsAIPRQcKbhlHSnnDRc6ZqBrK3uqYKyjhbVKhair-mQhJX3J5XdqigoBylhQoaAowaEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@joana.duarte Jovem muito obrigado pela criação do tópico, estou na mesma situação que a sua e as informações aqui foram muito valiosas, muitos dos meus componentes orçados foram quase iguais aos seus no inicio! Mas um dúvida, a esse ponto (09/11) você pegou as peças ou está esperando a black? Vi que muitos sites estão com descontos até a data da black. Será que abaixa mais no dia da black?  

 

@erhad Vou perguntar diretamente para você carinha porque foi o comentário que me gerou mais dúvidas, mas se alguém souber pode responder também, você citou que a A520 não tinha capacidade de over e o PCI era 3.0 (em relação a diferenças com a B550). Agora minha dúvida que não consegui sanar, mais um comparativo na verdade, quais as diferenças entre essas placas? Além de preço e as já citadas, pois não consegui compara-las de forma clara pelo site da ASUS. Em questão de conectividade (portas), codec de áudio, construção, funcionalidades e etc.? 
Pergunto isso pois uma vez comparei essa mesma B550 com uma X570 e me instruíram que a X570 possuía construção melhor, mais entradas, melhores tecnologias envolvidas na construção e etc... Dessa forma, existem essas diferenças entre a B550 e A520? Para deixar mais igualitário, as versões para comparação podem ser as da linha Tuf Gaming da ASUS a A520 e a B550. 
Por fim e olhando para um PC sendo construído pensando no futuro, sem grandes Upgrades nos próximos 5 ou 6 anos (desconsidere o UP da VGA) qual placa se justificaria melhor, levando em conta a defasagem tecnológica? 

 

Configuração pretendida: 

ASUS Tuf Gaming B550 ATX Wifi

R7 5700G

16GB RAM 3600mhz Cl 17 Kingston Fury beast

Scyther Fuma 2 120mm

Fonte??? XPG Pylon 750w 80 Plus Bronze; Cooler Master MWE 650 80 Plus White; Corsair Cv Series 650W 80 Plus White (procuro a melhor custo/benefício ainda)
Gabinete Mancer ou Corsair 470T ou cooler Master K500 

Placa de vídeo ??? (quando o preço normalizar, até uns 2.500,00). Qual? Não sei ainda, mas provavelmente uma da seria 2000 para cima ou quem sabe uma AMD serie 6000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2021 às 07:55, Lucas-galego disse:

@joana.duarte Jovem muito obrigado pela criação do tópico, estou na mesma situação que a sua e as informações aqui foram muito valiosas, muitos dos meus componentes orçados foram quase iguais aos seus no inicio! Mas um dúvida, a esse ponto (09/11) você pegou as peças ou está esperando a black? Vi que muitos sites estão com descontos até a data da black. Será que abaixa mais no dia da black?  

 

@erhad Vou perguntar diretamente para você carinha porque foi o comentário que me gerou mais dúvidas, mas se alguém souber pode responder também, você citou que a A520 não tinha capacidade de over e o PCI era 3.0 (em relação a diferenças com a B550). Agora minha dúvida que não consegui sanar, mais um comparativo na verdade, quais as diferenças entre essas placas? Além de preço e as já citadas, pois não consegui compara-las de forma clara pelo site da ASUS. Em questão de conectividade (portas), codec de áudio, construção, funcionalidades e etc.? 
Pergunto isso pois uma vez comparei essa mesma B550 com uma X570 e me instruíram que a X570 possuía construção melhor, mais entradas, melhores tecnologias envolvidas na construção e etc... Dessa forma, existem essas diferenças entre a B550 e A520? Para deixar mais igualitário, as versões para comparação podem ser as da linha Tuf Gaming da ASUS a A520 e a B550. 
Por fim e olhando para um PC sendo construído pensando no futuro, sem grandes Upgrades nos próximos 5 ou 6 anos (desconsidere o UP da VGA) qual placa se justificaria melhor, levando em conta a defasagem tecnológica? 

