Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
almost_honest

Procon dá dicas para uma boa compra via web

Recommended Posts

Procon dá dicas para uma boa compra via web

Terça-feira, 30 novembro de 2004 - 11:04

Camila Fusco com apoio do IDG Now!

Checar o valor de taxas e despesas com frete, além de ter atenção redobrada com operações realizadas em sites internacionais são algumas das orientações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) para as compras via internet.

De acordo com o órgão, o internauta que optar pelas compras virtuais devem ter precauções redobradas frente aos meios tradicionais, já que muitas vezes não sabe como preservar seus direitos ou não conhece o fornecedor.

O Procon orienta ainda que os consumidores busquem o maior número de informações possíveis sobre os produtos na internet, tais como especificação técnica, marca, cor e tamanhos disponíveis. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas até sete dias após o recebimento do produto ou fechamento do contrato.

Quanto às compras por sites internacionais, o órgão ressalta que páginas hospedadas fora do Brasil seguem normas estabelecidas em seus países de origem. Isso indica que os internautas que tiverem problemas com compras internacionais precisarão resolvê-los diretamente com a empresa em que adquiriu o produto, já que ela é legalmente a importadora direta das mercadorias.

Ao receber o produto, o internauta deve checar todos os detalhes do pedido. Caso exista alguma irregularidade, o material deve ser devolvido e o consumidor deve entrar em contato com a loja, principalmente se parcelas da compra estiverem pendentes, segundo o Procon.

Assim como nas compras reais, exigir a nota fiscal é fundamental, principalmente para eventuais reclamações. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre defeitos aparentes ou de fácil constatação para produtos não-duráveis, e de 90 dias para os produtos duráveis, contados a partir da detecção do defeito.

Em caso de problemas, o internauta deve procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. O número de telefone geralmente vem escrito na embalagem do produto. Caso não seja possível, o consumidor deve procurar um órgão de defesa, com todos os documentos referentes à compra - nota fiscal, pedido impresso, entre outros materiais que atestem a reclamação.

Em São Paulo, as dúvidas podem ser solucionadas nos postos de atendimento do Procon-SP nas unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo. Reclamações por fax podem ser encaminhadas para o número (11) 3824-0717. Para saber se a loja virtual tem reclamações no Procon, o internauta pode ligar para o número (11) 3824-0446 ou acessar o site na internet.

Notícia retirada do site IDG Now! http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Intern...annelID=2000012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×