Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações sobre SSD para Lenovo Ideapad 330


Posts recomendados

Olá, pessoal! 

 

Estou procurando informações sobre SSD para instalar no meu notebook, devido à sua lentidão tanto para ligar como para navegar (abrir novas abas, carregar páginas e programas). Tenho pouco conhecimento de informática e gostaria de saber se existe algum material que reúna tais informações. 

Até o momento, sei que os SDDs têm de ser compatíveis com a placa-mãe e que o notebook tenha espaço para a instalação. O meu notebook é um Lenovo Ideapad 330-15IKB, processador intel core i5-8250U, modelo do sistema: 81FE.  

Li em algum lugar que esse modelo possui uma porta SATA III vazia (procede?) que permitiria a instalação de um SSD Sata, fazendo isso, eu poderia manter o meu HD? Pretendo comprar um SSD de 480gb. 

Quanto às marcas, li algumas críticas aos SSDs da Kingston e, em menor grau, da Sandisk. Existe mesmo uma diferença entre as marcas? Se sim, qual seria a mais indicada para a minha máquina? 

Existem outras especificações para as quais devo me atentar? 

 

Desde já, agradeço muito quem puder me ajudar com esse processo e, para facilitar, vou reunir as perguntas em tópicos:

1. Existe algum material mais completo (e didático) sobre SSDs (artigos, livros, etc.)?

2. O Lenovo Ideapad 330 possui uma porta SATA III vazia? Posso usar o meu HD e SSD concomitantemente? 

3. Quais as melhores marcas de SSD?

4. Existem outras especificações para as quais devo me atentar? Há outras informações que devo postar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmundo Dantez Não, esse notebook não possui porta SATA III vazia. Ele possui sim uma porta M.2 salvo engano. Você terá que confirmar no seu manual ou com o fabricante, mas todos os notes da Lenovo dos últimos 3 anos ou mais vem com porta M.2 disponível. 

Para escolher um bom SSD M.2 você precisa se atentar à marca, pois tem marcas de baixa qualidade/durabilidade. As que recomendo e confio são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

O tipo do SSD também é importante, sendo que M.2 existe tipo SATA e tipo NVMe. Salvo engano seu note só é compatível com NVMe, ou então com os dois. Recomendo NVMe de qualquer maneira, pois é o tipo mais rápido e hoje não custa mais caro por isso.

Por último terá que escolher o modelo. Lhe digo para não se atentar a promessas de velocidades estonteantes, pois essas velocidades máximas são atingidas apenas em algumas poucas aplicações, geralmente em datacenters ou servidores. Para uso doméstico todos terão praticamente o mesmo desempenho, com milissegundos de diferença entre um e outro.

 

Escolha o tamanho que quer comprar, partindo da base que os de 256 GBs vão custar em torno de 300 reais, os do dobro disso uns 450 reais. Entre nas lojas Kabum, Pichau e Terabyteshop e veja qual está com melhor preço das marcas que citei. Já aviso que os que costumo achar com melhor custo/benefício são o Adata Swordfish e o Western Digital SN550.

 

Na hora de colocar o sistema operacional nesse SSD, recomendo que desconecte seu HD e use o guia abaixo para deixar seu sistema saudável, rápido e de manutenção futura facilitada:

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edmundo Dantez disse:

Li em algum lugar que esse modelo possui uma porta SATA III vazia (procede?) que permitiria a instalação de um SSD Sata, fazendo isso, eu poderia manter o meu HD? Pretendo comprar um SSD de 480gb. 

Aparentemente sim, porém para manter o HD, você precisará trocar o drive de disco pelo HD, como visto aqui.

1 hora atrás, Edmundo Dantez disse:

Quanto às marcas, li algumas críticas aos SSDs da Kingston e, em menor grau, da Sandisk. Existe mesmo uma diferença entre as marcas?

Sim, inclusive, aparentemente muitos problemas do A400 já foram resolvidos, mas não tenho certeza, e a Sandisk hoje em dia faz somente SSDs problemáticos.

1 hora atrás, Edmundo Dantez disse:

qual seria a mais indicada para a minha máquina? 

Depende do seu orçamento, os melhores são os Samsung, porém são caros, você pode comprar o BX500, já são ótimos SSDs.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal! 

 

Muito obrigado pelas respostas. Depois de alguma pesquisa no manual do meu produto consegui encontrar essa página (abaixo), com algumas especificações. Gostaria de ajuda de vocês para me certificar de que estou correto. 

1. O notebook aceita SSD do tipo SATA III, mas só aqueles com capacidade até 256 GB. 

2. Fiquei em dúvida quanto à interface PCIE, sobre o que ela significa. 

3. Para manter o HD e o SSD devo primeiro instalar o SSD no lugar do HD, e colocar o HD naquele compartimento livre pra CD e, pra isso, devo adquirir um adaptador. 