 

Configuração pretendida: 

ASUS Tuf Gaming B550 ATX Wifi

R7 5700G

16GB RAM 3600mhz Cl 17 Kingston Fury beast

Scyther Fuma 2 120mm

Fonte??? XPG Pylon 750w 80 Plus Bronze; Cooler Master MWE 650 80 Plus White; Corsair Cv Series 650W 80 Plus White (procuro a melhor custo/benefício ainda)
Gabinete Mancer ou Corsair 470T ou cooler Master K500 

Placa de vídeo ??? (quando o preço normalizar, até uns 2.500,00). Qual? Não sei ainda, mas provavelmente uma da seria 2000 para cima ou quem sabe uma AMD serie 6000.

Eai Lucas. Sobre as placa A520 eu me expressei um pouco ruim, mas elas até dão suporte a overcloking mas é bem mais básico, por exemplo habilitar o xmp pra usar memorias de frequência mais altas, isso é realmente bem básico, e acho que essa tuf A520 suporta memórias operando até 4800mhz, é bem alto. Já as B550 tem mais recursos em relação a isso, tanto que a construção das placas são mais robustas. O suporte a pci 4.0 da B550, em geral não vai fazer muita diferença, a não ser que você trabalha com muitas trasferências de dados e vai usar um SSD de uns 7000mb/s. Tem algumas diferenças entre essas dua placas que você citou, olha ai o que faz mais sentido pra você, a B550 tem mais algumas entradas de usb, sata, pci, audio, pcb dedicado do audio, drMos, enquanto as A520 são um pouco mais simples possuem menos de portas USB, conexões sata, e não tem a mesma robustez da construção do pcb e vrm. Sobre a sua pergunta de defasagem tecnológica de qual vale mais a pena pro futuro, a única coisa que pesa é o pci 4.0, o soquete AM4 já tem um bom tempo de mercado, provavelmente a próxima linha de processadores da AMD vão utilizar o soquete AM5, então você só vai ter acesso aos processadores de agora, nisso qualquer uma das duas atende muito bem. Eu uso aqui uma tuf B550m plus, é uma placa bem legal, mas as A520 também são muito boas, principalmente esse modelo tuf da ASUS, se você não faz questão dos recursos  da B550, essa A520 vai atender muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erhad haha valeu pelo feedback! Realmente essas foram as diferenças que também encontrei, porém estava na dúvida se tinha algo a mais. Não tenho dúvidas pela maior quantidade de recursos vou de B550 mesmo, ela vai me atender melhor que a A520.

Porém hoje enquanto fazia pesquisas sobre meu orçamento encontrei 1 comentário negativo sobre o gabinete que o @RaposaFeroz recomendou, o Mancer Anubis, era dito que ele não tinha um bom fluxo de ar. Porém analisando o gabinete ele suporta 3 fans na frente, 1 atrás e 2 em cima (considerando todas de 120), além de ter um volume bom (510x430x210) algo entre 46mm³, você ou próprio Raposa, poderiam me ajudar com isso? Quais Fans comprar. Outra coisa que aprendi também é que antes de olhar o Air cooler deve-se olhar a refrigeração do gabinete, por isso voltei para esse ponto kkkk. Acho que o Mancer Anubis com 5 Fans de (45CFM, como recomendado mais acima) e o cooler box do R7 5700G, devem segurar bem a temperatura sem a necessidade de um Scythe Fuma 2 não é? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Lucas-galego disse:

Porém hoje enquanto fazia pesquisas sobre meu orçamento encontrei 1 comentário negativo sobre o gabinete que o @RaposaFeroz recomendou, o Mancer Anubis, era dito que ele não tinha um bom fluxo de ar

Você mesmo respondeu a dúvida, basta pouca análise do gabinete para ver que o fluxo de ar dele é um dos melhores nessa faixa de preço (até 300 reais) levando em consideração que é um gabinete high-end de quase 800 reais (fora da promoção).

