Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
almost_honest

Procon dá dicas para uma boa compra via web

Recommended Posts

Procon dá dicas para uma boa compra via web

Terça-feira, 30 novembro de 2004 - 11:04

Camila Fusco com apoio do IDG Now!

Checar o valor de taxas e despesas com frete, além de ter atenção redobrada com operações realizadas em sites internacionais são algumas das orientações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) para as compras via internet.

De acordo com o órgão, o internauta que optar pelas compras virtuais devem ter precauções redobradas frente aos meios tradicionais, já que muitas vezes não sabe como preservar seus direitos ou não conhece o fornecedor.

O Procon orienta ainda que os consumidores busquem o maior número de informações possíveis sobre os produtos na internet, tais como especificação técnica, marca, cor e tamanhos disponíveis. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas até sete dias após o recebimento do produto ou fechamento do contrato.

Quanto às compras por sites internacionais, o órgão ressalta que páginas hospedadas fora do Brasil seguem normas estabelecidas em seus países de origem. Isso indica que os internautas que tiverem problemas com compras internacionais precisarão resolvê-los diretamente com a empresa em que adquiriu o produto, já que ela é legalmente a importadora direta das mercadorias.

Ao receber o produto, o internauta deve checar todos os detalhes do pedido. Caso exista alguma irregularidade, o material deve ser devolvido e o consumidor deve entrar em contato com a loja, principalmente se parcelas da compra estiverem pendentes, segundo o Procon.

Assim como nas compras reais, exigir a nota fiscal é fundamental, principalmente para eventuais reclamações. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre defeitos aparentes ou de fácil constatação para produtos não-duráveis, e de 90 dias para os produtos duráveis, contados a partir da detecção do defeito.

Em caso de problemas, o internauta deve procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. O número de telefone geralmente vem escrito na embalagem do produto. Caso não seja possível, o consumidor deve procurar um órgão de defesa, com todos os documentos referentes à compra - nota fiscal, pedido impresso, entre outros materiais que atestem a reclamação.

Em São Paulo, as dúvidas podem ser solucionadas nos postos de atendimento do Procon-SP nas unidades Sé, Santo Amaro e Itaquera do Poupatempo. Reclamações por fax podem ser encaminhadas para o número (11) 3824-0717. Para saber se a loja virtual tem reclamações no Procon, o internauta pode ligar para o número (11) 3824-0446 ou acessar o site na internet.

Notícia retirada do site IDG Now! http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Intern...annelID=2000012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×