2021-10-31 (2)_LI.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Edmundo Dantez disse:

1. O notebook aceita SSD do tipo SATA III, mas só aqueles com capacidade até 256 GB. 

2. Fiquei em dúvida quanto à interface PCIE, sobre o que ela significa. 

3. Para manter o HD e o SSD devo primeiro instalar o SSD no lugar do HD, e colocar o HD naquele compartimento livre pra CD e, pra isso, devo adquirir um adaptador. 

1- Correto

2- Significa que seu notebook é compatível com SSDs M.2 NVMe, que utilizam o barramento PCI-Express para transmissão de dados.

image.png

Os SSDs M.2 que existem no mercado funcionam sob o barramento SATA (usando o protocolo AHCI) ou PCI-Express (usando o protocolo NVMe). O seu notebook é compatível com ambos, desde que tenham 128GB ou 256GB.

 

3- Tanto faz. O que importa é que você deve fazer um backup dos dados do seu HD, zera-lo e instalar o Windows no SSD. Se você instala-lo no lugar do HD ou usar um caddy para adaptar o espaço do leitor de CD para ler um SSD, não fará diferença. Faça o que for mais simples, que é utilizar o caddy com o SSD.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, @GabrielLV

 

Achei essa informação no fórum da Lenovo, apesar da discussão referir-se ao modelo Ideapad 330 15IKB 81FD, enquanto no site da Lenovo o meu aparece com essas especificações 330-15IKB (Type 81DE) Laptop (ideapad) - Type 81FE. Não sei o quanto isso interfere na compatibilidade. 

 

Desde já agradeço a todos pelas respostas!

 

2021-10-31 (4).png

Pra sanar as minhas dúvidas acabei por abrir o meu computador, mas não sei como identificar os componentes (ainda). Se alguém puder ajudar seria ótimo.

IMG_20211031_225157936.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmundo Dantez Se esta foto é do seu produto, então ele não é compatível com M.2 como havíamos pensado. Ele tem um slot M.2 para a placa wireless, mas esse formato não é compatível com M.2 tradicional disponível no mercado.

  • Seu note tem, no entanto, uma porta mini SATA para DVD, que vai precisar de adaptador. Não compre o Caddy, use a gaveta original que tem suporte para parafuso e acabamento próprio. Vai funcionar exatamente igual, mas com menor risco de acidentes e sem atrapalhar a estética. O adaptador que você precisa é este: 
    Adaptador Sata HD SSD Lenovo Ideapad 310 320 330 320s 330s
    OU
    Adaptador Mini Sata P/ HD E SSD Lenovo Ideapad 310/320/33

    São o mesmo produto. Você aparafusa ele na gavetinha original, instala o HD ou SSD 2.5", aparafusa o mesmo na gaveta e insere a gavetinha dentro do notebook como inseriria um caddy, prendendo ela com parafuso. Já instalei muitas vezes, é super tranquilo de fazer e não te dá dor de cabeça depois.
     
  • Você precisará então de um SSD 2.5" SATA. Não haverá limitação de tamanho máximo nesse caso, pode comprar de 120 GB, 256 GB, 1 TB, ou o que encontrar para comprar (lembre das marcas que recomendei). 
     
  • Assim que puder limpe sua ventoinha e as barbatanas de alumínio. Não precisa, nem deve, desinstalar o bloco com heat pipes e tudo mais. Só retire a ventoinha, use um aspirador ou soprador de ar para limpar ela e as barbatanas.
     
  • MUITO CUIDADO! Peças de plástico são muito frágeis e vão quebrar se colocadas sob pressão. Nunca aparafuse muito forte essas peças, apenas o suficiente para o parafuso travar e não sair sozinho.
10 horas atrás, GabrielLV disse:

2- Significa que seu notebook é compatível com SSDs M.2 NVMe, que utilizam o barramento PCI-Express para transmissão de dados.

O note dele não é compatível com M.2 2280, mas mesmo com o formato correto ele teria que sacrificar o wireless, isso se ele encontrar um M.2 do tamanho correto e se não custar muito mais caro por isso.

 

@Edmundo Dantez Quase esqueci de mencionar. Você pode como o @GabrielLV citou, fazer backup e apagar o conteúdo do seu HDD antes de instalar o sistema no SSD, mas como vai ter que usar caddy, pode deixar o HDD no caddy e o SSD na placa-mãe (tem que aproveitar o "berço" do HDD para instalar o SSD). Com isso, você instala o sistema no SSD com o notebook já fechado e só então instala o HDD, pois a gaveta é removível (só tem um parafuso no meio do notebook segurando ela e você pode deslizá-la para remover ou instalar). Então tira a gaveta, instala o sistema no SSD, instala a gaveta, aparafusa, e usa normalmente sem stress. Quando iniciar o sistema pelo SSD você vai lá e apaga as partições de sistema depois com mais calma se quiser, mas aí fica a seu critério. 

 

Para instalar o sistema use o guia que criei (citado anteriormente) para fazer um espelho dele no final e facilitar suas manutenções futuras, bem como para manter seu sistema mais estável e rápido com as configurações que sugiro.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...