O fluxo de ar interno quem faz são as ventoinhas, o gabinete só precisa admitir uma boa quantidade delas para você instalar quantas precisar, (quase todos os gabinetes voltado ao público gamer hoje permitem isso - instalação de 4 ou mais ventoinhas e aberturas na frente, em cima e na traseira para passagem do ar) além disso, outras questões que julgo tão importante quanto o fluxo é a área total do gabinete (quanto maior melhor), a organização interna (passagens de cabos e furações), PSU cover (organização e estética), a espessura das chapas de aço do chassi junto com a espessura do vidro lateral (que vão garantir uma maior resistência e durabilidade), presença de filtros de poeira nas aberturas (preferencialmente magnético - limpeza e praticidade) e por último, a estética do gabinete que fica a critério de cada um. (hoje em dia é tudo RGB que tem agradado mais, pelo menos pra mim não faz diferença)

 

Com toda a certeza quem fez um comentário negativo sobre o Mancer Anubis a respeito do fluxo de ar ou o fez sem saber o que estava falando ou simplesmente não gostou do gabinete por qualquer outro motivo ou ainda teve problemas relacionado a instalação das ventoinhas e entendeu ser problema do gabinete.

 

(Vou fazer uma ressalva aqui com relação a instalação de radiadores (WC) pois o gabinete não comporta radiadores acima de 280mm (o que pra mim é um erro haja visto o valor final de quase 800 reais) e alguns radiadores são bem largos requerendo espaço extra para comportá-los, apesar do Anubis ser grande eu não sei "precisar" se ele comportaria bem um radiador de 280mm na sua frente por exemplo, se a reclamação foi referente a instalação de radiadores ela PODE ter fundamento mas nesse caso precisaria ser melhor avaliado)

 

Claro, tudo o que eu estou comentando nesse momento se baseia nos meus próprios conhecimentos e minha própria experiência pessoal sobre este assunto e também com base no que o produto aparenta pelas imagens e por vídeos de unboxing.

Ainda não tive a oportunidade de avaliar fisicamente este gabinete mas não acredito que ele possua esse problema como comentado, pode ter sido falha de montagem das ventoinhas (colocar invertidas) ou ventoinhas de má qualidade ou qualquer outro problema exceto o gabinete.

 

Observação: Aconselho a abrir um tópico próprio seu para discutir este assunto pois como você já teve mais de uma dúvida pode acabar prejudicando o autor do tópico gerando mais dúvidas sobre o que ele deseja comprar.

 

Abraços o/

 

EDIT: Inclusive na própria página do gabinete no site Pichau, tem avaliação do pessoal que comprou e ninguém falou mal do gabinete.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-anubis-lateral-vidro-preto-mcr-as01-RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Para ser sincero eu acredito que o comentário que vi (inclusive foi aqui no Clube quando eu procurava reviews sobre esse gabinete) foi baseado no achismo ou desconhecimento mesmo, porque foi um comentário bem aberto algo do tipo "Esse não tem um bom fluxo de ar, existem melhores" não com essas mesmas palavras, mas com o mesmo sentido. 
Sua explicação foi bem completa e pontual, tratou de sanar todas as minhas dúvidas sobre mesmo, agora sem sombra de dúvidas ele será o que irei escolher. Obrigado pela orientação de abrir outro tópico, porém minhas dúvidas acabam por aqui até o momento, caso apareça mais alguma estarei fazendo como o sugerido. 
Muito obrigado a todos que me ajudaram, tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2021 às 20:43, joana.duarte disse:

Verdade, em loja física geralmente é muito caro.

Você acha melhor aguardar até o fim do próximo mês para comprar as coisas? Digo por conta da Black Friday. 

