×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC gamer precisa de aterramento?


Posts recomendados

20 minutos atrás, Kaique153 disse:

O professor do curso disse que precisava, mas nunca ouvi ninguém falar sobre 

 

Todo equipamento eletro eletrônico precisa, não é apenas um PC "Gamer", é um item de extrema importância na instalação elétrica, o brasileiro é que tem o hábito de negligencia-lo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaique153 Seu professor está certo.

 

O problema é que alguns brasileiros tem o hábito péssimo de não fazer isso, e em piores casos cortão o pino Terra das tomadas de eletronicos só para ficar mais fácil de usar aquele conector para tomada apropriadamente correta em tomadas antigas e que não são mais corretas pela norma vigente.

 

A norma atual preve tomadas de 3 Pinos composto por Fase(positivo), Neutro(negativo) e Terra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaique153 Precisa sim!

Como o @NIGHT FALL falou, todo eletroeletrônico precisa!
Na minha opinião, deve ser obrigatório aterramento, e disjunto DR!
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, precisa, literalmente todos os eletrônicos precisam, sem exceção, só o brasileiro que insiste em não ter e fica com conversa de "não precisa"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O terra serve pra proteger o componente eletrônico, se você quiser que seu eletro funcione por muito tempo, você precisa de aterramento. ele dissipa a energia pela terra, evitando que queime seu computador por qualquer descaraga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2021 às 00:17, NIGHT FALL disse:

 

Todo equipamento eletro eletrônico precisa, não é apenas um PC "Gamer", é um item de extrema importância na instalação elétrica, o brasileiro é que tem o hábito de negligencia-lo.

Esses dias eu estava visitando apartamentos no centro de uma cidade de 310 mil habitantes e nenhuma delas havia aterramento. Era só fase e neutro. Menos mal que mesmo o ar condicionado era fase-neutro e não fase-fase

O aterramento protege contra interferências harmonicas, ajuda a "filtrar" um pouco da sujeira que ven da rede externa além disso serve num sistema TN-S combinado com IDR dupla proteção contra choque. Evita mortes seja em contato direto com uma carcaça de metal energizada ou em caso de rompimento do neutro.


Por incrível que pareça em algumas construções novas conseguem burlar a legislação e evitar a instação do  IDR devido a  desculpa de ter um bom sistema TN-S nas fundações do edificio, aliado ao pequeno tamanho dos apartamentos de hoje (onde se usa poucos metros de fio (<30m do chuveiro até o QDC) onde um curto é quase instantaneo desligado pelo Disjuntor

Porém o disjuntor jamais vai proteger contra choques e quando falamos em torneira elétrica, chuveiro e maquina de lavar e qualquer outro aparelho que possa ter uma carcaça energizada, inclusive um computador

 

Mesmo assim as construtoras, engenheiros e prefeituras seguem aprovando e continuando obras sem o IDR. Eles relatam que os usuários tendem a reclamar muito quando "o IDR se desliga". Ora bolas, se desliga porque a água tem muitos minerais ou porque o chuveiro não tem resistência blindada. 

E no mercado temos somente 2 modelos de resistência blindada mas isso é irrelevante. Antes que o IDR se desligue 30 vezes até que o teimoso compre um chuveiro melhor ou tenha um tratamento de agua melhor do que virar um churrasco humano. 

 

Então o problema é grave e estrutural em vários sentidos: o povo não liga para isso. O povo prefere que jamais o IDR atue do que ele possivelmente salvar uma vida. E as construtoras e engenheiros junto ao poder público não fazem trabalho de esclarecimento. Ou seja, está na norma mas não é respeitado. Pelos meus cálculos aterramento e IDR só estarão no Brasil como item obrigatório em construções antigas(obrigatoriedade de refazer a instalação) daqui 60 anos e em construções novas em 25 a 30.


Enfim, aterramento é obrigatório e dependendo do tipo de aterramento o IDR deve ser GERAL com <30mA 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!