Eae Joana, já comprou as peças ? 😁 Kkk fiquei curioso porq estou fazendo exatamente o mesmo upgrade. Os mesmos componentes ( só não a fonte, porq vou utilizar a minha por um tempo ainda, e o gabinete tamb, vai servir por longos anos. 

@joana.duarte

Em 21/10/2021 às 20:43, joana.duarte disse:

Verdade, em loja física geralmente é muito caro.

Você acha melhor aguardar até o fim do próximo mês para comprar as coisas? Digo por conta da Black Friday. 

Eae Joana, já comprou as peças ? 😁 Kkk fiquei curioso porq estou fazendo exatamente o mesmo upgrade. Os mesmos componentes ( só não a fonte, porq vou utilizar a minha por um tempo ainda, e o gabinete tamb, vai servir por longos anos. 

E muito bem pontuado as perguntas, acredito que irá ajudar bastante gente. ( Eu mesmo estava com dúvida se colocaria memórias indicadas pelo processador ( 3200mhz. Ou fecharia em 3600mhz). Muito obrigado por abrir o tópico e parabéns pelo upgrade da sua máquina, acredita que é uma conquista e tanto fazer um upgrade robusto. 🤗💙

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, amigos! Desculpe-me pela ausência, estou na correria de fim de ano, aí já viu! rs

Então, comprei tudo faz cerca de uma semana. Já estou com tudo montado e ficou ótimo mesmo! 

Muito agradecida por todos que me ajudaram nas escolhas dos componentes.

 

Optei por comprar antes da Black Friday, pois notei que alguns preços estavam subindo, então não quis arriscar.

Caso interesse a alguém, meu setup ficou assim:

 

- Placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II

- Processador AMD Ryzen 7 5700G

- Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3600MHz

- SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s

- SSD Adata Ultimate SU800 512GB, SATA, Leituras: 560MB/s e Gravações: 520MB/s

- Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular

- GABINETE COOLER MASTER MASTERBOX MB520 ARGB 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joana.duarte muito obrigado por compartilhar sua experiência com setup. Vou fazer um parecido. So irá mudar alguns detalhes. Agora é esperar um pouco, juntar um graninha e pegar uma placa de vídeo bacana. (Os preços imagino q n vai mudar tanto, então o que nos resta é conseguir dinheiro pra comprar ). Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Aproveitando a duvida aqui postada, também tenho a mesma vontade em montar um PC usando a APU do R6 5700G porém montei um investimento um pouco mais pesado em placa-mãe, e queria saber se vale a pena, pois quero também no possível em uns anos colocar uma GPU forte.

Se puderem dar uma opinião se tudo que montei funciona corretamente ou se tem alguma incompatibilidade.

 

Processador AMD Ryzen 7 5700G 3.8GHz (4.6GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado, 100-100000263BOX (x1)

 

placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4, 90MB13T0-C1BAY0 (x1)

 

Memória DDR4 Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB) 3600MHz, CMW16GX4M2D3600C18 (x1)

 

Water Cooler Corsair iCue H115i RGB PRO XT, 280mm, Intel-AMD, CW-9060044-WW (x1)

 

SSD XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 2280, NVMe, Leitura: 3500MBs e Gravação: 1200MBs, AGAMMIXS11P-256GT-C (x1)

 

Fonte Gamemax GM650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Black (x1)

 

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB520 TG, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Com 1 Fan, MCB-B520-KGNN-S00 (x1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escolha da fonte e placa-mãe foram ruins, e não, não acho que vá valer a pena investir muito em placa-mãe, uma boa B550 aguenta um Ryzen 9 sem sufoco, a TUF é um exemplo, e sobre o PCI-E, não tem diferença, o PCI-E da B550 já é suficiente por uns bons anos, e sobre a fonte, ela só é ruim, seria melhor gastar menos em placa-mãe e gastar mais em fonte, já que, se a fonte dá pau, tem chance do resto do PC ir junto, aí já viu como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...